
Antes mesmo de subir a primeira parede, os responsáveis por uma obra devem enviar um projeto do sistema de segurança aos Bombeiros. Esse documento é analisado e posteriormente é emitida uma autorização para construção. "O projeto sofre alterações de acordo com o tamanho da obra", informa o Sargento Paulo Henrique, vistoriador do CBMRN.
A aprovação do projeto é uma das etapas para liberação da certidão do Habite-se, documento necessário para que os prédios possam ser frequentados ou habitados. Após concluída a obra, os vistoriadores visitam o local e verificam se as indicações do projeto de segurança aprovado pela instituição foram obedecidas.
Mas o cuidado com a segurança não acaba nessa etapa. Todos os anos, o proprietário do imóvel deve solicitar a visita dos bombeiros para analisar os sistemas de hidrantes e demais equipamentos de segurança, como detectores de fumaça e extintores.
De acordo com o soldado André Leite, o local visitado é um exemplo de segurança. O prédio possui detectores de fumaça, hidrantes em cada pavimento e na fachada, extintores de água e pó químico e a escada de emergência possui portas que suportam altas temperaturas e dutos de ventilação. A visita dos vistoriadores deve ser agendada previamente. O CBMRN cobra uma taxa no valor varia de R$ 0,19 a R$ 0,25 por metro quadrado.
Fonte: CBMRN
Nenhum comentário:
Postar um comentário