quarta-feira, 30 de novembro de 2011

DICAS DE SEGURANÇA: DECORAÇÃO DE NATAL




O mal uso de itens da ornamentação de Natal, como as luzes pisca-pisca instaladas em árvores de decoração ou arranjos em locais inadequados são capazes de provocar incêndios e pôr vidas em riscos. Amagia do Natal é contagiante, milhares de lâmpadas reluzindo o brilho colorido, desperta a atenção e a curiosidade de adultos e crianças. Nesse período aumenta a probabilidade de acidentes como o choque elétrico, queimadura a até mesmo incêndios.

Para realizar a decoração com material que necessita de energia elétrica é necessário tomar alguns cuidados, veja:


 
Adquira apenas enfeites aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), com orientação técnica de utilização para cada tipo de ambiente.
                             
                                                               Não manuseie as luzes e enfeites com as mãos ou os pés molhados.

Evite fazer e deixar a instalação em local sujeito à chuva ou alagamento.



                                           Nunca faça a instalação externa ligada diretamente à fiação da rede.



Tenha cuidado para não sobrecarregar as tomadas.


  
                         
                                   Não deixe a fiação ao alcance de crianças e a tomada deve estar protegida.


   

No caso de existirem crianças pequenas ou animais domésticos, torna-se necessário afixar a árvore de Natal a um elemento estável e seguro.




Em casos de decorações de Natal de grande porte, em fachadas, com potência mais elevada, contrate serviço de um profissional (engenheiro, técnico ou eletricista) para dimensionar a fiação e a proteção do circuito de acordo com a carga a ser ligada.


Desligue sempre as luzes decorativas antes de se deitar e sempre que sair de casa.



Emendas de fiação devem ser protegidas com fita isolante adequada, não utilize fita adesiva plástica, fita crepe ou semelhante, pois favorece a passagem de corrente elétrica.








terça-feira, 29 de novembro de 2011

Bombeiros e IDEMA firmam convênio para a realização da Operação "Abrace o Meio Ambiente"

  

Na manhã desta sexta feira, dia 25, o Comandante Geral do CBMRN, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, assinou o convênio com Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA/RN) para a realização da Operação "Abrace o Meio Ambiente" (AMA).

O convênio firmado entre ambas as instituições tem por objetivo garantir maior interação entre os dois órgãos nas ações contra os incêndios florestais. A operação Abrace o Meio Ambiente (AMA) do Corpo de Bombeiros e do IDEMA tem entre os seus objetivos aumentar o número de ocorrências atendidas, mapear as áreas de riscos para estabelecer zonas de perigo, construir pontos de coleta de água para uso dos bombeiros e fazer o levantamento de áreas de acesso e vias das unidades de conservação.

O convênio possibilitará ao Corpo de Bombeiros garantir investimento em equipamentos de proteção individual, viaturas operacionais, entre outras estruturas necessárias para reforçar administrativamente e operacionalmente a corporação.

O Coronel Elizeu Dantas destacou que a integração entre órgãos fará a diferença para atingir objetivos comuns.

"A parceria surge em um momento importante, época em que os incêndios florestais são mais constantes. Entre setembro de 2010 e fevereiro de 2011, o Corpo de Bombeiros atendeu 1.944 chamados de incêndios florestais somente na Grande Natal", disse o Coronel Dantas.

Postado pelo 1º Sgt BM Moura


Fonte: CBMRN

Bombeiros garantirão a segurança do folião durante o Carnatal 2011

Tropa pronta para proteção do Carnatal 2011
 

Durante a 21ª edição do Carnatal, que ocorrerá no período de 01 a 04 de dezembro de 2011, na capital potiguar, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) contará com um posto de comando, de plantão, no local do evento, montado na via marginal da Avenida Prudente de Morais, no trecho compreendido entre a Avenida Jerônimo Câmara e a Rua Angicos. Além disso, cerca de 70 militares da corporação estarão distribuídos em pontos estratégicos para garantir a proteção contra incêndio e controle de pânico.

O projeto de Proteção Contra Incêndio e Pânico da estrutura principal do evento, (camarotes e arquibancadas), foi apresentado, antecipadamente, pela organização da festa à Diretoria de Engenharia e Operações da instituição, através do Serviço Técnico de Engenharia (SERTEN), estando projeto arquitetônico da estrutura em fase de analise pelos técnicos habilitados da Corporação.

"Durante os dias que antecedem a folia, os Bombeiros que atuam no SERTEN estarão realizando vistorias permanentes na montagem da estrutura a fim de auxiliar os organizadores do evento e proporcionar uma festa mais segura a população. Estas vistorias servem para comparar o que está descrito no projeto com o que está sendo montado de fato", disse o Major Marcos Carvalho, Comandante do SERTEN.

Durante as vistorias, os bombeiros se antecipam, também, nos esclarecimentos aos donos de camarotes ou arquibancadas particulares que ficam montadas ao redor do corredor da folia, tais como, no percurso das avenidas Romualdo Galvão, Amintas Barros e Prudente de Morais, no Carnatal. De acordo com a assessoria de comunicação social do CBMRN, alguns proprietários destas estruturas, montadas em cima da hora, já estão sendo notificados pelos bombeiros a comparecer na corporação para se regularizarem.

Os interessados em montar estruturas "alternativas" devem procurar o Corpo de Bombeiros com a máxima antecedência, para evitar transtornos e até interdições. Os profissionais do Serviço Técnico de Engenharia do Corpo de Bombeiros do RN (SERTEN), estão buscando esclarecer os empresários e foliões sobre o Código Estadual de Combate à Incêndio e Controle de Pânico referente a este tipo de evento e estrutura.

"Considerando a necessidade de estabelecer as condições mínimas necessárias à realização de eventos temporários no Estado do Rio Grande do Norte e que os organizadores são os responsáveis diretos pelas providências indispensáveis à segurança do público sob pena de responderem ações cíveis e penais, cabe a Corporação estabelecer os critérios mais efetivos para garantir à segurança do funcionamento dos locais destinados a realização dos eventos temporários, bem como garantir a incolumidade física do público freqüentador dos locais onde são realizados os eventos temporários", disse o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante do CBMRN.

Entre as ações desempenhadas pelos bombeiros durante o evento, caberá a instituição realizar atividades preventivas nos aspectos relacionados à prevenção contra incêndio, salvamento e controle de pânico atuar no combate a incêndio através do emprego de pessoal e equipamentos especializados verificar condições de acesso, funcionamento e sinalização dos extintores de incêndio, abertura das saídas de emergência, condições das instalações elétricas e uso de equipamentos compatíveis, condições de sustentação da estrutura metálica e peças de madeira de lastro e pavimento e fiscalizar utilização de equipamentos e artefatos capazes de gerar fonte de calor que ofereça risco de incêndio.

Ocorrências

De acordo com a Central de Gerenciamento de Emergência e Defesa Civil do Corpo de Bombeiros do RN, nas edições anteriores do evento, em função dos aceitáveis níveis de organização, o CBMRN registrou apenas ocorrências consideradas normais para o tipo de evento.

A média de atendimentos registrados pela instituição no período do Carnatal chega a 60 ocorrências


Fonte: CBMRN

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Bombeiros, Defesa Civil e Cruz Vermelha planejam a segurança no litoral para o verão 2012


Na manhã desta quarta feira, dia 23, representantes do Corpo de Bombeiros Militar do RN, Defesa Civil Estadual e Cruz Vermelha, estiveram reunidos no Quartel do Comando Geral do CBMRN, em Natal, planejando ações preventivas a serem realizadas durante o verão 2012 no litoral potiguar. A ação a ser desenvolvida pelas instituições tem por objetivo orientar turistas e veranistas quanto aos cuidados a serem tomados no litoral buscando aumentar a segurança dos banhistas no período onde as praias ficam mais movimentadas.

Nesta primeira reunião, a comissão definiu o perfil da campanha e os passos a serem tomados nos próximos dias para que o projeto seja executado com eficiência e conquiste os resultados esperados.

A princípio ficou acertado que o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Cruz Vermelha, realizarão blitz educativas, nos meses de janeiro e fevereiro, nas estradas que ligam as praias do litoral, bem como ações em pousadas, hotéis, rodoviária e aeroporto, buscando abordar turistas e cidadãos do interior do estado que neste período buscam lazer nas praias da região metropolitana de Natal.

 
 

Relação dos Suplentes do Corpo de Bombeiros do RN







 
 




segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Suplentes do concurso dos Bombeiros comemoram a convocação feita pela governadora

1053    
     

            Serão convocados os 209, mas só ficarão aqueles que preencherem as 117 vagas disponíveis


Os 209 suplentes do último concurso feito para o corpo de Bombeiros da Polícia Militar passarão agora pela etapa de exame médico, que deverá acontecer em janeiro. Posteriormente acontecem os testes físicos e curso de formação, para então fazerem parte do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar.
De acordo com a governadora Rosalba Ciarlini, a publicação com o nome dos suplentes que serão convocados para os exames médicos sai na edição deste sábado (19), do Diário Oficial do Estado. “A Lei de Responsabilidade Fiscal permite as áreas da saúde, educação e Segurança que sejam convocados aprovados em concurso em caso de morte ou aposentadoria, fizemos um levantamento e constatamos que há 117 casos desses”, explicou Rosalba Ciarlini.

Fonte: Marcos Dantas

Apenas uma vítima fatal no acidente com ônibus de Campo Redondo-RN na BR-226

O acidente desta segunda-feira (21), vitimou fatalmente apenas uma pessoa, trata-se do motorista do ônibus e dono da pequena frota de ônibus da GRIMALDI TUR, Sr. Grimaldi Medeiros, de 43 anos de idade, casado, pai de dois filhos de 15 e 12 anos. O mesmo foi arremessado do interior do seu ônibus para o matagal.
O cobrador da empresa, identificado até o momento como “Acisinho”, ficou gravemente ferido e foi transferido para a capital do estado com possibilidades de amputação de um membro, visto que, este teria sido esmagado ou dilacerado no momento do acidente.
Além dos dois funcionários da empresa Grimaldi Tur, pelomenos outras 11 pessoas tiveram escoriações de grau leve e não ficaram presas nas ferragens do ônibus de placa MZG 0457 de Campo Redondo-RN, que perdeu o controle após quebrar a barra de direção do veículo, bateu em um carro de passeio que vinha no sentido contrário e veio a capotar várias vezes na BR-226. Todos os ocupantes iriam para uma feira livre em Currais Novos-RN, após o acidente, as vítimas foram socorridas para o Hospital Regional em Currais Novos, um hospital em Santa Cruz-RN e o cobrador em estado grave para Natal.


Outro veículo envolvido:
Duas vítimas estavam no carro Fiat tipo pálio de cor azul com placas de Natal vinham com destino à Caicó. O motorista do pálio disse que ao tentar ultrapassar o ônibus, foi atingido pelo mesmo e desceu uma ribanceira. Além do motorista que teve apenas escoriações leves, no carro, também vinha outro homem que teve sua clavícula quebrada.
Outro veículo envolvido no acidente

Fonte: Rosivan Amaral

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Continua luta pela contratação de Suplentes de Bombeiros

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhfbrTEHwQMhOQVocfTvMcsQbNlOxxeMDRbIovaYEJbDHlVhcX7LG2QEFpctGSX0rf04ZAxOznNZgkWPM2vg4jti6_NgxfFmDj07ikW19U5pp6Ld-44eWqkzmmU6qleoVRSxZa-I_PpGuA/s1600/bombeiro.jpgO deputado estadual Getúlio Rego (DEM) disse nesta terça-feira (8) no plenário da Assembléia Legislativa que o Governo do Estado está estudando a reivindicação de contratação dos 209 suplentes do concurso para o Corpo de Bombeiros do RN.

Líder do Governo no Legislativo estadual, Getúlio Rego explicou que o secretário-chefe do Gabinete Civil, Anselmo Carvalho está empenhado na elaboração do cálculo do impacto financeiro da contratação e que até a próxima segunda-feira (14) a situação será apresentada à governadora Rosalba Ciarlini.

O deputado ressaltou, na sessão ordinária da Assembléia, que o Governo está atento ao prazo de validade do concurso que expira no próximo dia 19. "É certo que o serviço prestado pelo Corpo de Bombeiros precisa destes jovens para melhor o atendimento que a instituição presta à sociedade e que é bem avaliado pelo conjunto da população", enfatizou.

A reivindicação de contratação dos 209 suplentes do concurso para o Corpo de Bombeiros foi levantada em plenário pelo deputado Luiz Antonio Faria (PSB) e recebeu apartes dos deputados Fernando Mineiro (PT) e Hermano Morais (PMDB). Mineiro disse que estava satisfeito com as informações prestadas por Getúlio Rego e que o aproveitamento dos concursados não representaria nova despesa para seleção.

Hermano Morais lembrou que o atual quadro de pessoal do Corpo de Bombeiro do RN é deficitário e que a contratação dos suplentes iria minimizar a deficiência de pessoal. Na presidência da sessão, o deputado Vivaldo Costa (PR) considerou que o assunto deve receber a total atenção dos parlamentares e da administração estadual.

Fonte: blog  ApodiBaixo doPano








Cidade elabora plano de contingência

O retorno da atividade sísmica em João Câmara, nos últimos dias, levou autoridades municipais e estaduais a discutir a elaboração de um plano de contingência para a região. Ontem pela manhã, ocorreu a primeira de uma série de reuniões que serão realizadas no município com objetivo de instalar uma cultura preventiva. A ideia é realizar palestras em escolas e nas comunidades.

Reunião ocorrida ontem discute plano de contenção em João Câmara
Além de tranquilizar, a Defesa Civil quer conscientizar as pessoas para agir em situações de risco. "Estamos aqui para tratar de um plano preventivo, não apenas na área da sismologia, mas em outras áreas. Não queremos que ele venha a ser 'startado' somente na emergência", afirmou o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Elizeu Dantas.

Desde a última quinta-feira, 20, pequenos tremores estão sendo registrados pela estação de sismologia instalada na localidade Lagoa do Serrote [Poço Branco], a 9 km do epicentro dos sismos. Embora os sismos sejam de baixa magnitude - o maior chegou a 2.8, às 9h38 da última segunda-feira, 24 - já há "uma crise sísmica" instalada na região. A opinião é do coordenador do Laboratório de Sismologia da UFRN [LabSis], o geofísico Joaquim Mendes Ferreira e foi externada na reunião de ontem.

O epicentro dos abalos, acreditam os geofísicos do LabSis, está na Falha de Samambaia, que retomou a atividade sísmica. "É difícil estimar a magnitude dos próximos sismos. Mas estamos fazendo nossa parte, estudando os eventos e analisando a aceleração deles, que é o mais importante", acentuou. O que provoca situações de pânico, acentuou Ferreira, é o número de tremores sentidos pela população.

"Por isso, é importante trabalhar logo junto à população para tranquilizar. Só se evita pânico mediante um trabalho corpo a corpo", advertiu. Segundo Ferreira, as equipes do LabSis não estão no campo, nos últimos dias, apenas instalando equipamentos, mas conversando com as pessoas. "Estamos dando orientações, e explicando os tremores. Temos uma crise sísmica em curso e é preciso preparar as pessoas".

Em entrevista à TRIBUNA DO NORTE,  Joaquim lembrou que os que vivenciariam os tremores de 1986 aprenderam com a atividade sísmica. "O problema é a nova geração, que não sabe o que foi, mas conhece as histórias, e a gente não sabe como eles podem se comportar". Na reunião de ontem, o coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel Josenildo Acioli alertou para a necessidade de estruturar a Defesa Civil municipal.

"Ela não pode ser lembrada apenas na hora do desastre, mas  na normalidade, para que se tenha uma ação efetiva de prevenção e para que possa construir uma logística que possa dar respostas eficientes num momento de desastre". Ele detalhou os pontos estratégicos do Plano de Contingência, entre os quais ações de prevenção e estruturantes; treinamentos e simulações.

No tocante às ações estruturantes,  um ponto que deve ser observado à risca pelo município, destacou coronel Josenildo Acioli, é o uso e a ocupação do solo, e os padrões de edificações. Em áreas propícias a tremores, o ideal é que as casas sejam construídas adotando técnicas anti-sísmicas, uma delas é a mistura de cimento e ferro.

Para ampliar o monitoramento e ter dados mais precisos, o LabSis concluiu ontem a instalação de mais três equipamentos da Rede de Sismologia do Nordeste do Brasil na região - dois acelerógrafos e uma estação sismológica digital de período curto na região. Um dos acelerógrafos foi instalado na Fazenda Arizona, a 8 km da sede do município, e bem próximo à Falha de Samambaia, que passa pela fazenda.


GráficoGráfico


Fonte: Tribuna do Norte








UFRN poderá ter unidade do Corpo de Bombeiros instalada no Campus


A instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros do RN na Universidade Federal do Rio Grande do Norte foi discutida em reunião com a reitora Ângela Paiva Cruz e o Comandante Elizeu Lisboa Dantas, na manhã desta terça-feira, 8.

O Comandante Elizeu Dantas apresentou uma proposta para a construção de uma unidade próxima ao Restaurante Universitário, mas ficou definido que a Superintendência de Infraestrutura constituirá uma comissão, juntamente com o Departamento de Educação Física e o Corpo dos Bombeiros, para analisar a disponibilidade da área.

As discussões partiram de uma proposta do Departamento de Educação Física da UFRN de solicitar a disponibilização de duas viaturas dos Bombeiros na UFRN para atender possíveis acidentes ou incêndios no Campus Universitário.

Por conta do crescimento da cidade, assim como da Instituição, os Bombeiros pretendem ampliar sua atuação. Nesse sentido a UFRN foi considerada para sediar uma nova unidade com capacidade para atender a comunidade universitária e a população de bairros próximos.

O projeto, segundo a reitora Ângela Paiva Cruz, atende às necessidades da Universidade Federal de dar respostas positivas à sociedade. "Estaremos dando uma contribuição para a melhoria da qualidade de vida e a segurança da população do Rio Grande do Norte”, disse.

Participaram da reunião, além da reitora da UFRN e do comandante do Corpo de Bombeiros, a vice-reitora Maria de Fátima Freire Melo Ximenes; o pró-reitor de Administração, João Batista Bezerra; o pró-reitor adjunto de Planejamento Jorge Dantas de Melo; o superintendente de Infraestrutura, Gustavo Coelho; o diretor do Centro de Ciências da Saúde, Ênio Miranda; o soldado Wagner Cardozo da Silva (arquiteto do Corpo dos Bombeiros); a ajudante de ordem, aspirante Márcia Fazolo Martini; além dos professores Raimundo Barata e José Pereira, do departamento de Educação Física.

Agecom UFRN 







terça-feira, 8 de novembro de 2011

Colisão entre duas motos deixou uma jovem ferida no Bairro Boa Passagem em Caicó

 Na Foto: Vitima no Local

Um acidente automobilistico tipo colisão envolvendo duas motocicletas foi registrado na noite desta Segunda Feira (07),  por volta de 20h30, na Avenida Rui Mariz com a entrada da Rua São Pedro no Bairro Boa Passagem.

O Acidente envolveu uma moto tipo Honda Pop 100 de Cor Preta e Placa NNJ-6185 Caicó/RN, que era conduzida por um jovem identificado apenas por Diego e ainda ocupado por sua companheira identificada por Rosicleide Rosangela da Rocha, 23 anos, residente na Rua Rodrigues Alves,  Boa Passagem  e uma moto honda CG de cor vermelha e Placa MXU-3868 Caicó/RN esta conduzida por um mototaxista não indentificado pela reportagem.

Na colisão a jovem Rosicleide passageira da moto sofreu escoriações pelo corpo e precisou ser socorrida por uma equipe do Corpo de Bombeiros de Caicó até o Hospital Regional do Seridó fonde foi atendida e liberada.

Fonte: Eduardo Dantas






segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Programa Vida Viva é reativado no CBMRN


O Programa Social Vida Viva do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Norte (CBMRN) teve suas atividades retomadas no dia 1 de novembro de 2011, após sofre uma reestruturação administrativa. A suspensão das ações, no começo do ano, foi uma medida preventiva, avaliada pelo atual comandante, coronel Elizeu Lisboa Dantas, visando melhorar o bem estar dos componentes, bem como o serviço prestado pela corporação. Com o apoio do departamento esportivo do CBMRN e de uma parceria firmada com a Academia Flex Fitness, o Programa Vida Viva foi reativado com mais qualidade e profissionalismo.

Todas as terças e quintas, das 6h15min às 7h da manhã, a Flex Fitness irá disponibilizar uma instrutora, formada em educação física, para orientar a prática esportiva do programa. As interessadas em participar da atividade passaram por uma avaliação médica a fim de atestar as condições de saúde para a prática desportiva. Cerca de 80 senhoras e senhores apresentaram seus atestados médicos, preencheram uma ficha de matrícula e já deram início as atividades.

"Estamos felizes com o retorno do programa Vida Viva e agradecemos a Academia Flex Fitness, através da professora Karina Kelly e do empresário Ricardo Emereciano, pelo apoio logístico dado ao CBMRN.", disse o Soldado Isaac Gomes, responsável pelo Departamento Esportivo do Corpo de Bombeiros do RN.




 


Fonte: CBMRN






Guardas Vidas do CBMRN realizam salvamento na Praia do Forte


No dia 31 de outubro, os Guardas Vidas do Corpo de Bombeiros Militar do RN, que atuam na proteção e fiscalização do litoral potiguar, realizaram mais um arriscado salvamento.

A ação ocorreu por volta das 16:45 horas na praia do Forte e mobilizou guardas vidas de Ponta Negra e da Praia do Meio. A vítima, o senhor Elias Pereira do Nascimento, de 47 anos,  apresentava sinais de embriagues e impôs resistência ao salvamento.

Ao chegar no local as guarnições avistaram a vítima que estava após as pedras, bem distante da areia. Os militares, tenazmente, prosseguiram com o resgate pulando das pedras e nadando ao encontro da vítima”, disse o soldado Canindé.


Com a abordagem dos guardas vidas, a vítima foi contida e resgatada até a beira mar da praia do Y (ypsilon), com o apoio de um bote inflável da instituição.

Participaram da ocorrência o SGT Godeiro, CB Lenildo e os soldados Edilson, Dalchem, F.Barreto, Joali e Eliabe.

Já a embarcação que auxiliou as guarnições em terra estava composta pelos seguintes bombeiros: Soldados Gonçalo, Eunildes e Rafael.


Fonte: CBMRN





Bombeiros do RN investem no Esporte como fator de educação e emancipação para a transformação social


Acreditando no esporte como forma de comunicação, expressão, emoção e fator de educação e emancipação para a transformação social, o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Norte, através do Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante Geral do CBMRN, tem buscado parcerias com empresas privadas e atletas de renome do Estado para incrementar ainda mais os programas sociais desenvolvidos pelos bombeiros do RN.

O objetivo desta ação é implementar a metodologia do esporte educacional nos programas sociais da corporação, voltados a pessoas de baixa renda, norteada pelos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, respeito a diversidade, construção coletiva, educação integral e o rumo a autonomia, desenvolvendo a cultura esportiva com a finalidade de formar o cidadão crítico, criativo e protagonista.

Com intuito de fomentar a cultura esportiva nos programas desenvolvidos pelo CBMRN, o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, reativou no início do mês do Programa Vida Viva, oferecido a população da terceira idade da capital potiguar, através de uma parceria com a equipe de professores de educação física da academia Flex Fitness e convidou atletas, consagrados em suas modalidades esportivas, como Andre Calixta, Campeão de Karatê, e Roberto Lins, um dos maiores medalhistas da ginástica olímpica do RN, para reforçar a equipe de instrutores voluntários do Programa Bombeiro Mirim.

"A cidadania vai muito além do fato de querer fazer a diferença, e sim conseguir fazer essa diferença. O nosso intuito é educar as crianças e jovens a tornarem-se cidadãos críticos, participativos e transformadores da sua realidade", disse o Coronel Dantas.

Apesar do pouco tempo de implantação das novas modalidades esportivas no programa, os resultados já começaram a surgir. No último fim de semana, os Bombeiros-Mirins disputaram a II fase de campeonato estadual de karatê, promovida pelo projeto AMIGOS DA ESCOLA, e conquistaram o 6º lugar geral em um total de 59 escolas na disputa.




 


Fonte: CBMRN








sexta-feira, 4 de novembro de 2011

NOSSO CORPO DE BOMBEIROS É QUASE CENTENÁRIO

Muito em breve deverá ser publicado um decreto consolidando de uma vez por todas o 29 de novembro de 1917 como data  aniversária dos nossos homens do fogo.

É que até o ano de 2006 o aniversário de criação era comemorado a 21 de setembro, em alusão a lei nº 1253, de 21-09-1955, sancionada pelo governador Silvio Pedroza, que tratou de “Criar” o Corpo de Bombeiros do RN.

O grifo neste verbo deve-se ao entendimento de que de fato e de direito o corpo de bombeiros já havia sido criado. É o que demonstra a lei nº 424, de 29 de novembro de 1917. E a legislação posterior, que está sendo estudada, não ocasionou solução de continuidade.

A bem da verdade, o que não mais poderia ser postergado  naquele ano 1955 era uma reestruturação e/ou redimensionamento da acanhada,  desprestigiada e defasada “Seção de Bombeiros” originada no já distante 1917, que sobrevivia arquejando por investimentos .

O primeiro aquartelamento da Seção de Bombeiros foi o prédio que por muitos anos abrigou a temerosa Delegacia de Roubos e Furtos na Ribeira, cuja edificação  é ocupada na atualidade por um setor do Itep.

Quando da “recriação” em 1955, o Corpo de Bombeiros funcionou no QCG, exatamente na esquina onde hoje está o CPI. O seridoense José Ozias da Silva, capitão do Corpo de Bombeiros do Estado da Guanabara foi colocado à disposição do governo do RN para, comissionado no posto de major, supervisionar técnica e administrativamente a renovada unidade militar. Para o cargo de comandante foi selecionado o então tenente Geraldo Laurentino da Silva.

O Governador Walfredo Gurgel doou o terreno da Av. Alexandrino de Alencar no ano de 1970, quando para lá o comando se transferiu.

Na década de 1990 o Corpo de Bombeiros adquiriu status de grande comando, passando a ser Comando do Corpo de Bombeiros – CCB, semelhante ao CPI e CPC (atual CPM).

Em 2002, finalmente, o Corpo de Bombeiros foi emancipado, tornando-se uma instituição autônoma e independente da polícia militar.

Todos os pormenores desta importante corporação, desde o seu embrião “Seção de Bombeiros” estarão contadas no livro “Corpo de Bombeiros do RN – Origem e evolução”, que pretendo publicar em novembro próximo.


Alistamento de um bombeiro em fevereiro de 1918. Ordem do Dia do Esq. de Cavalaria. Fonte: Acervo da PM.

Lei de criação da Seção de Bombeiros. Fonte: Coletania de leis do RN.

Inauguração do Quartel de Bombeiros na Ribeira, no dia 1º janeiro 1919.
Fonte: Acervo do IHGRN

Fonte: Coronel Angelo








Flagrante: Em Caicó árvore cai e atinge garota no centro da cidade

Um flagrante no nosso Blog no final da tarde de hoje na Av. Cel. Martiniano no centro de Caicó quando uma árvore desaba e atinge um  casal que ocupava uma moto.
A reportagem apurou no local que alguém cortava essa árvore e isolou apenas uma via do asfalto, quando a moto trânsitava na avenida essa árvore atingiu a moto quase provocando uma tragédia, pois faltou pouco para que o peso do tronco principal da planta não atingisse em cheio os dois.
A garota que ocupava a moto como passageira, nome não identificado pela reportagem foi levada pelo Corpo de Bombeiros com ferimentos leves para o Hospital. Já o condutor da moto saiu ileso.


http://www.cardososilva.com.br/wp-content/uploads/2011/11/ARVORE.gif


Fonte: Cardoso Silva


quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Construção desaba e fere um funcionário no centro de Mossoró


   Um acidente de trabalho na tarde deste sábado (29/10), por volta das 15h50min, deixou um funcionário gravemente ferido no centro de Mossoró, na Rua Melo Franco, no antigo Palácio do Forró, onde está sendo construído um supermercado.
   Informações dos funcionários que presenciaram o acidente, vários trabalhadores estavam em uma estrutura metálica da construção quando uma das colunas de sustentação da estrutura que segurava a cobertura não suportou o peso e desabou atingindo o funcionário, Antônio Laudivan S. Rodrigues, 38 anos de idade, que teve fratura exposta na perna esquerda após ficas debaixo dos escombros por vários minutos.
  Graças a uma ação conjunta envolvendo o Corpo de Bombeiros que usou macacos hidráulicos e o SAMU, a vítima foi socorrida com vida para o hospital regional Tarcísio Maia (HRTM).
   Policias da ROCAM e a RP 1204 fizeram o isolamento do área para que as equipes de resgate fizessem o  seu trabalho.







Fonte: Passando na hora