A Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, promoveu nos dias 21, 22 e 23 de setembro o VIII Fórum Nacional de Defesa Civil no município de Maceió (AL). Com o tema "Integrar para prevenir – Gestão local de riscos", o evento reuniu coordenadores municipais e estaduais de Defesa Civil, técnicos e gestores da área, comunidade, membros de universidades e demais interessados em compartilhar experiências e boas práticas sobre prevenção de desastres e redução de riscos.

Durante o Fórum, o Governo Federal anunciou que estuda formas de incentivar a implantação de novas defesas civis municipais. A idéia é que as cidades brasileiras tenham ferramentas de apoio para prevenção e ação imediata em casos de desastres naturais, como enxurradas e desabamentos.
Caixa Econômica Federal e BNDES poderão ser parceiras nesta linha de financiamento. O anúncio foi feito na quinta-feira (22/09) pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho.
"Queremos que os municípios tenham uma estrutura mínima de equipamentos, como veículos 4x4, GPS e celular, que possam ajudar os agentes de defesa civil no trabalho de mobilização e preparação da comunidade no enfrentamento de eventos extremos", disse o ministro.
A Secretaria Nacional de Defesa Civil já tem apoiado e estimulado as prefeituras a criarem as coordenadorias municipais. No começo do ano existiam, cadastradas, cerca de 400. Hoje são 3700 – um aumento de quase 900%.
"O diálogo com as defesas civis municipais foi ampliado e isto é vital para nosso trabalho. É no contato diário com o cidadão, e unindo forças, que conseguiremos salvar ainda mais vidas", afirmou o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário