quinta-feira, 25 de agosto de 2011

25 de agosto, mais que uma data, uma comemoração nacional

Instituído em homenagem ao Patrono do Exército Brasileiro, Marechal Luís Alvo de Lima e Silva, o dia do soldado é comemorado no dia 25 de agosto devido à data de nascimento do Marechal (25 de agosto de 1803), que entrou na história como "o pacificador", sufocando muitas rebeliões contra o Império.

O soldado é o agente executante, militar abnegado e pronto para atender a qualquer ordem que lhe seja dada. No Corpo de Bombeiros, é aquele que entra na casa em chamas e que está na linha de frente em todos os combates. Homens e mulheres do fogo, da água, da terra e do ar, com coragem, disciplina, dedicação e grandeza de caráter, os soldados estão prontos para servir a sociedade de acordo com os princípios básicos de hierarquia e disciplina e sempre na busca pelo bem ao próximo.

Para o Soldado BM Wagner Cardoso, inserido nas fileiras da Corporação em 1997, o soldado é o militar com maior valor em uma corporação, pois é o executor das tarefas que poucos são capazes de realizar: "Sendo a instituição um Corpo, os soldados representam os membros da execução das tarefas como os braços e pernas da corporação", disse o militar.

Contudo, a classe de soldados está além do que os regulamentos militares expõem em sua linguagem rebuscada. Para a maioria das pessoas que fazem parte da sociedade, diferenciar postos e graduações não é muito fácil ou comum. Para elas, o soldado do Corpo de Bombeiros não é só aquele que executa e que é comandado, o soldado é todo aquele que com presteza ajuda o próximo quando este necessita.

Atualmente o Corpo de Bombeiros do RN possui 652 bombeiros, sendo 421 soldados.

Fonte: CBMRN



Nenhum comentário:

Postar um comentário