quinta-feira, 29 de março de 2012

Grave acidente registrado no final da tarde de hoje em caicó

Um grave acidente envolvendo um carro e um Ciclomotor 50cc, tipo Traxx, na BR.427, em frente à Assec em Caicó, aconteceu agora a pouco por volta das 18:00hs, quando um veículo tipo Celta, de cor preta, de placas JOY-3286, Carnaúba dos Dantas, conduzido por Fabiano Araújo Medeiros de Souto, 33 anos, residente à rua Santa luzia, 109 no bairro Boa Passagem, ía sentido Jardim do Seridó quando foi livrar-se de um outro veículo que estava no acostamento, ocasião em que Francisco Alexandre da Costa, 26 anos, residente no Sítio Mavioso, que fica nas proximidades do Rio Seridó, e é conhecido pela alcunha de Pirulito, transpassou a BR de forma perpendicular, ou seja, saiu pela frente da Van que estava parada no acostamento, sem que houvesse tempo abio para frenagem.

  A vítima foi conduzida ao H.R em caicó, e seu estado de saúde inspira cuidados, já que o impacto foi muito forte, uma vez que testemunhas perceberam a alta velocidade desenvolvida pelo Celta.




fotos: Jair Sampaio




quarta-feira, 28 de março de 2012

Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Caicó, foi acionada para atender um grave acidente de trânsito na manhã de hoje, onde vitimou um jovem caminhoneiro, de apenas 20 anos, residente no Bairro Boa Passagem em Caicó, até o momento identificado apenas pelo apelido de “Guêguê”.





O corpo do jovem ficou preso entre as ferragens, e só foi retirado com a chegada do Corpo de Bombeiros, utilizando o desencarcerador, equipamento utilizado pelos bombeiros para retirar vítimas presas em ferragens de automóveis. O acidente aconteceu por volta das 7h30mim, na BR 427, na curva da entrada da comunidade “Malhada da Areia”.


 Fonte: Paulinho Barra Pesada



CBMRN realiza aula inaugural dos novos alunos soldados

AULA INAUGURAL CFSD-2012

Começou nesta segunda-feira (26) a primeira aula inaugural para os 45 suplentes do último concurso do Corpo de Bombeiros do RN, no auditório do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater), localizado Centro Administrativo. O curso foi ministrado pelo ex-subcomandante do CBMRN, Gervásio Protásio Bentes.

A abertura da aula foi realizada pelo comandante do CBMRN, o coronel Elizeu Lisboa Dantas, seguido pelo secretário adjunto da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social, Clidenor Silva Júnior que frisou a importância do esforço por parte dos alunos nos treinamentos para começar exercer a função de soldado da corporação.

"É vital que estes alunos se apeguem aos valores de familiares para assim se adaptar a vida dentro de um quartel, peço que se dediquem e não desistam quando os percalços do treinamento aparecerem. Devemos nos focar na família e nos amigos serão feitos nos treinamentos para conseguir realizar um ótimo trabalho", diz Silva Junior.


Fonte: CBMRN


  

segunda-feira, 26 de março de 2012

Bombeiros do RN realizam a 1º formatura geral do ano

Na sexta feira, dia 23 de março, os bombeiros militares lotados na região metropolitana de Natal estiveram reunidos no auditório do Centro de Operações da Justiça Eleitoral, situado na Rua Torres, s/nº, no bairro Tirol, em Natal, em função da 1º formatura geral de 2012.


O encontro, que acontece periodicamente, tem como objetivo apresentar à tropa as ações que estão sendo desenvolvidas, no âmbito administrativo da instituição. A abertura da solenidade contou com a ilustre participação do presidente do Tribunal Regional Eleitoral, o desembargador Saraiva Sobrinho, que prestigiou a solenidade motivando os militares com palavras de esperança, importância do trabalho em equipe e amor pela profissão.
Entre os assuntos em pauta estiveram à apresentação dos Cursos de Formação e Especialização a serem executados pela corporação no triênio 2012, 2013 e 2014, escalas de serviço, Lei de Organização Básica, Diárias Operacionais, Serviço Odontológico, Estrutura Operacional, entre outros.


A estrutura agradável, apresentada pelo TRE para o evento, contribuiu para o sucesso do encontro que alcançou os objetivos esperados. "Precisávamos ter um longa conversa com a tropa, de forma que eles pudessem estar atentos e confortáveis para compreenderem as informações. Este novo modelo de formatura, possível graças ao apoio do presidente do Tribunal Regional Eleitoral, o desembargador Saraiva Sobrinho, atingiu nossas metas e proporcionou para nossa tropa um melhor bem estar durante os nossos encontros", disse o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante Geral do CBMRN.

A próxima formatura está prevista para ocorrer em junho.
 
Fonte: CBMRN
 
 

Edificação comercial pega fogo em Parnamirim



Um incêndio em estabelecimento comercial foi registrado por volta das 03h50min, deste sábado, dia 24 de março, no pavimento térreo de uma loja de variedades, no centro de Parnamirim, em frente a praça central.
A fumaça tomou conta do pavimento superior, área residenecial, mas ninguém estava habitando no momento da ocorrência. O nome da loja incendiada é YZLI YANA. A extinção do fogo, propriamente dita, aconteceu após 7 minutos de combate pelos militares.
Os bombeiros do 1º Grupamento conseguiram manter intacto o depósito da loja. A causa provavelmente do incêndio, segundo o Tenente Joilton Carlos Medeiros da Cunha, oficial de socorro, pode ter sido sobretensão na rede elétrica.


Fonte: CBMRN

Veículo incendeia após colisão na BR-101



Um acidente no início da tarde do último sábado (24) quase termina em tragédia, na BR-101, no município de São José de Mipibu. Um Gol de cor vermelha colidiu com uma barra de sustentação de placa na faixa direita da via, no sentido Natal - interior. O carro se partiu e houve incêndio, mas populares resgataram as vítimas.
De acordo com informações de testemunhas, o carro transportava três pessoas. Na colisão, o carro se partiu ao meio, com a parte traseira ficando na pista e a dianteira indo para o matagal vizinho à rodovia. Foi essa parte que começou a pegar fogo.




Com duas pessoas presas pelo cinto de segurança, os populares correram para controlar as chamas e retirar o motorista e passageiro. Na parte traseira, a pessoa também ficou presa por alguns minutos, mas os populares também colaboraram para a retirada.
Os Bombeiros chegaram ao local para resfriar os veículos e limpar a pista. Os três passageiros foram atendidos pelo Samu, mas não há confirmação sobre o estado de saúde das vítimas. A Polícia Rodoviária Federal também esteve no local.


Fonte: CBMRN

sexta-feira, 23 de março de 2012

Corpo de Bombeiros Completa dez anos de Emancipação

O atual Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte surgiu na segunda década do século XX, através da lei nº 424, de 29 de novembro de 1917, sancionada pelo governador Joaquim Ferreira Chaves, que criou uma Seção de Bombeiros anexa ao Esquadrão de Cavalaria.


SOLDADO DO FOGO


Atualmente, O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte é uma instituição com independência Administrativa e Orçamentária. Através da Lei complementar n° 230, em 22 de março de 2002, o Corpo de Bombeiros foi emancipado da Polícia Militar, passando a denominar-se CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO RIO GRANDE DO NORTE, integrando-se ao Sistema de Segurança Pública do Estado, como instituição independente.



"Comemorar dez anos de emancipação é um marco significativo na vida uma instituição e representa a consolidação de sua presença no seio da sociedade a qual serve representa também a contribuição de todos aqueles que estiveram presentes ao longo dessa jornada, escrevendo a história da corporação enfim, representa um legado de experiência, de trabalho, de dedicação a uma causa: servir ao próximo", disse o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante Geral do CBMRN.



NOTA DO COMANDO

DIA 22 DE MARÇO DE 2002



Data da emancipação Administrativa e Orçamentária do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte.
            Hoje completamos uma década de emancipação do CBMRN, neste período a corporação conseguiu atingir um status respeitável a nível estadual e até mesmo a nível nacional, trabalhando diuturnamente em prol da sociedade potiguar, sempre buscando alcançar metas e nessa jornada priorizando o binômio planejamento estratégico e execução.
          O Comando Geral ao longo dessa década sempre alicerçou seu planejamento estratégico e operacional na máxima de que "Aprender Nunca é Demais", e em busca dessa aprendizagem constante, procura prestar um bom pronto atendimento a população norte-rio-grandense, trabalhando com eficiência, mas, sempre  buscando a eficácia.
          Nesta data conclamamos a todos, para que prossigamos nessa árdua missão, trabalhando com espírito de corpo, camaradagem e perspicácia.

          Parabéns Bombeiros!



Coronel BM Elizeu Lisboa Dantas

Comandante Geral do CBMRN



Fonte: CBMRN


terça-feira, 20 de março de 2012

Acidente de trânsito na manhã de hoje entre as avenidas cel Martiniano e Carlindo Dantas

 

O Corpo de Bombeiros de Caicó, atendeu uma ocorrência de Trânsito na manhã de hoje, onde um funcionário de um supermercado da cidade, conhecido como Fenando Francisco dos Santos, 25 anos, disse que vinha na Cel Martiniano quando foi colhido por uma outra moto 50cc da Kasinsk, também vinha na Cel Martiniano e transpassou da faixa da direita para esquerda tomando a frente da Moto Titan Azul, conduzida por Fernando.





 
Fonte: Jair Sampaio




 

CBMRN terá a primeira formatura geral de 2012

TROPA EM FORMATURA GERAL


Com o objetivo de apresentar a tropa as ações que estão sendo desenvolvidas, no âmbito administrativo da instituição, o Comandante Geral do CBMRN, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, convocou todos os oficiais e praças, lotados na Região Metropolitana de Natal, a participarem da primeira formatura geral do ano, a ser realizada na próxima sexta feira, dia 23, no auditório do Centro de Operações da Justiça Eleitoral, situado na Rua Torres, s/nº, no bairro Tirol, em Natal.


Entre os assuntos em pauta está a apresentação dos Cursos de Formação e Especialização a serem executados pela corporação no biênio 2012 e 2013. O uniforme para a formatura é o 4º A (prontidão).



Fonte: CBMRN



Curto-circuito em máquina pode ter provocado incêndio em depósito em Natal

Um incêndio, ocorrido na tarde de sexta-feira (19), em um depósito de tecidos e material plástico nas Quintas, localizado na esquina da rua Luiz Sampaio com a travessa Mário Negócio, pode ter sido causado por um curto-circuito em máquina utilizada para triturar tecidos. A informação é de um dos funcionários que trabalhava no local no momento do incidente. Ao todo, cinco pessoas estavam no local no momento que iniciou o incêndio, mas ninguém se feriu.

 

De acordo com o funcionário Marcos Avelino Messoas, que estava trabalhando na máquina no momento em que ocorreu o incêndio no estabelecimento, a máquina apresentou a falha e rapidamente começou o fogo. Ele e os outros funcionários correram para buscar um extintor de incêndio, mas, ao retornarem à máquina, as chamas já estava altas e eles decidiram fugir do interior do depósito. Os bombeiros tiveram de usar todas as viaturas disponíveis para debelar e executar o rescaldo do incêndio com água, contando inclusive com o auxílio de um caminhão-tanque da Marinha do Brasil.


 


Há dois anos, um curto-circuito em um ventilador também provocou incêndio no depósito, que fica próximo ao hospital Luiz Antônio. Na ocasião, ninguém se feriu, mas também foi necessária a ação de Bombeiros para que o fogo fosse controlado.



Fonte: CBMRN



Defesa Civil Estadual promove capacitação em emergências contra chuvas no Nordeste

 


Um total de trinta e quatro membros de Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (COMDECs) estarão participando do evento que conta com representantes de Assu,  Apodi,  Alto do Rodrigues, Caicó, Canguaretama,  Ceará-Mirim,  Extremoz,  Ipanguaçu, Jucurutu,  Mossoró, Natal, Pendências, São Gonçalo do Amarante e  Touros.


Mais informações: Tenente Coronel Josenildo Acioli - Coordenador de Defesa Civil Estadual - 8129-3684

Fonte: CBMRN



Bombeiros atendem vitimas de capotamento em Natal

Por volta da 13 horas, desta segunda feira, dia 19 de março, os militares do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRN), especializados em ações de salvamento veicular, foram acionados para atender a um acidente automobilístico ocorrido nas imediações das avenidas Trairi e Floriano Peixoto, na lateral do Palácio dos Esportes, no bairro Petrópolis.

 

A colisão entre dois veículos gerou o capotamento de um deles. Segundo informações do Tenente Daniel Gleidson, oficial de operações, as vítimas estavam conscientes e sem ferimentos graves.


De acordo com os dados estatísticos do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), os bombeiros atenderam a dezessete capotamentos nos meses de janeiro e fevereiro de 2012.

 

Fonte: CBMRN




Estágio em Explosivos no 7º Batalhão de Engenharia




O 7º Batalhão de Engenharia de Combate - Visconde de Taunay do Rio Grande do Norte, promoveu um estágio em explosivos, no período de 13 à 15 de março de 2012, com o intuito de nivelar os conhecimentos e aprimorar as fiscalizações de explosivos dos órgãos fiscalizadores. Os instrutores do curso transmitiram conhecimentos técnicos aos Órgãos de Segurança Pública e de Fiscalização de Produtos Controlados sobre as atividades de manuseio, transporte, armazenamento, controle e fiscalização de explosivos e outros produtos controlados. Participaram do estágio, Superintendência da Polícia Federal – RN, Superintendência da Polícia Rodoviária Federal – RN, Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social – RN, Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, Polícia Civil do Rio Grande do Norte. O estágio contribuiu para integrar ainda mais as instituições, buscando sempre um controle de qualidade nas fiscalizações. 











Fonte: Sertencaicó

Bombeiros do RN apoiam ação do Ministério Público junto ao Programa RN Vidas


No intuito de angariar recursos para a operacionalização do Programa RN Vidas, do Governo do Estado, o Corpo de Bombeiros Militar esteve participando do Curso de Elaboração de Projetos, promovido pelo Ministério Público do RN, o qual tinha entre outras metas, a elaboração de projetos que envolvam ações educativas e preventivas de combate às drogas.

A comissão de Projetos e Convênios do CBMRN, integrada a Assessoria de Comunicação Social do Gabinete do Comandante Geral, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, apresentou como proposta a ampliação do Programa Social Bombeiro Mirim, já mantido pela corporação há mais de 20 anos, bem como propôs a implantação do Projeto RN GUARDA VIDAS, que busca ocupar crianças e adolescentes, no período do recesso escolar, por meio de uma"colônia de férias operacional" de forma a tirar estes jovens da ociosidade e da vulnerabilidade em que se encontram.

Ambas as sugestões do CBMRN serão finalizadas até o fim de março e apresentada ao Ministério Público no começo de abril.

Fonte: CBMRN

Comissão do Corpo de Bombeiros elabora projeto voltado a Qualidade de Vida

  


A equipe de estudos para a elaboração do Projeto de Qualidade de Vida, formada pelos órgãos da SESED/RN (PM, PC, SPC/SESED), a qual a Comissão de Projetos e Convênios do CBMRN participa, reuniu-se pela segunda vez no dia 14 de março de 2012 no intuito de elaborar, antecipadamente e integradamente, as diretrizes para o Projeto de Qualidade de Vida, a ser enviado a SENASP para concorrer ao edital de convênio a ser lançado.


O objetivo abraçado pela CPC/CBMRN é pela implantação de uma academia de treinamento, localizada no Quartel do Comando Geral do CBMRN. Junto com a academia, objetiva-se implantar uma equipe multidisciplinar e integrada aos outros órgãos para o acompanhamento das diversas órbitas que envolve a qualidade de vida dos Militares do Corpo de Bombeiros.

Fonte: CBMRN.



Bombeiros farão capacitação em prevenção de acidentes envolvendo crianças e adolescentes





ONG CRIANÇA SEGURA
Os acidentes, ou lesões não intencionais, representam a principal causa de morte de crianças e adolescentes de 1 a 14 anos no Brasil. No total, cerca de 4,8 mil crianças morrem e 119 mil são hospitalizadas anualmente, segundo dados do Ministério da Saúde, configurando-se como uma séria questão de saúde pública. A boa notícia é que 90% desses acidentes podem ser evitados, com ações de prevenção, que envolvem mudança de comportamento e implementação de políticas públicas.
A fim de mudar essa realidade, o Gabinete de Gestão Integrada Estadual (GGI-RN), da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), em parceria com a ONG CRIANÇA SEGURA, que atua no Brasil desde 2001 e faz parte da rede internacional Safe Kids Worldwide, presente em 20 países e que fundada em 1987, nos Estados Unidos, pelo cirurgião pediatra Martin Eichelberger, estará promovendo nos dias 11 e 12 de abril de 2012, na Escola Estadual Edgar Barbosa, em Natal, um curso de capacitação aos servidores e voluntários da Cruz Vermelha com o objetivo de sensibilizar e formar os profissionais para disseminarem a prevenção de acidentes com crianças e adolescentes até 14 anos.
A oficina denominada CRIANÇA SEGURA tem o objetivo de levar aos participantes de diferentes áreas, informações sobre os acidentes com crianças e adolescentes até 14 anos e as formas de prevenção, visando a multiplicação dessas ações, junto a crianças, adolescentes, outros profissionais, lideranças comunitárias e famílias.
"Serão realizadas atividades em grupos, audiência de vídeos, leitura e discussão de textos e apresentação em power point. Ao final, os participantes deverão elaborar um plano de ação, para multiplicar o conhecimento junto a sua comunidade e recebem um certificado de participação na oficina", disse o Secretário Executivo do GGI RN e oficial do Corpo de Bombeiros, Tenente Christiano Couceiro.
Sob a coordenação do Gabinete de Gestão Integrada Estadual, da SESED, o curso de prevenção de acidentes com crianças e adolescentes no RN contará ainda com o apoio da Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (SEARH), por meio da Escola de Governo. 


Fonte: CBMRN





quinta-feira, 8 de março de 2012

CBM/RN: Comandante dos Bombeiros determina criação de Comissões para elaboração do CFS




O Boletim Geral nº 43/2012 publicou a Portaria nº 053, onde o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militares, Coronel BM Lisboa Dantas, determina a criação de comissões para a realização do processo de elaboração do edital do Curso de Formação de Sargentos.

Segundo as considerações do Comandante Geral do CBM/RN, as comissões são criadas “considerando a necessidade de fazer um estudo fundamentado para a elaboração do edital do Curso de Formação de Sargentos”.

Com a publicação da Portaria, foram criadas a Comissão de Coordenadoria, Comissão de Avaliação Teórica e a Comissão de Avaliação de Condicionamento Físico, designando três Oficiais do CBM/RN para compor cada comissão.

Ao final, o Comandante Geral do CBM/RN ainda estipula o prazo de 30 dias para a apresentação pelas comissões do resultado da elaboração do edital, propondo as ações a serem planejadas e executadas.


Fonte: Soldado Glaucia

8 DE MARÇO É DA MULHER O Dia Internacional da Mulher




 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos.

As operárias desta época eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais. Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Era 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres.

A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs. Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem as mulheres.

Fonte: Arte-Educação.


quarta-feira, 7 de março de 2012

Bombeiros realizam 1.858 atendimentos nos primeiros meses de 2012 na Região Metropolitana de Natal

O Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) realizou, entre os meses de janeiro e fevereiro de 2012, 1.858 atendimentos na Região Metropolitana de Natal. O Programa Bombeiro Amigo do Peito, de aleitamento materno, mantido pela corporação em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) representou 37,8% do total destes atendimentos, com 703 coletas de leites maternos, destinadas ao abastecimento dos bancos de leite do estado.

Bombeiros atendendo vítimas em acidente automobilistico.

Entre os meses de janeiro e fevereiro, os bombeiros registraram um crescimento de 4,5% no total de atendimentos. Esse aumento se deu em função do período carnavalesco onde a ingestão de bebida alcoólica e o fluxo de veículos nas estradas aumentou consideravelmente.





Na distribuição do número de ocorrências atendidas pelos bombeiros, por dia da semana, as quartas feiras e os domingos, foram os que mais registraram atendimentos no período. Os picos de atendimentos foram registrados das 7 as 11 horas.
Na distribuição do número de ocorrências atendidas pelos bombeiros, por dia da semana, as quartas feiras e os domingos, foram os que mais registraram atendimentos no período. Os picos de atendimentos foram registrados das 7 as 11 horas.


Nestes dois meses também foram registrados: Incêndios e princípios de incêndios (319), Enxames de Insetos (260), Vistorias em Edificação (113), Árvores Oferecendo Risco (93), Animal em Perigo (28), Vazamento de Gás de Cozinha (27), Abalroamento (17), Capotamento de Veículos (17), Acidente de motocicleta (16), Pessoas presas em elevadores (5), Tentativa de Suicídio (4), entre outros atendimentos.
Nestes dois meses também foram registrados: Incêndios e princípios de incêndios (319), Enxames de Insetos (260), Vistorias em Edificação (113), Árvores Oferecendo Risco (93), Animal em Perigo (28), Vazamento de Gás de Cozinha (27), Abalroamento (17), Capotamento de Veículos (17), Acidente de motocicleta (16), Pessoas presas em elevadores (5), Tentativa de Suicídio (4), entre outros atendimentos.





Dos incêndios registrados nos dois primeiros meses do ano, 62 ocorreram em edificações residenciais unifamiliar, 25 em comércios, 12 em veículos, 03 em apartamentos, entre outros.

Dos acidentes de trânsito registrados, 21 foram com vítimas presas em ferragens, 9 com vítimas livres de ferragens, 9 tiveram derramamento de combustível, 4 não tiveram vítima e em dois casos foram registrados vítimas fatais.

As localidades que lideraram as estatísticas, na região, foram: Lagoa Nova (52), Ponta Negra (49), Potengi (46), Tirol (36), Pajuçara (35), Redinha (34), Nova Parnamirim (31), Pitimbu (31), Neópolis (30) e Alecrim (26).

Mais informações: Tenente Christiano Couceiro – 8129-3618 – Assessoria de Comunicação Social



Fonte: CBMRN

Jovem é resgatado em cacimbão de 10 metros de profundidade em Parnamirim

No início da tarde de terça-feira (6), um jovem de 17 anos caiu em cacimbão de aproximadamente 10 metros de profundidade, no município de Parnamirim, próximo ao Centro de Treinamento do América, enquanto corria atras de um cavalo. O Corpo de Bombeiros foi ao local para realizar o resgate e encontrou a vítima consciente e com poucos hematomas.

 

Segundo os bombeiros, o acidente ocorreu durante uma suposta brincadeira entre dois jovens. Ambos estavam correndo na área, que fica às margens da estrada que dá acesso a Japecanga, e um dos dois não conseguiu ver o buraco no chão, resultando na queda. O outro jovem foi quem buscou ajuda em uma casa próxima ao local e, em seguida, o proprietário entrou em contato com os bombeiros para que eles efetuassem o resgate.


O jovem foi  transportado com vida para o hospital de Parnamirim.


Fonte: CBMRN


sexta-feira, 2 de março de 2012

Defesa Civil Estadual promove 1ª Reunião Regional Metropolitana

Diante da proximidade do período chuvoso na região metropolitana do Natal, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/RN), subordinada a Secretaria de Justiça e Cidadania (SEJUC) estará realizando no dia 06 de março de 2012 (terça-feira), a 1ª Reunião Regional Metropolitana de Defesa Civil, às 09:00 horas, no auditório do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, situado na Av. Prudente de Morais, nº 2410, Bairro Barro Vermelho.


Todos os Coordenadores Municipais de Defesa Civil (COMDEC) dos municípios da região metropolitana e cidades circuvizinhas foram convidados para explanar sobre as medidas de prevenção de desastres, preparação para as emergências e desastres e respostas aos desastres que estão sendo realizadas em suas cidades. Ao todo foram convidados representantes de 19 cidades, entre elas: Natal, Parnamirim, Ceará-Mirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, São Pedro, São Paulo do Potengi, Vera Cruz, Boa Saúde, Tangará, Serra Caiada, Monte Alegre, Nísia Floresta, Rio do Fogo, Maxaranguape, São Miguel do Gostoso e Touros.


O objetivo do encontro é estimular que os municípios tenham:


1 Lei de criação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC)
2 Decreto de regulamentação da COMDEC
3 Portaria do Chefe do Poder Executivo Municipal, nomeando os membros da COMDEC
4 Portaria do Chefe do Poder Executivo Municipal, nomeando os membros do Conselho Municipal de Defesa Civil
5 Plano de Contingência
6 Planejamento de assistência social, saúde e psicologia (Explanação pelo Participante)
7 Identificação e mapeamento das áreas de riscos
8 Monitoramento, alerta e alarme
9 Cadastramento dos abrigos temporários e
10 Levantamento de quantas pessoas e famílias moram em áreas de risco.

No mês de fevereiro, a Defesa Civil Estadual esteve realizando encontro semelhante nas regiões oeste e seridó do estado.

Mais informações: Tenente Coronel Josenildo Acioli – 8129-3684 – Coord. Estadual da Defesa Civil.

Fonte: CBMRN

Campanha Praia Segura orientou mais de 74 mil pessoas em todo o Estado do RN

Entre os dias 07 de janeiro e 11 de fevereiro, o Corpo de Bombeiros Militar do RN esteve coordenado nas regiões Metropolitana, Seridó e Oeste, uma das mais efetivas ações preventivas contra afogamentos e acidentes no litoral. A Campanha Praia Segura foi realizada com apoio de voluntários da Cruz Vermelha, da Policia Militar, Policia Rodoviária Federal, Defesa Civil Sejuc, Samu, Emparn e Caern.


Neste período, os resultados da Campanha Praia Segura foram: Crianças Identificadas com Pulseiras (10.783), Blitzen Educativas (22), Veículos Abordados (10.735), Panfletos distribuídos com dicas de prevenção (34.734), Pessoas orientadas (74.385) e Pontos Turísticos Visitados (220 locais).



Diante dos resultados, o CBMRN promete ativar novamente as ações durante os feriados prolongados do ano, onde o fluxo de banhistas e veículos volta a aumentar no litoral e áreas de balneários.


Fonte: CBMRN

quinta-feira, 1 de março de 2012

RN realizará curso de prevenção de acidentes envolvendo crianças e adolescentes

Os acidentes, ou lesões não intencionais, representam a principal causa de morte de crianças e adolescentes de 1 a 14 anos no Brasil. No total, cerca de 4,8 mil crianças morrem e 119 mil são hospitalizadas anualmente, segundo dados do Ministério da Saúde, configurando-se como uma séria questão de saúde pública. A boa notícia é que 90% desses acidentes podem ser evitados, com ações de prevenção, que envolvem mudança de comportamento e implementação de políticas públicas.



A fim de mudar essa realidade, o Gabinete de Gestão Integrada Estadual (GGI-RN), da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), em parceria com a ONG CRIANÇA SEGURA, que atua no Brasil desde 2001 e faz parte da rede internacional Safe Kids Worldwide, presente em 20 países e que fundada em 1987, nos Estados Unidos, pelo cirurgião pediatra Martin Eichelberger, estará promovendo nos dias 11 e 12 de abril de 2012, na Escola Estadual Edgar Barbosa, em Natal, um curso de capacitação aos servidores estaduais, preferencialmente aos agentes de segurança pública, com o objetivo de sensibilizar e formar os profissionais para disseminarem a prevenção de acidentes com crianças e adolescentes até 14 anos.
A oficina denominada CRIANÇA SEGURA tem o objetivo de levar aos servidores de diferentes áreas, informações sobre os acidentes com crianças e adolescentes até 14 anos e as formas de prevenção, visando a multiplicação dessas ações, junto a crianças, adolescentes, outros profissionais, lideranças comunitárias e famílias.
“Serão realizadas atividades em grupos, audiência de vídeos, leitura e discussão de textos e apresentação em power point. Ao final, os participantes deverão elaborar um plano de ação, para multiplicar o conhecimento junto a sua comunidade e recebem um certificado de participação na oficina”, disse o Secretário Executivo do GGI RN e oficial do Corpo de Bombeiros, Tenente Christiano Couceiro.
Sob a coordenação do Gabinete de Gestão Integrada Estadual, da SESED, o curso de prevenção de acidentes com crianças e adolescentes no RN contará ainda com o apoio da Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (SEARH), por meio da Escola de Governo.
As inscrições estão abertas para, no máximo, quarenta servidores públicos, até o dia 6 de março, pelo ggirn@rn.gov.br. O servidor interessado deverá enviar por email o nome completo, matrícula, órgão em que atua, função e telefone de contato.

Mais informações: Tenente Christiano Couceiro – Secretário do Gabinete de Gestão Integrada Estadual – GGI-RN – 8129-3618


Fonte: CBMRN



Bombeiros realizam 86 salvamentos aquáticos durante a Operação Verão


Na manhã desta quarta feira, dia 29, o Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) apresentou, no auditório da Emater, no Centro Administrativo de Natal, os dados estatísticos relacionados aos atendimentos prestados pela corporação durante o período de 16 de dezembro e 26 de fevereiro, onde foi realizada a Operação Verão 2011/2012, do Governo do Estado do RN.

Os dados apresentados mostram que os bombeiros atenderam 2255 chamados no período do verão, o que representou um aumento de 56,1% em relação ao mesmo período no ano passado. O destaque, entre os atendimentos prestados pelos bombeiros, foi a manutenção do Programa Bombeiro Amigo do Peito, mesmo no período de férias, com 777 coletas de leite materno que servirão para repor estoques dos bancos de leite do estado. Outro registro importante foi às ocorrências de incêndio florestal que apontaram um total de 328 casos.

De acordo com o Coronel Elizeu Dantas, o aumento no número de atendimentos de incêndios florestais no RN ocorreu em função de uma parceria firmada, desde dezembro de 2011, com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (IDEMA) que permitiu um incremento logístico e financeiro nestas ações através da Operação Abrace o Meio Ambiente.

Os bombeiros ainda registraram, somente na região metropolitana, 310 enxames de insetos, 246 incêndios em edificações, 146 vistorias do serviço técnico de engenharia, 86 árvores oferecendo risco de quedas, entre outras.

No litoral e balneários do estado foram registrados 115 atendimentos, entre eles, Salvamentos Aquáticos (86) e Morte por afogamento (10). As maiores ocorrências no litoral foram realizadas na Praia do Meio (30), Buzios (27), Redinha Nova (18), Praia dos Artistas (9), Ponta Negra (5), Tibau do Sul (5), entre outras.

Os afogamentos seguidos de morte foram registrados: Praia dos Artistas, Redinha, Ponta Negra, Touros, Barra do Rio, Jucurutu, Timbaúba dos Batistas, São Paulo do Potengi, Caraúbas e Santana dos Matos.
 
 
fonte: Geraldo Oliveira