quinta-feira, 28 de junho de 2012

Militares do 3ºSGB/2ºGB de Caicó Ministram Aulas de Atendimento Pré-hospitalar






Dentro do planejamento do 3ºSGB/2ºGB do Corpo de Bombeiros Militar sediado em Caicó, capacitando os profissionais que atuam no atendimento pré-hospitalar, foi realizado entre os dias 25 a 29 de junho, na cidade de Caicó/RN, um treinamento na área de socorros de urgência, destinado a alguns militares do 3º DPRE  e servidores da secretaria de saúde do município. O treinamento foi ministrado pelos instrutores, Sd Glicério e Sd Lucena, No primeiro dia o grupo foi dividido em equipes que puderam treinar na prática todos os procedimentos com os colegas em várias situações adversas que podem acontecer no dia-a-dia de trabalho de cada um. Entre os assuntos abordados estão: análise primária e secundária, emergências clínicas, atendimento ao politraumatizado, queimaduras, afogamento, parto de emergência, imobilização e mobilização de vítimas, retirada de capacete de vítima acidentada, etc. Durante o treinamento, o mais importante foi a integração de todos, alunos e instrutores, que se uniram para um bem maior, que é a prestação de um serviço qualificado para a sociedade caicoense. Aprendendo que a união no ambiente de trabalho pode ser muito útil para o desenvolvimento do serviço diário. Agora todos os que participaram do curso estão habilitados a prestar o primeiro atendimento ás vítimas até a chegada da equipe de resgate do 3º SGB em caso de uma emergência ou urgência em ambiente pré-hospitalar.
De acordo com os alunos, o conhecimento adquirido no curso foi muito importante, e certamente servirá muito no aprimoramento pessoal e profissional daqueles capacitados. “É de extrema importância o compartilhamento de conhecimentos com profissionais de outras instituições, que também prestam relevantes serviços a sociedade caicoense, já que esses profissionais a partir de agora já podem nos auxiliar no atendimento de nossas ocorrências diárias, principalmente nos acidentes automobilísticos, que são muito comuns na região. Desde já parabenizo a todos e todas pela dedicação e interesse durante as instruções”, disse o Sd Glicério, um dos instrutores do treinamento.
















Fonte:sertencaico







sexta-feira, 22 de junho de 2012






Um acidente de transito no tipo colisão envolvendo um carro uma moto foi registrada no inicio da manhã de hoje (quinta-feira), por volta de 07h00, na Travessa José Eustáquio, Bairro Paraíba, zona sul da cidade de Caicó e deixou uma pessoa ferida.

De acordo com informações colhidas no local do acidente o carro envolvido trata-se de chevrollet Agille de cor vermelha e placas NNR-0525 - Caicó/RN que era conduzido por Eurico Lucena dos Santos e a moto trata-se de uma Yamaha de cor vermelha e placa MYK-3621 - Caicó/RN que era conduzido por um homem identificado até o momento apenas por Alexandre.
A colisão foi violenta e deixou o carro e a moto bastante danificada alem de deixar o condutor da moto com escoriações pelo corpo.

O Corpo de Bombeiros esteve no local através da guarnição de resgate Oscar 05 e fez o socorro da vitima até o Hospital Regional do Seridó em Caicó para ser atendido. A guarnição Tango do 3º DPRE também esteve no local fazendo o registro do acidente.


Fonte: Jair Sampaio



quarta-feira, 13 de junho de 2012

Saiba como utilizar os fogos de artifícios e comercializar




Com a proximidade das festividades juninas, o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Norte sente a necessidade de estabelecer critérios mais efetivos para garantir a segurança do funcionamento dos locais destinados ao comércio de vendas de fogos de artifício.

Para isso, fará cumprir o que diz a Portaria da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, nº 162, publicada no dia 11 de junho de 2003, que estabelece as condições para legalização de estabelecimentos, bem como as exigências de segurança para a comercialização de fogos de artifícios




De acordo com o que estabelece a Portaria, os interessados na comercialização de fogos de artifícios devem comparecer ao Corpo de Bombeiros Militar munidos do competente alvará de localização, expedido junto à prefeitura de seu município. A partir daí, o CBM expedirá sua liberação para venda de fogos de artifício, após vistoria prévia do local, que seguirá anexada a termo de responsabilidade do interessado sobre a referida liberação.


Com estas liberações, estará o referido ponto apto a receber fiscalização definitiva e integrada do CBM, na qual se verificarão todas as condições de segurança contidas na Portaria sob pena de interdição de venda, sem prejuízo a outras sanções penais ou cíveis cabíveis.


As barracas de vendas devem atender aos seguintes requisitos:

1 - Estoque máximo de vinte quilogramas (20 Kg);

2 - Sinalização de "Proibido Fumar";

3 - A área máxima da barraca deverá ser de seis metros quadrados (6 m²);

4 - Só poderá comercializar fogos de artifício classificados até a classe "C", fogos de estampido com mais de vinte e cinco (25) centigramas de pólvora por artifício pirotécnico;

5 - Os foguetes serão com ou sem flechas, cujas as bombas contenham até 6 (seis) gramas de pólvora por artefato pirotécnico;

6 - Deverá possuir ventilação natural;

7 - O espaço entre as barracas deve ser igual ao maior comprimento da mesma, não sendo inferior a oito metros;

8 - Instalação elétrica à prova de explosão;

9 - Prevenção mínima contra incêndio utilizando um extintor de pó químico seco de 8 Kg;
10 - Não é permitida a iluminação com chamas abertas;
11 - A distância da ocupação à fontes de ignição deve ser de no mínimo quinze (15) metros;

Os tabuleiros e bancas de vendas devem atender aos seguintes requisitos:

1 - Estoque máximo de dez quilogramas (10 Kg);

2 - Sinalização de "Proibido Fumar";

3 - A área máxima da banca deve ser de 3 m²;

4 - Só poderá comercializar fogos de artifício classificados na classe "A" e "B", com no máximo vinte e cinco (25) centigramas de pólvora por artifício pirotécnico;

5 - Forrar antes de colocar os produtos com lonas que ultrapassem as bordas;

6 - O espaço entre os tabuleiros ou bancas deve ser no mínimo de cinco metros (5,0m);

7 - Instalação elétrica à prova de explosão;

8 - Prevenção mínima contra incêndio utilizando um extintor de pó químico seco de 6 Kg;

9 - Não é permitida iluminação com chamas abertas;

10 - Distância da ocupação à fontes de ignição deve ser de no mínimo quinze (15) metros.





Fonte: sertencaico


terça-feira, 12 de junho de 2012

Alunos da APAE Visitam o Corpo de Bombeiros de Caicó






Corpo de Bombeiros Militar de Caicó, 3ºSGB/2ºGB, recebeu nesta segunda-feira, dia 11 de junho, a visita dos alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE - Caicó. O objetivo da visita foi à interação dos alunos e professores com a nossa Instituição, valorizando a criança especial, sendo uma sociedade mais inclusiva, mostrando a eles nossos trabalhos e equipamentos utilizados pelo Corpo de Bombeiro Militar nas ocorrências, sendo passadas dicas de prevenção e interação com os militares, viaturas e equipamentos
















Fonte: Sertencaico





sexta-feira, 8 de junho de 2012

Corpo de Bombeiros realiza resgate na BR-427



Por volta das 15:30hs de hoje(08), um registro de acidente tipo capotamento na BR 427, trecho de acesso á entrada da cidade de Caicó.
Um Fiat Uno de cor verde, conduzido por José Cezino de Medeiros, mestre de obras, residente no Sítio Manhoso, conhecido coco "Galego de Geraldino", e mais dois amigos, saíram das imediações do Caicó Hiate Clube, não havendo tempo hábil para manobrar quando se deparou com uma curva.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e tomou as devidas providências, das quais, uma dela foi cortar as portas e cabine para retirarda de José Cezino, haja vista sua situação era a que mais inspirava cuidados.







Fonte: Jair Sampaio



domingo, 3 de junho de 2012

Colisão envolvendo dois carros deixa três vítimas fatais na estrada que liga São José do Seridó a Caicó



Um gravíssimo acidente, tipo colisão, envolvendo dois veículos, sendo um Siena de cor preta e um Gol de cor cinza, aconteceu na madrugada de hoje entre Caicó e São José do Seridó, segundo consta nos levantamentos feitos pelo 3º DPRE, O Fiat Siena, que incendiou, tentou realizar uma ultrapassagem a duas motocicletas, e que uma das testemunhas só lembra que vinha um outro veículo em sentido contrário, possivelmente o Gol cinza, que o condutor do Gol cinza também lembra que em sua frente só viu dois carros seguindo lada-a-lado, este tendo sinalizado com corte de luz, porém não adiantou, a colisão foi inevitável.
  
 
O Corpo de Bombeiros fez o resgate de pelo menos 5 pessoas desse acidente para o Hospital Regional em Caicó. Eles foram atendidos e passam bem. Estão sendo monitorados pelo médico de plantão. Eles foram identificados como:
Jussicleide Basílio Queiroz, de 22 anos, residente na Rua Odilon Salvino de Araújo, Bairro de Boa Passagem em Caicó; Tamara Fabiana Silva de Medeiros, de 23 anos, residente em São Fernando e Hugo Wendel Maia, de 24 anos, residente na Rua Clementino Camboim, no Bairro Barra Nova, em Caicó. Esses três estavam no Siena.
Geisa Carmem de Araújo, de 24 anos, residente na Rua Joaquim de Araújo, nº 99, centro de Timbaúba dos Batistas. Ela foi miss Rio Grande do Norte; Zenio Araújo de Oliveira, de 16 anos, residente na Rua Mãe Sebastiana, nº 700, Centro de Timbaúba dos Batistas; Poliana e Diogo, estavam no Gol de cor prata. Os últimos dois mencionados morreram.












Fonte: Jair Sampaio


sábado, 2 de junho de 2012

GRAVE ACIDENTE DEIXA UMA PESSOA MORTA NA RN-015






  Um grave acidente registrado na tarde de sábado, 2 de Junho de 2012 por volta das 13h deixou um taxista morto na RN-015 após a comunidade de Riacho Grande há 11km de Mossoró.
  Dois veículos foram envolvidos no acidente. Segundo informações o Santana de cor azul, placa MYP-5280 Baraúna/RN que era conduzido por Luiz Lindemberg de Lima, 32 anos, colidiu lateralmente em um caminhão Mercedes Benz (Mercedinha) de com branca, placas NNK-1651 após tentar fazer uma ultrapassagem a uma carreta. Luiz que veio a óbito no local vinha de Baraúna com destino a casa de seu pai no Riacho Grande e o caminhão vinha no sentido Mossoró – Baraúna.
   O condutor do caminhão após acionar o socorro evadiu-se do local. Equipes do corpo de bombeiros comandadas pelo SGT F. Sousa e SDs Jean, Márcio, Peixoto, Adonirã e Medeiros fizeram o trabalho da retirada do corpo das ferragens.
   O DELTA OSCA comandante CB Crisvaldo e SD Jean Carlos e Esquadrão Águia foram acionados e fizeram o controle do transito e isolamento da área até a chegada do ITEP.








Fonte: Blog  Passando na hora