terça-feira, 29 de março de 2011

Ginásio da Escola Municipal Henrique Castriciano, nas Rocas, foi isolada pelos Bombeiros.

Por volta das 9:20 horas desta segunda feira, 28, a Central de Gerenciamento de Emergência do Corpo de Bombeiros recebeu a informação de que parte do telhado do ginásio da Escola Municipal Henrique Castriciano teria desabado.
Ao chegar no local, as equipes de resgate e salvamento terrestre do CBMRN confirmaram que algumas telhas de zinco que cobrem o ginásio haviam se soltado e caído e que outras corriam o risco de cair.
O fato teria acontecido na última sexta feira, 25, mas somente hoje chegou o pedido de atendimento no Corpo de Bombeiros. Não houve registros de feridos.
O Tenente Jonas Eduardo, do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), esteve coordenado as ações nesta manhã e decidiu isolar a área da escola evitando que crianças e funcionários circulassem no local.
A Prefeitura de Natal já manteve contato com o Corpo de Bombeiros, através de sua Assessoria de Comunicação Social, informando que já esteve no local e as devidas providências já estão sendo tomadas para o conserto da cobertura da quadra.

Fonte: Tenente Christiano Couceiro – Assessoria de Comunicação Social do CBMRN

Corpo de Bombeiros interdita prédio da Prefeitura que desabou em Jardim do Seridó


Uma equipe do Serviço Técnico do 3º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, em Caicó, interditou o prédio onde funcionava à prefeitura de Jardim do Seridó e que no início da noite de sexta feira passada (25), desabou após uma chuva.

Um prédio vizinho, onde funciona a Escola Estadual Antonio de Azevedo, também foi interditado por medida de segurança. O local está isolado por faixas indicativas e foi colocado um aviso de interdição.

Os bombeiros solicitam à população que evite se aproximar do local, principalmente, das estruturas físicas do prédio que ainda estão de pé. A polícia militar ficou responsável em fazer a segurança do local, mantendo o isolamento feito pelos bombeiros.

Apesar de testemunhas afirmarem que as rachaduras no prédio daquela prefeitura, ser normais para um prédio construído em 1941, os bombeiros que estiveram no local na noite de sexta-feira encontraram várias infiltrações, o que pode ter provocado o desabamento de quase toda a estrutura que abriga o Poder Executivo de Jardim do Seridó. Um laudo técnico para detalhar as causas exatas do desabamento será feito pelo órgão.

Por causa do estrago e do risco de novos desabamentos, as aulas na Escola Estadual Antonio de Azevedo Maia estão suspensas.

João Eudes dos Santos, secretário de administração e único a estar dentro da prefeitura, na hora do desabamento, permanece se recuperando dos ferimentos, no Hospital e Maternidade Rui Mariz.

Fonte: Tenente Christiano Couceiro – Assessoria de Comunicação Social do CBMRN

sexta-feira, 25 de março de 2011

Corpo de Bombeiros interdita Centro Cultural de Caicó-RN

O Corpo de Bombeiros interditou na manhã desta quarta-feira, 23 de março, o Centro Cultural Deputado Adjunto Dias, no bairro Paraíba, em Caicó. Segundo o sargento BM Costa, que estava realizando atividade física nas proximidades do teatro, ele percebeu a fumaça saindo de uma instalação elétrica. De imediato, uma guarnição de bombeiros chegou para isolar o local, verificando que a instalação estava inundada e ameaçando causar um incêndio.


Interdição


Depois do primeiro atendimento, o Serviço Técnico de Engenharia (SERTEN), também do Corpo de Bombeiros, encaminhou um vistoriador ao Centro Cultural, em caráter de urgência, para avariar as condições físicas do local. Segundo o bombeiro Quirino, há falhas estruturais no telhado, nas saídas de emergência e extintores vencidos, além de carências na parte elétrica e hidráulica. "Essa situação poderia trazer riscos às pessoas que freqüentem o Centro Cultural", disse o técnico.


Diante disso, a área toda foi lacrada e interdita, até que seja confeccionado o laudo pericial que será encaminhado à Fundação José Augusto e ao governo do Estado, para que sejam tomadas as providências necessárias. Nos próximos dias uma equipe do CREA-RN também fará uma vistoria no Centro Cultural, para anexar mais informações aos dados emitidos pelo Corpo de Bombeiros.

Bombeiros buscam formalizar termo de cooperação com o IBAMA/RN

Na tarde da última quarta feira, 23, o Corpo de Bombeiros do RN e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Ibama, deram início à conversas para a formalização de um termo de cooperação mútua onde ambas instituições passarão a atuar conjuntamente nas ações de defesa do meio ambiente.
Somente entre agosto e novembro de 2010, o CBMRN registrou mais de 600 focos de incêndio em terrenos baldios e áreas florestais no Estado, que acarretaram em danos ambientais e econômicos para a população. Para minimizar ou até evitar que estas ações voltem a ocorrer nos próximos anos, o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar do RN, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, espera materializar nos próximos dias uma parceria entre os Bombeiros e o IBAMA, principal órgão de defesa do meio ambiente, visando aperfeiçoar a prestação dos serviços de proteção ambiental no Rio Grande do Norte, através da aquisição de novos equipamentos e treinamentos que auxiliarão nestas operações.
Entre os participantes da reunião estiveram: o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante Geral do CBMRN e os representantes do Ibama, Luiz Bonilha, Coordenador de Gabinete, Robson Lopes, Superintendente Substituto, Alexandre Rochinski, Chefe da Seção de Fiscalização.
 Dados Complementares
           Criado através da Lei Complementar número 230, de 22 de março de 2002 e regulado pelo Decreto número 16.038, de 02 de maio de 2002, compete ao CBMRN, atuar também na defesa do meio ambiente e na execução de outras atividades correlatas.
Fonte: Tenente Christiano Couceiro – Assessoria de Comunicação Social do CBMRN

Bombeiros e Samu buscam integrar ações de salvamento no RN

A filosofia de trabalho do atual Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, busca integrar a Corporação aos órgãos públicos e privados existentes no Estado que possa fortalecer os modos operantes e administrativos da instituição visando oferecer um melhor serviço a sociedade potiguar e, consequentemente, contribuindo com o desenvolvimento tecnológico e estrutural do CBMRN.
Na manhã desta quinta feira, 24, uma comissão do CBMRN formada pelo Coronel Elizeu Dantas, Comandante Geral, Coronel Otto Ricardo Saraiva, Sub Comandante Geral e Major Jorge Ferreira de Oliveira, Chefe do Serviço Operacional de Saúde esteve reunida com o Coordenador Geral do Samu Metropolitano, Luiz Roberto Fonseca, para dar início ao processo de integração em os Bombeiros e Samu.
Nesta primeira reunião, as propostas em pauta foram: A criação de uma central de atendimento única, a atuação conjunta e padronizada dos profissionais que atuam no serviço de atendimento pré hospitalar, a ampliação dos serviços de moto resgate no Estado, a regulação médica nos atendimentos de suporte básico dos bombeiros, entre outras.
De acordo com o Coronel Elizeu Dantas, Comandante Geral do CBMRN, uma parceria efetiva entre Samu e Corpo de Bombeiros terá um impacto social, com efeitos imediatos na melhoria dos serviços de salvamento, na região metropolitana e no interior do RN. “Samu e bombeiros precisam estar mais próximos e atuarem em conjunto visando atender melhor a sociedade, com a eficiência que as ações de socorro necessitam”, disse o Coronel Dantas.
Já o Coordenador Geral do Samu Metropolitano, Luiz Roberto Fonseca, parabenizou a iniciativa do Corpo de Bombeiros em buscar esta integração e colocou o Samu a disposição para tornar esta parceria sólida e com ótimos resultados.
Novas reuniões serão agendadas para traçar o planejamento integrado das ações entre os bombeiros e o Samu para posterior divulgação e ativação das operações em conjunto.
Fonte: Tenente Christiano Couceiro – Assessoria de Comunicação Social do CBM/RN

quarta-feira, 23 de março de 2011

Programa “Bombeiro Amigo do Peito” será reestruturado no RN

Uma reunião debatendo a reestruturação do Programa Bombeiro Amigo do Peito foi realizada na manhã desta quarta feira, 23, no quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros e contou com a presença de militares da corporação que atuam no serviço operacional de saúde e gestores da Coordenadoria Estadual do Banco de Leite do RN.
Buscando melhorar o atendimento já oferecido a população, o novo Comandante Geral do CBMRN, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, no cargo desde o dia 5 de janeiro, agendou o encontro a fim de levantar a atual situação do Programa e as necessidades existentes para ampliar as ações já realizadas em parceria com a Coordenadoria Estadual do Banco de Leite.
Entre os assuntos em pauta foram sugeridas a aquisição de novas viaturas que pudessem melhorar o transporte e o armazenamento do leite materno durante as ações de coleta residenciais, ampliação do serviço para outras regiões, normatização das ações internas do órgão junto aos militares do programa, elaboração de projetos para fomentar a aquisição de recursos para estruturação do programa, entre outros.
De acordo com o Major Jorge Ferreira de Oliveira, Chefe do Serviço Operacional de Saúde do CBMRN, a atual fase desta ação de reestruturação do Programa Bombeiro Amigo do Peito será para atualizar o convênio já existente entre ambas as instituições, conhecer as necessidades do programa e realizar pesquisas mercadológicas para ampliar e melhorar a estrutura já existente. “Neste primeiro momento estamos traçando um perfil atual do programa a fim de verificarmos os investimentos e mudanças que devem ser realizadas visando um melhor atendimento as famílias que necessitam deste serviço. O Programa Bombeiro amigo do Peito é um dos mais atuantes e relevantes programas existentes em nosso Estado e por isso toda atenção e investimentos nesta área é justificável e necessário pelo retorno que oferece no salvamento de vidas”, disse o Major Jorge, Chefe do Serviço de Saúde do CBMRN.
Diariamente, a corporação está disponibilizando, das 7 às 16 horas, duas viaturas e militares do serviço operacional de saúde do órgão para atuar exclusivamente no Programa Bombeiro Amigo do Peito.  Somente nos meses de janeiro e fevereiro de 2011, o Corpo de Bombeiros realizou 442 ações, entre coleta de leite materno e visitas residenciais, em função do Programa. No ano passado (2010), o CBMRN atendeu 3248 casos desta natureza, uma média diária de 8,8 atendimentos.
 O Comandante Geral do CBMRN, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, prometeu não medir esforços para garantir o sucesso do programa, comprovado ao longo dos oito anos de existência. “Com a conclusão destes estudos preliminares, levaremos as informações para o conhecimento do Governo do Estado e buscaremos investimentos privados que possa contribuir com o desenvolvimento desta tão importante ação social”, enfatizou o Comandante dos Bombeiros.
Participaram ainda da reunião, desta quarta feira, a Coordenadora Estadual do Banco de Leite, Ana Zélia, a Coordenadora do Banco de Leite do Hospital Santa Catarina, Edna da Silva Macedo, Edualeide Nôbrega, enfermeira da Maternidade Escola Januário Cicco e o Tenente Raffael Andrade, Chefe do Serviço de Atendimento Pré Hospitalar do CBMRN.
DADOS COMPLEMENTARES DO PROGRAMA BOMBEIRO AMIGO DO PEITO
Criado em 18 de outubro de 2002 pelo CBMRN, o Programa "Bombeiro Amigo do Peito" tem como objetivo de diminuir a mortalidade infantil e alimentar crianças recém nascidas desnutridas e portadoras de deficiências físicas, filhos de mães que não produzem leite materno ou que tenham dificuldade de amamentar.
O CBMRN através de equipes formadas de três bombeiros e equipes de enfermeiros ligados a Coordenadoria do Banco de Leite, faz a coleta do leite materno das mães doadoras e distribui com os bancos de leite cadastrados na entidade, que são a Maternidade Escola Januário Cicco e os Hospitais: Central Coronel Pedro Germano (Hospital da Polícia) e o Santa Catarina. Nestes locais, o leite é pasteurizado e distribuído para as maternidades públicas e privadas de nosso Estado.
Lançado pelo Ministério da Saúde, esse projeto, em todos os Estados brasileiros tem como órgão executor os Corpo de Bombeiros, por ser considerada a instituição com maio credibilidade em âmbito mundial e nacional, chegando esse índice a 98% junto à população.
os interessados em obterem mais informações sobre o agendamento de visitas da Coordenadoria Estadual do Banco de Leite devem fazer contato através do telefone 0800-722-24-00 ou 3215-5957, das 7 às 18 horas, de segunda à sexta. Já o contato com a seção do Corpo de Bombeiros, que coordena o Programa Bombeiro Amigo do Peito, é feito pelo 3232-6644,  das 9 às 12 horas e das 13 às 16 horas, de segunda à sexta. 


Fonte: Ten. Christiano Couceiro - Assessoria de Comunicação Social do CBMRN