BRIGADA INDÍGENA
Com objetivo de preservar o local onde vivem, o governo de Mato Grosso instituiu, em 2007, a primeira brigada de prevenção e combate a incêndios em reservas indígenas do país. Criada como Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Casa Civil e Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Corpo de Bombeiros, para o trabalho de capacitação com os índios.
A primeira brigada de prevenção e combate a incêndios em reservas indígenas do país começou operar em agosto de 2008. A brigada teve início com os primeiros 50 indígenas que tiveram treinamento oferecido pelo Corpo de Bombeiros do Estado. Este primeiro grupo foi composto por índios de várias etnias sediados no posto base Leonardo Villas Boas, no Alto Xingu, próximo ao município de Gaúcha do Norte (595 Km ao Norte de Cuiabá-MT).
As brigadas integram o Plano Estadual de Prevenção e Combate a queimadas e incêndios. Além de exercício para prevenção e combate a incêndios florestais nas áreas de reservas indígenas, eles também são capacitados para atendimento de primeiros socorros. O decreto nº 1.223, autorizando a criação das brigadas nas reservas, foi assinado pelo governador Blairo Maggi com a finalidade de manter o fogo sob controle; proteger a vida, o patrimônio e o meio ambiente.
O projeto é executado com o apoio do Banco do Brasil, Banco Internacional de Desenvolvimento (BID) e Instituto Raoni. As prefeituras na região das aldeias, também são parceiras do Governo do Estado. Segundo o decreto, o treinamento deve ser solicitado pela liderança indígena local e Fundação Nacional do Índio (Funai). Depois de treinados, os bombeiros índios serão equipados com todo o material necessário para o trabalho.
O projeto de criar uma brigada formada pelos próprios índios treinados pelo Corpo de Bombeiros do Estado amplia a capacidade de prevenção e combate a incêndios na medida em que só no Estado de Mato Grosso, o Parque Nacional do Xingu corresponde a 2,9 milhões de hectares de seu território ou cerca de 20% de sua área total.
A Superintendência de Assuntos Indígenas de Mato Grosso tem como principal proposta intermediar os conflitos e orientar os povos indígenas, além de representar o Estado nos assuntos indígenas. Ligada à Casa Civil, a Superintendência Indígena tem a missão de cooperar, encaminhar, dar assistência, intermediar, implementar e desenvolver políticas aplicáveis aos povos indígenas no Estado de Mato Grosso.
A Superintendência conta com o apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema); Corpo de Bombeiros; Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setecs); Secretaria de Estado de Educação (Seduc); Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder); Secretaria de Estado de Saúde (Ses); Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato); entre outros.
Fonte: CBMMT
Nenhum comentário:
Postar um comentário