quinta-feira, 30 de junho de 2011

Corpo de Bombeiros realizou simulação de acidente de transito e desfile em Caicó


 Na Foto: Bombeiros atendendo a vitima 

Os Militares do Corpo de Bombeiros de Caicó realizaram na manhã de hoje em Caicó uma simulação de um atendimento pré-hospitalar decorrente de um acidente de transito nos cruzamentos das avenidas Seridó com a Coronel Martiniano.


O Trabalho na simulação do atendimento Pré-Hospitalar envolveu vários profissionais do 3º Sub Grupamento de Bombeiros Militares,  onde inicialmente uma equipe de primeiros socorristas chegou em motos e depois a equipe do Regate 03 chegou e complementou o socorro conduzindo a vitima para o hospital.


Várias pessoas acompanharam atentas o trabalho e ao final aplaudiram a simulação feita pelos homens do corpo de bombeiros. Algumas pessoas que chegaram no meio da apresentação ficaram surpresas e pensavam que se tratava de um atendimento real,  dada a qualidade da simulação.


Após a simulação os veículos do Corpo de Bombeiros desceram a avenida Coronel Martiniano em desfile que foi puchado pela banda do Grupamento de Bombeiros Mirins de Caicó.
 
Fonte: Eduardo Dantas

Corpo de Bombeiros e Hemonorte realizam campanha de doação de sangue

O Hemocentro do Estado do Rio Grande do Norte estará na próxima quinta feira, dia 30, no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, situado no cruzamento das Avenidas Prudente de Morais com a Alexandrino de Alencar, no Barro Vermelho, realizando ações de coleta de sangue, das 8 às 16 horas, como parte da programação de aniversário dos Corpos de Bombeiros do Brasil.
De acordo Dinara de Macêdo Marinho, Assistente Social do Hemonorte, a ação desenvolvida em parceria pelas instituições buscam salvar vidas. É uma forma de estar participando do aniversário da corporação proporcionando uma sensibilização na população quanto a importância da doação de sangue.
“Diariamente, o Hemonorte atende pacientes em emergências, em todo o Estado, que necessitam de transfusões de sangue. O estoque atual está atendendo a demanda mas sempre há uma necessidade de equilíbrio nos fatores de sangue do tipo negativo.  Convidamos a população a participar desta campanha de doação e contribuir com a missão do Corpo de Bombeiros que é Salvar Vidas!”, disse Dinara de Macêdo, Assistente Social do Hemonorte.

Fonte: Geraldo Oliveira

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Bombeiros realizam ações de prevenção na cidade de Caicó




O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Norte tem realizado, simultaneamente, na capital e no interior, dezenas de ações educativas em função da Semana de Prevenção contra Incêndios e Acidentes que, este ano, acontece entre os dias 27 de junho e 1 de julho, em função do aniversário de 155 anos do Corpo de Bombeiros Nacional, comemorado oficialmente no dia 2 de julho.

Em Caicó, na região do Seridó, a programação do CBMRN inclui palestras em bairros, exposição de equipamentos operacionais, simulado de atendimentos de socorro de urgência, desfile cívico, evento religioso entre outras ações.






















 

 PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DOS BOMBEIROS NA CIDADE DE CAICÓ



Dia 29/06: apresentação de equipamentos utilizados pelo corpo de bombeiros em stand montado no centro da cidade e divulgação sobre o dia 02 de julho nos meios de comunicação;

Dia 30/06: simulado de atendimento pré-hospitalar no centro da cidade e logo em seguida desfile cívico militar;


Dia 01/07: Evento religioso para bombeiros, familiares e convidados;

Dia 02/07: deslocamento de militares para participarem da corrida do soldado do fogo em Natal 



segunda-feira, 27 de junho de 2011

Estatísticas de Ocorrências

De janeiro a maio de 2011, o CBMRN registrou 299 incêndios e princípios de incêndios somente na capital e região metropolitana. Deste total, 93 ocorreram em edificações residenciais unifamiliar, 46 em terrenos baldios, 43 em edificações comerciais, 37 em veículos de auto passeio, 9 em edificações residenciais multifamiliar, entre outras. As demais ocorrências aconteceram em escolas, industrias, hospitais, entre outros. Por volta das 2 horas de hoje, os bombeiros foram acionados para combater um incêndio em um comércio de estofados, na Rua Prefeito Nilton Barros, em Nova Parnamirim. O incêndio consumiu todo o depósito da loja e a gravidade só não foi maior graças ao acionamento dos militares dos bombeiros que evitaram a propagação do fogo para uma borracharia que funcionava ao lado do comércio.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Semana de prevenção contra incêndios do Corpo de bombeiro será aberta segunda

Na próxima segunda feira, 27 de junho, às 7 horas, inicia a Semana de Prevenção Contra Incêndios do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte.
A Semana de Prevenção passou a existir a partir do dia 2 de abril de 1954 quando Getúlio Vargas, presidente do Brasil, assinou o decreto nº 35309, criando o Dia do Bombeiro (2 de Julho) e a Semana de Prevenção Contra Incêndios.
Em Natal, a abertura da Semana de Prevenção ocorrerá com uma “Blitz Preventiva”, onde será realizada a entrega de panfletos institucionais, para os condutores de veículos que trafegam pela Avenida Prudente de Morais, com informações a cerca de acidentes domésticos. A ação será repetida durante todos os dias da semana, nos horários de maior movimento no trânsito, sendo eles entre 7 e 9 horas e entre 16 e 18 horas.
As atividades marcam também o 155º aniversário do Bombeiro Nacional que tem como data de comemoração o dia em que foi criado o primeiro Corpo de Bombeiros no Brasil. No dia 02 de julho de 1856, o Imperador D. Pedro II criou o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte. Quatro anos depois, diante do êxito do serviço, o Corpo deixou a condição de "provisório" e passou a denominar-se Corpo de Bombeiros da Corte.
O evento, promovido pelo CBMRN, visa através da interação com a comunidade, sensibilizá-la quanto à importância da prevenção e riscos de envolvimento em incêndios e acidentes. "O cotidiano revela a susceptibilidade de qualquer cidadão aos riscos e a Semana de Prevenção e tem o objetivo de formando uma consciência quanto a essas questões, desenvolvendo ações de caráter preventivo e de cidadania à população potiguar", disse o Coronel Elizeu Dantas, Comandante Geral do CBMRN.
De janeiro a maio de 2011, o CBMRN registrou 299 incêndios e princípios de incêndios somente na capital e região metropolitana. Deste total, 93 ocorreram em edificações residenciais unifamiliar, 46 em terrenos baldios, 43 em edificações comerciais, 37 em veículos de auto passeio, 9 em edificações residenciais multifamiliar, entre outras. As demais ocorrências aconteceram em escolas, industrias, hospitais, enfim.


Corpo de Bombeiros define percurso da 17º Corrida Soldados do Fogo

A Corrida Soldados do Fogo é realizada em Natal há 17 anos em comemoração ao Dia Nacional dos Corpos de Bombeiros do Brasil, no dia 2 de julho. A prova é considerada uma das mais tradicionais do Rio Grande do Norte e este ano terá várias novidades que a renderá destaque em todo o Nordeste. “A Corrida Soldados do Fogo é para a nossa Corporação o evento mais importante do ano, pois além de comemorar o aniversário nacional dos Corpos de Bombeiros do Brasil, integra vários segmentos da sociedade com a instituição. Para nós, este é o momento perfeito para confraternizarmos os bombeiros do RN com a sociedade civil e destacar os parceiros que apóiam o esporte no Estado”, disse o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do RN.
Nesta quarta feira, 22, os organizadores do circuito de Rua do Corpo de Bombeiros definiram, em reunião com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB), o percurso para a prova. O evento terá largada e chegada no quartel do CBMRN, na Avenida Prudente de Morais, 2410, Barro Vermelho e seguirá pela Rua Alberto Maranhão, Avenida Rodrigues Alves, Rua Ceará Mirim e Rua Assú. (conforme figura).
A 17ª Corrida Soldados do Fogo é realizada pelo Governo do Estado e Corpo de Bombeiros e homologada pela Federação Norte-rio-grandense de Atletismo – FNA, seguindo os padrões exigidos pela Confederação Brasileira de Atletismo – CBAt. A organização ficará sob a responsabilidade da holding formada pelas empresas Hora de Correr, Natal Runner e Usina Comunicação, com o apoio do Grupo R. Cunha especializada em Marketing Promocional.
Fonte: Geraldo Oliveira

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Governo decreta ponto facultativo no próximo dia 24

A governadora Rosalba Ciarlini decretou ponto facultativo nas repartições do Estado na próxima sexta-feira, 24 de junho. A decisão antecipa o feriado do dia 29 de junho - Dia de São Pedro -, quando haverá expediente normal.

A substituição ao feriado do dia 29 leva em consideração o fato de a data ser o início do pagamento dos servidores do Estado, sendo, por isso, inconveniente a manutenção do ponto facultativo neste dia.

O decreto n° 22.275, de 22 de junho de 2011, será publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (23).

Fonte: Governo do Estado do RN

O perigo de queimaduras na época junina

 

Como em todos os anos, os festejos juninos no Estado do Rio Grande do Norte são repletos de atrações regionais, o que atrai grande número de visitantes à nossa capital e ao interior.

No sentido de prevenir acidentes que possam trazer danos muitas vezes fatais, principalmente aqueles onde as maiores vítimas são as crianças, o Corpo de Bombeiros do RN faz alerta a esses riscos, com as seguintes recomendações:

• Não solte balões. Eles são lindos quando sobem, mas quando descem, podem espalhar destruição. Deixe o céu para as estrelas.

• Evite também soltar fogos de artifício em meio a multidão, próximo de veículos, ou colocá-los debaixo de latas e caixa. A explosão pode causar incêndio e ferir pessoas com estilhaços.

• Não esqueça que brincar de pular fogueiras pode causar graves queimaduras.

• Outro lembrete importante: não lance material inflamável sobre as chamas para acender fogueiras.

• Não permita que crianças soltem fogos dentro de casa pois, quaisquer faíscas em cortinas ou tecidos sintéticos podem ocasionar um incêndio.

• Enfim: As crianças têm fascínio por fogo, mas não permita que elas tornem-se alvo de acidentes graves e irreparáveis.

Agindo em caso de queimaduras.


Os primeiros socorros às vítimas de queimaduras são muito simples. Não coloque óleo, manteiga, pasta ou remédios caseiros. Adote os procedimentos abaixo:

• Procure acalmar a pessoa

• Lave o local da queimadura com água corrente e mantenha um pano limpo e molhado em cima.

• Não fure as bolhas.

• Transporte o acidentado para o hospital mais próximo.

Fonte: CBMRN


É preciso estar consciente dos riscos que são inerentes à tradição da fogueira junina


A tradição junina de acender fogueira é um atrativo particular do São João em nosso Estado. É um orgulho para a família quando a sua fogueira demora mais que as outras a se apagar.

No entanto, fogueira é coisa séria... coisa de gente grande. É preciso estar consciente dos riscos que são inerentes à tradição da fogueira junina. Para ajudá-lo, o Corpo de Bombeiros do RN dá algumas dicas.


1- Não monte fogueiras muito altas. Lembre-se que além da altura da fogueira em si, deve se esperar que as chamas sejam altas, além da altura de dispersão do calor, produto da queima que também provoca acidentes. Além do mais, fogueiras altas podem desabar durante a queima provocando graves acidentes

2- Não monte fogueiras próximo às linhas de energia elétrica, às árvores, a postos de combustíveis e a locais de concentração de público, como pontos de ônibus, por exemplo

3- Não jogue qualquer produto inflamável para acender a fogueira, pois esse é um tipo de queima não controlada. Pegue uma pequena lata, coloque dentro uma bucha ou estopa, encha com o combustível, preferencialmente diesel ou querosene, coloque um pouco de gasolina para facilitar o início da queima. A lata deve ficar no centro da fogueira, e, quando ateado o fogo, se dará o início da queima controlada da fogueira

4- Não permita que crianças soltem fogos dentro da fogueira. A explosão pode projetar produtos em chama contra as pessoas

5- Não brinque de pular a fogueira, pois isso pode custar sua saúde ou mesmo sua vida

6- Lembre-se que no dia seguinte à queima da fogueira as crianças costumam se queimar nas brasas vivas que ficam por baixo das cinzas. Todo cuidado é pouco

7- No caso de queimaduras, não colocar nenhum tipo de produto sobre o ferimento, nem estourar as bolhas que se formam sobre a pele atingida pela lesão. O correto é simples: lavar a área atingida com água corrente em abundância, cobri-la com um pano limpo e molhado e conduzir a vítima para o hospital

8 - Se precisar, ligue o número de emergência do Corpo de Bombeiros – 193, passando informações claras sobre o tipo de ocorrência. No São João, o Corpo de Bombeiros coloca seus serviços de prevenção, combate a incêndios, salvamento e resgate mais próximos ainda de você.


Nosso prazer é servi-lo bem!


Fonte: CBMRN

Bombeiros Participam da Missa de Páscoa dos Militares

Hoje pela manhã aconteceu, na Catedral de Sant'Ana, a missa de páscoa dos militares. Estavam presentes policiais militares do 6º BPM, Cavalaria e Cipam Além dos Bombeiros e dos militares do 1º BEConst.

A missa foi celebrada pelo Bispo de Caicó, Dom Delson e pelo nosso Capelão, Capitão Lopes. Um dos momentos mais emocionantes da celebração foi quando o Capitão Lopes fez uma alusão aos militares já falecidos e o toque fúnebre foi brilhantemente executado pelo Cabo Queiroz.
Fonte: 6º BPM
 
 
 
 
 




 
 
 

terça-feira, 21 de junho de 2011

Corpo de Bombeiros comemora aniversário com Semana de Prevenção e Evento Esportivo



O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte estará realizando no período de 27 de junho a 02 de Julho, a Semana de Prevenção contra incêndios e acidentes, em função do Dia Nacional dos Corpos de Bombeiros do Brasil, comemorado no dia 2 de julho.

As atividades marcam também o 155º aniversário do Bombeiro Nacional que tem como data de comemoração o dia em que foi criado o primeiro Corpo de Bombeiros no Brasil. No dia 02 de julho de 1856, o Imperador D. Pedro II criou o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte. Quatro anos depois, diante do êxito do serviço, o Corpo deixou a condição de "provisório" e passou a denominar-se Corpo de Bombeiros da Corte.

PREVENÇÃO EM MOSSORÓ


Em Mossoró, o 2º Grupamento de Bombeiros contará com diversas atividades educativas visando orientar a população quanto a prevenção de acidentes domésticos, entre outros.

“O planejamento da Semana de Prevenção em Mossoró foi executado, este ano, com muita antecedência pelo 2º Grupamento de Bombeiros. Estaremos trabalhando na realização do projeto Bombeiro na Escola oferecendo palestras e entretenimento para as crianças e adolescentes da cidade”, disse o Major Franklin Araújo, Comandante do 2º Grupamento de Bombeiros.

Entre os locais escolhidos para receber a ação do Corpo de Bombeiros, em Mossoró, está a Escola Municipal Dolores do Carmo Rebouças, que fica localizada na Rua Cândido Clementino Barros, S/N. Aeroporto II.

Além disso, o 2º Grupamento de Bombeiros estará montando um stand operacional no Mossoró West Shopping, nos dias 29 e 30 de junho de 2011. Na ocasião será realizada a exposição de materiais de atendimento pré-hospitalar, salvamento em altura, salvamento veicular, mergulho e combate a incêndio.

“Vamos apresentar vídeos de nossas atividades e distribuir panfletos sobre as ações executadas pelo Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte””, destacou o Major Franklin Araújo.

O evento, promovido pelo CBMRN, visa através da interação com a comunidade, sensibilizá-la quanto à importância da prevenção e riscos de envolvimento em incêndios e acidentes. “O cotidiano revela a susceptibilidade de qualquer cidadão aos riscos e a Semana de Prevenção e tem o objetivo de formando uma consciência quanto a essas questões, desenvolvendo ações de caráter preventivo e de cidadania à população potiguar”, disse o Coronel Elizeu Dantas, Comandante Geral do CBMRN.

Em Natal, a abertura da Semana de Prevenção ocorrerá na próxima segunda feira, dia 27, às 7 horas, com uma “Blitz Preventiva”, onde será realizada a entrega de panfletos institucionais, para os condutores de veículos que trafegam pela Avenida Prudente de Morais, com informações a cerca de acidentes domésticos. A ação será repetida durante todos os dias da semana, nos horários de maior movimento no trânsito, sendo eles entre 7 e 9 horas e entre 16 e 18 horas.

Entre as empresas e órgãos que apóiam o evento estão: Grupo R. Cunha, Construtora Total, Flex Fitness, Petrobrás, Ecocil, Bazar São Paulo, Midway Mall, Natal Card, Destaque, SAMU, Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL), Fercomércio, Supegasbras, Sos Sul, Cosern, Potigás, Sos Sul, Caern, Ceasa, Semob, PMRN, Sesi e Urbana. 
 
 
Fonte: Blog Francileno Gois

Bombeiros ensinam crianças do Passo da Pátria, cuidados ao manusear as tradicionais "bombinhas"

  

Nesta quinta feira, dia 16, o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Norte (CBMRN) esteve na Associação para o Desenvolvimento de Iniciativas da Cidadania (ADIC/RN), situada no bairro Passo da Pátria, em Natal, ministrando palestra para crianças, entre 6 e 14 anos, sobre os riscos envolvendo o manuseio incorreto de fogos de artifícios.

Na ocasião, o Corpo de Bombeiros convidou o empresário Washington Reis, do Bazar São Paulo, especialista no uso e comercialização de fogos de artifício, para demonstrar na prática os cuidados que se deve ter ao utilizar e manusear as tradicionais "bombinhas".

"Estou contente em poder contribuir com a formação destas crianças, instruindo quantos aos cuidados necessários para a manutenção desta tradição junina. Quero destacar que os fogos de artifício são identificados por classe e que as bombinhas, por exemplo, enquadram-se na classe A podendo ser utilizadas por crianças acima dos 12 anos, desde que acompanhadas pela supervisão de um adulto", disse Washington Reis.

Para o Aspirante Ananias Targino, do CBMRN, o trabalho preventivo do Corpo de Bombeiros tem como objetivo diminuir as estatísticas de acidentes no período junino. "A utilização das fogueiras de são João, bem como das conhecidas bombinhas juninas, são uma tradição muito forte no mês de junho. Evitar a realização desta tradição é praticamente impossível. Por isso, buscamos conscientizar a população quanto aos cuidados a serem adotados de forma que a festa aconteça com toda a segurança", disse o aspirante.

Folderes com dicas e instruções foram distribuídos as crianças e funcionários presentes na Associação.



Fonte:CBMRN

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Bombeiros reabrirão quarta feira o último lote de inscrições para Corrida Soldados do Fogo 2011

  


O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte reabrirá na próxima quarta feira, 22, o último lote de inscrições para a 17º Corrida Soldados do Fogo. Devido ao sucesso pela procura de novas inscrições, os organizadores do evento decidiram por reabrir mais um lote. A prova, a ser realizada no dia 2 de julho, às 16 horas, contará com cerca de 1.200 corredores na comemoração pelo Dia Nacional dos Bombeiros.

Os atletas poderão escolher entre 5 Km e 10 Km. "Já estamos na contagem regressiva e providenciando os últimos detalhes. Em breve, divulgaremos um boletim com todas as informações e conclusões finais da prova para os corredores. Com certeza estamos buscando oferecer tudo de melhor para os atletas iniciantes e experientes", disse o diretor da Hora de Correr e organizador, Nivaldo Pereira Júnior.

Durante todo o percurso, terão vários postos de hidratação com água à vontade para todos os corredores. O evento terá, como uma das inovações, cronometragem eletrônica através de chip. Os corredores do percurso de 10 Km ainda receberão uma garrafa de isotônico ao final da prova, e todos terão a disposição frutas, água, camisa em poliamida, distribuição de brindes e muito mais.

Assim como nos anos anteriores, a Corrida Soldados do Fogo terá um caráter beneficente e irá destinar os recursos arrecadados no evento para o Programa Social Bombeiro Mirim, mantido pela corporação desde 1988, atuando no reforço escolar de adolescentes de 12 a 14 anos de idade.

A 17ª Corrida Soldados do Fogo é uma realização do Governo do Estado do RN e do Corpo de Bombeiros do RN e é organizada pelas empresas horadecorrer.com.br, Natal Runner e Usina Comunicação.

Entre as empresas e órgão que apóiam o evento estão: Grupo R. Cunha, Construtora Total, Flex Fitness, Petrobrás, Ecocil, Bazar São Paulo, Midway Mall, Natal Card, Destaque, SAMU, Secretária de Estado de Esporte e Lazer (SEEL), Fercomércio, Supegasbras, Cosern, Potigás, Sos Sul, Caern, Ceasa, Semob, PMRN, Sesi e Urbana.

Fonte: CBMRN

Bombeiros assistem palestra sobre Harmonização Financeira e Realização Pessoal

  

O Corpo de Bombeiros Militar do RN realizou no dia 15 de junho, no auditória do Quartel do Comando Geral, uma palestra sobre harmonização financeira e realização pessoal. A ação foi uma iniciativa da Diretoria de Engenharia e Operações da Corporação (DEO) para promover mais qualidade de vida aos militares.

A palestra foi oferecida aos oficiais e praças do CBMRN que atuam na capital e região metropolitana com o objetivo de destacar a importância de ter servidores motivados.

O conferencista, Adenias Gonçalves Filho, é especialista em educação financeira, e fundador de um instituto paulista que presta consultoria para grandes empresas. A palestra tinha como foco passos para estar saudável financeiramente como diagnosticar, sonhar, orçar e poupar. "Todos nós somos endividados, equilibrados ou investidores. Porém o mais importante é saber qual é seu sonho para saber o quanto tem que economizar, e só depois fazer seu padrão de vida", afirmou Adenias Gonçalves. Segundo o conferencista, "o brasileiro não estava preparado para a explosão de crédito que aconteceu no País nos últimos anos. E para resolver isso só com educação financeira. Não temos outra saída".

Fonte:CBMRN

Bombeiros preparam Semana de Prevenção

  

O 2º Grupamento de Bombeiros, situado no município de Mossoró, se prepara para promover, entre os dias 27 de junho e 1 de julho, a Semana de Prevenção. O evento é organizado pela corporação, em todo o país, em função das comemorações do aniversário nacional da instituição.

A Semana da Prevenção, em Mossoró, contará com diversas atividades educativas visando orientar a população quanto a prevenção de acidentes domésticos, entre outros.

"O planejamento da Semana de Prevenção foi executado, este ano, com muita antecedência pelo 2º Grupamento de Bombeiros. Estaremos trabalhando na realização do projeto Bombeiro na Escola oferecendo palestras e entretenimento para as crianças e adolescentes da cidade", disse o Tenente Bruno Carvalho.

Entre os locais escolhidos para receber a ação do Corpo de Bombeiros, em Mossoró, está a Escola Municipal Dolores do Carmo Rebouças, que fica localizada na rua Cândido Clementino Barros, S/N. Aeroporto II.

Além disso, o 2º Grupamento de Bombeiros estará montando um stand operacional no Mossoró West Shopping, nos dias 29 e 30 de junho de 2011. Na ocasião será realizada a exposição de materiais de atendimento pré-hospitalar, salvamento em altura, salvamento veicular, mergulho e combate a incêndio.

"Vamos apresentar vídeos de nossas atividades e distribuir panfletos sobre as ações executadas pelo Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte", destacou o Tenente Bruno.

A semana será encerrada com uma grande formatura militar e um simulado técnico profissional, no centro de treinamento do 2º Grupamento, no dia 01 de julho de 2011.

"Convidamos toda a população para prestigiar o evento. Estaremos realizando demonstrações de ações desenvolvidas pela corporação visando festejar o aniversário nacional dos bombeiros e integrar ainda mais a instituição à população local", conclui o Tenente Bruno.
Fonte: CBMRN

domingo, 19 de junho de 2011

Comunicação e Percepção de Risco de Desastres é debatido pela primeira vez no RN

A Secretaria Nacional de Defesa Civil, através da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, promoveu nos dias 16 e 17 de junho, em Natal, a Oficina de Comunicação e Percepção de Risco de Desastres. O evento ocorreu no auditório do Corpo de Bombeiros Militar do RN e contou com a presença de bombeiros, coordenadores municipais de defesa civil, além de pesquisadores e estudantes da área.
A oficina teve o objetivo de capacitar multiplicadores para a atuação em ações, programas e estratégias que privilegiem a comunicação de riscos como uma ferramenta do gerenciamento de riscos. A partir da troca de informações, impressões, idéias e aplicação de atividades práticas, a oficina teve ainda o propósito de mostrar a importância da comunicação na concepção de modelos de tomada de decisão mais democráticos e humanitários.
As palestras abordaram a aplicação de pesquisa de opinião na área da comunicação e percepção de riscos, a atuação da Defesa Civil na prevenção e na resposta aos desastres e as novas tendências, indicadores nacionais, entre outros assuntos. Na ocasião, também foi discutido temas sobre o Gerenciamento de Riscos de Desastres, definição e classificação dos riscos, mapa de ocorrência de desastres no Estado, Comunicação de riscos, modelos de comunicação de riscos, o papel social dos meios de comunicação de massa e a comunicação de riscos como ferramenta da tomada de decisão.
Para o Coordenador Estadual da Defesa Civil, Tenente Coronel Josenildo Acioli, a primeira Oficina de Comunicação e Percepção de Risco de Desastres ocorrida no Estado do RN superou as expectativas dos organizadores. “Estamos satisfeitos com os resultados obtidos e com os novos conhecimentos adquiridos. A participação dos bombeiros como também de vários segmentos da sociedade civil organizada fez com que o tema de prevenção de desastres fosse estudado, tecnicamente, pela primeira vez em solo potiguar. Em breve estaremos promovendo outros encontros visando aprimorar os conhecimentos dos agentes de defesa civil e tornar o Rio Grande do Norte em um Estado cada vez mais seguro!”, disse o Tenente Coronel Josenildo Acioli.
Fonte: Blog Geraldo Oliveira

Nota de esclarecimento sobre a reunião com o Secretário de Segurança...



Texto na integra do oficio que foi entregue e protocolado junto ao Secretário de Segurança Aldair da Rocha.



FÓRUM PERMANENTE DE ENTIDADES REPRESENTATIVAS DOS MILITARES DO ESTADO RIO GRANDE DO NORTE- FEME/RN



Ofício S/N / 2011 – FEME-RN Natal, 14 de junho de 2011.

Ao Ilustríssimo Senhor Aldair da Rocha

Secretário Estadual da Segurança Publica e da Defesa Social

Nesta



Cumprimentando Vossa Senhoria vimos, através do presente expediente, apresentar o seguinte:


O Comandante Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, junto com o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte apresentam a proposta de Projeto de Lei que transforma a remuneração dos Policiais Militares e dos Bombeiros Militares em Subsídio. A proposta apresentada é resultado da longa e construtiva discussão entre as Entidades representativas dos Policiais Militares e dos Bombeiros Militares com os seus Comandantes e contempla em 95% o interesse das entidades. A única discordância está especificamente no índice destinado ao Soldado que, na proposta, constam 20% do Subsídio do Coronel. As entidades defendem o índice de 30% para os Soldados. Compreendemos mesmo assim, que tanto o Comandante Geral da PM como o Comandante Geral do CBM estão empenhados no encaminhamento e aprovação da proposta ora apresentada;

A pauta de reivindicações dos Policiais Militares e dos Bombeiros Militares, foi apresentada, discutida e deliberada em Assembléias Gerais dos Policiais Militares e Bombeiros Militares realizadas dias 02, 06, 09, 10 e 21 de maio de 2011 nas cidades de Nova Cruz, Caicó, Pau dos Ferros, Mossoró e Natal respectivamente, e é constituída de três pontos: Estatuto dos Militares do Estado, Código de Ética e Subsídio;

A proposta do Estatuto dos Militares do Estado do RN que está sendo analisada pelo Departamento Jurídico da Polícia Militar, é fruto de 19 reuniões de trabalho realizadas na Sala de Reuniões do Comando Geral da Polícia Militar entre os meses de maio e outubro de 2010. O texto resolve a intrincada “colcha de retalhos” que hoje rege juridicamente a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, com a previsão de Carreira para os Praças, ingresso com nível superior, definição de jornada de trabalho e outros pontos de igual ou maior relevância;

O Código de Ética, também resultado de ampla discussão entre as entidades e o Comando Geral da PM, vem desde 2008 compondo a pauta de reivindicações dos trabalhadores Policiais Militares e Bombeiros Militares do RN. Substitui o ultrapassado e inconstitucional RDPM, considerando o respeito aos Direitos Humanos, pautado nos princípios constitucionais e, principalmente, sem gerar qualquer despesa aos cofres públicos.

Diante do exposto, solicitamos que Vossa Senhoria dê encaminhamento não só ao projeto de lei que versa sobre o Subsídio, que encaminhe também as propostas de Estatuto dos Militares do Estado do RN e do Código de Ética dos Militares do RN para que possamos, de fato, avançar na valorização profissional dos trabalhadores da segurança publica e, natural e consequentemente, na melhoria da qualidade do serviço prestado à população norterriograndense.


Sem mais para o momento e confiantes no atendimento ao pleito, reiteramos os votos de estima, consideração e apreço.



Eliabe Marques da Silva – 1º Sgt PM

Coordenador Geral do FEME-RN


Observação: Atendendo a pedidos dos Policiais Militares e Bombeiros Militares, está nota estar sendo divulgada para que não paire nenhuma discordia do que foi e será aprovado na Assembléia do dia 18 de Junho em Natal. 

Fonte: Cb João Batista


sábado, 18 de junho de 2011

Governo do Estado paga primeira parcela do 13º no dia 20 de junho

Por determinação da governadora Rosalba Ciarlini, os 100 mil servidores estaduais ativos, inativos e pensionistas do Rio Grande do Norte terão o pagamento da primeira parcela do 13º salário transferido para suas contas no próximo dia 20 de junho.
"A determinação da governadora Rosalba para que a secretaria de Planejamento fizesse o provisionamento do 13º e o esforço nos ajustes das finanças do Estado permitiram o cumprimento desta antecipação da parcela do 13º salário", disse Anselmo Carvalho, secretário de Estado da Administração e dos Recursos Humanos, SEARH.
Serão aproximadamente R$ 90 milhões de reais pagos aos servidores, o que corresponde a 40% do valor do 13º salário. Já os vencimentos relativos ao mês de junho serão pagos nos dias 29 e 30. Os primeiros a receber são os servidores com matrículas de 0 a 5. No segundo dia recebem os servidores com matrículas de 6 a 9.
De acordo com o secretário de Estado da Administração e dos Recursos Humanos, Anselmo Carvalho, a partir deste mês também será pago o novo piso nacional para professores da rede estadual. Nenhum professor 30 horas receberá menos R$ 890 reais. Anselmo Carvalho também assegurou o pagamento dos professores temporários. 

Fonte: Assecom RN

Colisão entre motos deixa mulher com fratura em uma das pernas em Caicó

 
 Na Foto: A Vitima - Creditos: Cardoso Silva

De acordo com informações que chegam ao blog, uma colisão entre duas motos aconteceu no início da noite de hoje, 17, em Caicó. O nome de uma das pessoas envolvidas no acidente foi identificada como Edvirgens Maria Dantas, residente na Barra da Espingarda, zona rural de Caicó.

As informações são de que a mesma estava se deslocando para casa em companhia de um mototaxista quando o mesmo precisou frear bruscamente para se livrar de uma moto que se atravessou na frente do mesmo, nesse momento o mototaxista acabou colidindo com outra moto.

Edvirgens foi encaminhada até o Hospital Regional do Seridó (SESP) e sofreu fratura em uma das pernas, o acidente ocorreu na BR - 427, nas proximidades do Posto Adauto Dias
 
Fonte: Gustavo Nobrega 
 
 

terça-feira, 14 de junho de 2011

MILITARES DO RN ESTIVERAM REUNIDOS COM O GOVERNO PARA NEGOCIAR SUBSÍDIO, ESTATUTO E CÓDIGO DE ÉTICA

            

As reivindicações dos policiais e bombeiros militares potiguares foram apresentadas hoje, 14, às 15h, numa reunião entre o secretário de Segurança Pública, Aldair Rocha, o comandante da Polícia Militar, Cel. Araújo e todas as associações existentes da categoria.

A proposta de subsídio, aprovada pela categoria e em várias reuniões com o Comando da Polícia Militar, sugere uma tabela de escalonamento em que o soldado receberá 30% do salário do coronel, com uma diferença de 5% a cada graduação. Nessa proposta o salário do coronel seria de R$ 17.237 e o do soldado de R$ 5.171.
                       Foto Ilustrativa

A criação do Código de Ética é para substituir o Regulamento Disciplinar instituído em 1982 e, muitas vezes, considerado inconstitucional inclusive pela justiça do Rio Grande do Norte. A proposta é mais atualizada e além de ter um teor educativo, vai regular a atividade profissional. Entre as mudanças no código de ética estão: graduação das transgressões disciplinares em leve, moderada e grave, definição de prazos para os processos administrativos, fim da detenção e da prisão administrativa, criação de uma comissão disciplinar dos militares por unidade, entre outras.

Em relação ao Estatuto dos Militares Estaduais, proposta também aprovada pela categoria e pelo Comando da Polícia Militar, as principais mudanças são – jornada de trabalho máxima de 160h mensais, exigência de nível superior para ingresso na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros Militar, fixação de data-base, transferência para a inatividade aos 25 anos de efetivo serviço e 30 anos de contribuição previdenciária, estabilidade aos três anos de serviço, extinção da prisão disciplinar, previsão do tempo de promoção entre as graduações com ou sem previsão de vagas, entre outras.

No próximo sábado (18) praças e oficiais se reúnem novamente em assembleia geral para passar o resultado da reunião com o governo e definir quais serão os próximos passos da categoria.

A assembleia geral unificada acontece, a partir das 8h, no auditório do Cemure (ao lado da Rodoviária Nova - Av. 9 com Av. Capitão Mor Gouveia).
 
Fonte : Cabo Heronides
 
 
 

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Bombeiros fiscalizam comércio de fogos de artifício em Caicó



Com a chegada dos festejos juninos a cidade ganha novas cores, e junto a elas velhos costumes ganham força. Um grande exemplo é a soltura de fogos de artifício, os quais encantam adultos e crianças nesta época do ano. Entretanto a comercialização destes produtos requer vários cuidados, e as normas de segurança estão sendo garantidas pelo trabalho de fiscalização constante do Corpo de Bombeiros Militar de Caicó (3ºSGB/2ºGB), através dos militares do Serviços Técnicos de Engenharia (SERTEN).

Os estabelecimentos comerciais de fogos têm que possuir mecanismos de segurança contra incêndio, conforme estabelecido na portaria 162 que normatiza as revenda de fogos, cumprindo certos requisitos para funcionar, tais como possuir um extintor de pó com seis quilos. O comprimento máximo das barracas deve ser de seis metros, ter sinalização de proibido fumar e seguir as normas da referida portaria.

Segundo o Tenente BM Araújo, chefe do SERTEN, os cuidados devem começar desde a aquisição do material. “O consumidor deve observar a classificação do produto na hora da compra. Esta atitude já diminui vários riscos”, afirmou o oficial, lembrando ainda a importância de se observar um local seguro para a soltura dos fogos.

Alguns cuidados devem ser tomados tanto no momento da compra, quanto durante a utilização, como observar a classificação dos artefatos (Classe A – Infantil; Classe B – Juvenil; Classe C – Adulto; Classe D – Profissional), ler atentamente as instruções de manuseio na embalagem do produto, não soltar fogos em locais cobertos, abaixo de redes elétricas, próximos a depósitos de líquidos inflamáveis, nem em locais onde exista concentração de pessoas. Tais precauções são essenciais à população e garantem diversão com segurança durante as comemorações do mês de junho em Caicó. Pontos clandestinos de venda e fabricação de fogos de artifício devem ser denunciados através do telefone (84) 3421-6036.

Movimento de apoio aos bombeiros do RJ

Sd Maribondo, Sd Gilvan e Sd Canindé
A ABM-RN tem acompanhado o movimento por melhores condições de trabalho e salários dos Bombeiros Militares do Rio de Janeiro.
Com o pior salário do país da categoria R$ 950,00 e depois de quase 03 meses de negociação sem ter nenhuma reposta do Governo os militares invadiram o Quartel Central da corporação. Após a invasão e durante a madrugada, os manifestantes se alimentaram com o estoque de comida da cozinha do quartel.
Após uma noite inteira de negociações para que os cerca de dois mil bombeiros deixassem o quartel Central do Corpo de Bombeiros, no Centro do Rio, tomado na noite de sexta-feira (3) em protesto por aumento de salários, a tropa de Choque da Polícia Militar e também policiais do Bope invadiram o quartel por volta de 6h10 da manhã do sábado (4). Os policiais usaram bombas de efeito moral e bombas de gás lacrimogêneo. Pelo menos duas crianças sofreram intoxicação devido ao gás e dois adultos tiveram ferimentos leves na cabeça, por conta das bombas de efeito moral que foram lançadas pelo Bope. Os bombeiros que foram presos começaram a ser levados do quartel Central às 8h do sábado. Eles foram levados para o Batalhão de Choque da PM, também no Centro do Rio.
Parlamentares que estiveram reunidos na tarde da quarta-feira (8) com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, manifestaram preocupação com a situação dos mais de 400 bombeiros detidos desde o último domingo no Rio de Janeiro.
Os 12 parlamentares que estiveram com o ministro temem que protestos semelhantes se espalhem para outros estados do país. De acordo com o Presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), as condições salariais e de trabalho dos bombeiros não estaria sendo motivo de protestos só no Rio de Janeiro, como ocorreu no último final de semana.
O grupo de deputados federais conseguiu, na madrugada desta sexta-feira (10), um habeas corpus para soltar os 439 bombeiros presos no Rio. A decisão que favoreceu os presos é do desembargador Cláudio Brandão, que estava de plantão judiciário na madrugada.
O Tribunal de Justiça explicou que o habeas corpus é uma decisão liminar, que ainda vai ser julgada. Ou seja, será enviado por sorteio a uma Câmara Criminal. Nela, o relator, que também é um desembargador, poderá confirmar ou não a decisão.
A ABM-RN junto com as entidades de classe dos militares do Estado do Rio Grande do Norte e a contando com presença de entidades representativas da sociedade civil realizaram nesta sexta dia, 10 de junho de 2011, no calçadão da Rua João Pessoa, centro da cidade do Natal um movimento em apoio aos militares presos.
Com carro de som, faixas e planfetagens, cerca de 50 pessoas que estiveram presentes ao movimento conseguiram passar informações sobre a situação dos nossos companheiros do RJ.
Fizeram uso da palavra em apoio aos bombeiros militares do Rio de Janeiro, militares, sindicalistas, trabalhadores e populares que passavam pelo local.
Contamos ainda, com o grupo de suplentes do concurso de soldados do CBM-RN que pleiteiam suas convocações. Temendo o encerramento do prazo previsto para novembro deste ano.   



Suplentes de CFSD CBM-RN




Precisamos unir forças para que o mal não vença o bem.
Unidos somos fortes!

Dia 18 de junho temos Assembleia Geral da Categoria no Cemure.
Estatuto, Código de Ética e Subsídio.

Você pode participar é só querer.

Fonte:ABM RN