terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Bombeiros e voluntários já orientaram cerca de 21 mil pessoas durante a Campanha Praia Segura





A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), através do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRN), realizou neste fim de semana, dia 12, mais uma mega operação educativa com o objetivo prevenir afogamentos e acidentes no litoral potiguar.Neste sábado (12), a Campanha Praia Segura ocorreu, simultaneamente, das 8 às 12 horas, nas regiões Metropolitana e Oeste do Estado, com as ações Turistas Legal, Criança a Vista e Blitz Educativas.

A ação Turista Legal contou com duas equipes móveis para visitar hotéis, pousadas, feiras de artesanatos, lagoas, monumentos históricos (Forte dos Reis Magos), aeroporto, Barreira do Inferno, entre outros pontos, mantendo um contato direto com os turistas que buscaram o RN para descansar neste verão. "As ações com turistas tem como foco alertar sobre as praias mais seguras para visitação bem como os cuidados com os banhos de piscinas em hotéis", disse o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante Geral do CBMRN.

Já as Blitz Educativas foram ativadas, neste fim de semana, nas principais rotas do litoral norte e sul do estado, sendo uma no distrito de Pium, em Parnamirim, no trevo de Estivas, município de Extremoz, e na Via Costeira, em Natal, esta última contou com o reforço do movimento "Trânsito na Paz", idealizada pelo empresário Marcelo Moura, que perdeu um filho num acidente de trânsito em 2010. Adultos e adolescentes do movimento "Trânsito na Paz", estiveram durante toda a manhã, deste sábado, apoiando os órgãos ligados à segurança e educação no trânsito na Via Costeira.

"Graças a grande participação de voluntários, estamos levando orientações a um maior número de pessoas e contribuindo com a conscientização da população. Diariamente recebemos novas pessoas interessadas em colaborar!", disse o Coronel Dantas.

Enquanto isso, a ação "Criança a Vista", identificou crianças com pulseirinhas, nas praias que ligam Muriú, litoral norte, a praia de Barreta, no litoral sul. Uma força tarefa composta por servidores, escoteiros, grupos pré militares e voluntários estiveram percorrendo o litoral realizando esta ação.

"As pulseiras, além de trazerem informações importantes, tais como, o nome da criança e do responsável e um telefone de contato, ainda foi feito com material resistente à água sendo de fácil fixação. Em alguns casos, são as crianças que procuram os Guardas Vidas e Voluntários para se identificarem e neste momento aproveitamos para orientá-las", disse o Comandante do CBMRN.

Em paralelo às atividades da Campanha, a Sesap esteve distribuindo material educativo relacionado ao tratamento e prevenção de doenças como câncer de pele, hipertensão arterial, DST/AIDS, hepatites virais, dengue e tabagismo, além da entrega de brindes como: porta-lixo de veículos, porta-camisinha e preservativos masculinos.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da Coordenadoria de Promoção à Saúde (CPS), está apoiando a Campanha Praia Segura, desenvolvida pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), através do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRN).

Cerca de 450 pessoas, entre voluntários e agentes de segurança, estiveram empenhados na ação deste sábado. Desde o início da Campanha Praia Segura, no dia 5 de janeiro, o Corpo de Bombeiros já orientou cerca de 21 mil pessoas, abordou 3.091 veículos, distribuiu 10.744 folders e identificou, com as pulseirinhas, 5.926 crianças. As próximas ações ocorrerão nos dias 19 e 26 de janeiro.

São parceiros da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social e do Corpo de Bombeiros Militar nesta campanha a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Farmafórmula, Campanha "Trânsito na Paz", Defesa Civil Estadual, Cruz Vermelha, SAMU, Idema, Caern, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Policia Civil, Escoteiros do RN, Grupos Pré Militares, Detran, Departamento de Missões da Assembléia de Deus, entre outros.



Fonte: CBMRN


Nenhum comentário:

Postar um comentário