sexta-feira, 11 de março de 2011


A.V.C.B. ou Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros - RN

O que é? Como solicitar?

 Edificações com área superior á 150m²

 
A.V.C.B. ou Vistoria do Corpo de Bombeiros O (A. V. C. B.) Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, popularmente chamado de Vistoria do Corpo de Bombeiros ou ainda Vistoria dos Bombeiros, é um dos documentos oficiais solicitado pelos órgãos públicos, para serem anexados aos diversos processos de regularização necessários as empresas ou condomínios existentes no Estado do Rio Grande do Norte. Uma das vantagens que pode ser conquistada quando sua empresa ou condomínio possuir o A.V.C.B. será o desconto concedido por algumas seguradoras na contratação do seguro da edificação.
IMPORTANTE - Se sua empresa não possui o Formulário de Proteção Contra Incêndio (projeto), não execute obras de adequação ou obras de instalação destes equipamentos em sua edificação, é aconselhado ao interessado que não solicite orçamentos para execução de obras deste tipo, até que sua empresa possua o projeto aprovado pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Norte. Desta maneira pode-se obter das empresas especializadas, orçamentos mais precisos e claros que indicarão ao interessado os gastos reais na execução destas obras de instalação ou adequação dos sistemas de prevenção e combate a incêndios, solicitados no projeto do Corpo de Bombeiros. Lembre-se com o projeto em mãos pode-se economizar dinheiro e muita dor de cabeça.
1º) Procedimento (existe projeto ou não?)

O interessado deverá possuir na empresa ou no condomínio, o Formulário de Proteção Contra Incêndio (projeto), já aprovado pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Norte. Neste projeto, o interessado poderá verificar através das plantas, a distribuição e os tipos de equipamentos de proteção e combate a incêndio que deverão ser instalados na edificação. A distribuição e implantação dos equipamentos de proteção na planta devem obedecer ao Código de Segurança do Estado Lei 4.436 de 1974.
2º) Procedimento (de posse do formulário ou projeto)

O interessado deverá realizar na edificação todas as obras de adequação ou de implantação dos equipamentos de prevenção e combate a incêndio indicados no projeto que foi aprovado pelo Corpo de Bombeiros, devidamente orientada pelo engenheiro devidamente registrado no CREA.

3º) Procedimento (solicitação de vistoria)

Para solicitar vistoria na edificação o interessado deverá ter concluído o 2º Procedimento, e estar de posse dos seguintes documentos:

• As Plantas devidamente analisadas e carimbadas pelo Corpo de Bombeiro.
• Memoriais descritivos devidamente analisados e carimbados pelo Corpo de Bombeiros. 


Obs: Após todos os procedimentos cumpridos, e a edificação devidamente vistoriada e aprovada, será expedido o A.V.C.B ( Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) 



Nenhum comentário:

Postar um comentário