terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Vítima Sendo Socorrida

 Trabalho de Resgate do Corpo de Bombeiros

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgLGidWRDBlenYEgET1AUpvQA__fh7M7cQfC3PennSPX07pi3Qv3-PzC2qtrAnH4EVZAJbOkA7zV44mjxpM0HbO06CeTERKfFqbEYRzzlss0pZfIcbmdzZkiG0fNUjOnzKIW1_mBts-a2A/s400/DSC05528.JPG
Os socorristas, como são chamados os bombeiros que são escalados para trabalhar nas Ambulâncias, assim como todo o efetivo do Grupamento de Socorros de Urgência, passou por treinamentos na área de primeiros socorros e Resgate Básico. São treinados para agirem com rapidez, porém, com responsabilidade e presteza aplicando os primeiros socorros básicos às vítimas e conduzindo-as adequadamente até o pronto socorro.

Constantemente, são realizados cursos de primeiros socorros, objetivando treinar os Bombeiros mantendo-os sempre atualizados e aptos para prestarem um serviço de qualidade e segurança, para si próprios e principalmente, para as vítimas.

Para que o trabalho desempenhado pelas equipes de Socorros de Urgência seja efetuado com segurança e habilidade preservando a integridade física e proporcionando assim um suporte básico de vida às vítimas, faz-se necessário à compreensão da comunidade, a qual, deve preservar a vítima na posição em que ela estiver caída, sentada ou deitada, exceto em casos extremos, como risco de incêndio e explosão, por exemplo. Mesmo assim sua retirada deve obedecer a princípios permeados por cuidados para salvaguardar a vítima. O Corpo de Bombeiros Militar orienta as pessoas quanto aos procedimentos básicos que devem ser usados em caso de emergência, confira visitando nossas Dicas ou fazendo-nos uma visita.

A entrada em vigor do novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diminuiu o número de acidentes, mesmo assim ainda existem motoristas, motociclistas, ciclistas e até pedestres que arriscam sua vida e a de terceiros, seja conduzindo veículo em alta velocidade, avançando sinais de trânsito, não respeitando a faixa de pedestre e mesmo, no caso dos pedestres, atravessando vias públicas sem atenção e sem respeito às leis de trânsito vigentes.

Além disso há também um número considerável de pessoas que sofrem problemas cardíacos ou males que muitas das vezes nem imaginam que sofrem e principalmente por levarem uma vida sedentária acabam se tornando vítimas de mal súbito o que na maioria dos casos é recorrido ao 193 para socorrimento e remoção a um pronto socorro.

O Grupamento de Socorros de Urgência já prestou socorro a inúmeras gestantes parturientes, isto é, mulheres grávidas que estavam entrando em trabalho de parto ou apresentado alguma alteração no curso de sua gestação.

Paralelo ao trabalho desempenhado pelos socorristas de Caicó, há também o trabalho desenvolvido pela equipe de Busca e Salvamento. Quando ocorre um acidente automobilístico em que vítimas ficam presas nas ferragens dos veículos os bombeiros que estiverem atuando nas equipes de salvamento têm por missão realizara com total segurança o desencarceramento (cortando teto, portas, volante e outras partes de veículos acidentados).

Enfim, podemos dizer que o atendimento das Equipes de Resgate é bastante variado e extremamente fundamental para a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário