segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Corpo de Bombeiros Realizará Novas vistorias no Interior do Estado


Por Assecom-RN (com informações do CBMRN)
 
A Defesa Civil do RN dará continuidade às ações de mapeamento das áreas de risco em cidades do interior do Estado. De acordo com o cronograma apresentado pelo Coordenador Estadual do órgão, Tenente Coronel Josenildo Acioli, o município de Serrinha será o próximo a ser vistoriado. A visita dos técnicos da Defesa Civil acontecerá no dia 2 de março.

Entre os itens a serem analisados durante a vistoria no município está a existência de uma Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) ou órgão correspondente, além de verificar sua estrutura organizacional. Caso exista uma COMDEC, a Defesa Civil deve verificar se ela está seguindo as diretrizes da Secretaria Nacional de Defesa Civil - SEDEC, quanto às diretrizes de implantação e operacionalização de COMDEC.

Será feito, ainda, o mapeamento das áreas de risco, vulnerabilidades de cenários e ameaças; o levantamento de quantas famílias e quantas pessoas moram em áreas de risco; será observado se existe o cadastramento de famílias e pessoas; e quantos abrigos temporários existem cadastrados.

Após concluir as ações em Serrinha, a Defesa Civil Estadual irá mapear as áreas de risco das cidades de Senador Georgino Avelino (03/03), Extremoz (11/03) e Upanema (14/03).

 

Fiscalização do SERTEN


Faltando dois dias para o início do Carnaval 2011 de Caicó, o Corpo de Bombeiros começou na tarde desta segunda-feira, 28 de fevereiro, a efetuar vistorias em toda a estrutura montada na Ilha de Santana, tanto os palcos, bares, ambulantes, bem como os camarotes montados no Complexo Turístico.

Hoje, a visita dos bombeiros será apenas para acompanhar as montagens das estruturas de palco e camarote, verificando se está em conformidade com o projeto apresentado no Corpo de Bombeiros, informou o chefe do Setor Técnico de Engenharia (SERTEN), o Ten. Araújo, o projeto contra incêndio e pânico do evento já, foi entregue no Corpo de Bombeiros de Caicó e encaminhado ao departamento técnico para análise na cidade de Mossoró. Vamos verificar no decorrer da semana se a execução da estrutura está de acordo com o projeto apresentado na Unidade, explicou o oficial.

Ainda de acordo com ten. Araújo, durante as vistorias serão verificados os procedimentos combate há incêndio, a exemplo da colocação de extintores em locais e distâncias adequadas. Já, com relação ao pânico, será analisada a capacidade de público nos camarotes e as condições para uma possível necessidade de evacuação do público, evitando, por exemplo, o pisoteamento de pessoas. Outra preocupação será com o percurso nas ruas, mais os organizadores dos blocos também já procuraram o Corpo de Bombeiros e agendaram as vistorias. Todos os dias uma equipe estará de plantão para resolver qualquer problema de ordem técnica, tanto em Caicó quanto nos municípios que solicitaram previamente uma vistoria técnica.




 

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Parnamirim poderá ter Unidade do Corpo de Bombeiros

O comandante geral do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte, coronel Elizeu Lisboa Dantas, visitou na manhã de quinta-feira (24) o prefeito de Parnamirim, Maurício Marques. O comandante, natural de Parnamirim,disse que, além da cortesia, a visita teve como objetivo iniciar o diálogo para instalação de uma unidade dos bombeiros no município.

"Parnamirim é uma cidade que vem crescendo rapidamente e conta com uma população superior a 200 mil habitantes. Como sou da terra, percebo a necessidade de darmos respostas mais rápidas à população. Nós viemos dialogar com o prefeito para, quem sabe, instalarmos aqui uma unidade do Corpo de Bombeiros", comentou.

De acordo com o Cel. Elizeu, a idéia é que o batalhão de Parnamirim trabalhe em parceria com a Defesa Civil da cidade. Ele lembrou que o Corpo de Bombeiros assumiu a Defesa Civil do RN e, por isso, considera importante conhecer como o serviço funciona em cada município.

"Essa interação com a Defesa Civil dos municípios é essencial para termos os dados e, assim, conseguirmos resolver com mais agilidade os problemas que venham a ocorrer", pontuou.

O prefeito Maurício Marques se disse "feliz" com a visita do comandante e enfatizou que o município "está inteiramente à disposição para colaborar".

"Nos colocamos à disposição para ajudar a viabilizar esse projeto de trazer um batalhão do Corpo de Bombeiros para Parnamirim. A cidade merece e precisa, tendo em vista o seu crescimento, sua importância econômica e, além disso, o fato de termos uma Defesa Civil bem estruturada, que pode colaborar com esse trabalho", declarou o prefeito.

* Fonte: Prefeitura de Parnamirim.

 

 

As Fiscalizações Serão intensificadas

Corpo de Bombeiros alerta para os cuidados necessários para realização de eventos carnavalescos.



Os promotores de festas e eventos no período do Carnaval em todo o Rio Grande do Norte têm até a próxima segunda-feira para obter a liberação do Corpo de Bombeiros. Em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (24) o Tenente Coronel Luís Monteiro Junior alertou que a regularização é concedida perante o Serviço Técnico de Engenharia do CBM até cinco dias úteis antes do início dos festejos.
Dentre as condições mínimas necessárias para a realização de eventos temporários como o Carnaval estão projetos de segurança contra incêndio, como a instalação de extintores, saídas de emergências, serviço de atendimento médico, expectativa de público, entre outros.

O Parecer Técnico de nº  004/10, informa que os organizadores dos eventos são responsáveis diretos pela segurança do público sob pena de responderem por ações cíveis e penais.

Os Bombeiros alegam que a intenção deste Parecer Técnico é evitar acidentes e falhas das empresas promotoras de eventos. Citaram como exemplo o caso acontecido em um camarote no Carnatal de 2009, em que um marceneiro foi eletrocutado e está praticamente inválido até hoje.
Outra preocupação dos Bombeiros é com a região do Seridó do Estado, onde ocorre a maior concentração de pessoas devido a festas populares em Jardim de Piranhas e Caicó. Neste último município a costureira Maria Roseli Figueiredo morreu eletrocutada no banheiro na Ilha de Sant’ana,  em 2008.

"Os promotores de festas que não apresentarem as exigências descritas no Parecer Técnico do Corpo de Bombeiros terão o seu eventos interditados, isolados ou até mesmo cancelado. Queremos garantir a integridade dos foliões e moradores", disse o Coronel Luís Monteiro.

Para o Carnaval 2011 foram designados efetivos maiores em Natal, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros, além de um reforço operacional nas praias para os Grupamentos de Busca e Salvamento.

Os moradores que constatarem irregularidades nos eventos foram aconselhados a não fazerem a denúncia somente por telefone, e sim preencher um requerimento nas sedes do Corpo de Bombeiros. "A intenção é evitar trotes como aconteceram várias vezes em anos anteriores" explicou o Tenente Coronel.
Fonte: CBMRN


quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Interdição do Banheiro Público do Centro de Caicó








O Setor Técnico do 3ºSGB/2ºGB, realizou uma interdição no banheiro público da cidade de Caicó, na manhã de terça-feira, dia 22 de fevereiro do corrente ano, haja vista, que foi verificado na vistoria que existe uma parede solta na parte superior da edificação, que não está oferecendo segurança para os freqüentadores do local e pedestre que fazem o uso da calçada no referido local. Após a interdição do banheiro foi entregue uma cópia do termo ao Secretário de Infra-estrutura e orientado para tomar as medidas cabíveis. A grande preocupação do Setor de Vistorias é com relação agilidade com que o problema vai ser resolvido, devido há proximidade do carnaval e o local fica com bastante fluxo de pessoas e pode haver desabamento da parede e causar danos físicos nos pedestres. Esperamos que a Prefeitura possa resolver o problema o mais rápido possível!


Corpo de Bombeiros vai iniciar vistorias em festas de carnaval


 
O Corpo de Bombeiros do RN realizará na próxima quinta-feira (24) uma coletiva de imprensa para apresentar detalhes do Parecer Técnico nº 004/10, que estabelece as condições mínimas de segurança necessárias à realização de eventos temporários, como o carnaval. Durante a entrevista - que será concedida pelo chefe do Serviço Técnico de Engenharia do CBMRN (Serten), Tenente Coronel Luiz Monteiro Junior -, também será apresentado o plano de atuação do Serten antes e durante o carnaval 2011. A coletiva acontecerá às 9h, no auditório do Quartel do Comando Geral.

O objetivo é alertar os promotores de eventos quanto às exigências de segurança para a realização das festas, indispensáveis à segurança do público participante. Além disso, será abordada a questão dos prazos para vistoria e liberação dos eventos por parte do Corpo de Bombeiros. Os responsáveis pela organização das festas deverão comparecer ao Serten do CBMRN, para proceder à tramitação da documentação prevista no parecer técnico, com antecedência mínima de cinco dias úteis da data de realização do evento. Já a solicitação da vistoria deve ser feita, no mínimo, com 48 horas de antecedência, ficando a liberação para realização da festa sujeita ao cumprimento do projeto aprovado.

"Queremos alertar que, em função da grande demanda de vistorias e análises de projetos no período carnavalesco, o organizador de festa que solicitar a liberação do evento em cima da hora irá correr o risco de ter o evento interditado pelo Corpo de Bombeiros", disse o Tenente Coronel Luiz Monteiro Junior. Ele reforçou que a legislação será seguida a risca e que a fiscalização será intensificada em todo o Estado. "Os organizadores de eventos carnavalescos são os responsáveis pela segurança dos foliões, sob pena de responderem ações cíveis e penais. A nossa missão é garantir a segurança do folião potiguar", finalizou.

Por Assecom-RN (com informações do CBMRN)
 
 

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Defesa Civil apresenta relatórios de risco em Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros

                                                      

A Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania e a Comissão Estadual de Defesa Civil do Rio Grande do Norte apresentaram nesta terça-feira (22), em entrevista coletiva na sede da Governadoria, o relatório das áreas de risco de inundações nos municípios de Mossoró, Assu e Pau dos Ferros. Além de constatar áreas que poderão ser afetadas pelas fortes chuvas, o relatório aponta as medidas necessárias a serem executadas por municípios e órgãos públicos para minimizar os efeitos de possíveis desastres naturais e atender desabrigados.
Em Caicó, o relatório aponta risco de inundações em cinco bairros e comunidades. A Defesa Civil estadual constatou que o maior açude do município, o Itans, acumula a metade de sua capacidade - 40 mil metros cúbicos de água - e teve recuperada a parede interna com a reposição do enrocamento (assentamento de pedras marruadas). A Defesa Civil estadual também orienta a recuperação dos três sangradouros, que se encontram assoreados, para corrigir o rumo das águas. Em Caicó podem ser atingidos pelas enchentes, além das áreas próximas ao açude Itans, as localidades de Castelo Branco, João XXIII, João Paulo II, Barra Nova, Walfredo Gurgel, ponte sobre o Rio Seridó, Centro e Recreio.  



O secretário de Estado da Justiça e da Cidadania, Thiago Cortez, explicou que a Defesa Civil estadual faz um trabalho preventivo e educativo sobre os riscos de calamidades e notifica órgãos públicos para promover reparos e tomar medidas necessárias para evitar ou minimizar os problemas. O Coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Bombeiro Josenildo Acioli, alerta que "os municípios que não trabalharem nos períodos de normalidade terão maiores dificuldades nos períodos de anormalidade". O coordenador também disse que é preciso criar uma cultura de Defesa Civil no Rio Grande do Norte. "Estamos orientando sobre como implantar e operacionalizar os Conselhos Municipais de Defesa Civil - COMDEC'S e os NUDEC'S  - Núcleos Comunitários de Defesa Civil", explica Cel. Acioli, ressaltando que os municípios devem também promover campanhas nas escolas para educar alunos do ensino médio e fundamental sobre como proceder na ocorrência de calamidades.
Trecho do relatório:
    1. – CAICÓ/RN (09 a 11/02/11)
      1. Áreas de risco
        1. Açude Itans
          • Foi realizada a obra de manutenção da parede interna do açude Itans – enrocamento, por parte do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). Esse fato já havia sido observado pela equipe de Serviço Técnico de Engenharia (SERTEN), do 3°SGB/2°GB, do Corpo de Bombeiros Militar do RN, no dia vinte e sete (27) de janeiro do corrente ano, a qual também procedeu na solicitação de laudos técnicos do DNOCS;
          • O reservatório encontra-se, atualmente, com quarenta milhões de metros cúbicos de água (40.000.000 m³) de um total de oitenta e um milhões setecentos e noventa mil metros cúbicos (81.790.000 m³). Exatamente cinquenta por cento (50%) de sua capacidade máxima;
          • Existem três sangradouros para o açude Itans, os quais encontram-se assoreados;
          • Com o sangradouro do açude, algumas residências ficam ilhadas;
        1. Comunidade Castelo Branco
          • Risco de inundação de campos de agricultura e pecuária;
        1. Bairro João XXIII
          • Risco de inundação de algumas residências pelas águas do rio Barra Nova;
          • Existência de várias residências construídas em áreas próximas ao rio Barra Nova – áreas de risco;
          • Presença de muito lixo amontoado na área do rio;
        1. Bairro João Paulo II
          • Risco de inundação de todo o bairro, pelo fato de o mesmo ter sido construído em um nível mais baixo do que o da cidade;
          • Inundação inclusive do Castelo de Engady;
          • Risco de muitas pessoas ficarem ilhadas;
        1. Conjunto Barra Nova / Walfredo Gurgel
          • Assoreamento do rio Walfredo Gurgel, com bastante lixo, sedimentos, detritos, além de elevado nível de poluição das águas, causando riscos de doenças para a população que residem nas proximidades do rio Walfredo Gurgel;
          • Presença de construções irregulares às margens do rio Walfredo Gurgel. Local de inundação quando o rio eleva o seu nível;
          • Ausência de parte do guarda-corpo da ponte situada na Rodovia Estadual 227, Km 102, causando riscos de pessoas virem a cair no rio Walfredo Gurgel;
        1. Ponte sobre o rio Seridó – Bairro Centro
          • Risco de residências às margens do rio Seridó serem inundadas, no bairro Centro;
          • Risco de inundação de várias residências no bairro Darcy Fonseca e Vila do Príncipe, pelas águas do rio Seridó;
        1. Bairro do Recreio
          • Risco de transbordamento da lagoa do Recreio quando ocorre uma grande elevação do rio Seridó, fato que provoca inundação de muitas casas no bairro do Recreio e ainda riscos de muitas pessoas ficarem ilhadas;
      1. Medidas a serem tomadas
          • Necessidade urgente da elaboração de Planos de Contingências, contendo ações que o município e os órgãos envolvidos deverão tomar frente às enchentes, além das secas que assolam a região, com o intuito de mitigar (minimizar) os danos provenientes destes desastres naturais;
          • Realizar um cadastramento das residências que estão em áreas consideradas de risco, assim como das pessoas que moram nessas áreas;
          • Solicitar um Laudo Técnico ao DNOCS atestando as condições de segurança da parede do açude Itans;
          • Necessidade da Defesa Civil do município em solicitar a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), vistorias técnicas nos açudes privados da região, atestando as mínimas condições de segurança;
          • Providenciar o desassoreamento do canal de sangria do açude Itans, para aumentar o escoamento das águas;
          • Retirada em definitivo das pessoas que moram em áreas de risco do bairro João XXIII, prevendo moradias em locais considerados seguros;
          • Realização de cadastramento de abrigos temporários;
          • Construção de uma passagem molhada (ponte de acesso) entre os bairros João Paulo II e o Centro da cidade;
          • Realizar o desassoreamento do rio Walfredo Gurgel, no trecho da ponte situada no Km 102 da rodovia estadual 227;
          • Retirada urgente das pessoas que estão situadas nas proximidades do rio Walfredo Gurgel;
          • Solicitar um Laudo Técnico ao DNIT atestando as condições mínimas de segurança da ponte sobre o rio Sabugi e ainda da ponte sobre o rio Walfredo Gurgel;
          • A prefeitura do Caicó deverá, em caráter de urgência, providenciar um trabalho com a população com o foco na conscientização em não jogar lixo nas ruas, fato que só vem a contribuir com as enchentes e alagamentos;
          • Também se faz importante para a Defesa Civil do Caicó/RN a realização de parcerias com órgãos que possam ajudar a divulgar assuntos referentes à Defesa Civil, como o próprio Corpo de Bombeiros Militar, no intuito de ministrar palestras e realização de campanhas junto à comunidade;
          • O Coordenador Estadual de Defesa Civil do RN, assim como sua equipe técnica veem como medida urgente, a reestruturação da COMDEC/Caicó conforme diretrizes de implantação e operacionalização de COMDEC da Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC).
Fonte: Governo do RN

O Peso de Ser Bombeiro

“Poderíamos simplesmente dizer, que ser bombeiro é possuir um treino adequado para combater incêndios, resgatar pessoas em situações de perigo ou socorre-las em situações de doença, e ainda para salvar bens materiais”. Mas estaríamos a ser redutores, era como se narrássemos apenas metade de um filme de cinema.

Ser bombeiro é escolher ficar ao dispor de conhecidos e desconhecidos que possam precisar de ajuda, em vez de ir a uma festa com amigos, em vez de dormir com a família, em vez de ter uma noite de repouso para ir trabalhar no dia seguinte. É escolher ir para o frio, vento e chuva, em vez de ficar à lareira numa noite de inverno, é escolher correr riscos e enfrentar o perigo e o medo, em vez de ficarmos no conforto e segurança do lar.

De fato não é fácil ser bombeiro! Além do conhecimento que é preciso adquirir para que sejamos profissionais na nossa missão, é necessário sacrifício, dedicação e muita vontade de ajudar. Porque ser bombeiro, é também acalmar com palavras, carinho e sorrisos, é transmitir segurança e tranqüilidade, é salvar desconhecidos com o mesmo carinho com que se abraça um amigo, é contrariar o desespero dos outros contendo as próprias lágrimas.
Seria injusto dizermos que trabalhamos à troca de nada. Pois qualquer um de nós bombeiros sabemos apreciar as deleitosas recompensas: a felicidade de uma mãe que “deu à luz”, o entusiasmo com que um idoso nos conta a sua historia e lição de vida, uma palavra, uma lágrima ou um abraço de agradecimento.
Não somos super-heróis porque não temos poderes mágicos, não somos anjos porque não temos asas, não somos inconscientes porque sabemos os riscos que corremos, somos homens e mulheres com muita força de vontade.
Ser bombeiro é mais do que realizar uma missão, é eternizar momentos com sentimentos.
Por si e para si trabalhamos, e continuaremos ao ser dispor!
Estamos gratos a todos os que também nos ajudam.
Visite-”nos no nosso quartel, teremos muito gosto em recebê-los"
Fonte: Bombeira Penela

1ª Seção de Combate a Incêndio

                                                      Foto do acervo paticular do Subtenente Edivaldo do 6ºBPM

No ano de 1985, depois de apreciadas todas as confluências que justificassem sua necessidade, foi fundado na cidade de Caicó, no dia 20 de setembro, o Corpo de Bombeiros, que consta no BI nº 190 do Comando da 1ª CIPM, atualmente o 6º BPM. O aumento demográfico e as demandas do progresso municipal exigiam do poder público, medidas que atendessem aos anseios da população caicoense como também da região. A implantação do Corpo de Bombeiros deu-se de uma demanda do cotidiano, que se estabelecia entre os avanços dos investimentos sócio-econômicos e as exigências das novas dimensões que isso requeria. Com ruas calçadas, estradas asfaltadas, o aumento da frota de veículos, o surgimento de postos de venda de combustíveis, o uso do gás de cozinha, no ambiente doméstico, a ampliação da rede elétrica com o surgimento de novos bairros e a modernização técnica do parque industrial e tantas outras inovações. A população caicoense junto aos governos interveio pela estruturação dessa base em Caicó, expondo os perigos pela falta de segurança.
Os anseios da população foram fundamentais e decisivos para a vinda do Corpo de Bombeiros, pois o clamor e a preocupação com seus lares e familiares, despertaram no poder público preocupação pela cidade. Com isso, surgiram propostas e ações administrativas que contribuíram para possibilitar a sua instalação, com a finalidade de atender tanto a Caicó quanto ao Seridó
A Seção de Bombeiros, era composta dos seguintes Militares: 3º Sgt PM nº 76.224 Genildo Souza Galvão, Sds  PMs nº 75.119 Pedro Francisco Caiana, 78.238 Sebastião Odilon de Farias, 80.284 João Odilon Filho, 83.106 Francisco Bisneto Lucena, 83.253 José Rodrigues Neto, 84.071 Wilson Medeiros da Silva, 84.263 Pedro Mozart Rodrigues, 84.351 Erivonaldo Cicinato de Oliveira, 80.266 Francisco Cazer dos Santos, 80.237 Benedito Francisco da Silva, 80.234 Antônio Alves Ferreira e 80.235 Genival Tomaz Barros. BI – nº 190, de 04 de outubro de 1985 do Cmdo da 1ª CIPM.
Fonte: Monografia do Curso de História (Sd Edinaldo e Sd Lamartine)

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Projetos do Corpo de Bombeiros para a Copa de 2014


Corpo de Bombeiros define onze projetos para Copa de 2014

 

 

Atendendo a orientações da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante Geral dos Bombeiros, convocou todos os oficiais da corporação para tratar sobre metas de melhorias nos serviços de segurança pública visando a Copa de 2014. Na última sexta-feira (18) foi apresentado o cronograma de ações a serem realizadas nos próximos dias para subsidiar as ações do Estado, no tocante aos investimentos estruturantes do CBMRN.



Cerca de 50 oficiais participaram do encontro, onde foram definidas as metas a serem alcançadas e os prazos de conclusão dos trabalhos. Os militares foram divididos em onze grupos, cada um responsável por um projeto, que vão beneficiar as áreas de Natal, Região Metropolitana e Mossoró. Cada grupo tem até a próxima sexta-feira (25) para apresentar uma minuta dos projetos prioritários.

"Diante das orientações recebidas pelo Secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha, mobilizamos todos os oficiais de nossa instituição a se empenharem ao máximo para tornar a Copa de 2014 uma realidade em nossa cidade. Com a concretização destes onze projetos iremos fazer do Estado do RN uma referência no que tange à Segurança Pública no país", disse o Cel. Elizeu Dantas.



O encerramento dos trabalhos, desta primeira fase, será no dia 15 de março. Veja abaixo a lista de projetos a serem apresentados:

1 - Construção e estruturação de Batalhões Operacionais de Combate a Incêndio, de Busca e Salvamento e de Prevenção e Defesa Ambiental, em Natal, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Parnamirim e Ceará Mirim.

2 - Construção e estruturação de Companhias Operacionais de Salvamento Aquático para atender a Via Costeira; Praia de Búzios; Camurupim; Tabatinga; Big Blue; Praia de Varandas; Pirangi; Cotovelo; Ponta Negra; Praia de Sesc; Praia de Blue Tree; Praia dos Artistas; Praia do Meio; Praia do Forte; Redinha Nova; Redinha 1, 2, e 3; Santa Rita; Genipabu; Pitangui; Jacumã; Maxaranguape; Maracajaú; Zumbi; Touros e São Miguel do Gostoso; Areias Alvas; Praia de Pernambuquinha; Praia de Morro Pintado; Praia de Redonda; Praia de São Cristovão; Praia de Guamaré; Macau; Tibau; Praia de Manoelas; Praia do Ceará; Praia de Areia Branca; Praia de Upanema, Ponta do Mel; Praia de Itans;  Tibau do Sul; Pipa; Madeiro; Praia dos Afogados e Praia de Cacimbinha.

3 - Construção e estruturação de Batalhões de Resgate e Urgências Médicas para atender Lagoa Nova; Ponta Negra; Cidade Satélite; Pintimbu; Neópolis; Candelária; Lagoa Nova; Igapó; Redinha; Pajuçara; Lagoa Azul; São Gonçalo do Amarante; Extremoz; Alecrim; Barro Vermelho; Tirol; Mãe Luiza; Cidade Alta; Petrópolis; Ribeira; Rocas; São Reis; Praia do Meio; Areias Pretas; Mãe Luiza; Bairro Nordeste; Quintas; Bom Pastor; Dix-Sept Rosado e Nossa Senhora de Nazaré; Felipe Camarão; Cidade Nova; Cidade da Esperança e Guarapes.

4 - Construção e estruturação de unidades operacionais em Mossoró para atender os bairros de Santa Delmira, Vingt Rosado e Abolição I, II, III e IV.

5 - Construção do Centro Superior de Formação e Aperfeiçoamento (CSFA).

6 - Melhoria estrutural na atual edificação do Serviço Técnico de Engenharia (SERTEN).

7 - Aparelhamento e construção da sede da Defesa Civil Estadual.

8 - Aquisição de viaturas operacionais, administrativas e aeronave para atender todo o Estado.

9 - Aquisição de equipamentos de combate a incêndios, para utilização em acidentes envolvendo produtos perigosos, de salvamento em alturas e terrestre, de salvamento aquático e atendimento pré-hospitalar para equipar as unidades.

10 - Investimentos na formação e capacitação no Centro Superior de Formação e Aperfeiçoamento (CSFA) do Corpo de Bombeiros até 2013, com ênfase ao aumento do efetivo seguindo as exigências da ONU. 
fonte: Site do RN