terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Bombeiros e voluntários já orientaram cerca de 21 mil pessoas durante a Campanha Praia Segura





A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), através do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRN), realizou neste fim de semana, dia 12, mais uma mega operação educativa com o objetivo prevenir afogamentos e acidentes no litoral potiguar.Neste sábado (12), a Campanha Praia Segura ocorreu, simultaneamente, das 8 às 12 horas, nas regiões Metropolitana e Oeste do Estado, com as ações Turistas Legal, Criança a Vista e Blitz Educativas.

A ação Turista Legal contou com duas equipes móveis para visitar hotéis, pousadas, feiras de artesanatos, lagoas, monumentos históricos (Forte dos Reis Magos), aeroporto, Barreira do Inferno, entre outros pontos, mantendo um contato direto com os turistas que buscaram o RN para descansar neste verão. "As ações com turistas tem como foco alertar sobre as praias mais seguras para visitação bem como os cuidados com os banhos de piscinas em hotéis", disse o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante Geral do CBMRN.

Já as Blitz Educativas foram ativadas, neste fim de semana, nas principais rotas do litoral norte e sul do estado, sendo uma no distrito de Pium, em Parnamirim, no trevo de Estivas, município de Extremoz, e na Via Costeira, em Natal, esta última contou com o reforço do movimento "Trânsito na Paz", idealizada pelo empresário Marcelo Moura, que perdeu um filho num acidente de trânsito em 2010. Adultos e adolescentes do movimento "Trânsito na Paz", estiveram durante toda a manhã, deste sábado, apoiando os órgãos ligados à segurança e educação no trânsito na Via Costeira.

"Graças a grande participação de voluntários, estamos levando orientações a um maior número de pessoas e contribuindo com a conscientização da população. Diariamente recebemos novas pessoas interessadas em colaborar!", disse o Coronel Dantas.

Enquanto isso, a ação "Criança a Vista", identificou crianças com pulseirinhas, nas praias que ligam Muriú, litoral norte, a praia de Barreta, no litoral sul. Uma força tarefa composta por servidores, escoteiros, grupos pré militares e voluntários estiveram percorrendo o litoral realizando esta ação.

"As pulseiras, além de trazerem informações importantes, tais como, o nome da criança e do responsável e um telefone de contato, ainda foi feito com material resistente à água sendo de fácil fixação. Em alguns casos, são as crianças que procuram os Guardas Vidas e Voluntários para se identificarem e neste momento aproveitamos para orientá-las", disse o Comandante do CBMRN.

Em paralelo às atividades da Campanha, a Sesap esteve distribuindo material educativo relacionado ao tratamento e prevenção de doenças como câncer de pele, hipertensão arterial, DST/AIDS, hepatites virais, dengue e tabagismo, além da entrega de brindes como: porta-lixo de veículos, porta-camisinha e preservativos masculinos.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da Coordenadoria de Promoção à Saúde (CPS), está apoiando a Campanha Praia Segura, desenvolvida pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), através do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRN).

Cerca de 450 pessoas, entre voluntários e agentes de segurança, estiveram empenhados na ação deste sábado. Desde o início da Campanha Praia Segura, no dia 5 de janeiro, o Corpo de Bombeiros já orientou cerca de 21 mil pessoas, abordou 3.091 veículos, distribuiu 10.744 folders e identificou, com as pulseirinhas, 5.926 crianças. As próximas ações ocorrerão nos dias 19 e 26 de janeiro.

São parceiros da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social e do Corpo de Bombeiros Militar nesta campanha a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Farmafórmula, Campanha "Trânsito na Paz", Defesa Civil Estadual, Cruz Vermelha, SAMU, Idema, Caern, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Policia Civil, Escoteiros do RN, Grupos Pré Militares, Detran, Departamento de Missões da Assembléia de Deus, entre outros.



Fonte: CBMRN


Queima inadequada de lixo aumenta o número de ocorrências de incêndios florestais no RN




                                                           

Nos últimos dias, o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte vem registrando um aumento considerável no número de ocorrências de incêndios, em áreas de matas, sejam elas em terrenos baldios, granjas ou áreas de reserva ambiental. Segundo o Tenente Ananias Targino, Chefe da Seção de Defesa Ambiental do CBMRN, mais de 90% dos casos são provocados pelo homem. “Com a deficiência dos serviços responsáveis pelo recolhimento do lixo, na região metropolitana, a população está decidindo queimá-lo por conta própria deixando de levar em consideração as consequências que esta queima irá provocar no meio ambiente e na população, trazendo resultados negativos a saúde pública”, disse o Tenente Targino.


Em Natal, o bairro do San Vale e o Prolongamento da Prudente de Morais concentram o maior número de ocorrências. A vegetação desidratada em função da elevada temperatura e da falta de chuvas tornaram a vegetação naquele lugar um combustível de fácil ignição.


O Corpo de Bombeiros Militar alerta à população e recomenda que todos tenham especial atenção com o trato do lixo, não queimando resíduos em terrenos baldios, pois podem propagar as chamas para outros locais. Não descartar resíduos em lugares de vegetação, principalmente objetos de uma alta inflamabilidade.


Não lance pontas de cigarro pela janela do carro. Devido à baixa umidade no período da seca, a vegetação se incendeia com muita facilidade.


Os incêndios florestais provocados pelo homem matam os animais, destroem a vegetação, poluem cursos d’água, enfraquecem o solo, causam erosões e a fumaça causa acidentes nas estradas e agrava problemas respiratórios.


A realização de queimadas em vegetação para limpeza de terrenos é proibida em tempos de estiagem e só podem ser feitas com autorização do órgão ambiental responsável e, mesmo assim, devem ser acompanhadas de cuidado como feitura de aceiro (espaçamento sem cobertura vegetal ou desbastado em volta das matas) para evitar a propagação das chamas. O aceiro deve ter, pelo menos, o dobro da vegetação mais alta da área a ser queimada.

Se sua propriedade faz limite com a estrada, contorne toda a extensão do terreno com um aceiro preventivo, com no mínimo dois metros de largura.


O mais importante é que os proprietários mantenham sua área reflorestada, aumentando a umidade do local e diminuindo a possibilidade da combustão espontânea.


Fonte: CBMRN


142 municípios do RN atingidos pela seca são atendidos nas linhas de créditos emergenciais





                                                                                  Por Assecom/RN

O Comitê de Combate à Seca se reuniu mais uma vez no final da tarde desta segunda-feira (14) para avaliar as ações realizadas até o momento pelo grupo. Segundo dados apresentados pelo representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, o Rio Grande do Norte é o quarto Estado do Nordeste em liberação de linhas de crédito. O valor contratado aqui no Estado por agricultores familiares de 142 municípios, através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), ultrapassa os R$ 138 milhões.


No ano passado, o MDA entregou 26 retroescavadeiras a municípios que se encontram em estado de emergência e, na segunda etapa prevista para este mês, serão entregues outras 22 máquinas. As retroescavadeiras são usadas para melhorar as condições das estradas vicinais e, consequentemente, facilitar o escoamento da produção nos municípios onde a produção agrícola é essencialmente proveniente da agricultura familiar. A meta é que até o final do ano 154 máquinas sejam entregues no RN.


O representante do Exército comunicou que 103 municípios potiguares continuam sendo beneficiados com a operação carro pipa do Exército, contemplando mais de 216 mil pessoas.


O coordenador estadual da Defesa Civil, tenente-coronel Acioli se mostrou preocupado com a possibilidade da seca continuar em 2013, uma vez que a previsão dos institutos de meteorologia é que a situação não seja diferente do ano passado. "Precisamos convidar a Cruz Vermelha para participar do nosso Comitê. A instituição tem todo preparo para prestar assistência comunitária caso seja necessário. Com as previsões de mais um ano sem chuva, precisamos estar preparados", disse.


O secretário Gilberto Jales, titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) comunga do pensamento do Coronel Acioli. "Precisamos estar preparados para o pior". Gilberto Jales informou que 72 poços estão aptos para funcionar. Desses, 22 já estão instalados, entre eles os dos municípios de Luiz Gomes, Pau dos Ferros e Venha Ver. "Demos um prazo a empresa que está fazendo reparos para que até a segunda semana de fevereiro os poços restantes estejam prontos. Todo esforço continua no sentido de levar água às comunidades que sofrem com a estiagem", concluiu.


Fonte: CBMRN


Doente mental provoca incêndio acidental na sua própria residência em Jucurutu

SAM_0150-600x450
Por volta das 05h00 min, desta sexta-feira, 18, a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de incêndio no Bairro Novo Rumo, em Jucurutu. Chegando ao local, os Policiais da Rádio Patrulha já encontraram muitos populares jogando água no fogo, que já tomava conta da maior parte da casa. De imediato, o Corpo de Bombeiros de Caicó foi acionado, o qual chegou em pouco tempo em Jucurutu. Mesmo o fogo já tendo sido controlado pelos populares, os bombeiros trataram de tomar as providências cabíveis para evitar que restasse qualquer risco de um novo incêndio na residência.

A casa incendiada pertence à pessoa conhecida por Noel, que é doente mental. Ele relatou à Polícia que o incêndio teve início quando acendeu uma vela, por que sua casa não tem energia elétrica, e, a partir daí, o fogo passou para outros lugares da casa. Antes de serem controladas, as chamas queimaram um quarto e parte da sala da residência.


Foto Damião Oliveira




Fonte: PM Jucurutu

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Bombeiros já realizaram 218 atendimentos sendo 16 salvamentos no litoral






De acordo com os dados estatísticos divulgados pelo Núcleo de Análise Estatística (NAE) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), o Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) realizou 218 atendimentos neste feriadão de fim de ano, na região metropolitana de Natal. As ações atendidas pelo CBMRN foram registradas entre os dias 28 de dezembro de 2012 e 2 de janeiro de 2013, período de duração da Operação Verão 2012/2013.


Do total de atendimentos prestados na região metropolitana, 120 foram ocorrências relacionadas a incêndios e princípios de incêndios, 17 coletas de leite para os bancos de leite do RN (programa Bombeiro Amigo do Peito), 05 capotamentos, 02 abalroamentos, 02 animais em perigo, 02 árvores oferecendo perigo de queda, 02 enxames de insetos, 01 derrame de combustível, 01 vazamento de GLP, entre outros.


Entre estas ocorrências, a de maior vulto segundo a Assessoria de Comunicação do órgão, foi o incêndio ocorrido no dia 30, ante-véspera de Ano Novo, que atingiu cerca de 15 barracos da favela do Alemão, em Felipe Camarão, zona Oeste da capital. Na ocasião, o CBMRN utilizou três viaturas para controlar as chamas e mais uma ambulância como apoio.


No litoral, a Seção de Salvamento Aquático do Grupamento de Busca e Salvamento do CBMRN atendeu a 20 ocorrências neste período, sendo 16 salvamentos aquáticos, com destaque para as praias de Búzios e Redinha, 02 atendimentos pré hospitalares e localizou os pais de duas crianças perdidas.


“"Neste período as ocorrências tendem a triplicar em nosso litoral. No dia 31, os Guarda Vidas e as equipes do serviço de Atendimento Pré Hospitalar do CBMRN atenderam, na Praia dos Artistas, a um triplo afogamento. Graças a ação rápida dos bombeiros, uma adolecente de quinze anos e duas crinças de 12 e 9 anos foram resgatadas do mar e transportadas ao hospital com vida!"”, destacou o soldado Henrique Eduardo.

Fonte: CBMRN


Bombeiros e Missionários promovem ações de prevenção e conscientização ambiental em Ponta Negra



No próximo sábado, dia 19, a partir das 8:30 horas, cerca de 200 missionários da Assembleia de Deus do RN, voltam a realizar ações preventivas de afogamentos e acidentes no litoral potiguar em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar.




Além de reforçarem as orientações da Campanha Praia Segura do CBMRN, os missionários da Assembleia de Deus também estarão realizando uma grande ação de conscientização ambiental e de limpeza na orla.
“Os missionários estarão recolhendo lixo jogado por banhistas na praia, orientando-os sobre os cuidados que se deve ter com o meio ambiente, identificando crianças com as pulseirinhas do Corpo de Bombeiros, além de outras ações", disse o Pastor Geraldo Majela.


A ação contará com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do RN e IDEMA.

Fonte: Imprensa CBM-RN