O mal uso de itens da ornamentação de Natal, como as luzes pisca-pisca instaladas em árvores de decoração ou arranjos em locais inadequados são capazes de provocar incêndios e pôr vidas em riscos. Amagia do Natal é contagiante, milhares de lâmpadas reluzindo o brilho colorido, desperta a atenção e a curiosidade de adultos e crianças. Nesse período aumenta a probabilidade de acidentes como o choque elétrico, queimadura a até mesmo incêndios.
Para realizar a decoração com material que necessita de energia elétrica é necessário tomar alguns cuidados, veja:
Adquira apenas enfeites aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), com orientação técnica de utilização para cada tipo de ambiente.
Não manuseie as luzes e enfeites com as mãos ou os pés molhados.
Evite fazer e deixar a instalação em local sujeito à chuva ou alagamento.
Nunca faça a instalação externa ligada diretamente à fiação da rede.
Tenha cuidado para não sobrecarregar as tomadas.
Não deixe a fiação ao alcance de crianças e a tomada deve estar protegida.
No caso de existirem crianças pequenas ou animais domésticos, torna-se necessário afixar a árvore de Natal a um elemento estável e seguro.
Em casos de decorações de Natal de grande porte, em fachadas, com potência mais elevada, contrate serviço de um profissional (engenheiro, técnico ou eletricista) para dimensionar a fiação e a proteção do circuito de acordo com a carga a ser ligada.
Desligue sempre as luzes decorativas antes de se deitar e sempre que sair de casa.
Emendas de fiação devem ser protegidas com fita isolante adequada, não utilize fita adesiva plástica, fita crepe ou semelhante, pois favorece a passagem de corrente elétrica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário