sábado, 5 de março de 2011

Bombeiros registram abertura da Carnaval tranquilo em Mossoró

Durante o período de Carnaval, o Corpo de Bombeiros contará com um efetivo de 125 homens atuando, diariamente, nas áreas de Combate à Incêndio e Salvamentos (Terrestre e Altura), 63 homens no Salvamento Aquático e 10 homens para ações preventivas junto ao Serviço Técnico de Engenharia.

No primeiro dia de Carnaval, nenhuma ocorrência de grande vulto foi registrada nos pólos carnavalescos da Região Oeste. As estatísticas registradas pelo Centro de Gerenciamento do 2º Grupamento de Bombeiros de Mossoró, que atende toda a região, apontam apenas para a existência de quatro ocorrências rotineiras vivenciadas normalmente pelos Bombeiros, tais como: Captura de abelha (01), Atendimento Pré Hospitalar (01) e Vistorias em edificações (02).

Em Mossoró, a corporação teve trabalho para vistoriar todos os pólos carnavalescos da região. O atraso na entrega da documentação, por parte das prefeituras e organizadores de evento, fez com que os bombeiros trabalhassem a noite toda para garantir a segurança das estruturas e evitasse interdições dos eventos, o que geraria transtornos para a população e turistas que se deslocaram para a região.

Por volta das 19:30 horas, de ontem, 4, os técnicos do Corpo de Bombeiros autorizaram a realização do carnaval de Macau. As pendências foram solucionadas a tempo de começar a festa ainda a noite. Já a folia em Guamaré teve restrição. Por não atender as normas de segurança exigidas pelo Parecer Técnico nº 004/10 do Corpo de Bombeiros, no item que fala sobre a compatibilidade da altura do trio com a altura da rede elétrica do percurso, os trios elétricos funcionaram parados como se fossem palcos, semelhante ao que ocorreu em Acari, onde os organizadores assinaram um termo se comprometendo a deixarem o trio sem movimento. 

O Carnaval de Governador Dix Sept Rosado continuará interditado. De acordo com os bombeiros do 2º Grupamento de Mossoró, a estrutura carnavalesca da cidade não continha os requisitos mínimos de segurança contra incêndio e controle de pânico exigido pelo Parecer Técnico nº 004/10 do órgão. Os organizadores do evento no município também não apresentaram as documentações referentes às normas vigentes. Além disso, a vistoria dos técnicos do Serviço de Engenharia do CBMRN, no local, foi inviabilizada pelo fato da estrutura está incompleta.

Em Itajá, os organizadores do carnaval também não apresentaram as documentações exigidas pelo Parecer Técnico nº 004/10 do CBMRN, tais como Art´s e declaração da Cosern. A estrutura montada no município não dispunha dos itens de segurança contra incêndio e controle de pânico como as saídas de emergências e extintores. 

Em Apodi, o projeto estrutural apresentado pela Prefeitura Municipal, para análise dos bombeiros, não contemplou todo o evento e a estrutura só foi liberada às 23:30 horas, com exceção dos trios elétricos que não puderam funcionar por não apresentarem as Art,s e os sistemas preventivos de Combate à Incêndios. 

Upanema foi liberada às 19 horas, quando a Prefeitura Municipal finalmente apresentou todas as documentações solicitadas pelo Parecer Técnico do CBMRN. As vistorias recomeçaram nesta manhã.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Corpo de Bombeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário