As estatísticas comprovam que as ocorrências relacionadas a área de Defesa Ambiental é a que mais exige esforços do serviço operacional do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte. Somente entre os meses de janeiro e agosto, a corporação atendeu, na região metropolitana, 988 ocorrências do tipo “captura de abelhas”, 417 de “remoção, polda e vistorias de árvores em iminente risco de queda” e 88 “incêndios em vegetações”.
De acordo com dados da Secção de Defesa Ambiental do CBMRN, o período compreendido entre os meses de agosto e fevereiro aumenta o perigo de ataques devido a elevada temperatura da estação, que favorece a reprodução das abelhas.
Em função do aumento de chamados neste período, o Comandante Geral dos Bombeiros, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, autorizou, a partir desta semana a ativação de mais uma guarnição, diariamente, para o atendimento específico de capturas de abelhas. Desta forma, o CBMRN duplicou o número de atendimentos realizados e vem oferecendo um serviço mais eficiente a população.
De acordo com o Chefe do SIDAM, o Aspirante Ananias Targino, a ativação de uma guarnição extra e a duplicação da capacidade de atendimento na capital, foi possível graças ao apoio do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (EMATER) que doou equipamentos de proteção individual e outros materiais necessários ao serviço. Além disso, o Aspirante Targino destaca o empenho do Comandante Geral, Elizeu Lisboa Dantas, e do Diretor de Engenharia e Operações (DEO), Coronel Carlos Kleber Lopes Barbosa, que contribuíram com o reforço logístico de mais um viatura e deslocamento de militares para atuarem na defesa ambiental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário