segunda-feira, 6 de junho de 2011

Bombeiros Mirins assistem aula de educação ambiental no Rio Potengi




 

O Rio Potengi que é considerado patrimônio cultural e histórico do Rio Grande do Norte foi o personagem principal da atividade de campo para os adolescentes do Programa Bombeiro Mirim na quinta-feira, 02 de junho. A aula-passeio que é desenvolvida pelo Instituto de Defesa do Meio Ambiente (IDEMA), em parceria com a Universidade Potiguar (UnP), através do projeto Barco Escola Chama-Maré procura despertar nos estudantes uma reflexão crítica sobre as questões ambientais, culturais e sociais do rio Potengi, promovendo a conscientização através da educação ambiental.

Nesta aula-passeio os Bombeiros Mirins observaram in loco o atual estado do Rio Potengi, percebendo a poluição e o avanço da cidade em torno do estuário do rio que corta a cidade do Natal, bem como das inúmeras atividades que se desenvolvem as margens e dentro dele: a pesca, o comércio, a navegação, a prática de esportes etc.

Outro ponto muito importante que foi visto é a questão da preservação dos manguezais, tendo em vista o avanço da carcinicultura e, consequentemente, a destruição dos mangues. Mas a aula-passeio não teve o tom somente de advertência e conscientização ambiental, pois o deslumbramento diante do Rio Potengi é inevitável, o pôr-do-sol é simplesmente magnífico, poético, inspirador. A Fortaleza dos Reis Magos a lhe proteger, as pontes que cortam suas margens, unindo pessoas, histórias, amores. Os Bombeiros Mirins saíram do Rio Potengi dispostos a contribuir com a preservação desse Rio.

A próxima atividade está prevista para ocorrer no final do mês de junho, onde os adolescentes irão visitar o Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão que fica localizado no bairro da Ribeira.

Mais informações sobre o Programa Bombeiro Mirim podem ser obtidas pelo telefone 3232-6873.

Texto e Fotos: Soldado BM Flademir Gonçalves Dantas - Pós-graduando - Especialização em Metodologia do Ensino de História


Fonte: CBMRN







Nenhum comentário:

Postar um comentário