sábado, 2 de julho de 2011

Dia do Bombeiro 02 de julho

Foi um Imperador Babilônico quem deu o pontapé inicial na criação do que hoje chamamos de “Corpo de Bombeiros”. O Imperador Hamurabi, no século XVII a.C., fez um código, chamado Código de Hamurabi, que elegia diversas normas de segurança e métodos para o controle de catástrofes, incluindo os incêndios.

Do Código de Hamurabi, existem artigos que até hoje, depois de convertidos em Leis, estão em vigor.

O Bombeiro como militar surgiu em Roma, por volta do ano 600 a.C. Foram os alemães, que no século XIX, em 1851, criaram o primeiro Corpo de Bombeiros profissional.

No Brasil, a criação do primeiro Corpo de Bombeiros foi no Rio de Janeiro em 2 de julho de 1856, quando o Imperador D.Pedro II, assinou o Decreto Imperial n. 1.775, regulamentando o serviço de extinção de incêndio. Nessa época, ao sinal de incêndio, o badalar dos sinos alertava homens, mulheres e crianças que ficavam em fila e, do poço mais próximo, passavam baldes de mão em mão, até chegarem ao local que estivesse em chamas.

Ninguém pode negar a importância do Corpo de Bombeiros, para qualquer cidade. Nos lugares onde ele não existe, a apreensão da população é grande. O serviço do Bombeiro, não se resume mais a apagar incêndios. A evolução da corporação nas áreas de controle de tragédias, epidemias, catástrofes, incêndios e assistência médica de emergência, além da fiscalização de prédios e edifícios, locais de festas, controle de inundações e resgate de vítimas de acidentes em lugares de difícil acesso é algo notório.
O bombeiro é o herói de todo menino ou menina, as crianças ficam maravilhadas quando da passagem de um carro de bombeiros, mesmo sabendo que ele está indo atender a alguma coisa não muito boa, sim, porque quando o bombeiro é chamado, nunca é pra uma festa, mas para ajudar alguém em dificuldades.

Milhares já morreram na tentativa de salvar a vida de outras pessoas ou tentando minimizar os prejuízos alheios. Ninguém é bombeiro por acaso, é necessário ter vocação para fazer o bem e ter consciência social e interesse pelos problemas da sociedade, senão não serve pra ser bombeiro.






O Bombeiro é o profissional responsável pelo combate a incêndios, pela preservação do patrimônio ameaçado de destruição, pelo resgate de vítimas, de incêndios, afogamentos, acidentes, bem como pela conscientização da população sobre medidas de segurança contra incêndios, O corpo de bombeiros é uma das instituições mais respeitadas do país, e a ousadia e a coragem dos seus soldados fazem com que esses sejam admirados.





Nenhum comentário:

Postar um comentário