terça-feira, 18 de outubro de 2011

Bombeiros do RN testam a nova pista de treinamento da corporação

Bombeiro transpondo obstáculo
                                                                              Bombeiro transpondo obstáculo

Nos últimos anos, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) vem buscando inovar e qualificar o departamento esportivo da instituição. Em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através do Departamento de Educação Física, o CBMRN está desenvolvendo um estudo científico de parâmetros para preparação física dos bombeiros. Com a aplicação destes estudos, a forma de treinamento físico dos bombeiros está sendo reformulada através do emprego de treinamento específico para cada área de atuação da instituição.

No mês de outubro de 2011, o CBMRN realizou os primeiros testes na nova pista de treinamento, construída na gestão do Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante Geral da Corporação. De acordo com o Soldado Isaac Gomes, as primeiras ações na nova pista de treinamentos servirão para coletar dados referentes à dinâmica, praticidade, grau de dificuldade, distância, sentido e orientação para possíveis modificações físicas dos obstáculos ou de equipamentos utilizados que poderão ser adaptadas as condições climáticas do Rio Grande do Norte.


"Estamos trabalhando com uma gestão participativa, onde a opinião de cada militar é importante para o crescimento da instituição. Neste sentido, cada bombeiro que executar as atividades poderá contribuir com alguma informação de sua experiência profissional que servirá para melhorar os nossos estudos, visando elaborar protocolos nacionais ou internacionais, na área de condicionamento físico ou técnico, para que seja testada sua aplicabilidade às condições por nós vivenciadas, sem corrermos o risco de condicionar o militar, fisicamente ou tecnicamente, fora de sua realidade diária", disse o Soldado Isaac, Instrutor de Educação Física do CBMRN.

Os estudos entraram na fase do "FEEDBACK" onde, durante as aulas de educação física matinais, serão coletadas as informações para que seja  criado o protocolo de atividades da pista, responsável em determinar os tempos de execução máximo parcial e geral  de cada faixa etária. O teste final destes estudos será aplicado através de um exame de capacitação profissional, nas fases terrestre, aérea, aquática e intelectual (específico a área de atuação do militar), fazendo com que o mesmo possua o mínimo de condição, física e técnica, capaz de atuar, satisfatoriamente, em ocorrências e prestar um serviço de qualidade a sociedade.
 
 Entre os obstáculos da nova pista estão: Muro de 1,80m, trave de equilíbrio, entrada forçada, transposição de janela, túnel (claustrofobia), transporte de vitima, transporte de material, "Bomba armar"(transporte de mangueira pressurizada e não-pressurizada e aduchamento, subida de escada(acrofobia), içamento de mangueira(12m altura com 8kg), comando craw e descida vertical em rapel.

Fonte: CBMRN




segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Pesquisa aponta Bombeiros como a instituição de maior credibilidade para os brasileiros

  

Pela terceira vez consecutiva, os Corpos de Bombeiros Militares do Brasil foram eleitos pelos brasileiros como a instituição de maior credibilidade no país, conquistando a maior pontuação entre as 18 organizações pesquisadas, com 86 pontos, em uma escala de 0 a 100. O objetivo da pesquisa, realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), é acompanhar a relação de confiança da população nas organizações e pessoas do convívio social.

O Índice de Confiança Social (ICS), medido pela pesquisa e divulgado na última semana, é computado anualmente desde 2009, e avalia a credibilidade com base em uma escala de quatro alternativas, que vai de ‘nenhuma confiança’ a ‘muita confiança’ na referida instituição. Foram entrevistadas cerca de duas mil pessoas, entre os meses de junho e setembro deste ano, distribuídas entre diversos estados do país, fator que busca garantir que o resultado represente a opinião da maioria dos cidadãos brasileiros.

Para o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do RN, Coronel BM Elizeu Lisboa Dantas, esse resultado é uma prova da dedicação e da paixão que os bombeiros realizam suas atividades. Esse amor pelo trabalho tem garantindo a eficiência dos serviços, de maneira que a população tem visto e reconhecido. "

O resultado da pesquisa reflete o comprometimento e amor, que os bombeiros de todo o Brasil, inclusive os do Rio Grande do Norte, têm à profissão, agindo no socorro diário com base em seu lema maior: "vidas alheiras, riquezas salvar". Graças a cada bombeiro, independentemente de posto ou graduação, e de função desempenhada na instituição, o serviço prestado em prol da comunidade garante a admiração e confiança dos cidadãos nos homens e mulheres que salvam vidas com o risco da própria vida.

PAULO ROBERTO MARQUES DE LIMA - TEN CEL BM
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE ALAGOAS
Chefe da Assessoria de Comunicação
Gab. do Cmdo Geral - CBMAL

Fonte: CBMRN

Equipe do 3ºSGB/2ºGB Ministra aula de Primeiros Socorros na 5ª Companhia de Jardim de Piranhas

                  Fotos do evento: Créditos do Blog do Naguib


Através de solicitação do comando da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar sediada na cidade de Jardim de Piranhas-RN, militares do 3ºSGB/2ºGB,estiveram presentes naquela cidade no dia 11 de outubro do corrente ano, afim de realizar uma apresentação teórico-prática sobre primeiros-socorros para todos os militares lotados naquela Companhia de Polícia.
“Temos consciência que não podemos dar a cobertura adequada, principalmenteno tocante ao atendimento pré-hospitalar, a todos os munícipios que estão sob a nossa jurisdição aqui na região do Seridó, devido ao reduzido efetivo que temos, por isso é importante repassar esses conhecimentos para os companheiros da polícia militar, já que na maioria dos municípios seridoenses, são eles que primeiro chegam ao local da ocorrência e realizam o chamado primeiro atendimento e para que esse serviço seja realizado com qualidade é necessário um treinamento contínuo, tanto teórico quanto prático, visando o aperfeiçoamento das mais diversificadas técnicas utilizadas para prestar os primeiros-socorros nos mais diversos tipos de ocorrências, principalmente os acidentes automobilísticos envolvendo motocicletas que vem crescendo a cada dia e vitimando muitas pessoas na nossa região. Quero aqui cumprimentar  todos os participantes pela ótima desenvoltura e empenho durante  as atividades desempenhadas e fazer um agradecimento especial ao comando da 5ª Companhia que tem a frente o Major Nitoildo, pela iniciativa de aperfeiçoamento dos militares sob o seu comando, afirmando que o comando do 3ºSGB/2ºGB estará sempre empenhado em atender a esse tipo de solicitação, a qual tem uma importância ímpar no sentido de uma prestação de serviço qualificado para a população seridoense por parte dos profissionais de segurança pública.” Disse o SDBM Glicério, responsável pela instrução. 



 




 Fonte: Sd Glicério