segunda-feira, 3 de junho de 2013

Presidente da Assembléia apóia reestruturação do Corpo de Bombeiros


  


A necessidade de reestruturação do quadro de pessoal, com aumento do efetivo, realização de concurso público e consequente ampliação e melhor qualidade dos serviços prestados à população do Rio Grande do Norte foram temas de reunião entre o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ricardo Motta (PMN) e o deputado Leonardo Nogueira (DEM) com o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Elizeu Lisboa Dantas. A proposta de reestruturação será encaminhada pelo Comandante do CBMRN ao Gabinete Civil, na próxima semana e, em sendo aprovada, deverá ser encaminhada para apreciação da Assembleia Legislativa. O deputado Ricardo Motta se colocou à inteira disposição e demonstrou total apoio à proposta defendida para o Corpo de Bombeiros.

Desde a emancipação da corporação, em 2002, já havia a necessidade de ampliar o efetivo para 1.065 homens. Até 2013, o máximo a que o Corpo de Bombeiros conseguiu atingir foram 680 homens. O atual contingente de 675 terá uma redução de 60 bombeiros que se aposentarão até o final do ano. Considerando a população de 3,1 milhões de habitantes, o ideal seria um efetivo de 3.100 bombeiros no Rio Grande do Norte para atuação no serviço operacional, além dos destinados ao serviço administrativo.

"Atualmente, o Corpo de Bombeiros tem encontrado dificuldades em atender a grande demanda de solicitações da população em função do seu limitado efetivo. Estamos trabalhando, em busca da reestruturação do órgão, a fim de acompanhar o crescimento imobiliário e populacional do RN, diminuindo a demanda reprimida que, infelizmente, ainda existe", afirmou o comandante Elizeu Dantas.

"Podem contar com o apoio irrestrito da Assembleia Legislativa, pelo trabalho que os senhores fazem e que é tão reconhecido pela população, para que essa reestruturação de consolide", disse o deputado Ricardo Motta.


Fonte: CBMRN

 

Bombeiros registram 494 incêndios e princípios de incêndios entre janeiro e março de 2013



De acordo com os dados estatísticos divulgados pelo Núcleo de Análise Estatística (NAE) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), o Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) realizou 2096 atendimentos, entre os meses de janeiro e março de 2013, na região metropolitana de Natal e cidades vizinhas. Além dos dados registrados pelo Ciosp, o Serviço Técnico de Engenharia da instituição (SERTEN) também realizou 1.228 ações preventivas, entre vistorias e análises de projetos de edificações no ano. Com relação às ações educativas, foram realizadas mais de 51 mil orientações a pessoas, sobre procedimentos de prevenção de acidentes, afogamentos e incêndios, além de dicas de como manter uma vida saudável.

As ações atendidas pelo CBMRN foram registradas entre os dias 01 de janeiro a e 31 de março de 2013.

“Entre os meses de janeiro e março de 2013 tivemos uma queda de 23,9% nos atendimentos a ocorrências. Isso se dá porque no começo do ano o RN recebeu um volume maior de pessoas em função das férias e do carnaval. Com o fim desta temporada de eventos é normal que o número de atendimentos também diminua”, disse o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante Geral do CBMRN.

Do total de atendimentos prestados na região metropolitana, 583 coletas de leite para os bancos de leite do RN (programa Bombeiro Amigo do Peito), 494 foram ocorrências relacionadas a incêndios e princípios de incêndios, 335 enxames de insetos, 146 árvores oferecendo perigo de queda, 70 animais em perigo ou oferecendo perigo, 36 vazamentos de GLP (gás de cozinha), 8 pessoas presas em elevador, entre outras.

Os incêndios em áreas florestais lideraram as estatísticas de incêndios, foram ao todos 280 casos registrados. As demais ocorrências de incêndio foram: Incêndios Residenciais (69), Comerciais (28), Veículos (24), Residências Multifamiliar (4), Edificação Industrial (3), Estabelecimento Penal (3), entre outros.

Dos acidentes veiculares atendidos, 20 possuíam vítimas presas em ferragens, 13 com vítimas livres de ferragens, 2 não tiveram vítimas e em 16 casos foram registrados o vazamento de combustível.

Entre os locais com maior número de ocorrências atendidas nos três primeiros meses de 2013 estão: Praia do Meio, Centro, Ponta Negra, Lagoa Nova, Nova Parnamirim, Alecrim , Tirol, Cidade Satélite, Candelária, Redinha, Neópolis, Planalto, Capim Macio, Igapó, Felipe Camarão, Vale Dourado, Petrópolis, Búzios e Dix Sept Rosado.

Segundo o Comandante Geral do CBMRN, Coronel Elizeu Dantas, há uma tendência de crescimento na demanda de atendimentos solicitados à instituição. Esta demanda crescente é motivada com a vinda de novos investimentos imobiliários e turísticos, bem como em função do aumento populacional.

“De 2011 a 2013 tivemos, somente na região metropolitana, um aumento de 12,5% no número de atendimentos prestados a sociedade, se comparamos os três primeiros meses de cada ano. Os dados atuais exige que estejamos cada vez mais preparados para o futuro!”, destacou o Coronel Dantas.

Fonte: CBMRN

 

Bombeiros do RN treinam com novos equipamentos para atuação em acidentes veiculares





Na manhã desta segunda feira, dia 20, cerca de 20 militares que atuam nas áreas de resgate e salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, nos municípios de Natal, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros, iniciaram treinamentos, no Centro Superior de Formação e Aperfeiçoamento (CSFA) do CBMRN, situado na Base Aérea de Natal, Setor Oeste, em Parnamirim, sobre a operacionalização dos novos equipamentos de resgate veicular visando garantir uma maior eficiência nos serviços prestados na área e um melhor conhecimento no manuseio e manutenção dos novos materiais. O treinamento será concluído nesta terça feira, dia 21, contendo 16 horas/aulas.

Com a previsão do aumento do fluxo de veículos, nas estradas brasileiras, no período da Copa do Mundo de 2014, a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grande Eventos (SESGE) do Ministério da Justiça, está ofertando as capitais sedes da copa, desencarceradores hidráulicos e almofadas pneumáticas, entre outros equipamentos, para reforçar os serviços relativos ao atendimento a vítimas de acidentes veiculares nos estados.

Os acidentes de trânsito provocam inúmeras mortes, sequelas temporárias e permanentes. O atendimento realizado pelo Corpo de Bombeiros, com guarnições treinadas, funções específicas, materiais e equipamentos adequados, é de vital importância para a diminuição destes tristes números. Em 2012, o CBMRN registrou 125 acidentes com vítimas presas em ferragens, somente na região metropolitana. Apenas nos três primeiros meses de 2013 foram 20 casos deste tipo.

"O salvamento em ocorrências de acidente de trânsito com vítimas presas nas ferragens é muito complexo exigindo muita técnica da guarnição, que deverá trabalhar em equipe, precisando de controle emocional para atender pessoas com os mais diversos traumas e abaladas emocionalmente, diante de riscos diversos no local do acidente e quando o fator tempo é primordial. Esta situação de alto stress não pode negligenciar os riscos existentes que exigem cuidados a serem tomados em relação à segurança da guarnição, do local e da vítima", disse o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do RN.

Fonte: CBMRN


 

Corpo de Bombeiros já realizou mais de 2400 ações preventivas em edificações em 2013



Entre os meses de janeiro e abril de 2013, o Corpo de Bombeiros Militar realizou 2404 ações preventivas contra incêndio e pânico, através dos serviços de análises de projetos e vistorias nas mais diversas edificações no Estado do Rio Grande do Norte. O volume de ações atendidas pela instituição neste período é vista com satisfação pelos gestores da instituição, apesar da consciência de que há uma necessidade urgente da ampliação deste serviço em função da grande demanda existente.

"Nos primeiros meses deste ano alcançamos um resultado superior a todo o primeiro semestre de 2012, o que mostra que a instituição vem se empenhando ao máximo para garantir, com segurança, o crescimento imobiliário no estado. Apesar dos bons resultados, reconhecemos que há muito ainda o que fazer. Por isso, estamos nos esforçando para melhorar cada vez mais este importante serviço", disse o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Elizeu Lisboa Dantas.

Na Região Metropolitana de Natal, onde se concentra o maior número de solicitações, o Serviço Técnico de Engenharia (SERTEN) realizou de janeiro a abril deste ano, 633 análises de projetos e 1037 vistorias. Na região oeste, a segunda região com o maior número de atendimentos, foi realizada 502 ações preventivas, sendo 214 análises e 288 vistorias.

De acordo com o Comandante Geral do CBMRN, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, as ações executadas pelo Serviço Técnico de Engenharia (SERTEN) são responsáveis pelas atividades preventivas de combate a incêndio e controle de pânico em todo o nosso estado, possuindo seções em Natal, Mossoró e Caicó.

"O objetivo do trabalho oferecido pelo SERTEN é diminuir as ocorrências, ou a proporção destas. Para que isto seja possível, todos os imóveis devem estar de acordo com o Código de Segurança e Prevenção contra Incêndio e Pânico – e demais normas de segurança vigentes. Para os imóveis que se apresentam dentro destas normas, o SERTEN emite um documento denominado Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), que tem validade de um ano e, portanto, precisa ser renovado periodicamente", disse o Coronel Dantas. 

Fonte: CBMRN


 

Caminhada da Mãe Potiguar reuniu cerca de 2.500 mulheres em homenagem as Mães




A Caminhada da Mãe Potiguar realizada na manhã deste sábado (11), em Natal, mais uma vez surpreendeu a todos pela organização e quantidade de pessoas que estiveram prestigiando o evento. Ao todo cerca de dois mil e quinhentos participantes, em sua grande maioria mulheres, estiveram presentes na homenagem do dia das mães organizada pelo Governo do Estado, através do Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) e Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

O evento deu início às 7 horas, no Quartel do Comando Geral do CBMRN, e após uma aulão de aeróbica, percorreu a Avenida Alexandrino de Alencar até o Parque das Dunas. O percurso de 1,8 quilômetros mais parecia um carnaval fora de época em homenagem as mães, sendo guiado por um mini trio elétrico, o que fez todo mundo dançar e se divertir ao longo do caminho.

Em sua terceira edição, o evento, alertou também quanto ao tema "Valorização da mãe doadora de leite humano e conscientização quanto à prevenção do câncer de mama", promovendo uma programação especial com atividades físicas, relaxamento, apresentações teatrais, Ballet Municipal e Shows das Bandas da Policia Militar e Anos 60.

No evento, foi feita uma homenagem às mães que mais doaram leite materno aos bancos do Estado em 2012. Entre elas, o destaque foi Luiza Soares que doou 72 litros de leite ao banco de leite do Hospital Santa Catarina, sendo seguida por Lidiana Matias que doou 60 litros a Maternidade Januário Cicco e Marely Thayse que doou 52 litros ao hospital da Policia Militar.

Durante o período de inscrições, foram arrecadadas aproximadamente duas toneladas de alimentos não perecíveis, a serem doados a instituições carentes, além de dezenas de frascos de vidro com tampa plástica, destinados à coleta do leite humano doado aos bancos de leite do Estado.

A Governadora do Estado Rosalba Ciarlini esteve prestigiando o evento acompanhada do Comandante Geral do CBMRN, Coronel Elizeu Lisboa Dantas e do Secretário de Estado de Saúde Pública, Luiz Roberto.

Foram parceiros do evento a Unimed Natal, Rádio 96 FM, Idema, Caern, Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal, UNI-RN, Drogaria Santa Fé, Policia Militar, Academia Flex Fitness, Fisiocenter, Ao Pharmacêutico, Forever, Cyrela Plano e Plano, Body Line, Defesa Civil Estadual, Cruz Vermelha, Programa RN Vida, União dos Escoteiros do RN, entre outros. A realização é do Governo do Estado, através da SESAP e do Corpo de Bombeiros. 

Fonte: CBMRN

 

sábado, 18 de maio de 2013

"Dinheiro nenhum paga a honra de ninguém", diz Capitão Miranda


Capitão Miranda. Foto: Gláucia Lima
Em consequência do episódio envolvendo o Comandante do Corpo de Bombeiros de Caicó Capitão Miranda e o Padre-Capelão Alexandre, durante o Carnaval deste ano em Caicó, ocorreu nesta quinta-feira, 16, uma audiência entre as partes e ficou determinado que o Padre Alexandre terá de pagar 12 mil reais à duas instituições carentes de Caicó, Apae e Abrigo.

Na manhã desta sexta o Capitão Miranda recebeu  à imprensa de Caicó para falar sobre o “re-encontro” que resultou nesta decisão. “Ontem conseguimos chegar a um acordo e as duas instituições saíram ganhando com isso”, cita.

Mas de acordo com o Capitão Miranda não para por aí. “Por por sermos militares, respondemos em duas esferas a civil e a militar.  “A minha primeira vitória foi agora na esfera civil, agora vamos a segunda esfera que é a militar”, comenta.

Ainda segundo Miranda, no âmbito militar isso pode gerar um inquérito e, posteriormente, um processo administrativo. Nesta etapa, os envolvidos são ouvidos, novos fatos serão levantados e, em seguida, chega-se a conclusão se houve crime militar ou não.

Capitão Miranda disse que não guarda rancor de Padre Alexandre, nem condena sua pessoa, mas que ele precisava ser punido pelo ato praticado, por isso considera decisão satisfatória. “Uma decisão como essa é satisfatória porque houve uma punição - graças a colaboração da Justiça e da Promotoria -  em virtude de um ato cometido de forma incoerente. Isso vai servir de aprendizado para que as pessoas tenham consciência de que a Lei existe e vale para todos, acrescenta.

Eu não condeno a pessoa de Padre Alexandre, e sim, o ato, tanto que hoje está tudo está na santa normalidade. Nos cumprimentamos e nos respeitamos, afinal, moramos em um município pequeno e nós precisamos contar com a colaboração de todas as autoridades da cidade”, enfatiza.

LIÇÃO


Capitão Miranda. Foto: Gláucia Lima
“Uma dos maiores ensinamentos que aprendi em minha carreira militar foi a tratar o cidadão na hora de uma ocorrência como se fosse da minha família porque assim não se mede esforços para ajudar, como também, a não ser indiferente a dor dos outros. É preciso ter capacidade de entender o sofrimento que a pessoa está passando naquele momento. Inclusive, nesse caso de Padre Alexandre em que ele perdeu o controle, eu precisei praticar isso, senão, não cresceria como ser humano e o meu caráter não sairia fortalecido”.

fonte: Blog Gláucia Lima



quarta-feira, 15 de maio de 2013

Bombeiros Mirins Participam de Atividades de Rapel


O Programa Bombeiro Mirim, uma iniciativa de sucesso da corporação, tem como objetivo orientar e instruir corretamente as crianças como agir em situações de emergências, além de proporcionar uma maior integração entre a corporação, a escola, a família e a comunidade.

O Corpo de Bombeiros Militar, anualmente, cadastra jovens  para que estes complementem o ensino médio com atividades educativas e esportivas promovidas pela corporação. Assim, as crianças ficam longe das ruas e da marginalização e próximas das novas oportunidades de aprendizagem oferecida pelo programa Bombeiro Mirim.

 As crianças do Programa Bombeiro Mirim de Caicó realizaram práticas de habilidade e coragem durante uma atividade de rapel programada na "Ilha de Santana". onde os adolescentes do Programa Bombeiro Mirim, fizeram o que aprenderam em sala de aula e sempre acompanhadas pelos seus instrutores e monitores, para garatir a total segurança.









Fonte: sertencaico


quinta-feira, 18 de abril de 2013

Corpo de Bombeiros do RN recebe Crianças do Instituto de Cegos



Na quarta feira, dia 10 de abril, o Corpo de Bombeiros Militar do RN recebeu a visita especial de integrantes do Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do Rio Grande do Norte, entre eles estavam nove alunos com variados graus de cegueira e problemas motores.


A iniciativa do soldado Airton Leal do CBMRN, teve por objetivo contribuir com a promoção da habilitação, reabilitação e educação de pessoas cegas ou com deficiências visuais graves.


"Na ocasião, além de orientações de prevenção de acidentes domésticos, tais como choques elétricos, quedas, afogamentos e vazamento de gás de cozinha, os visitantes ainda tiveram a oportunidade de conhecer equipamentos e vestir os uniformes utilizados pelos militares nas operações de combate a incêndios", disse o Soldado Leal.


Durante a visita, as crianças fizeram questão de tocar e entrar no Auto Bomba Tanque (ATB), caminhão utilizado pela corporação nas ações de socorro.


A visita dos integrantes do Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do Rio Grande do Norte emocionou a todos os presentes, inclusive os bombeiros que são acostumados a vivenciar operações de risco.


"O público infantil é especial para nós. Colaborar com o próximo tem tudo a ver com respeito e cidadania. Por isso, fazemos questão de abrir as portas de nossa instituição para estas ações que envolvem crianças, pois eles são o futuro da sociedade", disse o Coronel Otto Ricardo, Sub Comandante Geral do CBMRN.


A visita, que ocorreu na unidade localizada na Avenida Prudente de Morais, 2410, Barro Vermelho, em Natal, contou com o apoio de membros da União dos Escoteiros do RN.


Fonte: CBMRN



Habite-se demora até seis meses


Habite-se demora até seis meses

O serviço técnico de engenharia do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte (CBMRN) está com o atendimento comprometido. São apenas 40 bombeiros para atender uma demanda de quase 200 solicitações por mês. A disparidade entre os números gera um acúmulo de serviço difícil de zerar. Hoje, cerca de 600 pedidos de vistoria estão pendentes no setor. A liberação de Habite-se é o serviço que mais deixa a desejar. O documento pode demorar até seis meses para ser liberado.

De acordo com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do  Estado (Sinduscon-RN), o problema gera prejuízos para economia potiguar. O diretor de comunicação e marketing do órgão, Carlos Luiz Lima, explicou que não é raro encontrar empresário que desistiu de um empreendimento devido à demora na liberação do documento. “Por causa do período de espera, alguns empreendimentos simplesmente perdem o sentido de existir. Os empresários são atropelados pelo mercado. Isso ocorre com empresas do RN e de outros estados”, disse.

Carlos acrescenta que existem dois pontos nevrálgicos: na liberação para a construção e, após a construção, na permissão para ocupar o prédio. “Primeiro o projeto precisa ser aprovado. Isso já leva um tempo. Depois de tudo construído, é preciso tirar o Habite-se. É aí onde tudo se complica”, informou. O problema, segundo o representante do Sinduscon-RN, ocorre porque os bombeiros aprovam um projeto e, antes de expedir o Habite-se, realizam uma vistoria. “Nessa vistoria, eles exigem mudanças que não estavam no projeto aprovado. Isso complica tudo”, disse Carlos Luiz. 

O assessor de comunicação do CBMRN, tenente Christiano Couceiro, informou que existem três etapas até que um Habite-se seja liberado. “O documento passa pelo apoio técnico, setor de análises e, por fim, é feito a vistoria”, colocou. O tenente confirmou que a demanda reprimida de cerca de 600 solicitações e elencou alguns fatores que podem explicar a problemática. 

“O efetivo é baixo. São dez bombeiros responsáveis pela análise dos projetos e apenas dois deles estão autorizados pelo Crea-RN [Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte] a assinar os documentos. Além disso, há outra questão: muitos projetos chegam ao setor com erros e não são aprovados”, disse. Os projetos reprovados, após revisão dos responsáveis, retornam para o início do processo.

Couceiro explicou que já está em curso o processo de reformulação das Normas de Prevenção Contra Incêndio e Pânico. A minuta, que está em fase de revisão, será apresentada em audiência pública na Assembleia Legislativa e entrará em consulta pública no site do Governo. O serviço técnico de engenharia do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte (CBMRN) está com o atendimento comprometido. São apenas 40 bombeiros para atender uma demanda de quase 200 solicitações por mês. A disparidade entre os números gera um acúmulo de serviço difícil de zerar. Hoje, cerca de 600 pedidos de vistoria estão pendentes no setor. A liberação de Habite-se é o serviço que mais deixa a desejar. O documento pode demorar até seis meses para ser liberado.

De acordo com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado (Sinduscon-RN), o problema gera prejuízos para economia potiguar. O diretor de comunicação e marketing do órgão, Carlos Luiz Lima, explicou que não é raro encontrar empresário que desistiu de um empreendimento devido à demora na liberação do documento. “Por causa do período de espera, alguns empreendimentos simplesmente perdem o sentido de existir. Os empresários são atropelados pelo mercado. Isso ocorre com empresas do RN e de outros estados”, disse.

Carlos acrescenta que existem dois pontos nevrálgicos: na liberação para a construção e, após a construção, na permissão para ocupar o prédio. “Primeiro o projeto precisa ser aprovado. Isso já leva um tempo. Depois de tudo construído, é preciso tirar o Habite-se. É aí onde tudo se complica”, informou. O problema, segundo o representante do Sinduscon-RN, ocorre porque os bombeiros aprovam um projeto e, antes de expedir o Habite-se, realizam uma vistoria. “Nessa vistoria, eles exigem mudanças que não estavam no projeto aprovado. Isso complica tudo”, disse Carlos Luiz.

O assessor de comunicação do CBMRN, tenente Christiano Couceiro, informou que existem três etapas até que um Habite-se seja liberado. “O documento passa pelo apoio técnico, setor de análises e, por fim, é feito a vistoria”, colocou. O tenente confirmou que a demanda reprimida de cerca de 600 solicitações e elencou alguns fatores que podem explicar a problemática.

“O efetivo é baixo. São dez bombeiros responsáveis pela análise dos projetos e apenas dois deles estão autorizados pelo Crea-RN [Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte] a assinar os documentos. Além disso, há outra questão: muitos projetos chegam ao setor com erros e não são aprovados”, disse. Os projetos reprovados, após revisão dos responsáveis, retornam para o início do processo.

Couceiro explicou que já está em curso o processo de reformulação das Normas de Prevenção Contra Incêndio e Pânico. A minuta, que está em fase de revisão, será apresentada em audiência pública na Assembleia Legislativa e entrará em consulta pública no site do Governo.
 
Fonte: CBMRN
 
 

CBMRN tem déficit de 2.500 homens.


CBMRN tem déficit de 2.500 homens.

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte tem um déficit de 2.500 homens. Hoje, o CBMRN conta com um contingente de 675 policiais. Considerando a população do Estado – em torno de 3,2 milhões –, o número ideal de bombeiros deveria ser de 3.200 homens. Apesar do déficit alto, o tenente Cristiano Couceiro afirmou que a corporação consegue dar uma resposta satisfatória a quem procura a instituição. “De janeiro a março deste ano, realizamos mais de 1250 ações preventivas de vistorias e análises de projetos de edificações em bares, boates e pubs na Região Metropolitana de Natal”, informou Couceiro.

Em março, a corporação convocou todos os proprietários de recepções (festas de casamentos e formaturas) da capital para reuniões visando orientá-los sobre os procedimentos de regularização destes ambientes. Este mês, serão realizadas a 3ª e 4ª Fiscalizações Preventivas Integradas. A data para as ações ainda será confirmada.

Apesar do déficit de pessoal, o comando do CBRN está otimista e acredita que o cenário vai mudar até a Copa do Mundo de 2014. “Percebo que há uma vontade política de mudar a realidade. Nos próximos anos devemos receber, pelo menos, mil bombeiros”, disse o comandante Elizeu Lisboa. 

Outro desafio - destacou o comandante - é possibilitar uma maior valorização dos praças, através da garantia de uma justa ascensão profissional. “A grande evasão de militares demonstra que algo precisa mudar”, sentenciou. Até o fim de 2012, 60 bombeiros deixaram a corporação por aposentadoria.

Cel Elizeu Lisboa: Nos próximos anos devemos receber, pelo menos, mais mil bombeiros

Em março, a corporação convocou todos os proprietários de recepções (festas de casamentos e formaturas) da capital para reuniões visando orientá-los sobre os procedimentos de regularização destes ambientes. Este mês, serão realizadas a 3ª e 4ª Fiscalizações Preventivas Integradas. A data para as ações ainda será confirmada.

Apesar do déficit de pessoal, o comando do CBRN está otimista e acredita que o cenário vai mudar até a Copa do Mundo de 2014. “Percebo que há uma vontade política de mudar a realidade. Nos próximos anos devemos receber, pelo menos, mil bombeiros”, disse o comandante Elizeu Lisboa. 

Outro desafio - destacou o comandante - é possibilitar uma maior valorização dos praças, através da garantia de uma justa ascensão profissional. “A grande evasão de militares demonstra que algo precisa mudar”, sentenciou. Até o fim de 2012, 60 bombeiros deixaram a corporação por aposentadoria.

Bate papo

Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante do Corpo de Bombeiros Militar do RN

“Nosso efetivo precisa crescer, se expandir”

Qual o perfil do Corpo de Bombeiros hoje, quanto a sua estrutura física e pessoal?

A partir de 2011 assumimos um governo técnico, a área de Defesa Civil foi agregada ao Corpo de Bombeiros, junto com o Samu, no que chamamos de Proteção Civil. E de 2011 para cá, entramos em uma gestão com muita dificuldade financeira e orçamentária, tivemos que optar se investíamos em equipamentos ou pessoal. Como a gente vinha com uma dificuldade muito grande de equipamentos, tivemos que estruturar essa parte. Estamos passando por um desenvolvimento muito grande em equipamentos e tecnologia. Estamos crescendo. É bem verdade que  nosso efetivo precisa se expandir.

Qual foi o investimento feito desde 2011?

Um total de R$ 9 milhões. Um valor que vem aumentando. Se é suficiente ou não, é muito relativo. Se fosse R$ 18 milhões seria melhor ainda. Esse valor é histórico, nunca houve um valor tão elevado de investimento no Corpo de Bombeiros.

Quanto será investido em 2013?

Já temos, garantidos, um pouco mais de R$ 3,2 milhões só para o primeiro semestre. Tudo em aquisição de viaturas de salvamento, veículos e equipamentos de trabalho pra as equipes. Fora os projetos que temos em andamento.

O que está previsto para a Copa do Mundo?

Essa estruturação já vai servir para a Copa do Mundo. Junto com as ações de capacitação da equipe. É tudo visando a Copa do Mundo e as ocorrências do dia a dia, que não param. Antes do evento, já estamos utilizando os equipamentos.O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte tem um déficit de 2.500 homens. Hoje, o CBMRN conta com um contingente de 675 policiais. Considerando a população do Estado – em torno de 3,2 milhões –, o número ideal de bombeiros deveria ser de 3.200 homens. Apesar do déficit alto, o tenente Cristiano Couceiro afirmou que a corporação consegue dar uma resposta satisfatória a quem procura a instituição. “De janeiro a março deste ano, realizamos mais de 1250 ações preventivas de vistorias e análises de projetos de edificações em bares, boates e pubs na Região Metropolitana de Natal”, informou Couceiro.

Em março, a corporação convocou todos os proprietários de recepções (festas de casamentos e formaturas) da capital para reuniões visando orientá-los sobre os procedimentos de regularização destes ambientes. Este mês, serão realizadas a 3ª e 4ª Fiscalizações Preventivas Integradas. A data para as ações ainda será confirmada.

Apesar do déficit de pessoal, o comando do CBRN está otimista e acredita que o cenário vai mudar até a Copa do Mundo de 2014. “Percebo que há uma vontade política de mudar a realidade. Nos próximos anos devemos receber, pelo menos, mil bombeiros”, disse o comandante Elizeu Lisboa.

Outro desafio - destacou o comandante - é possibilitar uma maior valorização dos praças, através da garantia de uma justa ascensão profissional. “A grande evasão de militares demonstra que algo precisa mudar”, sentenciou. Até o fim de 2012, 60 bombeiros deixaram a corporação por aposentadoria.

Cel Elizeu Lisboa: Nos próximos anos devemos receber, pelo menos, mais mil bombeiros

Em março, a corporação convocou todos os proprietários de recepções (festas de casamentos e formaturas) da capital para reuniões visando orientá-los sobre os procedimentos de regularização destes ambientes. Este mês, serão realizadas a 3ª e 4ª Fiscalizações Preventivas Integradas. A data para as ações ainda será confirmada.

Apesar do déficit de pessoal, o comando do CBRN está otimista e acredita que o cenário vai mudar até a Copa do Mundo de 2014. “Percebo que há uma vontade política de mudar a realidade. Nos próximos anos devemos receber, pelo menos, mil bombeiros”, disse o comandante Elizeu Lisboa.

Outro desafio - destacou o comandante - é possibilitar uma maior valorização dos praças, através da garantia de uma justa ascensão profissional. “A grande evasão de militares demonstra que algo precisa mudar”, sentenciou. Até o fim de 2012, 60 bombeiros deixaram a corporação por aposentadoria.

Bate papo

Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante do Corpo de Bombeiros Militar do RN

“Nosso efetivo precisa crescer, se expandir”

Qual o perfil do Corpo de Bombeiros hoje, quanto a sua estrutura física e pessoal?

A partir de 2011 assumimos um governo técnico, a área de Defesa Civil foi agregada ao Corpo de Bombeiros, junto com o Samu, no que chamamos de Proteção Civil. E de 2011 para cá, entramos em uma gestão com muita dificuldade financeira e orçamentária, tivemos que optar se investíamos em equipamentos ou pessoal. Como a gente vinha com uma dificuldade muito grande de equipamentos, tivemos que estruturar essa parte. Estamos passando por um desenvolvimento muito grande em equipamentos e tecnologia. Estamos crescendo. É bem verdade que nosso efetivo precisa se expandir.

Qual foi o investimento feito desde 2011?

Um total de R$ 9 milhões. Um valor que vem aumentando. Se é suficiente ou não, é muito relativo. Se fosse R$ 18 milhões seria melhor ainda. Esse valor é histórico, nunca houve um valor tão elevado de investimento no Corpo de Bombeiros.

Quanto será investido em 2013?

Já temos, garantidos, um pouco mais de R$ 3,2 milhões só para o primeiro semestre. Tudo em aquisição de viaturas de salvamento, veículos e equipamentos de trabalho pra as equipes. Fora os projetos que temos em andamento.

O que está previsto para a Copa do Mundo?

Essa estruturação já vai servir para a Copa do Mundo. Junto com as ações de capacitação da equipe. É tudo visando a Copa do Mundo e as ocorrências do dia a dia, que não param. Antes do evento, já estamos utilizando os equipamentos.


Fonte: CBMRN


Escolas terceirizadas em Natal correm o risco de parar por não ter o habite-se do Corpo de Bombeiros


Escolas terceirizadas em Natal correm o risco de parar por não ter o habite-se do Corpo de Bombeiros
 
Na manhã de hoje (16), a secretária de educação do município de Natal, Justina Ivo, acompanhada dos coordenadores de escolas conveniadas com a Prefeitura de Natal, esteve reunida com o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, no Quartel do Comando Geral da Instituição, em Natal, para pedir o apoio do órgão na agilização dos processos de regularização das instituições educacionais que oferecem serviços terceirizados à prefeitura.
 
Vinte e quatro escolas de Natal estão na iminência de perder convênios com a Prefeitura de Natal e com o Governo Federal por não possuírem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), conhecido por habite-se.
 
De acordo com a Secretaria de Educação do Município de Natal, Justina Iva, a regularização das escolas junto ao CBMRN é um condicionante para liberação do Fundo Nacional de Educação Básica e do Programa Pré Escola para todos, fundamental para manutenção da rede municipal escolar.
 
"“Nossa maior preocupação está relacionada às instituições filantrópicas ligadas a rede de ensino. Estas escolas prestam o sagrado direito à educação, na ausência do poder público, assegurando também a nutrição adequada aos alunos, de forma a possibilitar que as mães de comunidades carentes possam deixar seus filhos, em período integral, em um ambiente seguro e longe de vulnerabilidades”", disse a secretária.
 
Atualmente, o Serviço Técnico de Engenharia do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte (CBMRN) está com o atendimento comprometido. São apenas 40 bombeiros para atender uma demanda de quase 200 solicitações por mês. A disparidade entre os números gera uma lentidão na aprovação dos projetos que demoram no mínimo seis meses para serem liberados. Mas, apesar das dificuldades, em função do limitado efetivo para o serviço, a corporação realizou entre janeiro e março deste ano, mais de 1250 ações preventivas de vistorias e análises de projetos nas mais diversas edificações.
 
Diante do caráter emergencial apresentado pela Secretaria de Educação do Município de Natal, o Comandante Geral da Corporação, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, se comprometeu a acompanhar pessoalmente o processo relacionado as escolas com serviços filantrópicos visando garantir um tempo de espera menor para análise do projeto e vistoria.
 
“"Tendo em vista a importância social que estas escolas filantrópicas possuem e o número de crianças atendidas por elas, sentimos no dever de dar uma rápida resposta ao caso, mesmo que tenhamos que paralisar outras ações para atendê-lo. Trata-se de uma prioridade, entre as muitas prioridades que nos chegam todos os dias!"”, disse o Coronel Elizeu Dantas.
 
Reconhecendo as limitações do Corpo de Bombeiros diante do importante papel que possui na garantia da segurança contra incêndio e controle de pânico, a Secretaria de Educação do Município de Natal, Justina Iva, disse que a Prefeitura de Natal irá procurar o Governo do Estado para solicitar a ampliação do efetivo do CBMRN que atualmente conta com um contingente de 675 militares, sendo que o necessário deveria ser de 3.200 homens, ou seja, um déficit de mais de 2.500 homens.
 
"“Vamos pedir ao prefeito Carlos Eduardo que intermedeie com o Governo do Estado a realização de novos concursos públicos para a ampliação urgente do efetivo do Corpo de Bombeiros, pois não há como pensar em desenvolvimento da capital e do estado, se não pensarmos juntos no crescimento e desenvolvimento dos Bombeiros potiguares"”, destacou a secretária de educação.

Na manhã de (16) de abril, a secretária de educação do município de Natal, Justina Ivo, acompanhada dos coordenadores de escolas conveniadas com a Prefeitura de Natal, esteve reunida com o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, no Quartel do Comando Geral da Instituição, em Natal, para pedir o apoio do órgão na agilização dos processos de regularização das instituições educacionais que oferecem serviços terceirizados à prefeitura.

Vinte e quatro escolas de Natal estão na iminência de perder convênios com a Prefeitura de Natal e com o Governo Federal por não possuírem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), conhecido por habite-se.

De acordo com a Secretaria de Educação do Município de Natal, Justina Iva, a regularização das escolas junto ao CBMRN é um condicionante para liberação do Fundo Nacional de Educação Básica e do Programa Pré Escola para todos, fundamental para manutenção da rede municipal escolar.

"“Nossa maior preocupação está relacionada às instituições filantrópicas ligadas a rede de ensino. Estas escolas prestam o sagrado direito à educação, na ausência do poder público, assegurando também a nutrição adequada aos alunos, de forma a possibilitar que as mães de comunidades carentes possam deixar seus filhos, em período integral, em um ambiente seguro e longe de vulnerabilidades”", disse a secretária.

Atualmente, o Serviço Técnico de Engenharia do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte (CBMRN) está com o atendimento comprometido. São apenas 40 bombeiros para atender uma demanda de quase 200 solicitações por mês. A disparidade entre os números gera uma lentidão na aprovação dos projetos que demoram no mínimo seis meses para serem liberados. Mas, apesar das dificuldades, em função do limitado efetivo para o serviço, a corporação realizou entre janeiro e março deste ano, mais de 1250 ações preventivas de vistorias e análises de projetos nas mais diversas edificações.

Diante do caráter emergencial apresentado pela Secretaria de Educação do Município de Natal, o Comandante Geral da Corporação, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, se comprometeu a acompanhar pessoalmente o processo relacionado as escolas com serviços filantrópicos visando garantir um tempo de espera menor para análise do projeto e vistoria.

“"Tendo em vista a importância social que estas escolas filantrópicas possuem e o número de crianças atendidas por elas, sentimos no dever de dar uma rápida resposta ao caso, mesmo que tenhamos que paralisar outras ações para atendê-lo. Trata-se de uma prioridade, entre as muitas prioridades que nos chegam todos os dias!"”, disse o Coronel Elizeu Dantas.

Reconhecendo as limitações do Corpo de Bombeiros diante do importante papel que possui na garantia da segurança contra incêndio e controle de pânico, a Secretaria de Educação do Município de Natal, Justina Iva, disse que a Prefeitura de Natal irá procurar o Governo do Estado para solicitar a ampliação do efetivo do CBMRN que atualmente conta com um contingente de 675 militares, sendo que o necessário deveria ser de 3.200 homens, ou seja, um déficit de mais de 2.500 homens.

"“Vamos pedir ao prefeito Carlos Eduardo que intermedeie com o Governo do Estado a realização de novos concursos públicos para a ampliação urgente do efetivo do Corpo de Bombeiros, pois não há como pensar em desenvolvimento da capital e do estado, se não pensarmos juntos no crescimento e desenvolvimento dos Bombeiros potiguares"”, destacou a secretária de educação.
Fonte: CBMRN


Vereador de Natal solicitará aumento do efetivo no Corpo de Bombeiros do RN


Vereador de Natal solicitará aumento do efetivo no Corpo de Bombeiros do RN

Na manhã desta quinta feira (18), o vereador do município de Natal, Adão Eridan (PR), visitou as instalações do Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) para conhecer a estrutura utilizada pela corporação nas ações de urgência e emergência na capital.

Com a repercussão da matéria veiculada no Programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, nos dias 07 e 14 de abril de 2013, referente à situação das Corporações de Bombeiros Militares no país, aliada ao aumento na demanda de atendimentos prestados pela corporação potiguar, nos últimos anos, o vereador Adão Eridan  se reuniu com o Comandante Geral do CBMRN, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, para ficar a par da realidade da instituição potiguar e sua capacidade de atendimento em Natal e no RN.

Na ocasião, Adão Eridan visitou o pátio das viaturas do 1º Grupamento de Bombeiros onde ficam os caminhões e os equipamentos de proteção individual utilizados pelos bombeiros que atuam no combate a incêndio.

Após a visita ao quartel, o vereador de Natal se colocou a disposição em contribuir com o crescimento da instituição potiguar que, segundo ele, precisa de mais atenção governamental.

“Ficamos satisfeitos com a conservação das viaturas e dos equipamentos utilizados pela instituição, porém sabemos que o CBMRN possui um limitado efetivo para atender todo o estado. Precisamos garantir a segurança dos banhistas que frequentam o nosso litoral, aumentar as fiscalizações do serviço técnico de engenharia e construir mais unidades operacionais para atender melhor a população”, destacou o Adão Eridan.

Na próxima semana, o vereador estará encaminhando um requerimento ao Governo do Estado para solicitar agilização de concursos públicos que garantam a rápida inclusão de novos militares na coporação.

“Entendemos que o momento é oportuno para a ampliação das discussões nesta área tão importante ao desenvolvimento do estado e que trata da proteção da vida em relação à segurança contra incêndio e controle de pânico. O Governo do Estado tem se esforçado para garantir novos investimentos e equipamentos que assegurem mais eficiência aos serviços e planeja a inclusão de novos militares para reforçar o efetivo da instituição, o que hoje é um dos nossos maiores desafios”, disse o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante Geral do CBMRN.





Na manhã desta quinta feira (18), o vereador do município de Natal, Adão Eridan (PR), visitou as instalações do Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) para conhecer a estrutura utilizada pela corporação nas ações de urgência e emergência na capital.

Com a repercussão da matéria veiculada no Programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, nos dias 07 e 14 de abril de 2013, referente à situação das Corporações de Bombeiros Militares no país, aliada ao aumento na demanda de atendimentos prestados pela corporação potiguar, nos últimos anos, o vereador Adão Eridan se reuniu com o Comandante Geral do CBMRN, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, para ficar a par da realidade da instituição potiguar e sua capacidade de atendimento em Natal e no RN.

Na ocasião, Adão Eridan visitou o pátio das viaturas do 1º Grupamento de Bombeiros onde ficam os caminhões e os equipamentos de proteção individual utilizados pelos bombeiros que atuam no combate a incêndio.

Após a visita ao quartel, o vereador de Natal se colocou a disposição em contribuir com o crescimento da instituição potiguar que, segundo ele, precisa de mais atenção governamental.

“Ficamos satisfeitos com a conservação das viaturas e dos equipamentos utilizados pela instituição, porém sabemos que o CBMRN possui um limitado efetivo para atender todo o estado. Precisamos garantir a segurança dos banhistas que frequentam o nosso litoral, aumentar as fiscalizações do serviço técnico de engenharia e construir mais unidades operacionais para atender melhor a população”, destacou o Adão Eridan.

Na próxima semana, o vereador estará encaminhando um requerimento ao Governo do Estado para solicitar agilização de concursos públicos que garantam a rápida inclusão de novos militares na coporação.

“Entendemos que o momento é oportuno para a ampliação das discussões nesta área tão importante ao desenvolvimento do estado e que trata da proteção da vida em relação à segurança contra incêndio e controle de pânico. O Governo do Estado tem se esforçado para garantir novos investimentos e equipamentos que assegurem mais eficiência aos serviços e planeja a inclusão de novos militares para reforçar o efetivo da instituição, o que hoje é um dos nossos maiores desafios”, disse o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante Geral do CBMRN.
 
Fonte: CBMRN
 
 

Comandante do Corpo de Bombeiros do RN é reeleito Presidente da LIGABOM no Nordeste


Comandante do Corpo de Bombeiros do RN é reeleito Presidente da LIGABOM no Nordeste

A regionalização dos recursos federais é uma das metas de sua gestão

Reconduzido a função de Presidente da Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares, na região nordeste do Brasil, o Comandante Geral do CBMRN, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, manteve o Estado do Rio Grande do Norte em uma posição de destaque nas tomadas de decisões sobre o futuro destas instituições no país. A convocação e a posse do Comandante dos Bombeiros do RN, na Ligabom, ocorreu na última sexta feira, dia 12 de abril, durante o encontro nacional dos Comandantes Gerais dos Corpos de Bombeiros realizado no Estado do Rio de Janeiro. 
De acordo com o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, presidente da Ligabom no Nordeste, o fortalecimento político dos Corpos de Bombeiros no contexto nacional, o nivelamento técnico dos militares em todo o território nacional, a padronização de procedimentos nos atendimentos de urgência e emergência, a regionalização na aplicação dos recursos federais, o aumento da cooperação técnicas entre os estados, entre outros temas, estão inclusos nas metas de sua nova gestão.  
"A manutenção do Rio Grande do Norte na diretoria da LIGABOM é mais do que um desejo pessoal, é uma necessidade para a consolidação e fortalecimento da região Nordeste no cenário nacional da segurança contra incêndio e controle de pânico. Com a garantia desta representação na Liga Nacional estaremos mais atuantes nas tomadas de decisões que envolva o futuro destas instituições, bem como buscaremos uma maior regionalização na aplicação dos recursos federais garantindo assim mais investimentos nesta área para a nossa região", disse o Comandante Geral do CBMRN, Coronel Dantas.
O próximo importante compromisso do Comandante Geral do CBMRN, será a participação na Firefighter Conference and Exhibition - FDIC, que ocorrerá no período de 21 a 27 de abril, na cidade de indianápolis, Indiana, nos Estados Unidos.
"A FDIC é uma das maiores e mais importantes feiras internacionais de equipamentos para o serviço de bombeiros. A nossa presença neste evento será importante para que possamos conhecer as novas tecnologias utilizadas pelos bombeiros americanos e de outros países, nas ações de socorro. Esperamos trazer bons aprendizados e conhecimentos para transmitir a nossa tropa no RN", conclui o Coronel Dantas.
Reconduzido a função de Presidente da Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares, na região nordeste do Brasil, o Comandante Geral do CBMRN, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, manteve o Estado do Rio Grande do Norte em uma posição de destaque nas tomadas de decisões sobre o futuro destas instituições no país. A convocação e a posse do Comandante dos Bombeiros do RN, na Ligabom, ocorreu na última sexta feira, dia 12 de abril, durante o encontro nacional dos Comandantes Gerais dos Corpos de Bombeiros realizado no Estado do Rio de Janeiro.
De acordo com o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, presidente da Ligabom no Nordeste, o fortalecimento político dos Corpos de Bombeiros no contexto nacional, o nivelamento técnico dos militares em todo o território nacional, a padronização de procedimentos nos atendimentos de urgência e emergência, a regionalização na aplicação dos recursos federais, o aumento da cooperação técnicas entre os estados, entre outros temas, estão inclusos nas metas de sua nova gestão.
"A manutenção do Rio Grande do Norte na diretoria da LIGABOM é mais do que um desejo pessoal, é uma necessidade para a consolidação e fortalecimento da região Nordeste no cenário nacional da segurança contra incêndio e controle de pânico. Com a garantia desta representação na Liga Nacional estaremos mais atuantes nas tomadas de decisões que envolva o futuro destas instituições, bem como buscaremos uma maior regionalização na aplicação dos recursos federais garantindo assim mais investimentos nesta área para a nossa região", disse o Comandante Geral do CBMRN, Coronel Dantas.
O próximo importante compromisso do Comandante Geral do CBMRN, será a participação na Firefighter Conference and Exhibition - FDIC, que ocorrerá no período de 21 a 27 de abril, na cidade de indianápolis, Indiana, nos Estados Unidos.
"A FDIC é uma das maiores e mais importantes feiras internacionais de equipamentos para o serviço de bombeiros. A nossa presença neste evento será importante para que possamos conhecer as novas tecnologias utilizadas pelos bombeiros americanos e de outros países, nas ações de socorro. Esperamos trazer bons aprendizados e conhecimentos para transmitir a nossa tropa no RN", conclui o Coronel Dantas.

Fonte: CBMRN