Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do RN e Defesa Civil Estadual permanecem em alerta no município de Ipanguaçu. Segundo o Coordenador Estadual de Defesa Civil, Tenente Coronel Josenildo Acioli, atualmente existe cerca de 100 famílias desabrigadas e desalojadas. Segundo ele, este número ainda pode aumentar caso a situação continue se agravando, podendo chegar a 320 famílias. "As famílias afetadas com as chuvas encontram-se nos abrigos temporários cedidos pela Prefeitura de Ipanguaçu, casas de parentes ou amigos. Os bairros que estão sendo inundados gradativamente são Ubarana, Maria Romana e Manoel Bonifácio. Já existem treze comunidades ilhadas", disse o Coordenador Estadual de Defesa Civil.
Neste sábado, dia 30, uma comissão formada por representantes da Defesa Civil Estadual e Municipal e pelo Corpo de Bombeiros estiveram visitando os abrigos temporários e as áreas inundadas do município. "Estamos pernoitando na cidade durante todo o fim de semana e permaneceremos o tempo que for preciso", falou o Coordenador Estadual de Defesa Civil.
De acordo com a Defesa Civil Estadual, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) está bem orientada sobre os procedimentos a serem adotados neste período de calamidade. Entre as ações já realizadas pela COMDEC, em Ipanguaçu, estão: o acionamento de todos os órgãos de apoio, aquisição de veículos para transporte de pessoas e móveis, o acompanhamento médico das vítimas, o monitoramento do nível da lâmina d"água do açude Pataxó pelos NUDEC"s, ações sociais com psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros, visita aos abrigos temporários: escolas, associações e sindicatos, totalizando seis abrigos aquisição de tratores e máquinas para acesso as comunidades isoladas, o acionamento da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, entre outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário