quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Bombeiros Ministram Instrução de Combate a Incêndio no 1º BEC



Aproximadamente 120 soldados participaram da instruções teóricas e práticas de prevenção e combate  a incêndio no 1º Batalhão de Engenharia de Caicó, promovido por militares do 3º SubGrupamento de Bombeiros Militar.
Durante a instrução os militares do Corpo de Bombeiros, orientaram e enfocaram que, ninguém está livre dos riscos de incêndio. "A parte teórica é a base de tudo depois deve vir à prática. Essa instrução serviu para alertar dos riscos que todos nós estamos passivos. Eles aprenderam as classes de incêndio, como pode ocorrer e como combatê-lo e noções de primeiro socorros. O acidente ocorre onde a prevenção falha. Onde há prevenção, a chance de acontecer acidente é muito pequena", enfatizou os militares. “Nós passamos o básico para eles darem esse atendimento inicial a qualquer foco de incêndio, mas estão extremamente empenhados, captaram a mensagem da prevenção e o do combate a incêndio.”







Fonte: Sertencaico




Bombeiros recebem viaturas, equipamentos e fardamentos



A noite desta quarta-feira (29) foi de festa para o Corpo de Bombeiros Militar do RN, a corporação recebeu da governadora Rosalba Ciarlini novos fardamentos, veículos, capacetes, botas e centenas de equipamentos de proteção individual durante a solenidade de formatura da primeira turma de alunos do Programa Bombeiro Mirim após a sanção da Lei nº 9.561 de 25 de outubro de 2011, que reconheceu e oficializou o Programa no RN.
De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do RN, o Cel. Eliseu Dantas, até o final do ano serão entregues ao CBMRN o equivalente a R$ 3,5 milhões em equipamentos. “Hoje estamos recebendo um aporte de R$ 1,7 milhão em instrumentos que vão melhorar a atuação do Corpo de Bombeiros em todo o Estado, é uma realidade nova que a corporação vislumbra, pois a governadora Rosalba Ciarlini foi a grande incentivadora para que fossem feitos convênios e parcerias que possibilitaram as melhorias que recebemos hoje. O Secretário de estado da Segurança Pública, Aldair da Rocha também apoiou bastante, através do auxílio para a criação de uma comissão de projetos voltada para captar essas parcerias”, explicou o Coronel Eliseu Dantas.
Foram adquiridos através de convênios junto a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), Infraero e Idema 20 veículos do tipo Ford Fiesta, 2 ônibus para transporte de tropa, além de centenas de equipamentos de proteção individual, tais como capacetes, botas e conjuntos de proteção individual de combate a incêndios urbanos e florestais. O Corpo de Bombeiros Militar do RN também recebeu da governadora Rosalba Ciarlini 260 novos fardamentos para os alunos do Programa Bombeiro Mirim e uma Van para o transporte dos alunos do Programa.
“O Bombeiros tem como principal missão enfrentar perigos para realizar salvamentos seja enfrentando o fogo, as matas ou a força das águas e é com muita alegria que entrego esses equipamentos que irão proteger esses homens que trabalham se arriscando para salvar vidas”, declarou a governadora Rosalba Ciarlini.
De acordo com o secretário de Estado da Segurança Pública, Aldair da Rocha, todo o trabalho que vem sendo feito para integrar e melhorar a segurança do Estado é acompanhado de perto pela governadora Rosalba Ciarlini. “Realizar convênios e parcerias é uma maneira de conseguir o que precisamos. Estamos juntos buscando a valorização profissional dos trabalhadores da Polícia Militar, Polícia Civil, Itep e Corpo de Bombeiros e a governadora já mostrou seu compromisso com a categoria através do cumprimento da lei do subsídio, que era um pleito da segurança do RN há 20 anos”, afirmou o secretário Aldair da Rocha.

Pequenos heróis, grande cidadãos
Além da entrega de novos equipamentos o Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do RN também vibrava com a presença de familiares, amigos, educadores e voluntários que prestigiavam a conclusão do período de adaptação de 65 novos alunos do Grupamento Bombeiro Mirim.
O programa existe desde 1989, mas só foi oficializado e reconhecido através da Lei nº 9.561 de 25 de outubro de 2011, sancionada pela governadora Rosalba Ciarlini. “Tive a iniciativa de reconhecer oficialmente o programa Bombeiro Mirim porque sei o quão necessária é a continuidade desse programa e da importância de uma lei que dê segurança, respaldo e segurança para que muitos jovens tenham a oportunidade de fazer parte de um Programa tão íntegro”, afirmou a governadora Rosalba Ciarlini.
O comandante do Corpo de Bombeiros Militar do RN, o Cel. Eliseu Dantas, lembrou sobre o começo do programa, que começou com a sensibilidade do Cel. Claudio Christian em perceber que os meninos da região precisavam de outras oportunidades fora da rua. “Como aqui no Quartel temos muitas fruteiras, muitos meninos vinham jogar pedras nas copas das árvores, foi quando o Cel. Claudio Christian resolveu chamar esses meninos para participarem de atividades educativas. O grupo começou com cinco garotos da comunidade e em duas semanas já eram mais de 30 meninos querendo participar”, conta o Cel. Eliseu Dantas.
O programa Bombeiro Mirim é representa o começo de ciclo de aprendizado para os adolescentes que, voluntariamente, optam por participar deste projeto social mantido pelo Governo do Estado, através do Corpo de Bombeiros Militar do RN.
Shirley Nogueira, mãe do aluno Edivan Nogueira falou em nome de todas as mães dos jovens atendidos pelo programa Bombeiro Mirim e destacou a importância da ação. “É muito gratificante para nós, mães, ter a certeza da tranquilidade de que nossos filhos estão aqui aprendendo coisas boas em vez de estarem na rua ou andando com más companhias”, disse Shirley.
O Aluno Ricardo Almeida, de 12 anos, que falou em nome dos Bombeiros Mirins também elogiou o Programa. “Eu me sinto bem em ser um Bombeiro Mirim e sou muito feliz por tudo o que aprendi com as novas amizades e pessoas que conheci aqui”, disse Ricardo.

 fonte:Canindé Soares



quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Corpo de Bombeiros do RN inicia formação da 3ª turma do Estágio de Operações Florestais






O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), através do Centro Superior de Formação e Aperfeiçoamento (CSFA), iniciou nesta segunda feira, dia 27 de agosto, a mais uma turma do Estágio de Operações Florestais (EOF) visando capacitar servidores públicos de diversos órgãos a atuar com mais eficiência em operações florestais, de forma a qualifica-los ao combate e prevenção a incêndios em áreas de matas.


Realizado graças a um convênio firmado com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA/RN), o estágio de operações florestais – EOF exige de seus alunos um bom condicionamento físico e técnico. Antes do Estágio, os candidatos interessados são submetidos a uma minuciosa avaliação médica.


O Estágio de Operações Florestais – EOF, contará com um total de 08 turmas, na capital e interior, tendo a participação de bombeiros, policiais militares, policiais civis, servidores do Idema e das guardas municipais, tendo a duração de uma semana.


A capacitação da 4ª turma está prevista para ocorrer entre os dias 17 e 21 de setembro de 2012, em Natal.


Mais informações: 
Ten Christiano Couceiro – 8129-3618 – Assessoria de Comunicação



Fonte:CBMRN



Solenidade oficializará a entrega de viaturas e conclusão de adaptação dos Bombeiros Mirins





Nesta quarta feira, dia 29 de agosto, às 19:30 horas, o Corpo de Bombeiros Militar do RN estará promovendo, no Quartel do Comando Geral do CBMRN, em Natal, uma importante solenidade que simboliza a conclusão do período de adaptação de 65 novos alunos do Grupamento Bombeiro Mirim e o começo de um novo ciclo de aprendizado na jornada destes adolescentes que, voluntariamente, optaram por compor este projeto social mantido pelo Governo do Estado, através do Corpo de Bombeiros Militar do RN.




Além desta comemoração, a solenidade terá como propósito realizar a entrega de 260 novos fardamentos aos alunos do Programa bem como o repasse oficial de 20 veiculos do tipo Ford Fiesta, 1 Van para o transporte dos bombeiros Mirins, 2 ônibus para transporte de tropa, além de centenas de equipamentos de proteção individual, tais como capacetes, botas e conjuntos de proteção individual de combate a incêndios urbanos e florestais, adquiridos por meio de convênios junto a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), a Infraero e o IDEMA/RN.


Além do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, está previsto a participação da Governadora do Estado Rosalba Ciarlini e do Secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha.



Fonte:CBMRN








Bombeiros abrem inscrições para 6ª Travessia da Independência



Dentro da programação da Semana da Pátria, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, através do Grupamento de Busca e Salvamento, estará realizando no dia 1° de setembro, às 8 horas, a 6ª Travessia da Independência.

O evento organizado pela corporação terá a Praia de Ponta Negra, em Natal, como ponto de concentração. O percurso da travessia marítima terá ao todo 1,5 quilômetros em formato triangular, saindo das imediações do Morro do Careca.

Os interessados em participar devem comparecer ao local da prova com pelo menos uma hora de antecedência. A prova não terá caráter de competição. Durante o trajeto, os Guardas Vidas do Corpo de Bombeiros estarão distribuídos em embarcações e pranchões que darão apoio aos participantes. 


As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 30 de agosto, no Grupamento de Busca e Salvamento, localizado na Avenida Antônio Basílio, nº 1855, das 7 às 13 horas.


Mais informações podem ser obtidas com o Tenente Roberto Junior, do Corpo de Bombeiros, pelos telefones 3232-8444, 3232-9308 ou 9172-9994.



Fonte:CBMRN



quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Equipe dos Bombeiros encontra corpo de jovem no Rio Seridó em Caicó



Equipes do Corpo de Bombeiros da cidade de Caicó realizaram buscas e encontraram na manhã de hoje (quarta-feira) o corpo do jovem Willian Sherman de França Rocha, 29 anos, residente na Rua Mundo Novo, 1050, Bairro Paraíba, que teria se afogado no final da tarde de ontem (terça-feira) no Rio Seridó ao lado da Ilha de Sant’Ana na cidade de Caicó. 


A Central do Corpo de Bombeiros recebeu uma ligação anônima apontando para o afogamento e deslocou uma equipe para fazer buscas no local apontado pelo informante via telefone. 

O local exato onde os Bombeiros encontraram o corpo é onde estão instaladas as Bombas da Caern entre a Ilha de Sant’Ana e o Brisas Balneário, local onde populares tomam banho e costumam ingerir bebida alcoólica. 

O Jovem Willian é filho de Sineto do Hospital do Seridó que é candidato a vereador nas eleições 2012 na cidade de Caicó. A Policia Civil foi acionada e esteve no local fazendo a liberação do corpo para que o ITEP fizesse a remoção para ser necropsiado e em seguida liberado para sepultamento.


Fonte: Eduardo Dantas