sábado, 31 de dezembro de 2011

Mensagem aos Bombeiros de Caicó


''Presentes a qualquer hora, em qualquer lugar,
 Sob qualquer tempo, onde for preciso e como for preciso!
Os que avançam... quando todos fogem!''
                     
 
   Feliz Ano Novo para todos
 do 3ºSGB/2ºGB – Caicó/RN


"Os anjos existem!!!! Mas... diferente do que imaginamos, Eles não possuem asas, nem poderes celestiais. São como nós,pessoas normais. O amor ao próximo, é o que os tornam especiais. Estes anjos,tão sempre prontos a ajudar. E arriscam suas vidas, para outras vidas salvar. São fortes e destemidos,e enfrentam qualquer tipo de perigo, para o seu próximo ajudar. Mas, infelizmente nem sempre são lembrados. E por muitas vezes, depois de terem arriscado suas vidas; Não recebem, nem se quer um OBRIGADO! Mas isto, não os impede de continuar a trabalhar, Salvando vidas em qualquer hora e em qualquer lugar! Estes anjos, são merecedores de todo nosso respeito. Por muitos eles são chamados de BOMBEIROS. Mas eu os chamo de 'ANJOS'... ANJOS VERDADEIROS!!!! E aqui eu deixo... A minha singela homenagem, a estes anjos, de muita bravura e coragem! Que Deus abençoe a todos vocês!!!" Um Feliz Ano Novo!!!

  Fonte: Sertencaico

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Conclusão do Curso de Defesa Civil

No período de 26 a 30 de dezembro de 2011 foi ministrado o Curso de Defesa Civil nas dependências do IFRN pelo Corpo de Bombeiros Militar de Caicó.
Participaram do curso membros dos seguintes órgãos de Defesa Civil: Corpo de Bombeiros de Mossoró, Corpo de Bombeiros de Caicó, Policiais Militares da Ambiental e Policiais Militares do 6º BPM e Militar da Aeronáutica.
O curso foi concluído com êxito e teve como Exercício Final uma atividade que envolveu a simulação das dificuldades reais para confecção e preenchimento de um formulário AVADAN.
Durante este exercício foram criadas dificuldades psicológicas, de tempo, de espaço, de convivência grupal e de informação. O produto final do exercício foi tornar o aluno capacitado a preencher e avaliar os formulários NOPRED e o AVADAN.

Relação dos Instrutores do Curso:


1
Estrutura do SINDEC - Conceitos
2h
Teórica
Ten QOCBM Araújo
2
Instalação e Funcionamento da COMDEC
1h
Teórica
Ten QOCBM Araújo
3
Missões da COMDEC - Prevenção e Preparação
2h
Teórica
Ten QOCBM Araújo
4
Missões da COMDEC - Resposta e Reconstrução
4h
Teórica
Ten QOCBM Miranda
5
Mapeamento de Área de Risco
2h
Teórica
Ten QOCBM Santos
6
Administração de Abrigo Temporário
4h
Teórica
Ten QOCBM Santos
7
Monitorização, Alerta e Alarme
1h
Teórica
Ten QOCBM Santos
8
Plano de Contingência
4h
Teórica
Ten QOCBM Miranda
9
Codificação de Desastres, Ameaças e riscos - CODAR
1h
Teórica
Ten QOCBM Santos
10
Notificação Preliminar de Desastre - NOPRED
4h
Teórica
Ten QOCBM Miranda
11
Avaliação de Danos - AVADAN
5h
Teórica
Ten QOCBM Araújo
12
Prova prática
4h
Prática
Ten QOCBM Araújo
Ten QOCBM Santos
13
Prova teórica
2h
Teórica
Ten QOCBM Miranda
Ten QOCBM Santos

Relação dos Alunos do Curso:





1
Sd PM
Adriano Freire Muniz
2
Sd BM
Artur Dantas Muniz
3
Sd BM
Audair José da Silva
4
Sd PM
Clebio Oliveira dos Santos
5
Sd BM
Daywison Pereira Brilhante
6
Sd PM
Denilson Quirino de Medeiros
7
Sd BM
Edinaldo Quirino dos Santos
8
Sd BM
Edson Cicinato de Araújo
9
Sd BM
Francisco Carlos Nunes Balbino
10
Sd BM
Francisco das Chagas Araújo
11
Sd BM
Francisco Leonardo da Silva
12
Sgt PM
Francisco Pinheiro Filho
13
Sgt BM
Francisco Sebastião de Souza Rêgo
14
Sd BM
Francisco Zacarias de Souza
15
Sd PM
Frankly André de Azevedo Silva
16
Cb BM
Janilson Cezar de Araújo Silva
17
Sgt PM
João Carlos de Medeiros
18
Sd BM
Joaquim Batista de Araújo Neto
19
Sd BM
José Audair da Silva
20
Sd BM
José Cunha Batista Júnior
21
Sd PM
José Pedro da Silva
22
Sd BM
José Rogério dos Santos
23
Sd PM
Kaio Cid da Cunha Faria
24
Sd BM
Lucivaldo Jerônimo do Nascimento
25
Cb BM
Manoel Shardwyck de Brito Oliveira
26
Sd BM
Márcio Bezerra Albuquerque
27
Sd PM
Márcio Társis Silva Santos
28
Sd BM
Marcos Fernandes de Lima
29
Sd BM
Moésio Marinho Maia
30
Sd BM
Paulo André de Souza
31
Cb BM
Pery Vale de Melo
32
Sd BM
Silvano Gerson de Medeiros
33
Sd BM
Simeão Maxciel da Cunha Faria
34
Sd BM
Wagner de Araújo Cortez Gomes
35
Sd BM
Walter de Souza Soares


Fonte: Sertencaico

Campanha Praia Segura será lançada no primeiro fim de semana do ano


Representantes do Corpo de Bombeiros Militar, do Samu e da Cruz Vermelha estiveram reunidos na manhã desta quarta feira, dia 28, no auditório do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar, em Natal, para discutir os detalhes da Campanha Praia Segura a ser realizada no RN entre os dias 7 de janeiro e 19 de fevereiro, dentro da Operação Verão da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED).

“A Campanha terá um caráter educativo e preventivo com o objetivo de orientar turistas e veranistas quanto aos cuidados a serem tomados para evitar acidentes no litoral durante a estação do verão a fim de diminuir as ocorrências neste período onde as praias e estradas ficam mais movimentadas”, disse o Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Elizeu Lisboa Dantas. 

A ação ocorrerá nos dias 7, 8, 14, 21 e 28 de janeiro e 4, 11, 18 e 19 de fevereiro, das 7 às 12 horas. Para isso serão mobilizados 70 pessoas, entre agentes dos bombeiros, Samu e Cruz Vermelha, dois microônibus, uma van e cinco veículos de auto passeio. Na ocasião serão distribuídos 60 mil folders com orientações preventivas e 10 mil pulseiras de identificação para crianças. Além de blitz educativas nas vias de acesso as praias do litoral norte e sul, oito equipes móveis estarão percorrendo as praias Buzius, Barreta, Pirangi, Cotovelo, Ponta Negra, Forte, Meio, Redinha, Genipabú, Pitangui, Muriu, Tibau do Norte e Açude Itans, além de hotéis, pousadas, restaurantes, rodoviária, aeroporto, entre outros locais, com a distribuição de folders e pulseiras.

Fonte: CBMRN

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Bombeiros alertam para cuidados com fogos de artifício na virada do ano

Tradicionalmente usados nas comemorações de fim de ano, os fogos de artifício podem dar brilho e beleza ao réveillon, mas podem também representar perigo para crianças e adultos que não tomarem o devido cuidado ao incrementarem suas comemorações.
Em primeiro lugar, é imprescindível localizar uma loja especializada nesses tipos de produto. Na hora da compra, é importante olhar na embalagem e verificar se os fogos têm o pré-requisito de faixa etária, pois têm certos tipos de fogos que menores de 18 anos não podem soltar. Siga as orientações do fabricante e peça mais informações na hora da compra, em caso de alguma dúvida de como proceder com fogos de artifício. É muito importante seguir as instruções das embalagens. Acidentes são comuns com pessoas que não empregam os fogos de forma correta.
Aos comerciantes, a principal orientação é não vender fogos de artifício a menores de idade desacompanhados de seus responsáveis, já que o procedimento é proibido por lei. Já aos usuários, o Corpo de Bombeiros recomenda uma leitura atenta das informações dos fabricantes dos fogos de artifício sobre procedimentos de segurança. Os danos mais comuns são dilacerações, amputações de dedos e alguma lesão auditiva ou no globo ocular. Para evitar ferimentos, é importante usar os prolongamentos e bases de lançamento que são comercializados junto com os fogos. Como se trata de um show pirotécnico, para a garantia do sucesso, é aconselhável deixar para os profissionais especializados em fogos de artifício.

Fonte: Geraldo Oliveira

Corpo de Bombeiros apagou incêndio proximo a residência universitária da UFRN em Caicó


O Corpo de Bombeiros de Caicó foi acionado na manhã de hoje até a Rua José Evaristo de Medeiros, no Bairro Penedo, para controlar um incêndio em um matagal localizado na área pertencente a Universidade Federal do Rio Grande do Norte
 
O local onde aconteceu o incêndio fica bem proximo da residência universitária da UFRN onde os estudantes de outras cidades foram no período em que estão realizando cursos superiores no campus de Caicó.


 Apos vários minutos de trabalho os Bombeiros conseguiram controlar o fogo que estava se alastrando em todo o terreno através do mato seco.


Fonte: Eduardo Dantas

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Em Caicó Corpo de Bombeiros em ação no fogo no mato



O Corpo de Bombeiros em Caicó vem sendo acionado diversas vezes durante a semana para atender ocorrências de fogo no mato.
São incêndios as margens de estradas e em áreas que são desmatadas e o fogo é colocado de forma descontrolada. No caso das estradas o flagrante do Blog mostra um incêndio às margens da BR 427 altura do IATE CLUBE.
Segundo os militares disseram que esse tipo de incêndio é provocado por pessoas que de forma criminosa param no local ateiam fogo mesmo.
Em alguns casos a alta temperatura na região pode provocar a queima do mato.
SERVIÇO: Bombeiros – 193

Fonte: Cardoso Silva

Corpo de Bombeiros realizará 2ª fase (Exames de Saúde) do concurso para o CFSD/BM


O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte informa aos interessados que será realizada a 2ª fase do concurso público para admissão ao Curso de Formação de Soldado - CSFD.

Estão sendo ofertadas 117 vagas para soldado do Corpo de Bombeiros a serem preenchidas pelos candidatos remanecentes do concurso realizado no ano de 2006.

Abaixo, segue relação de data, local e horário em que os candidatos deverão comparecer a fim de participarem da referida etapa do concurso:
 
Dias 03 e 04 de janeiro de 2012:
Evento: Exame Clínico
Local: Centro Clínico da Polícia Militar
Horário: 06h30min

Dia 05 de janeiro de 2012:
Evento: Exame Odontológico
Local: Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros
Horário: 07h30min

Dias 09, 10, 11 e 12 de janeiro de 2012:
Evento: Exame de avaliação psiquiátrica
Local: Centro Clínico da Polícia Militar
Horário: 06h30min      
 
Maiores informações pelo fone: 3232-3688 (Centro de Recurso Humanos do CBMRN)


Fonte: CBMRN

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Bombeiros do RN investem em ações preventivas


Diante da extensa faixa litorânea e do enorme potencial turístico do Estado, o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte (CBMRN), através do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), estará reforçando a fiscalização no litoral durante o período de alta estação.

Guarda vidasPreocupado em garantir ainda mais segurança para seus visitantes e conterrâneos, o Corpo de Bombeiros Militar, desde o dia 16, já deu início as ações da Operação Verão 2011/2012, ampliando o número de guardas vidas nas praias.

Com o objetivo de prevenir acidentes aquáticos nas praias, a corporação estará disponibilizando 80 militares para o serviço de patrulhamento nas áreas com grande fluxo de banhistas ou maior índice de ocorrências. Além disso, quatro mergulhadores ficarão em plantão para atendimento de ocorrências com maior complexidade como a do tipo busca de cadáveres.

Entre as praias patrulhadas pelo Corpo de Bombeiros Militar na Operação estão: Búzios, Ponta Negra, Meio, Forte, Pipa, Tabatinga, Camurupim, Redinha Nova, Redinha Velha, Santa Rita e Genipabu, além Tibau do Norte e Praia das Manuelas, em Mossoró.

Para estas ações, os bombeiros contarão com 07 viaturas, 06 embarcações (05 botes infláveis e 01 de alumínio), 06 quadricíclos e 01 helicóptero da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (SESED) que atuará integrado com a Central de Gerenciamento de Emergência e Defesa Civil (CEGEDC) da Corporação.

Campanha Praia Segura


Como forma de orientar os banhistas que frequentarão as praias onde não há a presença de Guardas Vidas, os Bombeiros e a Cruz Vermelha estarão realizando ações preventivas, através de blitz educativas que serão realizadas nas principais vias de acesso as praias do norte e sul do estado. Nestas ações, os bombeiros estarão distribuindo 60 mil folders com dicas de segurança para banhistas e motoristas, 10 mil pulseiras de identificação para crianças, abordando turistas em hotéis, pousadas, aeroportos, rodoviária, restaurantes, entre outros locais, visando conscientizar a todos sobre os cuidados a serem tomados neste período para garantir mais segurança neste período.

“As ações da Campanha Praia Segura, com as “Blitz Educativas” e a ação “Criança a vista” será um diferencial nas atividades de Segurança Pública no Verão 2011/2012 pela importância e visibilidade que estas ações preventivas causam na sociedade e na mídia em geral. Para isso, contaremos com o apoio de voluntários da cruz vermelha, bem com a parceria dos demais órgãos da segurança pública do estado, do Samu e do Detran/RN”, disse o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante Geral do CBMRN.

Fonte: CBMRN

SENASP inicia capacitação de militares para atuarem nos jogos da Copa

No dia 22 de dezembro foi publicado no Diário Oficial do Estado Nº 12.608 a portaria da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, nº 473/2011 - GS/SESED que torna público a abertura das inscrições para os cursos de multiplicadores, especialistas e operadores da Segurança Pública, para atuarem no policiamento de grandes eventos, com foco na Copa do Mundo de 2014.

Os cursos serão realizados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP em parceria com os Estados que sediarão o evento, dentre eles, o Estado do Rio Grande do Norte.

Estão sendo oferecidos aos Estados sedes cerce de 20 Cursos presenciais e 20 à Distância, divididos em capacitação de especialistas, capacitação de multiplicadores e capacitação de operadores, distribuídos nos diversos eixos temáticos de acordo com a missão da instituição, seja da Policia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e ou do ITEP.

A meta do Rio Grande do Norte é promover cerca de 10.745 capacitações até a Copa do Mundo de 2014.

Veja o que fazer para se inscrever:

Precisa: Ser Policial Militar, Policial Civil, Bombeiro Militar e ou Perito do ITEP

As inscrições: São gratuitas

Locais de inscrição: Diretorias e ou Unidades de Ensino de suas respectivas instituições, nos casos dos servidores do ITEP na ACADEPOL

Procedimentos para a pré-inscrição:

1 - Preencher o requerimento padrão indicando o curso presencial que deseja fazer e a especialidade

2 - Preencher a ficha de inscrição

3 –- Preencher o currículo padrão

4 -– Aguardar a confirmação

Efetivada a inscrição:

1 -– O aluno fará os cursos EAD indicados pela SENASP

2 -– O aluno participará do curso presencial para o qual se inscreveu e de acordo com a data e o local de realização informado pela Diretoria e ou Unidade de Ensino de sua respectiva instituição.

Após a conclusão de todos os cursos: O aluno deverá solicitar a Certificação Copa a Diretoria e ou Unidade de Ensino de sua respectiva instituição e aguardar a aprovação da SENASP.


Evento: Capacitação de Policiais para atuarem no policiamento durante a realização dos jogos da Copa do Mundo em Natal

Data: 2012 ao 1º semestre de 2014

Local: Estados sedes da Copa


Informações:

1- Policial Militar: ligar para a Diretoria de Ensino – DE, fone: 3232-6392 e 3232-6391

2- Bombeiros Militares: ligar para o Centro Superior de Formação e Aperfeiçoamento – CSFA, fone: 3644-6401

3- Policial Civil: ligar para a ACADEPOL fone: 3232-6264 e 3232-7995

4- Perito do ITEP: ligar para a ACADEPOL fone: 3232-6264 e 3232-7995



FONTE: ASSECON/SESED

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

GRAVE ACIDENTE NA BR 405 DEIXA CERCA DE 16 PESSOAS FERIDAS

      Um grave acidente registrado por volta das 20h deste domingo (25/12) na BR 405 entre as cidades de Mossoró e Apodi na altura do Km 40 no sitio Alta da Boa Vista, zona rural do município de Apodi, deixou 16 pessoas feridas.
    Uma viatura do GTO de Apodi passou no local minutos após o acidente e deram apoio as vítimas e acionou o CIOSP de Mossoró que entrou em contato com as unidades de resgates do Corpo de Bombeiros e do SAMU que se dirigiram para o local.  


     Segundo informações do motorista da Jumper de cor branca, placas NNZ-9726 Pau dos Ferros/RN, conhecido como Sebastião Silvam da Silva, 48 anos, o mesmo teria ido com uma excursão da cidade de Pau dos Ferros a praia de Tibau onde teriam passado as festas de Natal, ao retornar a cidade de origem aconteceu o acidente. Segundo o motorista, o mesmo teria livrado um cachorro que teria atravessado a pista de rolamento e em seguida perdeu o controle do veículo e capotado por três vezes caindo fora da pista a uma altura de aproximadamente 3m.


    Além do motorista mais 15 pessoas ocupavam a van, são elas: Aldair, Bruno e Cicero de idades não informadas, Alzerini, 46 anos, Andreza de 22 anos, Ricardo de 50 anos de idade, Ronaldo de 30 anos de idade e Thermes, 55 anos de idade, e também cinco crianças, todas residente em Pau dos Ferros. Todas as vítimas aparentemente não sofreram ferimentos graves.

    Nota do blog: Parabenizar a equipe do GTO de Apodi por ter mantido a calma das vítimas até a chegada dos primeiros socorros. As duas equipes do Corpo de Bombeiros, três viaturas do SAMU, sendo uma ALFA e duas BRAVOS que realizaram um ótimo trabalho de socorro as vítimas, conduzindo as mesmas para o HRTM. A PRF foi acionada e realizou os procedimentos de praxe.





  Fonte: Passando na Hora