quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Plano de Abandono de Edificios



wpe2C.jpg (11013 bytes)
O abandono de um edifício em chamas deve ser feito pelas escadas, com calma, sem afobamentos

Nunca use o elevador para sair de um prédio onde há um incêndio.
wpe2D.jpg (2969 bytes)
Se um incêndio ocorrer em seu escritório ou apartamento, saia imediatamente. Muitas pessoas morrem por não acreditarem que um incêndio pode se alastrar com rapidez
wpe2E.jpg (3190 bytes)
Se você ficar preso em meio à fumaça, respire pelo nariz, em rápidas inalações. Se possível, molhe um lenço e utilize-o como máscara improvisada. Procure rastejar para a saída, pois o ar é sempre melhor junto ao chão
wpe2F.jpg (3606 bytes)
Use as escadas - nunca o elevador. Um incêndio razoável pode determinar o corte de energia para os elevadores. Feche todas as portas que ficarem atrás de você, assim retardará a propagação do fogo
wpe30.jpg (3472 bytes)
Se você ficar preso em uma sala cheia de fumaça, fique junto ao piso, onde o ar é sempre melhor. Se possível, fique perto de uma janela, de onde poderá chamar por socorro.
wpe31.jpg (3036 bytes)
Toque a porta com sua mão. Se estiver quente, não abra. Se estiver fria, faça este teste: abra vagarosamente e fique atrás da porta. Se sentir calor ou pressão vindo através da abertura, mantenha-a fechada.
wpe32.jpg (3480 bytes)
Se você não puder sair, mantenha-se atrás de uma porta fechada. Qualquer porta serve como couraça. Procure um lugar perto de janelas, e abra-as em cima e embaixo. Calor e fumaça devem sair por cima. Você poderá respirar pela abertura inferior.
wpeF.jpg (3272 bytes)
Procure conhecer o equipamento de combate à incêndio para utilizá-lo com eficiência em caso de emergência
wpe34.jpg (3230 bytes)
Um prédio pode lhe dar várias opções de salvamento. Conheça-as previamente. NÂO salte do prédio. Muitas pessoas morrem sem imaginar que o socorro pode chegar em poucos minutos.
wpe35.jpg (3270 bytes)
houver pânico na saída principal, mantenha-se afastado da multidão. Procure outra saída. Uma vez que você tenha conseguido escapar, NÃO RETORNE. Chame o Corpo de Bombeiros imediatamente. Ao constatar um princípio de incêndio, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros (fone 193).
wpe36.jpg (2253 bytes)
Forneça informações precisas:
Nome correto do local onde está ocorrendo o incêndio.
Número do telefone de onde se está falando. Nome completo de quem está falando.
Relato do que está acontecendo.
Em seguida, desligue o telefone e aguarde a chamada de confirmação do local.
wpe37.jpg (7867 bytes)
PLANO DE EMERGÊNCIA
O condomínio de todo edifício comercial ou residencial deve ter um plano de emergência para abandono do prédio em caso de incêndio.
Converse com o síndico e com os seus colegas ou vizinhos sobre a elaboração do plano de emergência. Reúna os que estiverem interessados, e mão à obra!
Peça orientação do Corpo de Bombeiros para elaborar o plano e estabelecer as tarefas de cada um numa situação de incêndio.
Um plano de emergência deve conter:
procedimentos do supervisor;
procedimentos da brigada de incêndio;
procedimentos dos ocupantes do prédio;
planta do edifício;
localização do equipamento de combate a incêndio;
localização das vias de fuga;
ponto de reunião fora do edifício.

Quando o plano estiver pronto, providencie:
comunicação do conteúdo do plano a todos os ocupantes do edifício;
sinalização das instalações (saídas, extintores, etc.);
treinamento de abandono do edifício; um bombeiro poderá auxiliá-lo nesta tarefa.
 







domingo, 28 de agosto de 2011

Corpo de Bombeiros Atende Grave Acidente no bairro Nova Betânia em Mossoró

   Foi registrado por volta das 15:00hs deste sábado (27/08) um grave acidente de grandes proporções nos cruzamentos das Ruas Antônio Vieira de Sá com João da Escócia em frente à praça do Rotary.

   O acidente envolveu cinco veículos sendo um Palio vermelho placa MYX-7304 Mossoró/RN conduzido Togo Rosado (sobrinho da prefeita Fafá), um Corolla placa NNN-9699 Natal/RN conduzido por Dr. Wilame Rebouças, um Gol prata placa NNY-0829 Mossoró/RN, um Vectra branco MXW-1257 Mossoró conduzido por Evandro, uma caçamba Iveco placa MZH-9863 (condutor evadiu-se do local) e duas motocicletas, sendo  um Fan preta placa NNT-6289 Mossoró/RN conduzido por Everton Melo, 30 anos, socorrista do SAMU de Mossoró, o mesmo teve ferimentos leves e Aldilene Nazareno, 43 anos que vinha na garupa e teve fratura exposta na perna esquerda e uma Yamaha Fazer vermelha placa MXL- 4093 Mossoró.
  Segundo informações o Palio, o Corolla, o Gol e as duas motocicletas estavam paradas no semáforo no sentido Shopping/Centro, o Vectra vinha da Abolição para o Aeroporto e a caçamba vinha sentido Centro/Shopping, quando no cruzamento do semáforo segundo o motorista do Vectra, o condutor da caçamba avançou o sinal vermelho colidindo com o mesmo e em seguida perdido o controle do veículo de grande porte indo em direção a contra-mão batendo nos veículos parados no semáforo passando por cima da Fan preta.
   O corpo de bombeiro foi acionado devido o grande vazamento de combustível da caçamba e possivel incêndio
   Policiais do transito GTOR-01 fez os trabalhos de perícia e as VTRs 211 e 212 auxiliaram no trânsito que ficou congestionado.
  



Fonte: Passando na Hora

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Corpo de Bombeiros Socorre Militar em Grave Acidente

Um acidente tipo queda de moto foi registrado por volta 13h45min da tarde desta sexta-feira 26, na estrada que liga Caicó ao distrito da Palma.

Um policial Militar aposentado identificado até agora como “Galvão” perdeu o controle de sua moto Broz de placa MYT-9394 de Parnamirim-RN quando viajava com um grupo de 50 amigos da cidade de Natal, também em Motos, que se reúnem todos os anos no mês de agosto para passear pelo interior do estado.
Segundo informações repassadas por ERIVALDO (um dos motoqueiros) o grupo tinha acabado de passar pela cidade de Ouro Branco com destino a Caicó ,quando em uma curva perigosa a Vitima acabou perdendo o controle da moto e caiu.

“O Capacete dele saiu da cabeça no momento da queda, e ele acabou batendo violentamente com a cabeça no asfalto” Disse Erivaldo.

A unidade de resgate do corpo de bombeiros de Caicó foi acionada e conduziu a vitima para o Hospital regional de Caicó onde o mesmo foi atendido com varias escoriações pelo corpo e suspeita de traumatismo craniano.

A vitima teve que ser transferida as presas para Natal, mas no momento da transferência um problema, não tinha nem uma ambulância em Caicó, então uma ambulância de Jucurutu teve que ser acionada para fazer a remoção da vitima que só foi transferida por volta das 15 horas.


Fonte:Rosivan Amaral

Bombeiros veteranos são convidados a participarem do desfile de 7 de setembro


  Na manhã desta sexta feira, dia 25, militares da reserva compareceram no Quartel do Comando Geral, em Natal, a pedido do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte, Coronel Elizeu Lisboa Dantas. A convocação deles teve por objetivo convidá-los a participarem do desfile cívico de 7 de setembro deste ano.

A iniciativa visa resgatar a história da corporação vivenciada por estes homens que dedicaram trinta anos de suas vidas pela nobre missão de servir a sociedade potiguar", disse o Coronel Elizeu Dantas.

O 3º Sargento Carvalho, atualmente na reserva, serviu a corporação entre os anos de 1969 e 1983. Segundo ele, a estrutura do CBMRN, naquela época, era crítica e exigia muito da capacidade individual dos bombeiros, tanto no aspecto físico quanto no psicológico. "O Corpo de Bombeiros evoluiu bastante nos últimos anos. Com os equipamentos que a corporação possui atualmente é capaz de oferecer um melhor serviço a sociedade", disse Carvalho.

De acordo com Abel Borges da Silva, 2º Tenente da reserva, o convite para integrar o pelotão dos veteranos foi recebido com muito amor e honra. Abel serviu a corporação entre os anos de 1956 e 1983. Guardo muitas recordações positivas das ações do Corpo de Bombeiros e me considero um dos seus fundadores. Sinto-me prestigiado e valorizado com o convite para representar esta corporação no desfilo cívico do dia 7", disse Abel.

Além de Carvalho e Abel, compareceram no CBMRN, nesta manhã, os seguintes militares: Laércio, Nilton, Lima, Valdemiro e José Soares, todos veteranos da instituição.

Para nós é uma honra ter os militares veteranos novamente no desfile junto aos militares da ativa. Até o dia 7 de setembro, esperamos reunir o máximo de militares da reserva e assim realizarmos a melhor formatura dos últimos anos", concluiu o Coronel Dantas.



Crianças assistem palestras e simulados dos bombeiros em Tibau


A Secretaria Municipal de Ação Social de Tibau promoveu na quinta-feira, 25, nas dependências do Clube Álibi, um dia de ação social intitulada Tibau: Cidadania em Ação.

A atividade contou com a participação de crianças e jovens assistidos pelos programas sociais do município, como PETI – Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil – e ProJovem.

Na ocasião foi promovida uma vasta programação cultural, palestras e simulação de salvamentos, apresentados por componentes do Corpo de Bombeiros de Mossoró e Caicó.

Na ação, os militares do 2º Grupamento de Bombeiros ministraram palestras sobre prevenção de acidentes domésticos, noções básicas de primeiros socorros e prevenção de acidentes com gás de cozinha.

Na piscina do Álibi, guarda vidas do Corpo de Bombeiros, do 2º Sub Grupamento de Bombeiros/2º GB, realizaram uma simulação de salvamento aquático, com a participação de crianças da comunidade.




Fonte: CBMRN





Bombeiros do RN iniciam treinamentos para o 7 de setembro



Na manhã desta sexta feira, 26, o Corpo de Bombeiros do RN deu início aos treinamentos para o 7 de setembro. Cerca de 250 militares estiveram presentes no pátio central da corporação, em Natal, para se prepararem para o desfile cívico.

A abertura dos treinamentos foi feita pelo Sub Comandante Geral da Corporação, Coronel Otto Ricardo Saraiva de Souza e pelo Diretor de Engenharia e Operações, Coronel Carlos Kleber Lopes Barbosa.

Os próximos treinamentos estão previstos para ocorrerem nos dias 30 de agosto e 2 e 5 de setembro, às 8 horas, no QCG da corporação.


O 3ºSubgrupamento de Bombeiros Militar de Caicó, realizou o seu treinamento na manhã desta sexta feira, 26, no Batalhão do 6º BPM ,dando  início aos treinamentos para o 7 de setembro, contando com todos os seus militares.

Fonte: CBMRN




Governadora anuncia subsídio e simetria salarial na segurança pública Estadual



A governadora Rosalba Ciarlini garantiu transformar a remuneração atual de Policiais e Bombeiros Militares em subsídio. Na prática é fazer com que o soldo base e todos as gratificações sejam transformadas em parcela única, irredutível e paga aos policiais e bombeiros da ativa e inativos. Além disso, assegurou a simetria salarial entre os órgãos da segurança pública do Estado. "Um Projeto de Lei está sendo elaborado para ser encaminhado à Assembleia Legislativa e votado este ano, com as medidas sendo implantadas a partir de 2012", disse a governadora.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (25) durante café da manhã no Quartel da Polícia Militar, comemorativo ao Dia do Soldado. Na ocasião, Rosalba Ciarlini foi homenageada pelos militares da PM e do Corpo de Bombeiros com uma placa alusiva ao Dia do Soldado.

Continência à governadora
Durante a solenidade, Rosalba Ciarlini, em seu discurso, disse saber que a implantação do subsídio para os militares estaduais e a equiparação salarial entre os órgãos da segurança pública além de ser um benefício é um direito da corporação. "Sei que todos têm direito. É isso que vocês querem: transformar a remuneração no subsídio? Será que isso é bom mesmo?", indagou a Governadora. "Eu acho que sim, pois também sou funcionária pública. Isso é o que queremos fazer", disse.

A Governadora demonstrou que já está estudando a proposta que veio das associações e entidades dos Policiais e Bombeiros Militares e que sua equipe já está fazendo todo o levantamento de impacto financeiro.

Café da manhã na PM"Eu enfrento qualquer dificuldade. Mas uma coisa me deixa constrangida. É se eu der minha palavra e não puder cumprir. Quando dou minha palavra eu dou com segurança e certa que irei cumprir. Para isso preciso da parceria de vocês formando uma comissão com os nossos representantes da administração, do planejamento e das finanças. Juntos vamos montar o calendário, com prazo para ser cumprindo e que seja gradativamente, fazendo a equiparação entre todas as carteiras que formam a segurança pública do nosso estado", explicou a Rosalba.




Fonte: CBMRN



Corpo de Bombeiros do RN realizará a 3º Travessia da Independência




Dentro da programação da Semana da independência, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), através do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) estará realizando no dia 3 de setembro a 3ª Travessia da Independência.

O evento organizado pela corporação terá a Praia de Ponta Negra, em Natal, como ponto de concentração. A travessia marítima terá em torno de três quilômetros, com percurso ainda a ser definido pela organização.

Os interessados em participar devem ficar atentos ao site www.cbm.rn.gov.br que irá divulgar, nos próximos dias, o regulamento do evento.

De acordo com o Tenente Natanael Avelino, do Corpo de Bombeiros, a travessia seguirá os mesmos moldes do ano passado, não tendo caráter de competição. "Durante o trajeto, os Guardas Vidas do Corpo de Bombeiros estarão distribuídos em embarcações que darão apoio aos participantes. O nosso objetivo é promover o esporte e confraternizarmos com a sociedade em função da data", disse o oficial.

Fonte: CBMRN




quinta-feira, 25 de agosto de 2011

25 de agosto, mais que uma data, uma comemoração nacional

Instituído em homenagem ao Patrono do Exército Brasileiro, Marechal Luís Alvo de Lima e Silva, o dia do soldado é comemorado no dia 25 de agosto devido à data de nascimento do Marechal (25 de agosto de 1803), que entrou na história como "o pacificador", sufocando muitas rebeliões contra o Império.

O soldado é o agente executante, militar abnegado e pronto para atender a qualquer ordem que lhe seja dada. No Corpo de Bombeiros, é aquele que entra na casa em chamas e que está na linha de frente em todos os combates. Homens e mulheres do fogo, da água, da terra e do ar, com coragem, disciplina, dedicação e grandeza de caráter, os soldados estão prontos para servir a sociedade de acordo com os princípios básicos de hierarquia e disciplina e sempre na busca pelo bem ao próximo.

Para o Soldado BM Wagner Cardoso, inserido nas fileiras da Corporação em 1997, o soldado é o militar com maior valor em uma corporação, pois é o executor das tarefas que poucos são capazes de realizar: "Sendo a instituição um Corpo, os soldados representam os membros da execução das tarefas como os braços e pernas da corporação", disse o militar.

Contudo, a classe de soldados está além do que os regulamentos militares expõem em sua linguagem rebuscada. Para a maioria das pessoas que fazem parte da sociedade, diferenciar postos e graduações não é muito fácil ou comum. Para elas, o soldado do Corpo de Bombeiros não é só aquele que executa e que é comandado, o soldado é todo aquele que com presteza ajuda o próximo quando este necessita.

Atualmente o Corpo de Bombeiros do RN possui 652 bombeiros, sendo 421 soldados.

Fonte: CBMRN



Governo oficializa Programa Bombeiro Mirim que vai atender 600 crianças e adolescentes por ano



A governadora Rosalba Ciarlini enviou terça-feira, dia 23, à Assembléia Legislativa, Projeto de Lei que cria oficialmente o Programa Bombeiro-Mirim no âmbito do Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Rio Grande do Norte.

Na mensagem que acompanha o Projeto de Lei, a Governadora ressalta que a iniciativa tem o objetivo de promover a inclusão social de adolescentes com idade entre 12 e 14 anos, através da realização de atividades educativas sobre proteção ambiental, defesa civil, resgate, busca e salvamento de vida e prevenção e combate a incêndios.

O Projeto de Lei enviado ao Poder Legislativo atende determinação da Constituição Federal que no seu artigo 227 normatiza: "É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão".

O Programa Bombeiro Mirim vem sendo executado, de fato e não de direito, desde 1999. O Projeto de Lei enviado destina recursos próprios para a elaboração e execução das suas atividades e permitirão o atendimento a 600 crianças e adolescentes a cada ano.

A proposta enviada ao Legislativo também inclui os valores a serem investidos e sua inclusão no Plano Plurianual 2012/2015, na Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO 2012 e na Lei Orçamentária Anual - LOA 2012. O Programa Bombeiro Mirim representará investimento de R$ 1,25 milhão por ano nos exercícios 2012, 2013 e 2014.

Fonte: CBMRN


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

CAFÉ DA MANHÃ COM A GOVERNADORA NO DIA DO SOLDADO É ANTECIPADO PARA ÀS 6H45MIN


Amanhã, 25, a comemoração alusiva ao Dia do Soldado que contará com a presença da Governadora Rosalba Ciarlini foi antecipada para às 6h45min da manhã.

A mudança de horário se deve aos demais compromissos da agenda da Governadora Rosalba Ciarlini para o dia de amanhã.

Com o esforço do Comandante Geral da PMRN, Coronel Araújo, a Governadora se comprometeu em estar presente no café da manhã oferecido em comemoração ao Dia do Soldado, nesta quinta-feira (25), às 6h45min. para se pronunciar sobre as reivindicações dos policiais e bombeiros militares do RN.

Na ocasião, os policiais e bombeiros militares norte-riograndenses esperam que o Governo se sensibilize com as reivindicações dos militares estaduais e se pronuncie favoravelmente quanto à expectativa de melhorias para a categoria.

Fonte: Soldado Glaucia



terça-feira, 23 de agosto de 2011

Corpo de Bombeiros Socorre Vítima de acidente na Estrada do Sabugi em Caicó

O mototaxista Aluizio Conceição da Silva (41 anos), residente no bairro Paulo VI, foi vitima de uma queda de moto na tarde desta segunda-feira, 22/08, que por pouco não ceifou a sua vida.
O acidente ocorreu por volta das 17h na estrada que liga a cidade de Caicó ao perimetro irrigado Itans-Sabugi, já próximo ao lixão que fica ao lado do Bairro João Paulo II.

Aluizio pilotava uma motocicleta Honda CG 150 titan de placa: NNU 6640 (Caicó/RN) e acabou sobrando em uma curva. Segundo informações de populares ele teria passado boa parte da tarde bebendo e esse teria sido o motivo de sua perda de controle que acabou ocasionando a queda.

Ele foi prontamente socorrido pelo corpo de Bombeiros e conduzido ao hospital regional onde permaneceu em observação médica com suspeita de fratura em uma das pernas e apresentando sangramento no nariz..

Os policiais do 3º DPRE estiveram no local fazendo os procedimentos de registro da ocorrência.


Fonte: Trânsito de Caico



POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES INICIAM CAMPANHA DE VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL PELAS RUAS DO RN

Outdoor em frente ao 9º BPM, em Natal
Quem andou nas ruas das principais cidades do Estado neste fim de semana se deparou com uma Campanha de Valorização dos Policiais e Bombeiros Militares do Estado do Rio Grande do Norte.

A Associação de Cabos e Soldados (ACS/PMRN), através da utilização dos recursos adquiridos pelas mensalidades pagas pelos associados, está promovendo uma Campanha de Valorização Profissional dos Policiais e Bombeiros Militares, com a divulgação em Outdoors e Propagandas na TV.

Outdoor na saída do Mossoró West Shopping,
em Mossoró
Com imagens e frases de impacto, os Outdoors chama a atenção de quem passa nas ruas de Natal e de Mossoró. "Arrisco minha vida para proteger a sua" e "Quanto vale a segurança de sua família?" são algumas das  seis frases distribuídas em doze Outdoors nas duas maiores cidades do Estado.

Além da ampla divulgação em Outdoor da Campanha de Valorização, ainda estão sendo transmitidas propagandas em horários variados na TV. Ontem, domingo, no intervalo da Temperatura Máxima, na rede Globo, os policiais puderam conferir e serem convocados para a mobilização que ocorrerá no próximo dia 25, em Natal.

Eis alguns lugares em que estão localizados os Outdoors da Campanha:

Em Mossoró:

  • Nova Betânia - avenida. João da Escócia, saída do Mossoró West Shopping, sentido Centro.



Em Natal:

  • Alecrim - avenida Interventor Mário Câmara, esquina com avenida Alexandrino de Alencar;
  • Areia Preta - Ladeira do Sol, próximo ao Chaplin;
  • Centro - avenida Rio Branco, próximo a Lojas Americanas;
  • Cidade da Esperança - avenida Capitão Mor-Gouveia, esquina com a avenida Rio Grande do Sul, em frente a Comando do 9º Batalhão de Polícia Militar;
  • Nova Descoberta - avenida Rui Barbosa, esquina com a rua Desembargador Moreira Dias;
  • Ponta Negra - avenida Engenheiro Roberto Freire, vizinho à Pizzaria Only Pizza;
  • Quintas - avenida Felizardo Moura, próximo a Sementeira;
  • Redinha - Estrada da Redinha, no trevo de acesso à Ponte Newton Navarro;
  • Quintas - avenida Bernardo Vieira, próximo ao viaduto da Urbana;
  • Santarém - Estrada da Redinha, próximo à antiga Penitenciária João Chaves.

Fonte: Soldado Glaucia




segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Oficiais da Polícia Militar de São Paulo visitam o Corpo de Bombeiros do RN


Na manhã desta sexta feira, dia 19, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) recebeu a visita de quatro capitães, alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAS) da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Oficiais de SP que visitaram o CBMRN, o Cmt e o SubCmtA vinda deste militares ao RN teve um caráter educativo. Cada oficial terá a missão de produzir uma monografia voltada para as ações da instituição. "Esta troca de experiência entre as corporações está ocorrendo, simultaneamente, nos estados que sediarão a Copa do Mundo. Com estas ações coletamos dados relevantes que serão inseridos no trabalho final do curso", disse o Capitão Fontes Silva, da Polícia Militar de São Paulo.
A ação batizada como IV Jornada Nacional de Polícia Comparada é uma iniciativa do Centro de Altos Estudos de Segurança da Polícia Militar de São Paulo como parte de uma atividade pedagógica do Curso de Mestrado Profissional em Segurança e Ordem Pública da Polícia daquele Estado.
Visita ao CEGEDCA jornada teve como destino os Estados do Amazonas, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, no período do 13 a 20 de agosto de 2011. A finalidade da viagem de estudos foi conhecer o planejamento das Polícias e Corpos de Bombeiros Militares, tendo como tema principal de pesquisa a Copa do Mundo de 2014 e os seus preparativos no que se refere ao policiamento em campo de futebol, trânsito, combate a ações terroristas, organização e estrutura dos centros de coordenação e comando dos eventos.
No CBMRN, os militares de São Paulo aproveitaram para conhecer, também, a infra estrutura e o funcionamento do Centro de Gerenciamento de Emergência e Defesa Civil da corporação. Atualmente, o CEGEDC, como é conhecido, desenvolve o processamento das informações que chegam através do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) e por meio da Linguagem Preparatória de Ocorrências (LPO), ação inédita no país, realiza o acionamento mais eficiênte das guarnições operacionais que atuarão no atendimento ao socorro.

"Esta troca de conhecimentos reforça a integração entre as instituições, sendo satisfatória para o engrandecimento de todas as corporações", disse o Capitão Fontes.
Cmt fazendo exposição aos Oficiais de SPOs oficiais de São Paulo foram recepcionados, nesta manhã, pelo Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante Geral do CBMRN, e pelo Coronel Otto Ricardo Saraiva, sub comandante da instituição. Na ocasião, o Comandante do CBMRN fez uma breve apresentação das ações desenvolvidas no RN, dando destaque as estatísticas de atendimento, estrutura operacional, efetivo e projetos futuros.
Cmt fazendo exposição aos Oficiais de SP

"Quero parabenizar os oficiais de São Paulo pelo empenho e dedicação e desejar sucesso na elaboração dos trabalhos de conclusão do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais que tem por objetivo apontar os caminhos para que a instituição possa crescer ainda mais e proporcionar um serviço de melhor qualidade a sociedade", disse o Coronel Elizeu Lisboa Dantas.

 Fonte: CBMRN


sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Resgate do Corpo de Bombeiros socorre agricultor em Pau dos Ferros/RN


O Resgate do Corpo de Bombeiros em Pau dos Ferros/RN foi acionado por volta das 23:35 horas, para atender um agricultor que teria sofrido uma queda de moto, na Avenida da Independência, José Ribamar Ferreira de Paiva, residente no Bairro São Benedito após perder o controle de sua motocicleta caiu sobre a pista de rolamento sofrendo escoriações pelo corpo, sendo conduzid0 ao HRCCA pela viatura de Resgate do CBOM.
O agricultor Francisco Osivan da Silva, 36 anos,residente no Sítio Caeira, zona rural de Riacho de Santana/RN, por volta das 17:47 horas, deu entrada no HRCCA com suspeitas de traumatismo craniano, segundo informações o mesmo conduzia sua motocicleta na estrada carroçavel que liga o açude da Barra(José da Penha) a BR 405 vindo a cair, após perder o controle de direção, após atendimento medico foi transferido para Mossoró/RN. 
 
Fonte: Nosso Pará/RN



Bombeiros Atendem Acidente de trânsito com fratura exposta em Pau dos Ferros/RN


Uma equipe de socorro do Corpo de Bombeiros de pau dos Ferros, atendeu  por volta das 19h15min, no Bairro Manoel Domingo, Pau dos Ferros, um acidente envolvendo a moto Titan 2008, cor vermelha, conduzida por Emidio Paulo Pontes, chocou-se com a moto de placa MYD 4995 titan 2000, cor Azul, conduzida por Francisco Sueldo Ferreira da Silva, residente em São Francisco do Oeste.
Segundo informações, os envolvidos foram transferidos para Parnamirim/RN, ambos com fratura nas pernas.




Fonte: Trânsito Pau dos Ferros



CBMRN recebe visita de inspeção do Comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada

  O Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte (CBMRN) recebeu no dia 18 de agosto, a visita do General de Brigada Fernando Maurício Duarte Melo, Comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro.
Homenagem do CBMRN ao General de BrigadaA visita fez parte de uma programação do Exército Brasileiro, para que através de suas Unidades Operacionais conheçam as Organizações Militares (Polícias Militares e Corpos de Bombeiros), consideradas forças auxiliares e reserva do Exército.  Além disso, a visita teve por objetivo a integração do EB com o Corpo de Bombeiros do RN, estreitando os laços de colaboração, com a finalidade de melhorar o atendimento das Corporações em situações de Segurança Pública e Defesa Territorial.

Recepcionado pelo Comandante Geral do CBMRN, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, o General de Brigada Fernando Maurício Duarte Melo foi conduzido ao auditório da unidade onde estava sendo aguardado pelos oficiais superiores da instituição.
No auditório, os comandantes trocaram experiências de suas administrações e realizaram apresentações de suas atividades. As apresentações destacaram a situação atual de efetivo, equipamento, materiais, as estatísticas de ocorrências e o emprego operacional das OBMs.
Após as apresentações, o General de Brigada Fernando Maurício Duarte Melo foi convidado a assistir a um simulado operacional realizado pelas guarnições do Corpo de Bombeiros, na torre de treinamento da unidade. A ação demonstrou os procedimentos adotados pelo CBMRN em ocorrências de incêndio, em edificações multi familiares, com a presença de vítimas no interior. Vinte e cinco militares e seis viaturas participaram da demonstração.
No encerramento, o General de Brigada parabenizou o profissionalismo da tropa que participou do simulado e agradeceu ao Comandante dos Bombeiros, Coronel Elizeu Dantas, pela forma cordial e impecável com que a corporação lhe recepcionou.

Fotos do Simulado


Resgate simulado de uma vítima

Efetivo envolvido com o simulado


Fonte: CBMRN





Bombeiros retornam ao poço do terror e o encontram fechado



Na tarde desta quinta feira, 18 de agosto, bombeiros do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) e do Serviço Técnico de Engenharia da Instituição (SERTEN) voltaram ao poço, em Passagem de Areia, no município de Parnamirim, onde no começo do mês foram encontrados três corpos.

Poço onde já foram encontrados três corposA ação foi realizada a pedido do Delegado Graciliano Lordão, de Parnamirim, responsável pela investigação do caso.

Chegando ao local, bombeiros e policiais civis encontram a abertura do poço fechada com concreto. Segundo informações de populares, o fechamento do poço foi feito na segunda feira, 16, pelo proprietário do terreno.

De acordo com o Tenente Christiano Couceiro, assessor de comunicação social do CBMRN, a corporação irá aguardar uma autorização por escrito do delegado responsável para que possa abrir o poço e realizar a inspeção do local.

"O corpo de bombeiros estará em prontidão aguardando a chegada da autorização formal para realizar a abertura do poço e inspecionar o local. Iremos retornar assim que o documento for enviado a corporação", disse o oficial.

Segundo denúncias, existe ainda no local dois corpos.

Fonte: CBMRN

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Corpo de Bombeiros Atende Ocorrência de Trânsito


Um grave acidente deixou uma pessoa morta e duas feridas, na RN-115, que liga Mossoró ao município de Tibau, na manhã de hoje (18). Um Fiat Uno com placas JHE-4597 de Brasília-DF, que era conduzido por Tobias Fonseca de Freitas, 27 anos, trabalhava como representante de vendas, acabou invadindo a pista contraria e colidiu com uma Parati de cor vinho que trafegava sentido contrário.
O veículo do tipo Saveiro com placas HUP-9472 de Mossoró-RN, era conduzido por Francisco Gladson Nunes de Oliveira, 45 anos de idade, trabalhava como comerciante. Com ele estava outra pessoa na qual sofreu apenas escoriações leves.

Segundo informações colhidas no local, o condutor do Fiat Uno, teria invadido a pista e colidido violentamente, possivelmente após um cochilo. A vítima ficou presa às ferragens, e foi preciso o auxilio de equipamentos hidráulicos do Corpo de Bombeiro, para fazer a retirada de dentro do veículo.
Diversas viaturas do SAMU foram acionadas e realizaram os atendimentos as duas vitimas da Saveiro. O condutor sofreu várias fraturas e escoriações pelo corpo e pernas, e foi atendido para o HRTM. O condutor do Fiat Uno, Tobias Fonseca de Freitas, foi atendido pela Viatura Alfa (Unidade Avançada), mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito a caminho do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM).
Com a violência do impacto os dois veículos ficaram totalmente destruídos. Equipes da Polícia Rodoviária Estadual estiveram no local para realização dos trabalhos de perícia e organização do trânsito que ficou tumultuado devido esse grave acidente.


Fotos Raul Pereira


Secretário Chefe do Gabinete Civil recebe as Associações de PM e BM para conversa sobre o Subsídio.




Reuniram-se no final da tarde de terça-feira 16 de agosto, com o Secretário Chefe do Gabinete Civil do RN – Dr. Paulo de Tarso Fernandes, Coronel Araújo – Comandante Geral da PM/RN, Coronel Dantas – Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do RN e os presidentes das Associações Representativas de Policiais Militares e Bombeiros Militares do RN.

A discussão sobre o Subsídio, primeira com o Governo do Estado neste processo de negociação, teve resultado parcialmente positivo. Parcialmente porque a proposta apresentada pelos representantes das Associações foi de elaboração de um calendário de negociações com o Governo do Estado o que não foi definido, contudo Dr. Paulo de Tarso afirmou que o posicionamento do Governo do Estado em relação ao Subsídio é de apoio e que existe a compreensão sobre a necessidade de dar tratamento isonômico aos servidores do sistema de segurança publica do RN.

A proposta de subsídio já está acatada pelo Governo e no próximo dia 25 de agosto, dia do soldado, o Governadora se pronunciará sobre as reivindicações da categoria” garantiu o Secretário Chefe da Casa Civil Dr. Paulo de Tarso.

Melhor explicando: O Governo do Estado admite a necessidade de corrigir a distorção existente entre os servidores civis e os Militares do Estado do RN. O Secretário pediu ainda, celeridade à Consultora Geral do Estado, Dra Tatiana Mendes Cunha para a conclusão da análise do anteprojeto de lei do subsídio, protocolado sob o número 120003/2011-4 a fim de submeter o texto à equipe econômica do Governo do Estado.
 
Foi confirmado pelos Comandos das duas corporações que o estudo de impacto financeiro sobre a folha de pagamento já está pronto e será anexado ao projeto para que efetivamente tenham início as negociações. Só de posse dessas informações é que o Estado deve se manifestar sobre quanto, a partir de quando e de que forma pretende ou tem condições de implantar o subsídio.

Foi entregue ainda ao Dr. Paulo de Tarso, a Minuta do Estatuto dos Militares do Estado do Rio Grande do Norte, devidamente revisada e justificada. O Estatuto é uma das reivindicações dos Militares do Estado, conforme protocolado junto ao Secretário da Segurança Publica e da Defesa Social dia 14 de junho de 2011. O encaminhamento do Estatuto dos Militares à CGE para análise, discussão e votação na Assembléia representa respeito e seriedade na gestão da segurança publica no Rio Grande do Norte.

O próximo passo é finalizar o trabalho de análise técnica e justificação do Código de Ética dos Militares do Estado. A recepção pelo Governo e o encaminhamento das três propostas aos setores competentes, representará grande avanço para os Policiais Militares e Bombeiros Militares do Rio Grande do Norte.

Conclusões:

Os trabalhos estão começando DE FATO agora. O Estado se posicionou favoravelmente ao Subsídio. Mas não tem NADA certo ainda. Tivemos uma PRIMEIRA conversa com o Governo. Ainda não foram discutidos VALORES e a FORMA de pagamento do Subsídio.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjwqj1ne1qGdps5phBP5o1MdNYcueMKJFmBLcFv62M2shydPtzySrzVpGwy9DtXF-B2e_yq8Fr3ZWTWg4DYuZI9yU5RM9WDsTOLotkmPE0yd03F4ts5xH7p4BOYp_lNA6ZQHJeupFSJOnc/s1600/C%25C3%25B3pia+de+Estatuto+Protocolo.JPG
Precisamos continuar trabalhando. Articulando, negociando e principalmente MOBILIZANDO a categoria. As coisas estão andando porque estamos mostrando seriedade no encaminhamento de nossas propostas, responsabilidade com a sociedade ao privilegiar e buscar incessantemente o diálogo e a negociação.

Foi dado o primeiro passo. Iniciamos a conversa com o Governo do Estado. Um longo caminho ainda tem de ser percorrido. Ainda temos que conversar com a equipe econômica do Governo para que EFETIVAMENTE possamos NEGOCIAR.

Para que tudo aconteça satisfatoriamente é importante que o Projeto de Lei do Subsídio chegue à Assembléia Legislativa ainda este ano, até novembro no máximo, é necessário que conste na Proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA) a previsão da implantação do Subsídio.

O tempo é curto. A estrada é longa. O que vai impulsionar o trâmite da proposta é a MOBILIZAÇÃO.

Por isso é fundamental que TODOS aqueles que estiverem de folga compareçam ao Ato Publico pela valorização profissional dos trabalhadores da Segurança Publica. Dia 25 de agosto, a partir das 8:00 Horas, em frente a ACSPM-RN.

Participe! Esta luta é sua!



 Fonte: ABMRN