quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Corpo de Bombeiros participa de Caravana Ecológica promovida pelo IDEMA/RN em Lagoa de Pedras




Entre os dias 4 e 7 de setembro, o município de Lagoa de Pedras, no Agreste Potiguar, está recebendo a Caravana Ecológica, um consagrado projeto de educação ambiental do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (IDEMA). A equipe itinerante do Idema/RN conta com a parceria do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte neste projeto. A corporação está apresentando, com a ajuda dos alunos do Programa Bombeiro Mirim, ações de prevenção de acidentes domésticos para os alunos do ensino médio, além de procedimentos de reanimação cardiopulmonar e desobstrução das vias aéreas, para alunos do ensino fundamental (entre 10 e 14 anos).
Na primeira ação, o Corpo de Bombeiros está ensinando a como evitar incêndios em cozinhas por meio de alguns cuidados a serem observados na mangueira do fogão e no registro do botijão de gás; impedir queimaduras e contaminação com produtos químicos na cozinhaevitar acidentes domésticos com crianças; como apagar um incêndio com o uso de extintores e com métodos mais simples; como apagar um fogo em panela; demonstrou os riscos deacidentes com panela de pressão e expôequipamentos de Proteção Individual do Corpo de Bombeiros.
 Já atividade educativa de primeiros socorros está focanda nos conceitos de parada cardíaca, infarto e obstrução das vias aéreas (engasgo); demonstraram técnicas e procedimentos de atendimento pré-hospitalar e desenvolveram oficinas prática com os interessados.
Caravana Ecológica
A Caravana Ecológica configura-se como um valioso instrumento de promoção de educação ambiental do IDEMA para a consolidação do desenvolvimento sustentável no Rio Grande do Norte. O projeto cria condições para que a população potiguar conheça e discuta os problemas ambientais globais e de sua região.
A Caravana teve início em 2005 e teve seu contrato renovado este ano ao valor de um milhão seiscentos e vinte e cinco mil reais, que irão assegurar a sua realização até 2014. O projeto foi retomado em agosto, quando na oportunidade desembarcou em São Tomé, chegando agora ao seu segundo destino em 2012.

Fonte: CBMRN



Nenhum comentário:

Postar um comentário