segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Bombeiros do RN investem no Esporte como fator de educação e emancipação para a transformação social


Acreditando no esporte como forma de comunicação, expressão, emoção e fator de educação e emancipação para a transformação social, o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Norte, através do Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante Geral do CBMRN, tem buscado parcerias com empresas privadas e atletas de renome do Estado para incrementar ainda mais os programas sociais desenvolvidos pelos bombeiros do RN.

O objetivo desta ação é implementar a metodologia do esporte educacional nos programas sociais da corporação, voltados a pessoas de baixa renda, norteada pelos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, respeito a diversidade, construção coletiva, educação integral e o rumo a autonomia, desenvolvendo a cultura esportiva com a finalidade de formar o cidadão crítico, criativo e protagonista.

Com intuito de fomentar a cultura esportiva nos programas desenvolvidos pelo CBMRN, o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, reativou no início do mês do Programa Vida Viva, oferecido a população da terceira idade da capital potiguar, através de uma parceria com a equipe de professores de educação física da academia Flex Fitness e convidou atletas, consagrados em suas modalidades esportivas, como Andre Calixta, Campeão de Karatê, e Roberto Lins, um dos maiores medalhistas da ginástica olímpica do RN, para reforçar a equipe de instrutores voluntários do Programa Bombeiro Mirim.

"A cidadania vai muito além do fato de querer fazer a diferença, e sim conseguir fazer essa diferença. O nosso intuito é educar as crianças e jovens a tornarem-se cidadãos críticos, participativos e transformadores da sua realidade", disse o Coronel Dantas.

Apesar do pouco tempo de implantação das novas modalidades esportivas no programa, os resultados já começaram a surgir. No último fim de semana, os Bombeiros-Mirins disputaram a II fase de campeonato estadual de karatê, promovida pelo projeto AMIGOS DA ESCOLA, e conquistaram o 6º lugar geral em um total de 59 escolas na disputa.




 


Fonte: CBMRN








Nenhum comentário:

Postar um comentário