Na próxima segunda-feira (15), a Defesa Civil do Rio Grande do Norte irá reiniciar as visitas técnicas aos municípios do interior do estado. O orgão estará visitando as localidades que se encontram em áreas vulneráveis a abalos sísmicos, a fim de estimular a criação das coordenadorias municipais e iniciar o mapeamento destas áreas. O primeiro município a ser visitado será o de João Câmara, as demais serão: Tabuleiro, Taipu, Pedra Grande, Poço Branco, Lagoa de Velhos, Elói de Souza, Serra Caiada, Santana dos Matos e Florânia.

A ação desenvolvida pela coordenadoria de Defesa Civil no RN visa conscientizar as autoridades municipais e estaduais que os investimentos em prevenção e preparação para as emergências e desastres, podem reduzir significativamente os custos e impactos de um acontecimento diverso. "Através de visitas as prefeituras do interior do Estado estamos oferecendo palestras educativas informando sobre a importância da implantação destas coordenadorias e suas atribuições junto ao órgão estadual e nacional", destacou o coordenador.
Para o Tenente Coronel Acioli, incentivar ações de transformação culturas e percepção de riscos de desastres tem como foco chave a construção de comunidades mais seguras. "Buscamos orientar os municípios, que apresentam áreas de abalos sísmicos, quanto às medidas preventivas contra terremotos", conclui o oficial.

Construção irregular às margens de um rio em Nova Cruz
Defesa Civil do RN alerta municípios sobre as novas diretrizes do órgão nacional
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil alerta aos gestores municipais sobre a importância de estarem atualizados às novas Diretrizes do Sistema Nacional de Defesa Civil. O conhecimento das diretrizes nacional é importante em caso de ocorrências de desastres naturais nas cidades.
O orgão ainda destaca para a necessidade dos municípios do RN estarem cadastrados no Sistema Nacional de Defesa Civil e assim poderem solicitar recursos de Brasília quando houver necessidade.
A sede da Defesa Civil Estadual fica aberta ao atendimento público das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas, de segunda a sexta, no prédio da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc), no Centro Administrativo, no bairro de Lagoa Nova, em Natal. Em caso de urgência a Defesa Civil do RN pode ser acionada através da Central de Gerenciamento de Emergência e Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone 193.
Quem desejar manter contato com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, no horário de expediente do órgão, basta ligar para 32321769 ou 32321762.
Mais informações: Tenente Coronel Josenildo Acioli - 8129-3684 – Coord. Estadual de Defesa Civil
Tenente Couceiro – 8129-3618 – Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros
Nenhum comentário:
Postar um comentário