Os promotores de festas e eventos no período do Carnaval em todo o Rio Grande do Norte têm até a próxima segunda-feira para obter a liberação do Corpo de Bombeiros. Em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (24) o Tenente Coronel Luís Monteiro Junior alertou que a regularização é concedida perante o Serviço Técnico de Engenharia do CBM até cinco dias úteis antes do início dos festejos.
Dentre as condições mínimas necessárias para a realização de eventos temporários como o Carnaval estão projetos de segurança contra incêndio, como a instalação de extintores, saídas de emergências, serviço de atendimento médico, expectativa de público, entre outros.
O Parecer Técnico de nº 004/10, informa que os organizadores dos eventos são responsáveis diretos pela segurança do público sob pena de responderem por ações cíveis e penais.
Os Bombeiros alegam que a intenção deste Parecer Técnico é evitar acidentes e falhas das empresas promotoras de eventos. Citaram como exemplo o caso acontecido em um camarote no Carnatal de 2009, em que um marceneiro foi eletrocutado e está praticamente inválido até hoje.
Outra preocupação dos Bombeiros é com a região do Seridó do Estado, onde ocorre a maior concentração de pessoas devido a festas populares em Jardim de Piranhas e Caicó. Neste último município a costureira Maria Roseli Figueiredo morreu eletrocutada no banheiro na Ilha de Sant’ana, em 2008.
"Os promotores de festas que não apresentarem as exigências descritas no Parecer Técnico do Corpo de Bombeiros terão o seu eventos interditados, isolados ou até mesmo cancelado. Queremos garantir a integridade dos foliões e moradores", disse o Coronel Luís Monteiro.
Para o Carnaval 2011 foram designados efetivos maiores em Natal, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros, além de um reforço operacional nas praias para os Grupamentos de Busca e Salvamento.
Os moradores que constatarem irregularidades nos eventos foram aconselhados a não fazerem a denúncia somente por telefone, e sim preencher um requerimento nas sedes do Corpo de Bombeiros. "A intenção é evitar trotes como aconteceram várias vezes em anos anteriores" explicou o Tenente Coronel.
Fonte: CBMRN
Nenhum comentário:
Postar um comentário