A Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, promoveu nos dias 21, 22 e 23 de setembro o VIII Fórum Nacional de Defesa Civil no município de Maceió (AL). Com o tema "Integrar para prevenir – Gestão local de riscos", o evento reuniu coordenadores municipais e estaduais de Defesa Civil, técnicos e gestores da área, comunidade, membros de universidades e demais interessados em compartilhar experiências e boas práticas sobre prevenção de desastres e redução de riscos.
O Estado do Rio Grande do Norte esteve representado pelo Coordenador Estadual de defesa Civil, Tenente Coronel Josenildo Acioli, que foi ao evento acompanhado do professor Joaquim Mendes Ferreira, coordenador do laboratório de sismologia da UFRN, Carlito Viana, coordenador de Defesa Civil de Touros e Pedro Moura, coordenador de Defesa Civil do Alto do Rodrigues.
Durante o Fórum, o Governo Federal anunciou que estuda formas de incentivar a implantação de novas defesas civis municipais. A idéia é que as cidades brasileiras tenham ferramentas de apoio para prevenção e ação imediata em casos de desastres naturais, como enxurradas e desabamentos.
Caixa Econômica Federal e BNDES poderão ser parceiras nesta linha de financiamento. O anúncio foi feito na quinta-feira (22/09) pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho.
"Queremos que os municípios tenham uma estrutura mínima de equipamentos, como veículos 4x4, GPS e celular, que possam ajudar os agentes de defesa civil no trabalho de mobilização e preparação da comunidade no enfrentamento de eventos extremos", disse o ministro.
A Secretaria Nacional de Defesa Civil já tem apoiado e estimulado as prefeituras a criarem as coordenadorias municipais. No começo do ano existiam, cadastradas, cerca de 400. Hoje são 3700 – um aumento de quase 900%.
"O diálogo com as defesas civis municipais foi ampliado e isto é vital para nosso trabalho. É no contato diário com o cidadão, e unindo forças, que conseguiremos salvar ainda mais vidas", afirmou o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário