quarta-feira, 23 de março de 2011

Corpo de Bombeiros comemora nove anos de emancipação

 O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte reuniu a sua tropa, na manhã do dia 18 de março, para participar da solenidade alusiva aos nove anos de emancipação da instituição, comemorado oficialmente em 22 de março. Além disso, durante o evento realizado no quartel do Comando Geral do CBMRN, também foram homenageados três bombeiros que prestaram relevante serviço à sociedade potiguar.

Para o comandante geral do Corpo de Bombeiros, Cel. Eliseu Lisboa Dantas, esta solenidade considerada a 2ª Formatura Geral do CBMRN, reveste-se de singular significado e enaltece a todos os que contribuíram para o desenvolvimento da instituição. "Esses nove de emancipação representam um importante trabalho, comando por pessoas especializadas e que procuram dar respostas à sociedade nos salvamentos e nos atendimentos pré-hospitalares. Isso tudo é refletido na confiança e na credibilidade que a população potiguar tem em nós", enfatiza Cel. Eliseu.
O secretário estadual de Segurança e Defesa Social (Sesed), Aldair Rocha, explica que o Corpo de Bombeiros irá passar por melhorias e ressalta a importância da instituição. "Temos uma missão difícil na Segurança Pública, mas, talvez, se comparado a labuta destes homens, o nosso trabalho pareça até menor. Estamos com vários projetos para a melhoria da Segurança Pública de um modo geral e contamos com a participação do Corpo de Bombeiros para a elaboração de projetos de melhorias de equipamentos, novas instalações e tudo que possa ser feito para melhorar o serviço executado pelos bombeiros, principalmente visando a Copa de 2014", pontua Aldair Rocha.
Durante a solenidade, o secretário estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc), Thiago Cortez, definiu a instituição como ‘heróica e onipresente’ e ressaltou a importância de ter, pela primeira vez, a Defesa Civil Estadual comandada por um coronel do CBMRN. "É impressionante como uma corporação pequena consegue ser, ao mesmo tempo, heróica e, quase que onipresente, chegando a realizar várias ações em um mesmo dia incluindo as que resultaram nestas homenagens feitas hoje. Esta credibilidade que o Corpo de Bombeiros possui foi um dos motivos que me fez trazer a Defesa Civil, que é ligada a Sejuc, para o CMBRN", explicou Thiago Cortez.

HOMENAGENS


Durante a solenidade, o soldado Eunildes Martins de Souza Júnior foi homenageado pela demonstração de profissionalismo ao prestar apoio, no último dia 25 de janeiro, à equipe de guarda vidas em serviço, durante o resgate de três vítimas que se encontravam além dos arrecifes da Praia do Forte, em uma atuação rápida e precisa.

Outro homenageado foi o soldado Wanderley Saldanha que realizou um arriscado mergulho para abrir as comportas de um dique de contenção de água, no município de Jucurutu, e solucionar o problema das enchentes que já haviam deixado centenas de desalojados. O mergulho foi considerado perigoso por ter sido realizado no período noturno e com o uso de apenas um mergulhador.
O sargento Arlindo Alves Filho, que atuou durante 30 anos salvando vidas em diversos municípios do Estado, fez uma despedida emocionada e o ‘toque do fogo’ – que simboliza o pedido de socorro – foi tocado em sua homenagem.

Texto: Juliana Manzano
Fotos: O Jornal de Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário