quarta-feira, 25 de abril de 2012

Bombeiros participam de instrução de salvamento em elevadores





Consta no histórico de ocorrência do Corpo de bombeiro de Caicó, pessoas presas em elevadores, situação que causa pânico e agonia nas vitimas, então procurando sempre o aperfeiçoamento das técnicas e melhor atendimento. O Comandante do 3ºSGB/2ºGB Capitão Miranda, e seus militares, Tenente Lima, Tenente Araújo, Sub Tenente Severino, Sargento Costa, Sargento Cavalcante, Sargento Breno, Sargento Felipe, Sargento Rinaldo, Sargento Reginaldo, Cabo Shardwyck, Cabo Pery e o Soldado Pinheiro estiveram participando na terça-feira, 24 de abril, de uma instrução de salvamento em elevadores, realizada no prédio residencial "Varandas do Penedo" na cidade de Caicó, ministrada pelos Senhores Ruy Freiro Duarte e Robenilson, técnicos em manutenção de elevadores.
Na instrução, Ruy falou das várias marcas de elevadores, das diferenças entre elas, das possíveis panes que podem ocorrer e como proceder para realizar a retirada das vítimas do interior da cabine do elevador. Foi verificado todo o sistema de funcionamento do elevador, a casa de máquinas e a chave geral do sistema.
Ao final da instrução, Ruy doou uma chave de elevador aos bombeiros para ser usada em ocorrências dessa natureza. “É muito importante para as equipes de socorro compreender o funcionamento dos elevadores e saber os procedimentos corretos em situações de panes, pois a crescente verticalização da nossa cidade sinaliza que enfrentaremos, cada vez mais, ocorrências com vítimas presas em elevadores”, comentou o Capitão Miranda, aos participantes.





Fonte: Sertencaico


terça-feira, 17 de abril de 2012

Condicionador de ar pode ter causado incêndio em hospital de Natal

Um problema com um condicionador de ar pode ter ocasionado o incêndio registrado no hospital Promater durante a noite do dia 15 abril de 2012. Essa é a versão sustentada pela direção da unidade médica, que pedirá uma perícia na sala, destinada à área de nutrição, para confirmar a suspeita. As chamas e a grande quantidade de fumaça causou alvoroço entre pacientes e familiares que estavam no local. Além disso, forçou o deslocamento de crianças internadas na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal. O incêndio não deixou feridos e os pacientes voltaram a ser atendidos normalmente em pouco tempo.


O Corpo de Bombeiros Militar recebeu o chamado para a ocorrência por volta das 20h. O chamado ocorreu via Ciosp [Centro Integrado de Operações de Segurança Pública] e fez os Bombeiros deslocar quatro viaturas imediatamente para o local. O foco foi encontrado no subsolo da unidade e a grande quantidade de fumaça se espalhava até a recepção. "Como era um local fechado, a fumaça era direcionada e acaba saindo e se concentrando na recepção. Logo trabalhamos para dissipar a fumaça", informou o tenente Édson Modesto, oficial de operações dos Bombeiros.
 De acordo com informações do diretor administrativo da Promater, José Mendonça, as peças de plásticos do aparelho se derreteram com o aquecimento do condicionador de ar e colaboraram para a formação da grande quantidade de fumaça. "Não conseguimos controlar e chamamos as equipes dos Bombeiros", disse Mendonça. A sala de nutrição contava com refrigeração de forma 24 horas. A empresa de manutenção dos condicionadores de ar também apresentará esclarecimentos quanto às condições dos seus aparelhos.



Fonte: CBMRN



terça-feira, 10 de abril de 2012

Bombeiros realizarão capacitação sobre prevenção de acidentes com crianças e adolescentes


Prevenção de acidentes domésticos

Nos dias 11 e 12 de abril, próxima quarta e quinta feira, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), em parceria com a Secretaria de Estado de Administração e dos Recursos Humanos (SEARH), estará realizando uma capacitação sobre prevenção de acidentes com crianças e adolescentes até 14 anos. A ação, realizada com o apoio da ONG Criança Segura, tem como objetivo sensibilizar e formar profissionais do Rio Grande do Norte para a temática.

A oficina contará com 40 participantes, entre eles profissionais do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, profissionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e voluntários da Cruz Vermelha. Na programação do encontro, que acontece das 8 às 17 horas, nos dois dias, na Escola Estadual Edgar Barbosa, estão previstas exibição de vídeos e leitura e discussão de textos sobre os diversos tipos de acidentes e suas formas de prevenção.

Após a formação, os alunos irão realizar atividades de multiplicação da causa junto às escolas, famílias, comunidades e outros ativistas sociais envolvidos com o tema. A participação na oficina e o envio dos relatórios das atividades concluídas após realização dos encontros preveem a entrega de certificado. 

Mais informações: Tenente Christiano Couceiro – 8129-3618

Fonte: CBMRN

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Conheça a propagação de um Incêndio e o perigo que corre os bombeiros





Independente de onde você estiver é sempre bom dar uma olhada aos arredores para saber os locais de possíveis saídas se acontecer um incêndio, é necessário e indicado pelo corpo de bombeiros, é bom saber de antemão para ficar mais esperto a qualquer coisa, não necessariamente um fogo, mas também brigas ou qualquer forma de tumulto. Depois disso se estiver num aposento da casa ou escritório com porta fechada e notar que há algum cheiro de queimado ao redor, se houver fogo com certeza logo começara a entrar fumaça pelas arestas da porta, toque a mão à porta para ver se ela está quente se estiver não abra a porta, pois o fogo pode invadir o local em que você está se não estiver quente aí pode abrir a porta devagar e dar uma olhada para ver de onde vem a fumaça, se abrir a porta e vier uma cortina de fogo e fumaça para cima de você feche-a rapidamente, agora se não houver fogo saia em direção a sua rota normal.
Se apenas for uma fumaça pode se abaixar e sair engatinhando ou de outra maneira que esteja próximo ao chão, isso porque a fumaça do fogo pode ser mais perigosa do que o próprio fogo, e como os dois tendem a subir ficando no chão estará protegido.
Depois de ter se saído do local do incêndio não retorne mesmo que for para buscar alguém que esteja preso, seu primeiro passo é chamar os bombeiros para que eles resgatem a pessoa ou o animal que está dentro da casa, não tente ligar para o bombeiro de dentro do local, mas sim fora dela.
Se você não consegue sair pode e deve fazer o uso de celulares ou telefone fixo para chamar o bombeiro mantenha-se em um canto protegido e que seja visível para a hora que os bombeiros entrarem na casa. Se tiver uma janela por perto mesmo que não de para você passar, poderá gritar por socorro, ela e também ajudará você a respirar, tape a boca e nariz com um lençol ou alguma peça de roupa para se proteger da eventual fumaça.
Se a sua roupa pegar fogo seja em casa ou num acidente qualquer não corra, pois isso pode ascender o fogo com mais velocidade, o certo é cobrir o rosto com as mãos e rolar de um lado para o outro até que o fogo cesse totalmente.


Fonte: Bombeiros emergência

Bombeiros atendem vítimas de colisão de motos

Ontem (5) por volta das 20:00hs na rua André Sales, rua principal do bairro Paulo VI, ocorreu um acidente de trânsito tipo colisão, envolvendo uma moto Titan 125 vermelha, conduzida por Kaio Tadeu de Oliveira, 27 anos, residente à rua Eriberto Martiniano, nº 110, bairro Paulo VI e uma moto Traxx 50cc preta, conduzida por Hiago Mayron Silva de farias, 19 anos, residente à rua Serafim Bernardes, nº 392, bairro Vila do Príncipe.

Os dois motoqueiros se chocaram nas proximidades do Supermercado Santa Rita, no local, o condutor da moto Titan reclamava muito de dores por todo o corpo e dizia não está sentido os membros inferiores (pernas), ambos, e também uma garota que vinha de garupa na Traxx foram conduzidos ao H.R.C pelo corpo de Bombeiros de Caicó.





Fonte: Jair Sampaio
 

terça-feira, 3 de abril de 2012

Operação Abraçe o Meio Ambiente atendeu em dois meses mais incêndios do que a soma de 2010/2011.

Com intuito de preservar o meio ambiente contra os incêndios florestais registrados no estado, com mais frequência, no período compreendido entre os meses de setembro e fevereiro, o Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável de Meio Ambiente do RN (IDEMA) firmaram um convênio, em dezembro de 2011, criando a Operação Abraçe o Meio Ambiente (AMA) com o objetivo de reforçar as ações nesta área.



A primeira fase do convênio entre ambos os órgãos, ocorreu entre os dias 5 de dezembro de 2011 e 29 de fevereiro de 2012. Nestes 87 dias, a corporação destinou trinta e um militares, diariamente, para atuar nestas ações específicas e, com isso, conseguiu atender um total de 335 ocorrências. Deste total, 223 ocorrências ocorreram nos dois primeiros meses do ano, sendo 27 em Caicó, 28 em Mossoró e Pau dos Ferros e 168 em Natal e região metropolitana.


"Somando os anos de 2010 e 2011, antes do início da operação, o Corpo de Bombeiros atendeu um total de 181 ocorrências. Através desta parceria com Idema, conseguimos atender em apenas dois meses de Operação AMA, mais que os dois anos juntos, o que demonstra o sucesso desta parceria e a necessidade de prosseguirmos neste caminho", disse o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Elizeu Lisboa Dantas.


 Nos anos anteriores à Operação, o Corpo de Bombeiros Militar conseguia atender somente a 20% das ocorrências solicitadas de incêndio florestal. A meta inicial da Operação AMA era elevar este índice para 50%. Já na primeira fase da Operação, constatou-se um aumento, considerável, no número de atendimentos para 56,7% das ocorrências de incêndio florestal solicitadas. Neste período foram empregadas 06 viaturas, sendo 03 no interior do Estado e 03 na região metropolitana, percorrendo nesse período, mais de 6.500 Km, 180 bombeiros militares atuaram distribuídos nas áreas mais críticas do estado, trabalhando cerca de 1100 horas, sendo investido um total de R$ 269.700,00 ( duzentos e sessenta e nove mil e setecentos reais ), em diárias operacionais.


A nova fase da AMA foi lançada na manhã desta segunda feira, dia 2 de abril, no auditório do CBMRN, com a presença do Comandante Geral da Corporação, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, e o Diretor Geral do IDEMA, Gustavo Sgilagyi, e seguirá até o dia 31 de julho, um total de 121 dias. Em função da diminuição da temperatura, com previsão de período chuvoso, serão empregados cinco bombeiros e uma viatura, por dia, na região metropolitana, só para atender estes casos. Neste período está previsto um investimento de R$ 130.300,00 (cento e trinta mil e trezentos reais), em diárias operacionais, bem como a realização de um curso de Combate a Incêndio Florestal e Work Shopping sobre os incêndios florestais, visando capacitar a tropa para as próximas ações.




Fonte: CBMRN

Corpo de Bombeiros do RN oferece cursos de capacitação para seus militares

Visando capacitar seus militares para atuarem com mais eficiência em ações de defesa civil, atendimento pré hospitalar, salvamento terrestre e em operações de estádios, o Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) estará executando, nos anos de 2012 e 2013, uma vasta programação de cursos operacionais.


 
Os cursos oferecidos pela instituição aos seus bombeiros foram firmados graças a um convênio do Governo do Estado do RN, através da Secretaria de Estado da segurança Pública e da Defesa Social (SESED) e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). Estes cursos servirão inclusive para a melhoria do atendimento público para a Copa do Mundo de Futebol de 2014.



Satisfeito com a realização do convênio, o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, acredita que esta formação servirá para estimular ainda mais a tropa. "Os resultados desta capacitação serão sentidos pela comunidade através da melhoria dos serviços oferecidos durante a prevenção de ocorrências e socorros a vítimas", disse o Comandante Geral do CBMRN.



Fonte: CBMRN