domingo, 31 de julho de 2011

Conselho de Segurança Pública do Nordeste se reunirá em Natal

http://www.liegebarbalho.com/novo/images/stories/valeria/1sesed.jpg

A Trigésima Primeira Reunião Ordinária do Conselho de Segurança Pública do Nordeste (Consene) acontecerá em Natal, nesta segunda-feira (1º). A solenidade de abertura, às 9 horas, no Praiamar Hotel, em Ponta Negra, será presidida pela governadora Rosalba Ciarlini.

A cúpula da Segurança Pública dos nove estados nordestinos participará do evento, que contará com participações de secretários estaduais e municipais  da  Segurança Pública e da Defesa Social, comandantes gerais das Polícias Militares, comandantes gerais dos Corpos de Bombeiros, delegados gerais de Polícia Civil, superintendentes da Polícia Federal, superintendentes da Polícia Rodoviária Federal, além do presidente do Consene, Gustavo Ferraz Gominho, do diretor do Sistema Penitenciário Federal, Arcelino Vieira Damasceno, representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e do Ministério da Justiça.

O secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte, Aldair da Rocha, ressalta a importância do evento onde, segundo ele, haverá troca de experiência, de informações e estreitamento do relacionamento entre as autoridades do segmento na região Nordeste, o que facilitará, entre outras coisas, planejar ações que inibam as ações de quadrilhas interestaduais que atacam, principalmente, agências bancárias e praticam roubo de cargas.


Fonte: Governo RN

Rosalba Ciarlini pede apoio para reestruturar Defesa Civil do RN

A governadora Rosalba Ciarlini se reuniu na manhã desta sexta-feira (29) com o Secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana. A reunião foi pautada pelo pedido de apoio para reestruturação da Defesa Civil no Estado, que desde o início do ano passou a ser comandada pelo Corpo de Bombeiros. Um projeto será elaborado para que o Rio Grande do Norte possa ter melhores condições de responder de forma rápida a eventuais tragédias naturais. Também participaram do encontro o Secretário de Estado da Justiça e da Cidadania, Thiago Cortez, o Comandante do Corpo de Bombeiros, Cel. Elizeu Dantas, e o coordenador da Defesa Civil no Estado, Ten. Cel. Josenildo Acioli.

Humberto Viana veio conhecer de perto os projetos desenvolvidos pela Defesa Civil nos últimos seis meses e visitar as áreas de risco localizadas no Vale do Açu. "Estamos acompanhando a reestruturação da Defesa Civil aqui no Rio Grande do Norte, até porque a Defesa Civil Nacional também está passando por uma reorganização e viemos nos colocar à disposição para prestar uma melhor assistência à população", disse o secretário. Ele parabenizou a governadora pela iniciativa de colocar o Corpo de Bombeiros no comando da Defesa Civil.

Durante a reunião, Rosalba Ciarlini falou da necessidade de dotar a região litorânea e o interior do RN de uma melhor estrutura. "Nós vamos apresentar um projeto para que a nossa Defesa Civil possa ter mais equipamentos, para patrulhar, fiscalizar e prevenir acidentes. As obras da Copa já vão assegurar recursos nesse sentido, mas queremos montar um plano para todo o Estado", explicou a governadora. Uma das ações citadas por Rosalba dentro do processo de mudança no perfil da Defesa Civil foi a integração da base de comunicação entre o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Mossoró, que será levado para outras regiões do RN.

Rosalba Ciarlini também defendeu a convocação de voluntários para auxiliar em momentos de crise e propôs que o RN seja o pioneiro nessa iniciativa. "É nosso desejo formar uma rede voluntária, integrando os escoteiros, a sociedade civil e toda a população para auxiliar quando for necessário", disse.

Áreas de Risco
Ainda na manhã desta sexta-feira, o Secretário Nacional de Defesa Civil iria sobrevoar a região do Vale do Açu para conhecer as áreas que foram atingidas pelas chuvas no primeiro semestre. Ele garantiu apoio na realização de um simulado operacional na região, que está em fase de planejamento. O objetivo é fazer uma espécie de treinamento das ações que podem ser desenvolvidas em uma situação de risco.

De janeiro a maio de 2011, a Defesa Civil Estadual realizou o mapeamento das áreas de risco em 17 municípios do RN. Entre as ações preventivas, o órgão incentiva a criação de Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Comdec). Atualmente, apenas 32 municípios são dotados desses organismos, o que representa 19% de todo o estado.

A partir do mês de agosto, a Defesa Civil estará visitando os municípios que se encontram em áreas vulneráveis a abalos sísmicos. Entre as cidades que serão visitadas estão: João Câmara, Tabuleiro Grande, Taipu, Pedra Grande, Poço Branco, Lagoa de Velhos, Elói de Souza, Serra Caiada, Santana do Matos e Florânia.

Fonte: Governo do RN

Reunião com a Consultora Geral do Estado – Dra Tatiana Mendes Cunha

O que realmente as associações pensam sobre as negociações.
Rodrigo Maribondo do Nascimento – Sd BM, Presidente ABM-RN

Participamos na tarde desta quinta-feira, junto com os representantes de todas as Entidades representativas de Policiais Militares e Bombeiros Militares, de reunião com a Consultora Geral do Estado Dra Tatiana Mendes Cunha, com o Comandante Geral da PM – Cel Araújo e o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Cel Dantas.
A conversa foi proveitosa. Esclareceu para os presentes e, consequentemente, para a categoria Policial Militar e Bombeiro Militar a atual situação do anteprojeto de lei que transforma nossa remuneração em Subsídio.
 
 
Dra Tatiana informou que começou a fazer a análise técnica do texto e que, inicialmente, detectou três possíveis problemas: a viabilidade do Seguro de Vida, do Auxílio Ensino e do Auxílio Doença. Confirmou também que seu papel nesse processo é exclusivamente técnico. Cabe a CGE apenas e somente, fazer a análise técnico-jurídica de todos os projetos de lei, portarias e decretos oriundos do Governo do Estado. Quando questionada sobre a questão financeira foi bastante clara e enfática em afirmar que não tem competência para negociar valores. Essa negociação deverá ser feita com os titulares das Secretarias de Administração e Recursos Humanos e de Planejamento e Finanças.

Confirmado nosso entendimento que de fato as negociações com o Governo do Estado ainda não tiveram início, informamos aos presentes que requeremos audiência com a Excelentíssima Senhora Governadora do Estado do RN, Dra. Rosalba Ciarline a fim de termos um posicionamento OFICIAL do Governo do Estado em relação a nossa reivindicação salarial. Oportunamente protocolamos ofícios junto aos Comandos da PM-RN e do CBM-RN solicitando a colaboração de ambos no sentido de intermediar e participar da reunião que pretendemos com a Governadora.

Como resultado podemos afirmar o seguinte:

- A análise do texto ainda está em curso, o parecer da CGE só deverá ser apresentado em Setembro;

- As negociações ainda não começaram realmente. Isso só vai acontecer quando a matéria chegar à Equipe Econômica do Governo do Estado (Secretaria de Administração e Recursos Humanos e Secretaria de Planejamento e Finanças);

- O trâmite tem que ser acelerado, sob pena de “perdermos” o prazo de submeter o texto à Assembléia Legislativa em tempo hábil de ser recepcionado pela Lei Orçamentária Anual (LOA), que deve ser votada em Novembro;

- A velocidade do trâmite será igual a nossa capacidade de mobilização e demonstração de organização.

Importante:

Não tem NADA certo. O Estado ainda não apreciou a proposta sob a perspectiva orçamentário-financeira. O boato que vamos receber a partir de Setembro não passa de BOATO. Difundido não sei por quem e nem com que objetivo é pura CONVERSA.

Já questionei o Comandante Geral da PM sobre o assunto e ele foi enfático em negar qualquer informação nesse sentido. Negação confirmada pela Dra. Tatiana Mendes Cunha ao afirmar que a proposta terá de ser submetida à equipe econômica.

De modo que dia 25 de agosto realizaremos um ato publico alusivo ao dia do Soldado, com o intuito de defender a Valorização Profissional do Militar do Estado e, se for possível, informar aos Policiais Militares e Bombeiros Militares sobre o POSICIONAMENTO OFICIAL do Governo do Estado quanto a Lei do Subsídio.


Fonte: APBMS

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Autoridades da Segurança Pública do Nordeste se reúnem em Natal na próxima segunda feira


A cúpula da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Norte esteve reunida na manhã desta quarta feira, 27, na Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) para traçar o planejamento referente a Reunião do Conselho de Segurança Pública do Nordeste (CONSENE), que reunirá em Natal, na próxima segunda feira, dia 1 de agosto, as principais autoridades da segurança pública da região nordeste, além de representantes do Ministério da Justiça (MJ), do Sistema Penitenciário Federal e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).

Cerca de cinqüenta autoridades, entre Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, Delegados Gerais de Polícia Civil e Superintendentes da Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), estão discutindo aspectos relativos a Segurança Pública dos Estados do Nordeste, afim de fortalecer o intercâmbio de informações e as operações conjuntas.

A XXXI Reunião Ordinária do CONSENE será realizada no dia 1 de agosto, no Praia Mar Hotel e Convenções, em Ponta Negra. A abertura do evento está prevista para ocorrer às 8:30 horas, com a presença da Governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini Rosado.

Fonte: CBMRN

Comandante Operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Pará visita CBMRN

Em visita ao Estado do Rio Grande do Norte, o Coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará, João Hilberto Sousa de Figueiredo, esteve na manhã desta quarta feira, 27, reunido com o Comandante Geral do CBMRN, Coronel Elizeu Lisboa Dantas e com o Sub Comandante da Corporação no RN, Coronel Otto Ricardo Saraiva. Atualmente exercendo a função de Comandante Operacional no CBMPA, o Coronel João Hilberto, aproveitou a ocasião para fortalecer os laços institucionais com Corpo de Bombeiros do RN, bem como conhecer a estruturação física da corporação norte-riograndense.
Descansando com a família na capital potiguar, o Coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará, João Hilberto Sousa de Figueiredo, permanece em Natal até a próxima sexta feira, dia 29, quando retorna ao Estado do Pará. 

Em 2009, o CBMRN formou 20 oficiais na Escola de Formação do Corpo de Bombeiros do Pará. Na época, o Coronel João Hilberto Figueiredo desenvolvia ações junto a Diretoria de Ensino do órgão.


Fonte: CBMRN

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Associação dos PMs e Bombeiros do Seridó acionará Ministério Público visando a segurança da população nas festas privadas

A Associação dos Praças da Polícia e Bombeiros Militares do Seridó, no exercício de suas atribuições, comunica a população caicoense, que estará acionando o Ministério Público desta cidade para que tome as devidas providências, visando garantir a segurança e a integridade física da população seridoense, nas festas privadas.


São elas:

A) Equipe de segurança particular, em número adequado à proporção do evento e à área que será ocupada pelo mesmo, que tem a responsabilidade básica de controlar o acesso, evasão de renda e controle de áreas restritas, equipe esta que deverá ser legalmente constituída e ter permissão para atuar junto ao Ministério da Justiça;

B) Equipe de brigada de incêndio, que também obedeça às condições acima citadas, e que tenha como responsável um Técnico ou Engenheiro de Segurança no Trabalho;

C) Equipe médica, proporcional ao tamanho do evento, segundo normas da OMS, para cada 5000 (cinco mil) pessoas, um médico e duas enfermeiras;

D) Catracas nas entradas para controlar o número de presentes;

E) Saídas adequadas e compatíveis ao público esperado, para a necessidade de evacuação, e plano para evacuação, tudo conforme Instrução Técnica nº. 12 do Corpo de Bombeiros;

F) Iluminação adequada;

G) Vistoria no recinto propriamente dito, com vistas a estruturas armadas (arquibancadas e camarotes, caso haja) e que não constem do habite-se, existência de vias internas para socorro, número adequado de banheiros, condições das arquibancadas (se for o caso) etc;

H) Além de outros fatos que comprometam a segurança, integridade física, a boa ordem ou mesmo a vida, e que, em conseqüência, devam ser barrados.

Tudo conforme legislação vigente.

Lembrando, que iremos, também, exigir uma fiscalização mais rigorosa em festas públicas, tendo em vista que a demanda de reclamações por falta de estrutura no carnaval de Caicó, foi muito grande, principalmente pela falta de banheiros que não correspondeu ao número de foliões.



Fonte: Trânsito Seridó

Corpo de Bombeiros participa de reunião com órgãos de fiscalização para tratar das feiras livres.

  Dentro do projeto de padronização das feiras livres da capital, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), reuniu os órgãos de fiscalização para tratar das diversas ações que envolvem as feiras da capital. A reunião aconteceu às 10 horas desta terça-feira (26), na sala de reuniões da Semsur.

Para a reunião, foram convocados o Ministério Público a Polícia Militar o Corpo de Bombeiros a Guarda Municipal Companhia Independente de Proteção Ambiental (Cipam) Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) Juizado da Infância e da Juventude Coordenadoria de Vigilância Sanitária (Covisa) além das Secretarias Municipais de Mobilidade Urbana (Semob) e de Trabalho e Assistência Social (Semtas).

Dentro dos novos critérios de padronização, estarão inclusas bancas de aço inoxidável para os feirantes que vendem carnes, peixes e frangos e, de aço galvanizado, para as demais, ambas com cobertura individual. Além disso, será determinado o horário de funcionamento e de montagem das bancas, assim como a quantidade máxima de bancas por feirante.

 Fonte: CBMRN

Adolescentes do Programa Bombeiro Mirim do RN assistem ao espetáculo AbraKadabra


Na tarde da última sexta feira, 22, cerca de 150 adolescentes, entre 12 e 14 anos, componentes do programa social Bombeiro Mirim, mantido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte, tiveram a oportunidade de acompanhar de perto o universo maravilhoso do espetáculo AbraKadabra, em uma sessão especial promovida pelo Circo Tihany.
Amparado pela Lei Rouanet de incentivo à cultura, o Circo Tihany, que está em turnê em Natal, vem desenvolvendo um projeto cultural de revitalização e formação de um novo público para o circo brasileiro, resgatando a cidadania de todos através da milenar arte do circo.

De acordo com o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar do RN, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, a oportunidade da abertura do espetáculo, gratuitamente, aos adolescentes do programa social da corporação terá resultados positivos na formação destes, pois permitiu que os mesmos tivessem acesso a mais pura arte do circo, com demonstrações de dança, de mágicas e malabarismos.  “O circo Tihany, através da Lei Rouanet, possibilitou que os adolescentes do Programa Bombeiro Mirim pudessem ampliar seus conhecimentos culturais e sociais e proporcionou o resgate a cidadania através da arte. Nossos bombeiros mirins jamais se esquecerão deste dia”, disse o Comandante.


Fonte: CBMRN

Prefeitura proibe uso de botijão em feiras de Natal


A explosão do botijão na manhã do último domingo tornou evidente o estado de precariedade no qual funciona a feira livre do bairro Cidade da Esperança. Entre os que moram no entorno da rua Perimetral Leste, onde se instala semanalmente o comércio popular, a insatisfação é grande e as reclamações constantes. A lista problemas relatados pelos populares é extensa e engloba desde falta de higiene e até o aumento da criminalidade.
"Essa explosão foi só um alerta de que coisa muito pior pode acontecer por aqui", declarou Francisca Marques, que mora na mesma rua da feira. De acordo com ela, o mercado popular instalado no bairro é pleno de irregularidades. "São muitos os problemas vistos por aqui, a começar pelo lixo que fica jogado no final do dia e pela questão da desmontagem das tendas, que sempre impossibilita o trânsito no dia seguinte ao da feira", disse.

Segundo a auxiliar administrativa Joelma Félix, outra falha cometida pelos trabalhadores da feira é o uso clandestino da rede pública de energia. "Eles puxam fios do poste e usam a energia para ligar seus aparelhos. O problema é que esses fios ficam no meio da rua e em alguns casos estão desencapados, o que traz um risco enorme aos pedestres que circulam na área", comenta.
Bombeiros

O Corpo de Bombeiros também visitou a feira do bairro Rocas . No local, o major Carvalho esclareceu que a fiscalização de feiras livres não é de responsabilidade da companhia. No local,  destacou as seguintes dicas:

- Comprar o botijão em revendas autorizadas
- Manter o produto em lugares arejados
- Não posicionar o bujão em baixo de materiais combustíveis (madeira, plástico, tecido)
- Manter o botijão longe de chamas abertas
- Verificar se a mangueira e o registro estão na validade
- Atentar para o uso de abraçadeira, para vedar a mangueira e impedir vazamentos
- Não comprar botijões recarregados de forma clandestina


Fonte: CBMRN

quinta-feira, 21 de julho de 2011

CSFA apresenta planejamento do CAS 2011

  

O Centro Superior de Formação e Aperfeiçoamento (CSFA) do Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) apresentou, no dia 18 de julho, ao Comandante Geral da Corporação, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, o planejamento do Curso de Aperfeiçoamento de Sargento 2011 (CAS).

O Curso tem o objetivo de preparar o militar da corporação com conhecimentos teóricos e práticos, técnicos e tecnológicos, oferecendo-lhe conhecimentos inerentes a função Bombeiro Militar para prestação de serviços de segurança pública e a administração de recursos humanos e demais tarefas essencial ao cargo Sargento Bombeiro Militar. Com previsão de 440 horas aulas, o curso contará com 16 disciplinas, sendo realizada em dois turnos, podendo durar até doze semanas.

De acordo com o Comandante da Corporação, o Coronel Elizeu Dantas, o Governo do Estado do RN já demonstrou interesse quanto a realização de cursos de aperfeiçoamento para a corporação bem como a realização de futuros concursos públicos visando o aumento do efetivo no Estado.

“A intenção do atual Governo é bastante positiva quanto ao crescimento e desenvolvimento da corporação no RN. Estamos concluindo a fase de planejamento e esperamos iniciar, nos próximos meses, a execução de cursos internos e a abertura de novos concursos públicos, disse o Comandante.


Fonte:CBMRN




CAPOTAMENTO DE HILUX PROXIMÓ A CAICÓ DEIXA TREINADOR DO TIME LIMOEIRO DO NORTE-CE FERIDO


http://www.cardososilva.com.br/wp-content/uploads/2011/07/ACIDENTE-1.jpgHoje pela manhã, os bombeiros foram acionados para as proximidades do distrito da Palma, onde ocorreu um capotamento com uma Hilux.
Os ocupantes do carro eram o Empresário Edvaldo Paulino da Silva, residente na Av. Rio Branco, bairro Prata em Campina Grande-PB, o treinador do Limoeiro do Norte-CE, identificado como Luiz Carlos Mendes (irmão de Vassil Mendes) e o meio campista do time, Felipe Santos de 19 anos residente no bairro Pedregal em Campina Grande-PB.
Ambos iriam se apresentar ao time em Limoeiro do Norte-CE, quando o veículo tipo Hilux sobrou numa curva e veio a capotar na bifurcação da RN 118/VI999.
O treinador do time ficou presos entre as ferragens da Hilux e sofreu um corte na cabeça, sendo encaminhado à Urgência do Hospital Regional onde após dar entrada, foi encaminhado para sala de raio x.
O Empresário e o Jogador não sofreram ferimentos e foram para o Hospital para acompanhar o treinador.


Fonte: Rosivan Amaral

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Defesa Civil do Estado agora possui logomarca oficial

  

Nesta terça-feira (19), foi publicado no Diário Oficial o Decreto nº 22.300, de 18 de julho de 2011, sancionado pela Governadora Rosalba Ciarlini, referente a logomarca da Coordenadoria da Defesa Civil do Rio Grande do Norte (CEDEC).

O coordenador Estadual da Defesa Civil, Ten. Cel. Acioli, esclarece o significado do símbolo. “A logomarca é a caracterização e a identidade da Defesa Civil do RN. Ela comunica as qualidades mais importantes da coordenadoria, estabelecendo imediatamente o reconhecimento da mesma pelo público . Nossa logo representa proteção, carinho, caracterizando, ainda, a união de forças e a cooperação de todos, bem como a segurança, a estabilidade e o bem-estar social, os quais constituem metas da Defesa Civil”.

Compete a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (SEJUC), através da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CODEC), planejar, coordenar e executar as ações relacionadas com a defesa civil, nos casos de calamidades públicas decorrentes de secas, inundações e outros flagelos naturais, respeitada a competência da União e dos Municípios.


Fonte: CBMRN

O Secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto de Azevedo Viana Filho, virá ao Estado do Rio Grande


O Secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto de Azevedo Viana Filho, virá ao Estado do Rio Grande do Norte, no dia 29 de julho, a convite do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do RN, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, para se reunir com autoridades estaduais e tratar assuntos ligados ao órgão no RN e no país.

Entre as reuniões agendadas nesta visita ao estado, Humberto Viana tem encontro marcado com o secretário de Estado da Justiça e da Cidadania (SEJUC), Thiago Cortez, com o secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), Aldair da Rocha, e com o Coordenador Estadual de Defesa Civil, Tenente Coronel Josenildo Acioli.

"A presença do Secretário Nacional de Defesa Civil em nosso estado será muito importante para apresentarmos os projetos que estamos executando, os resultados destes seis meses de estruturação da Defesa Civil no RN e definirmos ações relacionadas ao simulado operacional que realizaremos no Vale do Açu no próximo semestre", disse o Coronel Elizeu Lisboa Dantas.

Fonte: CBMRN

Circo fará sessão especial a Programa Social do Corpo de Bombeiros do RN

Na tarde desta sexta feira, 22 de julho, o Circo Tihany, que está em turnê em Natal, realizará, às 17 horas, uma sessão especial para o Programa Social Bombeiro Mirim, mantido pelo Corpo de Bombeiros Militar do RN.
Ao todo, cerca de 420 pessoas entre adolescentes de 12 à 14 anos cadastrados no programa, bombeiros e seus familiares, estarão acompanhando o universo maravilhoso do espetáculo AbraKadabra.
Amparado pela Lei Rouanet de incentivo à cultura, o Tihany Spectacular faz parte de um projeto cultural de revitalização e formação de um novo público para o circo brasileiro, resgatando a cidadania de todos através da milenar arte do circo.
De acordo com o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar do RN, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, a sensibilidade do circo em abrir as portas, gratuitamente, para crianças e adolescentes que nunca tiveram a oportunidade de assistir a um espetáculo é digno de destaque e reconhecimento por parte da Corporação.
“Estamos ansiosos por este espetáculo. Sei que estas crianças nunca mais esquecerão este dia”, salientou o Coronel Dantas. O Comandante do Corpo de Bombeiros lembrou ainda que o circo é um estímulo para todas as crianças carentes que “têm uma vida difícil e que muitas vezes seus pais não possuem condições de levá-las ao circo”.






Fonte: Blog Wallace

Dois pescadores morrem afogados nas águas do rio Apodi/Mossoró

Dois pescadores morrem afogado na madrugada de hoje, enquanto pescavam na barragem de baixo, no Bairro Barrocas zona norte de Mossoró. Segundo informações colhidas pelos policiais, é de que estavam três pessoas em uma canoa, quando começou a entrar água. Todos pularam quando perceberam que a canoa estava afundando, mas apenas um de menor de 13 anos de idade conseguiu chegar a margem do rio, os outros dois, sendo um deles pai do menor desapareceram.


Na manhã de hoje o Corpo de Bombeiros de Mossoró foram acionadas para realização de buscas, na tentativa de encontrar as duas pessoas desaparecidas. Equipes usando canoas e mergulhadores com ajudas de populares trabalham na manhã de hoje, os dois corpos foram encontrados. Trata-se de Roberto Carlos da Silva, 40 anos e Geilson Leão de Oliveira, 23 anos.


Os corpos foram resgatados e periciados no local. O ITEP foi acionado e encaminharam as duas vítimas para a unidade onde serão submetidos à autopsia e posteriormente liberados para sepultamento. Três pessoas morreram afogadas nas águas do Rio Apodi/Mossoró nas últimas 24h.
 
Fonte: Ismael Sousa

terça-feira, 19 de julho de 2011

Bombeiros Procuram Vítima de Afogamento

Militares do corpo de bombeiros receberam no inicio da tarde de terça feira 19 de julho de 2011, um chamado para o resgate de uma vitima de afogamento, no rio mossoró, na localidade de passagem de pedras.
Francisco Canindé da Silva de 24 anos de idade, morador do bairro santo antônio, morreu afogado quando tentava salvar sua namorada das águas.
Segundo informações de populares, um grupo de jovens estava bebendo e tomando banho na barragem, quando uma moça se jogou nas águas e estava sendo levada pela correnteza.
Os amigos teriam jogado galhos de arvores, na tentativa de salvar a moça. Canindé quando viu a namorada se afogando, caiu nas águas, foi colhido pela correnteza e desapareceu. A moça conseguiu se agarrar nos galhos das arvores e foi salva com a ajuda dos amigos
Salva vidas do corpo de bombeiros passaram a tarde toda tentando localizar o corpo da vitima, mas só no final da tarde e com auxilio de pescadores da comunidade, o corpo foi localizado.
Peritos do itep recolheram o corpo da vitima para os procedimentos de necropsia, na sede do Instituto. 


Fonte: O Câmera de Mossoró



Corpo de Bombeiros do RN firma convênio com a Academia Flex Fitness

 


Na manhã desta segunda feira, dia 18, o Corpo de Bombeiros do RN assinou um convênio que oficializa uma parceria com a Academia Flex Fitness, localizada no bairro de candelária. Com profissionais especializados, equipamentos modernos e uma variedade de horários, a Flex Fitness passa a oferecer aos militares do Corpo de Bombeiros do RN e seus familiares, vantagens promocionais nas matrículas e mensalidades que chegam a 50%.

Além disso, a Academia Flex Fitness também iniciou um planejamento junto ao Departamento de Educação Física da Corporação visando apoiar a reativação do Programa Vida Viva, suspenso desde janeiro deste ano por necessidade de reestruturação.

Na assinatura do convênio, nesta manhã, estiveram presentes o Comandante Geral do CBMRN, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, o Sub Comandante Geral, Coronel Otto Ricardo Saraiva, o Instrutor de Educação Física da Corporação, Soldado Isaac Gomes, o empresário Ricardo Emerenciano (proprietário da Flex) e a professora de educação física Glória Celi.

Os bombeiros que desejarem obter mais informações sobre o convênio e as facilidades oferecidas aos bombeiros e seus familiares pela Academia Flex podem obter mais esclarecimentos através do 3234-4404.

Fonte: CBMRN

Bombeiros controlam incêndio de três dias em reserva ambiental

 
O Corpo de Bombeiros conseguiu, na noite de ontem (18), controlar o incêndio que afetou a Área de Proteção Ambiental (APA) Piquiri-Una por três dias. O incêndio iniciou-se na área dos canaviais do município de Espírito Santo - distante 72 km de Natal e onde encontra-se a maior parte da APA - e já estava próximo de atingir a área de município de Pedro Velho.

Na primeira vez que os bombeiros estiveram na região não conseguiram conter o fogo, pois a estrutura era ineficiente e as chamas já haviam se alastrado por uma área muito grande da APA, chegando a atingir uma estrada da zona rural que liga Espírito Santo a Pedro Velho.

A causa do incêndio, de acordo com o tenente BM Christiano Couceiro, teria sido o uso ilegal dos chamados "incêndios controlados"  nos canaviais, utilizados para queima da cana-de-açúcar. "Os canavieiros devem ter perdido o controle do fogo, que se alastrou pelo canavial e atingiu a APA".

Com a situação de extremo perigo, pois o fogo aproximava-se de reservatório de água responsável pelo abastecimento da região, a própria prefeita de Espírito Santo, Daise Correia, foi aos bombeiros, que enviaram uma equipe maior e controlaram o fogo.


APA Piquiri-Una



Localizada nos municípios de Pedro Velho, Canguaretama e Espírito Santo, tem uma área de mais de 12.025,86ha e foi instituída pelo Decreto Estadual n.º 10.683 de 06.06.1990, com o objetivo de ordenar o uso, proteger e preservar: rios, riachos e demais recursos hídricos Tabuleiros e Mata Ciliar espécies vegetais e animais. Pode permitir usos diversos, orientados a partir de um zoneamento ambiental e plano de manejo.

Atualmente, está em trâmite um projeto de expansão da APA para os municípios de Várzea, Goianinha e demais pontos, ampliando para aproximadamente 40.000 ha.

Fonte: Tribuna do Norte

Vistoria do Corpo de Bombeiros deve ser anual

  

O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte (CBRN) realiza, todos os anos, pelo menos, uma vistoria nos imóveis que possuem equipamentos de segurança contra incêndio. Os prédios cuja área seja superior a 750m² precisa ter um hidrante. A exigência está expressa no Código de Segurança do Estado e o CBMRN é a instituição responsável pela fiscalização da lei. Diferente do que ocorre com os hidrantes públicos, cujo número existente é desconhecido pelos bombeiros, os hidrantes privados são fiscalizados,  anualmente.
Antes mesmo de subir a primeira parede, os responsáveis por uma obra devem enviar um projeto do sistema de segurança aos Bombeiros. Esse documento é analisado e posteriormente é emitida uma autorização para construção. "O projeto sofre alterações de acordo com o tamanho da obra", informa o Sargento Paulo Henrique, vistoriador do CBMRN.

A aprovação do projeto é uma das etapas para liberação da certidão do Habite-se, documento necessário para que os prédios possam ser frequentados ou habitados. Após concluída a obra, os vistoriadores visitam o local e verificam se as indicações do projeto de segurança aprovado pela instituição foram obedecidas.

Mas o cuidado com a segurança não acaba nessa etapa. Todos os anos, o proprietário do imóvel deve solicitar a visita dos bombeiros para analisar os sistemas de hidrantes e demais equipamentos de segurança, como detectores de fumaça e extintores.

De acordo com o soldado André Leite, o local visitado é um exemplo de segurança. O prédio possui detectores de fumaça, hidrantes em cada pavimento e na fachada, extintores de água e pó químico e a escada de emergência possui portas que suportam altas temperaturas e dutos de ventilação.  A visita dos vistoriadores deve ser agendada previamente. O CBMRN cobra uma taxa no valor varia de R$ 0,19 a R$ 0,25 por metro quadrado.

Fonte: CBMRN

Corpo de Bombeiros e Academia Flex realizam doação de alimentos na Casa Nazinha Lamartine

  

O Corpo de Bombeiros Militar do RN e a Academia Flex Fitness estiveram, no dia 13 de julho, realizando a entrega de cerca de meia tonelada de alimentos não perecíveis na Casa Nazinha Lamartine, no Centro da Cidade, responsável em dar assistência às mães das crianças em tratamento no Hospital Infantil Varela Santiago. A arrecadação dos alimentos foi uma iniciativa Academia Flex Fitness sendo realizada no ato da inscrição da 17º Corrida Soldados do Fogo, organizada pelo Corpo de Bombeiros do RN, no dia 2 de julho. Alunos, instrutores e profissionais da academia, além dos próprios bombeiros, participarão desta ação solidária que teve como objetivo amenizar o sofrimento de famílias que se encontram alojadas na Casa por motivos de tratamento de saúde.

A Casa Nazinha Lamartine é uma instituição Filantrópica, fundada em 1993 por um grupo de voluntários, que tem o objetivo de apoiar às mães e às crianças carentes internadas no Hospital Infantil Varela Santiago. A Instituição sobrevive de contribuição e participação de voluntários e de doações da sociedade.

Quem desejar contribuir financeiramente com a Casa pode ajudar através de depósito no UNIBANCO: Agência 7123 e Conta Corrente 262182-2. A Casa ainda necessita de material de higiene, limpeza, roupas, livros infantis, brinquedos, medicamentos e alimentos não perecíveis.

"Nós que integramos o Corpo de Bombeiros do RN parabenizamos a iniciativa e a parceria da Academia Flex Fitness, em promover um ato solidário de amor ao próximo através da doação de alimentos", disse o Tenente Christiano Couceiro, da Assessoria de Comunicação Social do CBMRN.


Fonte: CBMRN

CBMRN realiza V acampamento do Bombeiro Mirim


 O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte realizou nos dias 15, 16 e 17 de julho o “V Acampamento do Bombeiro Mirim”. A atividade ocorreu na Granja Aconchego, no distrito de Lagoa Grande, em Macaíba e reuniu cerca de 100 alunos do programa.

Durante o acampamento, as crianças tiveram aulas de sobrevivência em área rural, atendimento pré-hospitalar, rapel, ordem unida, canções militares, entre outras ações operacionais.

O Comandante Geral do CBMRN, Coronel Elizeu Lisboa Dantas esteve, no sábado, dia 16, acompanhando, pessoalmente, as atividades no acampamento e fiscalizando a execução do planejamento. “O Programa Bombeiro Mirim realiza o principal salvamento de nossa instituição mostrando aos adolescentes o caminho da cidadania e da valorização da família”, disse o Coronel Dantas.

O Programa Bombeiro Mirim é mantido pelo Governo do Estado do RN e pelo CBMRN e atua com adolescentes de 12 a 14 anos, matriculados na rede pública de ensino.
Fonte: Assessoria de Imprensa do CBM-RN

ABM-RN EM AÇÃO
A Associação dos Bombeiros Militares do RN representada pelo seu Presidente Sd Maribondo e do Diretor Administrativo Financeiro Sd Canindé esteve presente ao “V Acampamento do Bombeiro Mirim” no domingo dia 17 de julho de 2011.
Fomos recebidos pelo Sd Teixeira e por Mychela da Equipe do Bombeiro Mirim que em seguida nos acompanhou e mostrou as instalações do acampamento e a forma como se dá o tratamento com os jovens Bombeiros Mirins. Participamos na montagem da pista de obstáculo composta por: Passagem dentro de tanque com água, rolamento, subida em escada, descida na tirolesa, passeio do Tarzan, rastejamento, passagem sobre corda (falsa baiana), nós e amarrações, salto sobre arco, túnel, equilíbrio e flexões de braços.
Está de parabéns toda equipe dos Bombeiros Mirins que propiciaram aos jovens conhecimentos que, sem dúvidas, levarão consigo para o resto de suas vidas. Conhecimento que poderão ajudá-los e dentro das suas possibilidades salvar vidas alheias inclusive as suas. Quando se ver de perto é que podemos avaliar a grande importância de um projeto desses.
Equipe:
Tenente Bm Alexandre, Sgt BmCoelho, Sgt Bm Ribeiro, Sgt Bm Japiaçu, Sgt Bm Angicos, Cb BM Mayke, Sd Bm Fábio, Sd Bm Teixeira, Sd Bm Chacon, Sd Bm Heronides, Sd Bm Marcos e Cb PM Schneider  e Mychela.

Devemos acreditar que mudar o mundo é possível.
Só depende de nós para mudar o mundo completamente.

"A mudança é a lei da vida. E aqueles que confiam somente no passado ou no presente estão destinados a perder o futuro."
( John F. Kennedy )


Fonte: ABM - RN

domingo, 17 de julho de 2011

Motociclista caiu na parede do açude Itans e foi resgatado pela equipe do Corpo de Bombeiros

A Chuva fina e a pista molhada é uma combinação quase fatal para constantes quedas de motos e sempre colocam os usuários de veículos de duas rodas em risco nestas circunstancias.

Na Noite de hoje a equipe do Corpo de Bombeiros de Caicó foi acionada por volta de 19h30 até a RN-118,  mais precisamente sobre a parede do açude Itans na saída de Caicó para São João do Sabugi. 

Quando os Bombeiros chegaram ao local encontraram um motociclista identificado por Admilson Alves da Nóbrega, 41 anos, que sofreu uma queda de sua moto em uma curva que fica logo no inicio da parede,  e quase acabou dentro das águas do açude Itans. 

De acordo com informações colhidas pela nossa reportagem, quando os bombeiros chegaram no local encontram a vitima caída e a moto quase nas águas do açude.

Na Foto: Curva na parede do açude onde o motoqueiro perdeu o controle
 
Admilson que reside na Rua Delmont Guerra,  no Bairro Canutos e Filhos, sofreu algumas escoriações pelo corpo,  foi socorrido até o Hospital Regional onde foi atendido e liberado. Por pouco essa historia não teria um final trágico,  já que a moto da vitima chegou a ficar quase nas águas do açude.
 
 Fonte: Eduardo Dantas

Em jogo marcado pela emoção o Trânsito vence os Bombeiros pela Copa Guardiões do Seridó de Futsal


3º SGB "Bombeiros"     






3º DPRE

Em partida isolada válida pela Copa Guardiões do Seridó de Futsal, realizada na noite desta sexta-feira, 15/07, o time do 3º DPRE (Carro de Boi desgovernado)) venceu a forte equipe do 3º SGB (Bombeiros) pelo placar de 4 a 3. Com gols de Sargento Natanael (2 vezes), Cabo Alencar e Soldado Hudson para o Trânsito, enquanto Soldado Saldanha (2 vezes) e Gerson assinalaram os tentos dos Bombeiros.



Mas o resultado em si ficou em segundo plano, a partida foi marcada na realidade pela emoção dos atletas, que dedicaram o jogo e fizeram uma forte oração antes do inicio da partida em homenagem, orando pela recuperação do Soldado Railson, que se encontra enfermo na cidade de Currais Novos. Inclusive o gol da vitória do trânsito assinalado por Hudson foi dedicado também a ele.

Um outro jogo estava marcado para noite desta sexta-feira, se enfrentariam: Cavalaria  X  3ª CPM (Jucurutu), mas como a viatura da cidade jucurutuense está quebrada os atletas não puderam se deslocar até Caicó e o jogo deve ser remarcada para uma data oportuna.


Fonte: Niltinho Ferreira

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Reunião com o Comandante Geral do CBM-RN


Participamos de reunião com o Comandante Geral do CBM-RN na tarde da última quarta-feira.
Na oportunidade levamos alguns dos questionamentos que nos chegam diariamente por e-mail, telefone e pessoalmente.

Foi o quarto encontro que tivemos com o Cel Dantas desde que o mesmo assumiu o Comando do CBM-RN e a primeira após as eleições da ABM-RN, realizadas em maio.

Para que compreendamos melhor os encaminhamentos, vamos apresentar de forma sistematizada, os resultados da reunião.

- Diárias de Viagem - Existe um questionamento sobre o pagamento das Diárias de Viagem referentes ainda ao ano passado, especificamente para o pessoal lotado no 3º SGB/2º GB. A informação é que o Comando autorizou o pagamento de todas as diárias atrasadas, de novembro de 2010 até o presente. Para que possamos verificar exatamente o recebimento ou não das Diárias em questão, é necessário que se faça o levantamento da data e do número de Diárias em atraso para localizar o Processo correspondente junto ao CAFO e regularizar a situação;

- Implantação das Promoções - Existem no CBM-RN alguns militares que foram promovidos mas não tiveram ainda implantados os vencimentos correspondentes ao Posto ou Graduação que atualmente ocupam. De acordo com o Comando, os Processos estão em andamento junto a Secretaria de Administração e devem ser efetivamente encerrados e regularizados muito em breve. O Comandante não quis precisar uma data para a implantação de todas as promoções, mas garantiu que está trabalhando junto ao Governo do Estado para que a situação logo se regularize;

- Mecanismo de controle para as Diárias Operacionais - Requeremos formalmente por meio do Ofício 022/2011 - ABM/RN que o CBM-RN adote o talonário de controle das Diárias Operacionais. De imediato o Cel Dantas entrou em contato com a PM, que já utiliza o controle das Diárias Operacionais, entrou em contato com a DEO que ficou responsável por procurar a PM e se inteirar como funciona esse controle e adotar a mesma metodologia no âmbito do CBM-RN;

- Agregação do pessoal do CGED - A ABM-RN em seu primeiro contato com o Cel Dantas, ainda em Janeiro, requereu que o CBM-RN, assim como a PM-RN, verificasse a possibilidade de agregação do pessoal atualmente lotado no CGED, a exemplo daqueles que trabalham no CIOSP que se encontram agregados à SESED. O processo está em andamento, sob os cuidados do Cel Otto, Sub-Comandante do CBM-RN;

- Fornecimento da Ceia - Levamos ao Comandante a solicitação de diversos militares do CBM-RN para o retorno do fornecimento da Ceia. Argumentamos sobre o longo período entre o jantar e o café-da-manhã – cerca de 12 horas – é demasiado longo para o militar de serviço ficar sem qualquer alimentação. O Cel Dantas afirmou que compreende a necessidade mas que, até o final do ano, não existe disponibilidade orçamentária para que a Ceia volte a ser regularmente fornecida. Afirmou que provavelmente a partir de 2012 o fornecimento da Ceia deve ser retomado;
- Curso de Formação de Cabos – Questionamos o Comandante sobre a previsão do CFC. A resposta foi que o CBM-RN está pronto para realizar ainda este ano um Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) e um CFC. A programação destes cursos, bem como o planejamento com previsão de despesas, será apresentado na segunda-feira, 18 de julho. Falta apenas a autorização do Governo do Estado e a garantia da disponibilidade orçamentária para os cursos em questão. Existem hoje aproximadamente 90 vagas de Cabo no CBM-RN e mais de 30 2º Sgts aptos ao CAS;
- Convocação dos Suplentes para o CFSD – O Comandante Geral reconheceu a necessidade de complementação do efetivo do CBM-RN, hoje com déficit de mais de 200 soldados, reconheceu a urgência em convocar os remanescentes do último concurso pois o prazo de validade do certame expira em novembro e reconheceu por fim, que depende de autorização e disponibilidade orçamentária garantidas pelo Governo do Estado para dar prosseguimento as próximas etapas do Concurso;
- Escala do 1º GB – Levamos ao conhecimento do Comandante Geral a situação já recorrente no 2º SGB/1º GB e do 3º SGB/ 1º GB de constarem na escala de serviço mais militares que o possível de se acomodar nestas unidades quando concorrendo a escala de 24x48. Argumentamos que é possível garantir o serviço em todo o 1º GB mantendo a escala em 24x72. O Comandante informou que irá verificar a situação e que buscará a melhor solução para o caso.
Na mesma tarde a ABM-RN participou de reunião com o Comandante Geral da PM-RN, Cel PM Francisco Canindé de Araújo Silva, sobre a proposta do Subsídio.
Na sequencia postaremos o teor das conversas no QCGPM-RN e os encaminhamentos sobre nossa reivindicação salarial.


Fonte: ABMRN

Natal/RN: Incêndio em depósito de combustível na Avenida 04 é registrado pelos bombeiros

O Corpo de Bombeiros registrou na manhã de hoje um grave incêndio na rua Presidente Sarmento, antiga avenida 4, no bairro do Alecrim. Segundo informações iniciais o fogo teria sido resultado da explosão de um caminhão tanque que se encontrava estacionado em um galpão.

A explosão do caminhão deu início a uma intensa camada de fumaça que pôde ser visualizada em vários trechos do centro da cidade até a Zona Norte. Informações preliminares dão conta que na garagem funciona uma empresa de manutenção e limpeza de tanques de combustíveis. Outras pessoas informaram que funcionava um depósito/posto de combustível clandestino.

 A reportagem do Diário de Natal conversou com o proprietário da empresa, identificado como Petruciano Medeiros, que alerta sobre a suspeita de um curto circuito decorrente de uma queda de energia por volta das 9h. Segundo o empresário, uma bomba de água próximo aos veículos pode ter provocado faíscas que terminaram por colaborar para o incêndio.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está presente ao local para a necessidade de socorro.


 
 
 
 
Fonte: DN Online, Tribuna do Norte, Portal Nominuto 

A Assessoria de Comunicação Social do CBMRN fará entrevista com o Comandante e pede sugestões.


A Assessoria de Comunicação fará uma entrevista com o Comandante Geral para responder aos mais diversos questionamentos da tropa. Sendo assim, pedimos a todos os militares que integram a Corporação que mandem sugestões de perguntas sobre os mais variados assuntos que concerne o serviço, estrutura, condições de trabalho, entre outros para o email cbm@rn.gov.br






Tais perguntas devem ser assinadas pelos respectivos autores e enviadas até 31 de julho do corrente ano. As mesmas serão selecionadas pelos integrantes da Assessoria de Comunicação e respondidas pelo Comandante Geral no site oficial da Corporação.
 
 
Fonte: CBMRN

Oficial do Corpo de Bombeiros do RN tem atuação elogiada no Estado do Ceará


  

O Tenente Coronel Paulo Rogério de Andrade Lima, do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Norte, está em treinamento como piloto de helicóptero no Estado do Ceará. O oficial do CBMRN recebeu, neste mês, destacado elogio da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas daquele Estado, durante a realização da solenidade alusiva ao 16º aniversário da CIOPAER.

"Oficial dedicado e responsável, o Tenente Coronel Paulo Rogério de Andrade Lima destaca-se pelo comprometimento com as atividades por ele desempenhadas e por seu profissionalismo", disse o Coronel Antônio Nirvando Vieira, Coordenador da CIOPAER

Em 2010, o Tenente Coronel Paulo Rogério de Andrade Lima concluiu o estágio de Comandante Operacional Aéreo (COA) realizado no Batalhão de Aviação da Polícia Militar de Santa Catarina. O estágio de COA foi dividido em duas fases: a primeira teórica (instruções) e a segunda prática (vôo), sendo esta última desenvolvida já na função de Comandante de Operações Aéreas e co-piloto no helicóptero.





Fonte: CBMRN






CRP realiza evento sobre Psicologia e Interfaces nas Emergências e Desastres"


O cotidiano tem revelado a importância da discussão do tema Emergências e Desastres em todas as esferas da sociedade. Acidentes, sejam eles naturais ou devido à ação do homem, têm se repetido e exigido atenção para o assunto e para questões como: "É possível evitar essas situações? É possível minimizar? O que podemos fazer?

Essas e outras perguntas que surgiam especialmente durante a ocorrência dos desastres, têm agora, com a maior freqüência destes, permeado as discussões rotineiras de afetação da sociedade. E a psicologia também se insere nessas reflexões, levantando indagações pertinentes relacionadas às consequencias trazidas àqueles atingidos pelas ocorrências.

Pensando nas respostas às questões levantadas e entendendo que a psicologia coopera para a problematização das mesmas, assim como para elaboração de diretrizes e intervenções preventivas, que a Comissão de Políticas Públicas do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte (CRP-RN), através de seu Grupo de Estudos e Apoio, se propõe a análise do tema e a elaboração de eventos que promovam a incursão dos profissionais psicólogos e demais interessados nesse campo em expansão.

Nos dias 20 e 21 de julho, o CRP-RN realizará o evento Psicologia e Interfaces nas Emergências e Desastres. A abertura magna contará com uma palestra com o tema "Psicologia em Emergências e Desastres: histórico e possibilidades de intervenção" e será ministrada pela Professora Psicóloga Dra. Ângela Elizabeth Lapa Coelho.

O evento será realizado no Auditório da Biblioteca Zila Mamede, no Campus da UFRN. O número de vagas é limitado e as inscrições podem ser feitas no site do CRP-RN (www.crprn.org.br). O público alvo são profissionais, estudantes, interessados na temática e atuantes na área. Para se inscrever, basta doar 1kg de alimento não perecível que serão doados à instituições de caridade.

Programação

Estão programadas 3 mesas redondas que abordarão a contextualização e intervenções na referida área. Elas versarão sobre o Estado da arte das Emergências e Desastres no RN, o Estado da arte das Emergências e Desastres no município de Natal e Experiências de atuações da Psicologia em Situações de Emergências e Desastres.

Para realização do evento, o CRP-RN conta com a parceria do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) e o apoio de diversos órgãos que se farão presentes, como Defesa Civil, Corpo de Bombeiro, SAMU, Polícia Civil, Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social.

Serviço:
Evento: Psicologia e Interfaces em Emergências e Desastres

Data: 20 e 21 de julho

Horários: 18h:30 às 22h:00 e 08h:00 às 12h:00


Fonte: CBMRN