sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Incêndio em veículos se deve à falta de manutenção

Apesar de não tão ser comum, cresce o número de ocorrências no Corpo de Bombeiros para atender chamados de veículos em chamas.

Só neste 2011, de janeiro a julho, foram registradas 69 ocorrências.

Segundo o aspirante Marcelo, a principal causa do incêndio é falta de manutenção periódica. "Se o veículo não passar por uma manutenção a cada ano, a parte de alimentação (fiação, mangueira, conexões) fica ressecada, pode causar rompimento e em sequência vazamento de combustível. A falta de manutenção na parte elétrica (instalações e fiação) pode ocasionar a soltura de faísca, o que irá provocar também incêndio".

O perigo dos carros movidos a gás: "Quem opta pelo carro a gás quer economia, por isso que não realiza o teste hidrostático no período recomendado. Mas se o carro incendiar, o prejuízo será maior do que fazer o teste".

Em caso de principio de incêndio, recomenda: "Quando começar a soltar fumaça, o condutor deve, imediatamente, estacionar, retirar todos os passageiros e pegar o extintor. Jamais abrir o capô de uma vez, pois a entrada de oxigênio aumentará as labaredas das chamas. É recomendado abrir aos poucos, resfriando sempre com o extintor".

Esclarecendo: "Se a fumaça tiver coloração branca, não é necessário se apavorar, pois se trata apenas de vapor de água resultado do aquecimento no sistema. Mas se escura e tenha cheiro, utilize jatos rápidos com o extintor".

Alerta : "O uso do extintor é apenas para o início. Caso o fogo não seja dissipado, é ligar para o 193 e sair de perto do carro, no mínimo 100 metros", explica Marcelo.

Dentre os combustíveis, o álcool apresenta maior poder de combustão.

A fiscalização do extintor é de competência dos órgãos de fiscalização de trânsito.

O aspirante destaca ainda a importância da mudança do extintor tipo BC para o ABC:  "O pó ABC apaga todos os tipos de incêndio com mais eficiência, plásticos, parte elétrica e demais componentes sólidos. O BC só atendia aos líquidos inflamáveis e material energizado, deixando de fora a parte sólida como o painel e os bancos".



Fotos: Heldon Simões

Fonte: Blog Eliana Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário