O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte tem diversos projetos para minimizar a quantidade, e a gravidade, de possíveis ocorrências relativas à segurança da população e dos turistas que visitarão Natal durante a Copa de Futebol de 2014. De acordo com o comandante da corporação, Coronel Elizeu Dantas, será realizado um trabalho de orientação, tanto internamente quanto junto à população, através de palestras, visita a instituições e distribuição de informativos.
O comandante garantiu que os planos visando o período do Mundial de Futebol começarão a ser postos em prática no início de 2012. "Já estamos fazendo capacitações, na parte de prevenção e de atendimento às emergências na área do estádio", afirmou em entrevista ao Jornal 96.
Em relação aos atendimentos de rotina, Dantas contou que atualmente a ocorrência mais comum é a captura de insetos, principalmente de abelhas. Apenas em Natal, já foram registrados mais de mil atendimentos deste tipo, apenas este ano, com a maioria se concentrando na área de Cidade Satélite e na Zona Norte da capital. "Nós temos feito a captura de abelhas e há vários apicultores inscritos para retirar os insetos também. Não é bom um cidadão leigo tentar, porque se a abelha tomar o seu comportamento como um perigo para ela, certamente o resultado não vai ser bom", alertou.
O comandante do Corpo de Bombeiros do estado também falou sobre possíveis ocorrências em prédios altos, cada vez mais comuns em Natal. Elizeu ressaltou que há um trabalho constante na prevenção, com fiscalizações das obras desde os projetos, que precisam passar por um conselho técnico de engenharia, antes de ser aprovado.
"Os bombeiros trabalham na prevenção. Em um prédio alto, há a fiscalização da parte preventiva, dando a possibilidade de (em caso de incêndio) utilizar aquele sistema preventivo do prédio, que é exigido no início da construção", disse.
Fonte: CBMRN
Nenhum comentário:
Postar um comentário