segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Defesa Civil promove audiência sobre os 25 anos de abalos em João Câmara

 
 

Nesta última quinta-feira (6), o coordenador da Defesa Civil do Estado, Ten. Cel. Acioli, participou da reunião de Planejamento de Audiência Pública, em João Câmara, que será realizada no dia 30 de novembro, às 9h, na Câmara de Vereadores. O objetivo será relembrar o 25 anos das atividades sísmicas no município.

Entre os convidados estarão o secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto de Azevedo Viana Filho o secretário da Justiça e da Cidadania, Thiago Cortez o Cmt Geral do CBMRN, Cel. Dantas, entre outras autoridades.


De acordo com o coordenador Acioli, o município foi escolhido devido ao histórico de abalos sísmicos registrados na região. Ele destaca ainda a importância da prevenção e preparação em casos de desastres. "A audiência visa conscientizar as autoridades municipais e estaduais que os investimentos em prevenção e preparação para as emergências e desastres, podem reduzir significativamente os custos e impactos de um acontecimento adverso", esclarece o coordenador.

Além do coordenador, participaram da reunião de planejamento SD BM Jorimar o Prof. mestre da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Joaquim Mendes o vice-prefeito do Município, Tico da Costa e o coordenador municipal da Defesa Civil, Zé Mestre.

De acordo com Mendes, foi em João Câmara que ocorreu, em 30 de novembro de 1986, o maior tremor, com 5,1 graus de magnitude na escala Richter. O abalo sísmico foi seguido por centenas de réplicas, quatro delas com magnitude maior ou igual a 4.0. Danos significativos ocorreram tanto na área urbana como na rural, fazendo com que parte da população abandonasse a cidade.


Fonte: CBMRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário