segunda-feira, 13 de junho de 2011

Bombeiros fiscalizam comércio de fogos de artifício em Caicó



Com a chegada dos festejos juninos a cidade ganha novas cores, e junto a elas velhos costumes ganham força. Um grande exemplo é a soltura de fogos de artifício, os quais encantam adultos e crianças nesta época do ano. Entretanto a comercialização destes produtos requer vários cuidados, e as normas de segurança estão sendo garantidas pelo trabalho de fiscalização constante do Corpo de Bombeiros Militar de Caicó (3ºSGB/2ºGB), através dos militares do Serviços Técnicos de Engenharia (SERTEN).

Os estabelecimentos comerciais de fogos têm que possuir mecanismos de segurança contra incêndio, conforme estabelecido na portaria 162 que normatiza as revenda de fogos, cumprindo certos requisitos para funcionar, tais como possuir um extintor de pó com seis quilos. O comprimento máximo das barracas deve ser de seis metros, ter sinalização de proibido fumar e seguir as normas da referida portaria.

Segundo o Tenente BM Araújo, chefe do SERTEN, os cuidados devem começar desde a aquisição do material. “O consumidor deve observar a classificação do produto na hora da compra. Esta atitude já diminui vários riscos”, afirmou o oficial, lembrando ainda a importância de se observar um local seguro para a soltura dos fogos.

Alguns cuidados devem ser tomados tanto no momento da compra, quanto durante a utilização, como observar a classificação dos artefatos (Classe A – Infantil; Classe B – Juvenil; Classe C – Adulto; Classe D – Profissional), ler atentamente as instruções de manuseio na embalagem do produto, não soltar fogos em locais cobertos, abaixo de redes elétricas, próximos a depósitos de líquidos inflamáveis, nem em locais onde exista concentração de pessoas. Tais precauções são essenciais à população e garantem diversão com segurança durante as comemorações do mês de junho em Caicó. Pontos clandestinos de venda e fabricação de fogos de artifício devem ser denunciados através do telefone (84) 3421-6036.

Nenhum comentário:

Postar um comentário