terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Incêndio em residência na cidade de Pau dos Ferros/RN

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj4BykOZEm4jJdSOGRtNvgL9nteQI3Xj_pg8xrDYC-AyLvW_RfxBRa2_reYCDTfgIKkSRv9KnxXtfXs4XSX334lTaWsZps0yppG6OUMXX0gI2bJkAPpqEMZeNKZSuwFu1e3_7aWL-x6i8w/s1600/bombeiro.jpg
Na manhã deste Sábado (30), a Srª. Maria Ribeiro da Silva, teria saído de sua residência localizada a Travessa Cícero Trajano, Bairro Manuel Deodato, para ir a feira livre no centro da cidade, deixando em casa seu pai Francisco Diniz, 65 anos, deficiente visual e uma criança de seis anos de idade, de repente por volta das 10:30 min começou o incêndio, um morador vizinho ao perceber correu e retirou o deficiente visual e a criança, e rapidamente as chamas se alastrava em um dos quartos da casa, a PM foi acionada e o corpo de bombeiros, enquanto aguardavam a chegada dos PMs e Bombeiros, moradores vizinhos retiravam alguns pertences e moveis do interior da residência, com a chegada dos bombeiros foi feito um trabalho de resfriamento nas paredes e apagado os vários focos de incêndio que ainda existia no teto e moveis, as causas do incêndio ainda não foi informada e ninguém saiu ferido.
A dona de casa quando voltava ao avistar a movimentação em sua residência sentiu-se mal e foi socorrida para o Hospital Regional Cleodon Carlos por uma guarnição da PM.
Conversamos com o Sr. Francisco Diniz, ele disse que estava na sala com o televisor ligado e sentindo o cheiro de queimado e escutou um forte estrondo e em seguida chegou um vizinho e retirou o mesmo e a criança do interior da residência, dizendo que a casa estava pegando fogo, graças a essa pessoa e a Deus não aconteceu o pior com ele.

Fonte: Nosso Paraná RN


Bombeiros realizaram 3.772 coletas de leite materno em 2011

  Criado em 18 de outubro de 2002 pelo Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN), o Programa "Bombeiro Amigo do Peito" tem por objetivo diminuir a mortalidade infantil e alimentar crianças recém nascidas, desnutridas e portadoras de deficiências físicas, filhos de mães que não produzem leite materno ou que tenham dificuldade de amamentar.
 
http://www.portal.rn.gov.br/content/aplicacao/sesed_cbm/imprensa/m%C3%A3e%20e%20beb%C3%AA%20211211.jpg
O CBMRN através de equipes formadas por bombeiros e enfermeiros, da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), faz a coleta do leite materno das mães doadoras e distribui aos bancos de leite cadastrados na Coordenadoria Estadual do Banco de Leite do RN. Entre as entidades que recebem o leite coletado pelo programa estão: a Maternidade Escola Januário Cicco e os Hospitais Central, Coronel Pedro Germano (Hospital da Polícia) e o Santa Catarina. Nestes locais, o leite é pasteurizado e distribuído para as demais maternidades públicas e privadas do estado.

http://www.cbm.rn.gov.br/contentproducao/aplicacao/sesed_cbm/arquivos/imagens/amigo_do_peito.jpg

Para o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do RN, o Programa Bombeiro Amigo do Peito é um dos mais atuantes e relevantes programas sociais existentes no país. “A dedicação que ofereceremos ao programa Bombeiro Amigo do Peito é justificável e necessária em função do retorno que oferece no salvamento de vidas", disse o Comandante.

Em 2011, a corporação realizou um total de 3.772 coletas de leite materno, através do Programa Bombeiro Amigo do Peito, o que representou 37,3% do total de atendimentos prestados pela instituição no ano passado. Diariamente, a corporação disponibiliza, das 7 às 16 horas, duas viaturas e militares, do serviço operacional de saúde do órgão, para atuar, exclusivamente, no Programa.


Diante dos resultados do programa, o Comandante Geral do CBMRN, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, prometeu não medir esforços para garantir a ampliação desta ação solidária em todo o RN. "Em função das ações positivas alcançadas pelo programa nos últimos anos estaremos, em conjunto com a SESAP, buscando novas oportunidades de contribuir com o desenvolvimento desta importante ação social, inclusive com a aquisição de novas viaturas que venham melhorar o transporte e o armazenamento do leite materno durante as ações de coleta residenciais", enfatizou o Comandante dos Bombeiros.
Os interessados em obterem mais informações sobre o agendamento de visitas da Coordenadoria Estadual do Banco de Leite devem fazer contato através do telefone 0800-722-24-00 ou 3215-5957, das 7 às 18 horas, de segunda à sexta.

Fonte: Imprensa CBM-RN

ATENDIMENTO DE SOCORRO DE URGÊNCIA NOS ESTÁDIOS

   
O Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) realizou na tarde deste domingo, 29, uma mega operação de prevenção de acidentes e combate a incêndios durante o clássico entre o ABC e América, pelo Campeonato Estadual de Futebol, no Estádio do Frasqueirão.
Durante a partida, a corporação atuou com 50 bombeiros, incluindo os alunos do Curso Básico de Operações em Estádios (CBOE) em andamento desde o dia 16 de janeiro, e contou com o apoio de 40 voluntários da Cruz Vermelha que estiveram distribuídos nas arquibancadas e camarotes do Frasqueirão realizando ações de transporte de vítimas aos postos médicos instalados no local.
Neste domingo, três postos médicos foram ativados e três ambulâncias disponibilizadas pelos dirigentes do ABC Futebol Clube, a pedido do Corpo de Bombeiros, para garantir uma maior segurança aos freqüentadores do evento. Os dois novos postos foram oferecidos, exclusivamente, para o atendimento de torcedores do ABC e América, ficando um terceiro para o atendimento de jogadores, comissão técnica, imprensa e profissionais do evento.

Durante a partida, os bombeiros registraram 28 ocorrências de atendimento médico somente nos dois novos postos oferecidos aos torcedores. De acordo com o Tenente Daniel Gleidson, oficial do CBMRN, a elevada estatística de atendimentos contabilizada, nos postos extras da partida, justifica a necessidade de um maior investimento, por parte dos órgãos dirigentes do futebol potiguar, com relação ao socorro prestado ao torcedor do campeonato estadual.
“Os dirigentes de clubes do futebol potiguar devem garantir ao torcedor um melhor atendimento médico e de socorro dentro dos estádios. Conseguimos sensibilizar os dirigentes do ABC quanto a necessidade de uma maior logística para o clássico deste domingo. Esperamos que sirva de exemplo para os demais clubes e futuros jogos”, disse o oficial.
Antes da intervenção dos bombeiros, o Frasqueirão oferecia apenas um posto médico para atender a todos os ocupantes do estádio, inclusive os torcedores adversários que tinham que passar por dentro da torcida do ABC para serem atendidos.
“Daqui para frente caberá aos dirigentes de clubes do futebol potiguar darem prosseguimento as ações de socorro ensinadas pelo Corpo de Bombeiros. Estaremos prontos para auxiliar sempre que formos solicitados”, disse o Tenente BM Gleidson.

Fonte: Imprensa CBM-RN

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Bombeiros Atendem Acidente de Trânsito com Vítimas presas nas ferragens

Quatro pessoas morreram em um acidente automobilístico registrado no início da tarde do dia (27/01), na RN-093, saída do município de Passa e Fica, há cerca de 100km da capital do RN.

Uma Blazer de cor verde, de placas BXL-5434 colidiu frontalmente com um caminhão, de placas MMZ-2557, que estava carregado com frutas e verduras.

Os corpos ficaram presos entre as ferragens da Blazer e foi necessário equipes do Corpo de Bombeiros no local. De acordo com policiais militares, o motorista do caminhão teria fugido do local e não há informações sobre a identidade e o estado de saúde dele. Mas havia ainda a possibilidade de ele ter sido socorrido de imediato por outra pessoa para o hospital.

Os dois veículos trafegavam em sentidos opostos e na altura do parque de vaquejada da cidade, houve a colisão frontal. Ivonildo do Nascimento Lima, 43 anos, que conduzia a Blazer. Além dele, estavam no veículo os seguintes passageiros: Joselho André da Silva, 38 anos, Francineide Pereira da Costa, 43 anos e Mônica Bezerra do Vale, 32 anos. Todos vinheram a óbito no local.

Segundo informações colhidas pelos Policiais do Comando de Policiamento Rodoviário do Estado (CPRE), o condutor da Blazer teria feito uma ultrapassagem forçada, quando colidiu frontalmente com o caminhão

No interior do veículo pequeno, os peritos do ITEP encontraram uma garrafa de bebida alcoólica vazia. A prima de Mônica, Josefa Nunes Fernandes, esteve no local da colisão e relatou que os quatro ocupantes do carro estavam bebendo antes do acidente. "Eles estavam bebendo, farreando. Soube que queriam ir para outra cidade e aconteceu essa tragédia", disse. As duas mulheres são naturais da cidade de Tacima (PB) e segundo populares, visitam a cidade de Passa e Fica com freqüência. "Elas sempre vinham para se divertir mesmo", afirmou Josefa. O Corpo de Bombeiros foi chamado para retirar os corpos presos às ferragens. As equipes usaram pinça e espaçador hidráulico. Foi preciso a ajuda de um trator para tirar a blazer que ficou parcialmente debaixo do caminhão. O sargento PM José Antônio Alexandria contou que esse não foi o primeiro acidente no local. A estrada que liga os municípios de Passa e Fica a Tangará serve de rota para muitos caminhoneiros.

Policiais do CPRE fizeram o isolamento do local do acidente até a chegada dos peritos do ITEP que fizeram a pericia do local e recolherão os corpos para a sede do órgão pericial.





 Fonte: Passando na hora

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Bombeiros controlam incêndio em condomínio de 18 andares em Ponta Negra


CORPORAÇÃO - Corpo de Bombeiros do RN precisa de mais equipamentos, viaturas e de pessoalO Corpo de Bombeiros registrou no fim da madrugada desta quarta-feira (25), por volta das 4h58, um incêndio três andares do Condomínio Residencial Príncipe de Astúrias, situada na rua praia de Muriú, em Ponta Negra, Zona Sul de Natal. De acordo com o sargento Denílson, da Central de Atendimento do CB, a ocorrência foi registrada em um apartamento do 8º andar e atingiu outros dois, no 7º e 6º andares do prédio, e não registrou vítima. “Recebemos a informação através do Centro de Operações e Seguranças Públicas (Ciosp), e imediatamente foram enviadas cinco viaturas, desde combate ao incêndio, como resgate e o carro com escadaria”, em caso de necessidade, disse.

Segundo o sargento Denílson, a rápida chegada do Corpo de Bombeiros evitou que o fogo atingisse outros compartimentos do prédio que possui 18 andares. Questionado sobre a causa do incêndio, o bombeiro preferiu aguardar a perícia para que nenhuma informação equivocada seja divulgada. Ainda segundo o bombeiro, os andares foram isolados para que seja realizada a verificação das circunstâncias que levaram ao incêndio, além de outros procedimentos de praxe, como a verificação das condições do prédio e documentação.
Após o fogo ter sido controlado e constatado apenas danos materiais, o Corpo de Bombeiros voltará a avaliar o local atingido para que sejam tomadas as providências em caso de interdição parcial ou não do prédio.

Fonte: Diário de Natal

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Operação do Corpo de Bombeiros e Idema/RN garante mais proteção contra incêndios florestais no RN


O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), através da Seção Independente de Defesa Ambiental (SIDAM), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (IDEMA/RN), vem realizando, desde o dia 12 de dezembro de 2011, a Operação Abrace o Meio Ambiente (AMA).

A Operação, realizada pela primeira vez no Estado do Rio Grande do Norte, tem por objetivo garantir maior interação entre os bombeiros e os profissionais do IDEMA nas ações contra os incêndios florestais através do investimento em equipamentos de proteção individual, viaturas operacionais, entre outras estruturas necessárias para reforçar as ações de prevenção e combate a incêndio nas áreas de maiores riscos.

Em um mês de atuação, a Operação AMA atendeu a 210 ocorrências do tipo Incêndio Florestal, na região metropolitana e interior do estado, o que representa uma média de 7 ocorrências atendidas por dia durante todo esse período. Para a execução da operação estão sendo disponibilizadas seis viaturas, sendo três na região metropolitana e três no interior.

Neste período, a equipes percorreram três mil quilômetros a fim de atender todas as áreas atingidas pelo fogo, foram 420 horas trabalhadas e 31 bombeiros militares de serviço, em escalas extras, diariamente. Com este reforço operacional, o Corpo de Bombeiros Militar e o IDEMA conseguiram atender a 72,5% das solicitações, ultrapassando a meta inicial da Operação AMA que era de atender a 50%, nesta primeira fase da ação.

“Os dados estatísticos revelados no primeiro mês da Operação AMA, mostram que o CBMRN e o IDEMA estão no caminho certo. Apesar de algumas limitações estruturais, estamos conseguindo superar as metas da operação e aumentar ainda mais a eficiência do serviço prestado a população, que neste caso é a mais beneficiada”, disse o aspirante Ananias Targino, Chefe do SIDAM.


Fonte: CBMRN

Curso de Operações em Estádios promove treinamento com helicóptero no Frasqueirão

Instrução com o Potiguar 01


Os alunos do Curso Básico de Operações em Estádios (CBOE), promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN), realizaram nesta manhã (21), no estádio Maria Lamas Farache, o “Frasqueirão”, uma vistoria técnica na edificação e simularam operações com o auxílio da aeronave da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED).

Durante o treinamento, os alunos conheceram a estrutura do helicóptero (Potiguar 01), seus tripulantes, equipamentos e foram orientados sobre os procedimentos de segurança a serem adotados em situações de urgência. Na prática, os alunos realizaram técnicas de aproximação em segurança, visando um atendimento de uma vítima de acidente que necessite de um deslocamento em aeronave.

Já na vistoria, os alunos puderam conhecer os sistemas fixos de combate a incêndio, saídas de emergências, rotas de fuga, sinalizações, áreas de apoio, posto médico, camarotes, cabines de imprensa, entre outras instalações do Frasqueirão.

Ao término do curso, no próximo dia 31, 40 agentes de segurança pública estarão capacitados a desempenharem as funções de coordenação e atuação nas operações preventivas em estádios e em eventos de aglomeração de grande público.

A meta do Corpo de Bombeiros Militar é realizar uma operação integrada de segurança pública, utilizando os alunos do curso, no dia 29 de janeiro, às 16 horas, durante o clássico ABC e América. A ação terá como referência os procedimentos adotados pelos órgãos de segurança, durante o Campeonato Brasileiro de Futebol de 2011, no Estado do Rio de Janeiro.

Durante o curso, os alunos terão contato com disciplinas importantes de Operações em Estádios entre elas: Atendimentos a Múltiplas Vítimas, Antiterrorismo, Operações Aéreas, Socorro de Urgências, Noções de Direito aplicado em eventos desportivos, Legislação Técnica, Comunicação Social, Salvamento Terrestre, Sistema de Comando de Incidentes, entre outros.


Fonte: CBMRN

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

CBMRN tem novos Subtenentes e 1º Sargentos


O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do RN, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, no uso das atribuições que lhe conferem o artigo 21 da Lei Complementar nº 230, de 22 de março de 2002, e o artigo 13, em seu inciso IV, do Decreto nº 16.038, de 02 de maio de 2002, combinado com os artigos 2º, 3º e 10, em seus incisos I, II e III, alínea “c”, do Regulamento de Promoções de Graduados, aprovado pelo artigo 1º do Decreto nº 7.070, de 07 de fevereiro de 1977, considerando ainda o disposto no artigo 77 da Lei nº 4.630, de 16 de dezembro de 1976, promoveu na última sexta feira, dia 15 de janeiro, os seguintes militares:


À graduação de Subtenente:
1º Sgt Genilson Soares da Silva
1º Sgt Marcelo Nascimento da Silva
1º Sgt Edson Marques da Silva
1º Sgt João Maria Nóbrega
1º Sgt Fabiano Araújo de Souza
1º Sgt Osmar Barbosa
1º Sgt Lenilson Miguel Fernandes
1º Sgt Maria Giuzonete Gomes
 
À graduação de 1º Sargento:
2º Sgt José Alves da Silva
2º Sgt Raimundo Júnior Gurgel de Almeida
2º Sgt José Wilson de Oliveira
2º Sgt Altamir Geraldo Bento Garcia
2º Sgt Paulo Ricardo Silva dos Santos
 
A promoção ocorreu no auditório do Quartel do Comando Geral da Corporação, com a presença do Comandante Geral, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Sub Comandante, Coronel Otto Ricardo Saraiva de Souza, do Diretor de Administração Geral, Tenente Coronel SócratesVieira de Mendonça Júnior, do Chefe do Serviço Operacional, Major João Eduardo, do Coordenador de Operações, Capitão Kleiber Bandeira, entre outros oficiais
Na ocasião, o Capitão Bandeira, proferiu palavras em reconhecimento ao esforço e dedicação dos militares promovidos e, junto com os presentes, promoveu um momento religioso com uma oração onde foram destacadas palavras de fé, companheirismo, amizade e amor pela família.
Já o Comandante do CBMRN, Coronel Dantas, se mostrou satisfeito com a promoção e disse que continuará canalizando seus esforços, junto ao Governo do Estado do RN, de forma a garantir os direitos inerentes aos militares da corporação a fim de oferecer a estes o reconhecimento e valorização profissional a que são dignos.
Fonte: Ten. BM Couceiro

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Operação Verão 2012 do 3ºSGB/2ºGB de Caicó



Nos dias 14 e 15 de janeiro de 2012, teve prosseguimento a OPERAÇÃO VERÃO em Caicó e região seridó. Os militares do Corpo de Bombeiros Militar, pertencentes ao efetivo do 3º Sub grupamento de Caicó,  realizaram uma “blitz educativa”, na BR 427, próximo ao trevo que dá acesso ao açude Itans e a cidade de São João do Sabugi. Na ocasião os bombeiros orientaram os banhistas que se deslocavam para os balneários de Caicó e cidades vizinhas, sobre algumas medidas de segurança com intuito de evitar acidentes em meio aquático, bem como distribuiram panfletos educativos com informações de segurança tais como: prevenção de acidentes, saúde, dicas de viagem segura e acidente de trânsito.


 Os guardas vidas realizam a ação "Criança a Vista", com a distribuição de pulseiras de identificação que facilitam o contato com os responsáveis das mesmas em caso de desaparecimento. Ambas as ações serão realizadas no período das 8 às 12 horas, período de maior fluxo de banhistas nestas localidades.



 
De acordo com o coordenador da operação o Tenente Araújo, os bombeiros irão atuar principalmente nos açudes e barragens da região do seridó onde há maior circulação de pessoas. A disposição das equipes será feita conforme levantamento já pré-estabelecido pelo corpo de bombeiros através de dados e estatísticas levantadas de cada local. Até a presente data não foi registrada nenhuma ocorrência nos principais balneários da região do Seridó.






Fonte: Sertencaico

domingo, 15 de janeiro de 2012

Bombeiros do RN promovem Curso de Operações em Estádios




Com a escolha da cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, para sediar a Copa do Mundo de Futebol (2014), aumentou-se o interesse dos órgãos públicos de segurança em capacitar seus agentes de para atuarem com mais eficiência em estádios.
Em função disso, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) se prepara para realizar, a partir do dia 16 de janeiro, no Centro Superior de Formação e Aperfeiçoamento (CSFA) do órgão, o Curso Básico de Operações em Estádios (CBOE) firmado graças a um convênio entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).
O curso tem por objetivo capacitar oficiais e praças do Corpo de Bombeiros e de outras corporações, habilitando-os a desempenhar as funções de coordenação e atuação nas operações preventivas em estádios e em eventos de aglomeração de grande público. Os militares capacitados, por sua vez, são estimulados a disseminar a doutrina de Prevenção em Estádios, padronizando os procedimentos adotados em todos os complexos esportivos do estado.
O RN é o segundo estado do país a realizar um curso na área. O primeiro é o Rio de Janeiro, estado que inclusive está colaborando com a formação e capacitação dos militares da corporação potiguar.
Durante o curso, os alunos terão contato com disciplinas importantes de Operações em Estádios entre elas: Atendimentos a Múltiplas Vítimas, Antiterrorismo, Operações Aéreas, Socorro de Urgências, Noções de Direito aplicado em eventos desportivos, Legislação Técnica, Comunicação Social, Salvamento Terrestre, Sistema de Comando de Incidentes, entre outros.
A aula inaugural será realizada na próxima segunda feira, dia 16, às 9 horas, no Centro Superior de Formação e Aperfeiçoamento, do Corpo de Bombeiros Militar do RN, situado na Base Aérea de Natal, Setor Oeste, na Avenida Luiz Antônio, em Parnamirim/RN e contará com a presença do Secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha (SESED), Secretário de Estado, Demétrio Paulo Torres (SECOPA/RN), Secretário Municipal, Rodrigo Cintra (SECOPA/NATAL), Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante Geral do CBMRN, entre outras autoridades.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Fogo destroi carro na RN-160 próximo a Regomoleiro III em São Gonçalo do Amarante


Por volta das 13:30 de hoje (11/01) um automóvel tipo gol estaria em chamas na RN-160 próximo a Regomoleiro III em São Gonçalo do Amarante.

Segundo informações colhidas no local, o próprio dono foi quem ateou fogo no mesmo. O proprietário do veiculo indignado depois de gastar tanto dinheiro no mesmo, em oficinas e lojas de auto peças, segundo informações, se dirigiu ate o posto, comprou álcool, e jogou no interior do veiculo ateando fogo em seguida. 
O corpo de bombeiros foi acionado, mas devido a viatura da zona norte se encontrar em uma ocorrência, foi acionada a vtr ABT-10 comandada pelo Sgto Severo.O transito no local ficou congestionado, mas sem riscos para os automóveis que trafegavam pelo local. Muitos curiosos das comunidades locais (Regomoleiro e Barreiros) foram ver de perto, e saber do que se tratava




 Fonte; Regomoleiro News






Justiça Determina desocupação das casas do Conjunto Nova Caicó

 Parece que o que ninguém esperava aconteceu a PM dirigiu-se para o Conjunto Nova Caicó. Neste momento se encontram várias viaturas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros no Conjunto Nova Caicó/RN, em especial no local onde casas foram ocupadas por famílias sem teto, que são de um contrato com o Banco Paulista.



Entidades como o Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Saúde e o Fórum de Políticas Públicas, ligado a Diocese de Caicó/RN, já estão no local. Ontem (10), o Fórum conseguiu reunir representantes das famílias com a Defensoria Pública e Ministério Público, para buscar através do diálogo uma solução para o problema.


Há informações que o Ministério Público vai buscar um entendimento e caso contrário poderá entrar com uma ação solicitando do Poder Público uma revisão nos critérios estabelecidos para a entrega das casas, ou seja, tudo pode começar do zero.


Fonte: Eduardo Dantas







segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Incêndio em matagal atinge prédio de madeireira no Abolição III em Mossoró



 

O Corpo de Bombeiros de Mossoró foi acionado por volta das 17h10, para uma ocorrência de incêndio na Madeireira Lopes, localizada na Rua Amâncio Lopes, no bairro Abolição III. O fogo que atingiu parte do depósito da madeireira foi iniciado em um matagal que fica por trás.

Bombeiros utilizaram mangueiras e água para resfriar a estrutura da caixa d’água, que foi atingida pelo fogo. A rede elétrica do prédio foi desligada, para evitar riscos de choque elétrico.

Devido à ação rápida dos bombeiros, o fogo não se alastrou para o resto do galpão, que estava repleto de madeira, evitando um incêndio de maiores proporções.

Uma das proprietárias do estabelecimento informou que o incêndio é provocado por moradores que jogam lixo no terreno, e posteriormente acabam tocando fogo no material. Esse foi o terceiro incêndio registrado nesse matagal, próximo à Madeireira Lopes.

O tenente do Corpo de Bombeiros alega que com a vegetação seca, e ventos, poderia ter levado uma fagulha até o teto do galpão, ocasionando no local.


 




Fonte: Ismael Souza






Campanha orienta mais de 15 mil pessoas nos dois primeiros dias de ações

Bombeiros, policiais e voluntários juntos realizando campanha educativa
                                                 Bombeiros, policiais e voluntários juntos realizando campanha educativa
   

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), através do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) promoveu neste fim de semana uma mega operação "educativa" visando orientar turistas e veranistas quanto aos procedimentos de segurança a serem adotados por quem se desloca para o litoral para garantir um verão mais seguro no RN.

Nos dois primeiros dias da Campanha Praia Segura, 7 e 8 de janeiro, atuaram na prevenção cerca de 200 pessoas, entre Bombeiros, Voluntários da Cruz Vermelha, Socorristas do Samu, Policiais Rodoviários Federais e Policiais Militares.  

No primeiro fim de semana da Campanha, o público que trafegou pela orla potiguar ofereceu uma excelente receptividade às ações. Em cada dia da campanha, estão sendo desenvolvidas três ações simultâneas entre elas: As "blitz educativas", a ação "Criança a Vista" e o "Turista Legal".


Na primeira ação, os bombeiros estiveram instalados em duas bases fixas, sendo uma no distrito de Pium, em Parnamirim, e a outra em Estivas, município de Extremoz realizando a abordagem de veículos que estiveram se deslocando para o litoral.

Na ação "Turista Legal", uma equipe formada por bombeiros e voluntários da Cruz Vermelha visitaram hotéis, pousadas, feiras de artesanatos, monumentos históricos (Forte dos Reis Magos), aeroporto, entre outros pontos, mantendo um contato direto com o turista que buscou o RN para descansar nesta estação.

Já a ação "Criança a Vista", teve uma repercussão além das expectativas. Nela, voluntários e bombeiros, em bases móveis, percorreram as praias que ligam Muriú, litoral norte, a praia de Barreta, no litoral sul, distribuindo pulseiras de identificação para crianças e idosos, de forma a garantir uma rápida localização em caso de perdas. As pulseiras, além de trazerem informações importantes, tais como, o nome da criança e do responsável e um telefone de contato, ainda foi feito com material resistente à água sendo de fácil fixação.


No saldo do primeiro fim de semana, a Campanha Praia Segura orientou mais 15 mil pessoas, abordou 2.290 veículos, distribuiu mais de 9 mil folders e identificou, com as pulseirinhas, 2.521 crianças.

As próximas ações da Campanha Praia Segura será realizada nos dias 14, 21 e 28 de janeiro e 4, 11, 18 e 19 de fevereiro de 2012, das 7h às 13h.

São parceiros do Corpo de Bombeiros Militar nesta campanha a Defesa Civil Estadual, Cruz Vermelha, SAMU, Sejuc, Emater, Idema, Caern, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Seel, entre outros órgãos públicos.

 

OPERAÇÂO VERÃO

 O Corpo de Bombeiros Militar conta com 90 guarda vidas ostensivos no litoral, barragens e açudes do RN, sendo 60 na região metropolitana, 20 em Tibau do Norte (oeste potiguar) e 10 de Caicó (seridó).


Fonte: CBMRN

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Bombeiros reforçam ações para segurança dos banhistas no Seridó

O 3º Sub grupamento de Bombeiros, sediado no município de Caicó, região Seridó do Estado do Rio Grande do Norte estará empregando o seu efetivo para reforçar a segurança dos banhistas durante o Verão.
Segundo o Tenente Alcione Araújo, oficial de operações da unidade, as ações desenvolvidas pelos bombeiros na região do seridó terão como finalidade a atuação preventiva e efetiva no atendimento pré-hospitalar emergencial nos locais de banho público, tais como no Açude Itans (Caicó), Barragem Gargalheiras (Acari), Açude Boqueirão (Parelhas) e Barragens das Traíras (Jardim do Seridó), além de fiscalizar os locais de banho público através do emprego de pessoal e equipamentos especializados e participar efetivamente junto a outras instituições e ao público em geral, de todos os eventos durante o período da operação.
Neste período, dez militares com habilidades em salvamentos aquáticos e mergulho serão convocados para atuarem nas ações da Operação Verão naquela região. O efetivo será distribuído em frações de bombeiros que atuarão fiscalizando as áreas sob sua responsabilidade e competência da instituição, bem como inspecionando áreas privadas em que haja grande aglomeração de pessoas em função do verão. Entre os locais a serem fiscalizados estão: Clube dos Caminhoneiros, Iate Clube, Clube Pelicano, APUC – Associação dos Professores Universitários de Caicó, ASDEC – Clube da Associação dos Pescadores e Áreas adjacentes onde exista aglomeração de banhistas.
Para a segurança dos banhistas que procuram as barragens e açudes na região seridó, tais como Barragens de Gargalheiras (Acari), Açude Boqueirão (Parelhas) e Barragens das Traíras (Jardim do Seridó), os bombeiros alertam que estarão enviando equipes ao local mediante solicitação prévia da população, endereçada ao Comando do 3º SGB / 2º GB.
No seridó os bombeiros dispõem de quatro viaturas, sendo uma para ações de salvamento, uma resgate e duas administrativas, além de bote inflável, barco de alumínio, equipamentos de mergulho, flutuadores, apitos, nadadeiras e máscaras de Mergulho e “snork”.
De acordo com a Central de Gerenciamento de Emergência e Defesa Civil do Seridó, os bombeiros registraram na região, em 2011, dois afogamentos seguidos de morte.


Fonte: Rosivan Amaral

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Governadora sanciona Lei que institui subsídio da PM e Bombeiros

 
A governadora Rosalba Ciarlini irá sancionar nesta quarta-feira (4), a Lei que institui o subsídio dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Rio Grande do Norte, condicionada ao cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, quanto às despesas com pessoal. A solenidade de assinatura será às 11h, no auditório da Governadoria.

O Projeto de Lei do Governo do Estado que dispõe sobre o subsídio foi aprovado com os votos dos 22 Deputados Estaduais presentes em plenário na Assembleia Legislativa, na sessão do dia 14 de dezembro passado. A Proposição visa estabelecer o regime remuneratório de subsídio para os militares e entrará em vigor em julho de 2012, condicionada ao cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, quanto às despesas com pessoal. A reivindicação partiu do consenso entre o Comando das Corporações e as Associações representativos dos praças e oficiais.

Ao encaminhar o projeto ao Poder Legislativo, a governadora Rosalba Ciarlini ressaltou a importância da iniciativa para o reconhecimento e a valorização profissional dos policiais e bombeiros militares e solicitou aos parlamentares a apreciação com urgência.

Estudos da Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos apontam impacto financeiro (comparado com a folha de setembro de 2011), para o exercício de 2012, da ordem de mais de R$ 118 milhões, incluindo a contribuição patronal ao IPERN. Isso se houver permissão da LRF.


Fonte: Governo do RN


Motorista perde o controle de carro e vai parar em residência no Bairro Boa Passagem

Um acidente de transito chamou a atenção de muitos curiosos e por pouco não teve proporções mais graves na tarde de ontem (segunda-feira 02), na Avenida Rui Mariz no Bairro Boa Passagem na zona Norte da cidade de Caicó.

De acordo com informações chegadas a nossa reportagem o acidente envolveu um veiculo modelo wolksvagem fusca branca e placas MXN 8434 que era conduzido por Severino Elias de Araújo, quando o mesmo perdeu o controle do veiculo e saiu da pista de rolando vindo a colidir com o portão de uma residência que fica ao lado do asfalto.

Na Foto: Vitima sendo socorrida

O motorista do veiculo que apresenta sinais de embriagues ao volante sofreu um corte na cabeça e ficou dentro do carro até a chegada de uma equipe de resgate do Corpo de Bombeiros que fez o socorro do mesmo até o Hospital Regional do Seridó.

O detalhe é que no local onde o veiculo se chocou costuma ficar cheio de crianças ou mesmo o casal de idosos que residem na residência e talvez por uma providência divina na hora do acidente ninguem se encontrava no local.

Fonte: Eduardo Dantas

Bombeiros do RN participarão de encontro que discutirá o “esporte nas instituições militares


Na tarde desta segunda feira, dia 2, o Comandante Geral do CBMRN, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, recebeu no Quartel do Comando Geral da Corporação a visita do Secretário de Esporte e Lazer do Estado do RN (SEEL), Joacy Bastos.

Na ocasião, o Secretário convidou o Corpo de Bombeiros a participar de um encontro que será realizado no dia 12 de janeiro, às 18 horas, no Auditório do Iate Clube em Natal com a presença de dezenas de representações militares e forças auxiliares onde serão apresentados projetos esportivos desenvolvidos pela Comissão Desportiva Militar do Brasil, Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social e pela coordenadoria de Projeto Forças no Esporte.

Neste encontro serão abordados temas como: O esporte militar no Brasil e sua perspectiva de futuro, Projeto Navegar desenvolvido pela SEEL/RN, a relação do Esporte com a Educação, Lazer e a Inclusão Social, entre outros temas.
 
 Fonte: CBMRN