quarta-feira, 18 de maio de 2011

Sesap e o Corpo de Bombeiros comemoram Dia Internacional de Doação de Leite Humano





No dia 19 de maio comemora-se em todo o mundo o Dia Internacional de Doação de Leite Humano. No Rio Grande do Norte, será realizada uma programação especial em torno da data.

O evento será realizado no Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Hospital Santa Catarina), onde a partir das 9 horas será oferecido um café da manhã para as mães doadoras de leite, distribuição de brindes, homenagens e apresentação dos indicadores do aleitamento materno.

Serão cerca de 80 mulheres participantes, entre doadoras cadastradas e pacientes do hospital.

A ação é uma parceria entre a Secretaria Estadual de (Sesap) e os Bancos de Leite de Natal (Maternidade Escola Januário Cicco, Hospital da Polícia Militar e Hospital Santa Catarina), com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN), que realiza doações em domicílio. "Será um momento de valorização das mães doadoras e também uma forma de incentivo e sensibilização para as demais mães que amamentam", explica Evanuzia Dantas, da Coordenação do Aleitamento Materno da Sesap.

Há oito anos, o Programa "Bombeiro Amigo do Peito" desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte é o principal parceiro da campanha, tendo como objetivo diminuir a mortalidade infantil e alimentar crianças recém nascidas, desnutridas e portadoras de deficiências físicas, filhos de mães que não produzem leite materno ou que tenham dificuldade de amamentar.

"O leite humano é considerado um alimento completo e suficiente para garantir o crescimento e desenvolvimento saudável do bebê durante os primeiros dois anos de vida, por isso é importante que todos se conscientizem sobre a importância desta doação", disse o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante Geral dos Bombeiros.
 O CBMRN, através de equipes formadas por bombeiros e enfermeiros da Sesap, faz a coleta do leite materno das mães doadoras e distribui com os bancos de leite cadastrados pela secretaria. Nestes locais, o leite é pasteurizado e distribuído para as maternidades públicas e privadas de nosso Estado.



Fonte: CBMRN


Nenhum comentário:

Postar um comentário